• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Canção da Estrada (Satyajit Ray, 1955)

Khansc

Banned
B00004CLBA.02.LZZZZZZZ.jpg



Díficil falar, mesmo tendo muito o que dizer. Além da clara descrição da condição humana na India, em meados do século XX (impossível, pra mim, definir a data certa, o filme não revela, talvez perto do início do século), esse é um filme sobre coisas que foram esquecidas, ou perderam o valor: a família sentada na porta de casa, durante a noite, o pai escrevendo uma peça de teatro, desejando conseguir dinheiro com ela; o filho aprendendo, com a ajuda do pai, a escrever; a mãe ajeitando o cabelo da filha; e o silêncio da noite sendo quebrado somente pelas vozes. A câmera mostra cada um deles, para depois se afastar, e pintar um quadro de toda a família. É sobre brincar na chuva e, depois, se esconder embaixo de uma árvore pedindo a volta do sol; ver uma peça de teatro e sonhar com um mundo quase irreal; é quando o vendedor de doces passa e as crianças correm em volta dele. A sensibilidade de Ray para mostrar a passagem de tempo consegue emocionar um bloco de cimento: ele mostra o Grande Mundo que ataca a pequena vila: o sistema elétrico passando pelo campo, o trem que também corta o campo, e deixa as crianças curiosas; e, no pequeno mundo da vila, os animais crescendo, uma planta, cuidada por uma velha senhora, se desenvolvendo, o primeiro encontro com a morte. É também um filme sobre a relação entre Natureza-Homem: um jardim de frutas que ajuda a sustentar famílias, e é motivo de briga; a chuva se impondo como uma constante ameaça. É o tipo de filme que provoca lágrimas, e eu não tenho mais o que pedir do cinema.


98


family.jpg


pather_panchali_20040830.jpg
 
Porra, você só cria tópicos de filmes de diretores que eu morro de vontade de conhecer, mas ainda não acho e tal. :clap:

Como você viu esse filme?
 
A resposta do Dirhil foi engraçada. :lol:

Porra, você só cria tópicos de filmes de diretores que eu morro de vontade de conhecer, mas ainda não acho e tal.

Como você viu esse filme?

Não posso falar muito, ou a Corte Moderadora cai em cima de mim. Mas eu apoio a ilegalidade, em certos aspectos.
 
O Ray aparece seguido em amostras de Cinema, ou salas de discussão... não é raro, é só morar em algum lugar privilegiado (grande o suficiente pra ter um bom centro de cultura) e ficar atento...
 
Khansc disse:
Não posso falar muito, ou a Corte Moderadora cai em cima de mim. Mas eu apoio a ilegalidade, em certos aspectos.
Eu também apóio, em certos aspectos. Só não fico divulgando por aqui.

Então, de maneira legal você não viu o filme.... pois preciosidades assim dificilmente chegam por aqui, ou seja, não é culpa nossa se não conseguimos assistir :wink:
 
:eek:


Escuta, eu tô achando que já vi esse filme do Satyajit Ray, mas fiquei confuso agora. Canção da Estrada não é tipo um documentário?
 
Esse aqui ainda é uma obra-prima.


Btw, a trilogia é um 88:


CANÇÃO DA ESTRADA (Pather Panchali, Satyajit Ray 1955) [85]

O INVENCÍVEL (Aparajito, Satyajit Ray, 1957) [79]

O MUNDO DE APU (Apur Sansar, Satyajit Ray, 1959) [100]

(Sim.)
 
Ei, V, por que você foi reviver esse tópico? Tem tanta coisa de qualidade circulando pelo Fórum de Cinema que esse aqui fica com importância minimizada.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo