Anonymous_theOld
Usuário

Filme
Cafundó conta a história de um personagem real do século XIX, o Preto Velho João de Camargo. Um tropeiro, ex-escravo deslumbrado com o mundo em transformação e desesperado para viver nele. Sua missão é ajudar o próximo e se crê capaz de curar, e acaba curando. Sua morte, nos anos 40, transforma-o numa das lendas que formou a alma brasileira, encontrando-se sua imagem até hoje em lojas de produtos religiosos.
Segundo Paulo Betti, a idéia de fazer o filme sobre João de Camargo surgiu através do conhecimento da história. "A partir dos meus 5 anos de idade começou o sonho de realizar esse projeto’, disse. Destacou também a valorização que o longa dá à comunidade negra. "É gente que está ocupando o espaço que merece."
Cidade
De acordo com o diretor, o que levou Cafundó a ser rodado em Ponta Grossa foi a situação geográfica da cidade, suas belezas naturais e a particularidade que é a característica tropeira que existe na cidade.
O roteiro do filme está dividido em aproximadamente 120 cenas e resgata período da história do Brasil entre 1860 e 1930. "Realmente o grande desafio é reconstruir cada uma dessas épocas", disse o produtor Fabiano Gullane.
O filme tem orçamento de aproximadamente R$ 3 milhões, e já foram conseguidos recursos de cerca de R$ 2,7 milhões, todos alocados fora do Paraná.
A expectativa é de que a estréia seja realizada em Ponta Grossa, para que as pessoas envolvidas sejam as primeiras a conhecer o longa-metragem e possam comemorar o trabalho realizado. Depois da estréia nacional, a produção pretende levar o filme para os maiores festivais internacionais, como Cannes, Veneza e Berlim. "Temos a expectativa de que esse será um grande filme, talvez o melhor já produzido em nossas vidas", acredita Fabiano Gullane. Cafundó tem em seu elenco principal os atores Lázaro Ramos, Leona Cavali, Valéria Mona, Chica Lopes, André Abujanra, Luís Melli, Luís Melodia e Renato Consorte.
http://www.laz.com.br/portugues/eventos/cafundo/index.php
Aguardando o bloqueio por Ponta-Grossenses...
