• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)

Sua nota para o filme


  • Total de votantes
    19
Eu tô bastante ansioso pelo filme, não só pelo elenco em geral, tá eu curto um pouco o Jim :roll: ( pelo Mullets :lol: ), mas também pela história, pelo roteirista.

O título segundo Charlie Kaufman, foi algo intuitivo, de um livro de memórias chamado "Eloisa to Abelard", de Alexander Pope.
 
é um dos filmes mais esperados do ano pra mim. uma poucas coisas q prestam dentro do lixo de hollywood... dia 23 tá pertinho agora...
 
E aí? Alguém já viu o filme?

Vou ver amanhã e espero que atenda às minhas espectativas, que são muito grandes! :obiggraz:
 
eu vou ver amanhã tb...to ansioso por saber que é o carrey em papel mais sério. Acho ele um excelente ator
 
Putz, eu já tava doido pra ver esse filme só por causa do Kaufman. Depois de ver o Pablo Villaça confirmar que a atuação do Carrey é ainda melhor que n"O mundo de Andy", agora eu tô na pilha total. :D
 
Assisti finalmente.

Vou dividir em algumas partes para facilitar (spoilers,etc):

História

A história tem seus desenrolar muito bom sem ser redundante e e com muita explicação - o que pode ser verificado de forma errada por aqueles que acham que a explicação tem que ser toda de uma vez - o filme passa sua boa parte dentro da cabeça de Joel (Carrey) e paralelamente é mostrado o que rola enquanto suas memórias são apagas.
O interessante nessa parte é que Joel consegue ouvir coisas que estão acontecendo em seu quarto, uma ótima forma de ele "cair na real".

Personagens

Joel : Herói Kauffiano, ele é abatido e vazio ( o que acho que muitos vão é dizer da interpretação de Carrey dizendo que ela em si é vazia, tudo besteira) sempre a procura de algo que complete tudo isso. Na história podemos ver que Joel quer se envolver mas se mantém fechado a qualquer relacionamento.

Clementine: O oposto de Joel tenta se aproximar e se abrir cada vez mais para o rapaz. Mas como toda a garota que se abre demais ela se magoa muito fácil quando não recebe o mesmo tratamento que dá a Joel, seu humor é representado pela cor de seu cabelo. Azul quando está triste e perdida, Vermelho no ápice de seu relacionamento com Joel e Laranja quando está se afastando, acho que o termo seria enjoada,etc.

O bom do filme

A fotografia não tenta mostrar cenários surreais ou algo extraordinariamente irritante cheio de cores e luzes, na verdade em algumas cenas a pouca luz já era de bom tamanho uma indicação das voltas e voltas de Joel para partes de seu cérebro que já foram lesionados pelo programa.

A história começa pela ordem cronológica normal até que dá um salto para o futuro e no cérebro de Joel passa a ficar embaralhado, mas você não perde a noção por causa do paralelismo que há entre o que acontece dentro da sua cabeça enquanto suas memórias são apagadas e do lado de fora as pessoas que controlam o programa que apaga as memórias ( Dr. Mierzwiak, Mary, Stan, Patrick). O bom de toda a história é que ela não se entrelaça com as paralelas apenas porque Joel e Clementine são clientes da Lacuna Inc. mas sim porque todos tem histórias próprias com a empresa que os fazem ter ligação.


A viagem pelo subconciente de Joel para mim foi a melhor parte com certeza, quando ele volta a cozinha na casa que morava com a sua mãe e é mostrado como ele adoraria a atenção dela (hello?? complexo de édipo,etc) afinal estamos falando que ele relaciona memórias sem Clementine para escondê-la e não ser apagada de sua memória, mas vejamos: ele volta em três pontos de sua vida;

1- A cozinha de sua mãe, ele chora porque sua mãe não dá a atenção que ele quer;

2 - Matando a pomba e sendo debochado pelos seus amigos na frente de uma meninha;

3- Masturbando-se vendo um desenho que ele mesmo fez, quando sua mãe o pega bem no ato.

Essa volta foi em momentos em que seu amor estava sendo esmagado, o amor pela mãe que não dá-lhe atenção, o da menina que o vê chorar (meninos não choram) e sua paixão pelo corpo feminino destruido ainda mais quando é pego por seu primeiro amor (mãe).

Simplesmente muito bom, muito bom mesmo.

Tudo dosado de uma forma muito boa e sem extrapolar :|

Jim Carrey leva seu talento como ator sério à outro patamar. Kate Winslet, well well, nada de mais ou de menos a personagem dela está boa mas poderia estar melhor.

Além de Kirsten Dunst mostrando seu talento e potencial, Tom Wilkinson apesar de aparecer pouco também se mostra grande.

Elijah Wood e Mark Ruffalo estão bem mas não grandes que cheguem a fazer destaque

Esses foram os aspectos que mais me chamaram a atenção, sem desmerecer os outros personagens que posso dizer que têm grande carga emocional grande.
 
O Pips(Mullets) já disse o que eu poderia dizer e até porque eu não tô com vontade de fazer uma analise mais aprofundada do filme agora, mas eu posso dizer que é fantástico e é o melhor filme do ano para mim até agora

Obs: eu ainda não vi Kill Bill, Elefante, Dogville e Escola de Rock, portanto o filme pode mudar de posição! :)
 
Ana Lovejoy disse:
Tisf disse:
O título segundo Charlie Kaufman, foi algo intuitivo, de um livro de memórias chamado "Eloisa to Abelard", de Alexander Pope.

Na verdade é um poema (muito lindo, diga-se de passagem). Para quem está com o Inglês afinado, vale a pena conferir:

Eloisa to Abelard

:grinlove:

A personagem da Kirsten chega a citar uma parte desse poema no filme. :obiggraz:
Muito bonito mesmo!
 
Olhem só, a empresa que apaga a memória no filme tem um site próprio: http://www.lacunainc.com/home.html :mrgreen:

Eu vi o filme e gostei, apesar de que esperava mais. A partir de um momento fica claro a mensagem que o filme quer passar e, então, dava a sensação de que determinadas cenas não eram muito relevantes, já que, como eu disse, o que era para ser dito já tinha sido dito, mas ainda assim o filme insistia em mostrar as tentativas de Joel de salvar sua memória junto de Clementine. Por causa disso, embora quase a todo momento o roteiro de Kaufman se mostrasse extremamente inteligente e criativo, não pude deixar de achar que a projeção estava longa demais e um tanto cansativa.

Mas, de um modo geral, é um longa que tem um ponto interessante. Sua principal mensagem é que o ser humano precisa de amor, e que, independente das conseqüência finais, é necessário passar pelas experiências. Nesse contexto, os fins jamais podem justificar os meios. Se cada um de nós pudéssemos esquecer os acontecimentos ruins pelos quais passamos, seríamos seres humanos vazios - exatamente como Joel se sente no começo do filme; e quando ele chega à essa conclusão - a de que precisa daquelas lembranças -, já é tarde demais.


SPOILERS


Ainda assim, Joel e Clementine se re-apaixonam quando se vêem novamente, assim como acontece com Mary em relação e Howard. Isso mostra que, ainda que a ciência consiga deletar memórias do seu cérebro, modificar seu coração é uma outra história. Nossa vida, nossas experiências e nossa personalidade determinam a que tipo de gente estamos mais sujeitos a gostar, então nada mais óbvio pensar que ambos os casais se apaixonariam todas as vezes que se vissem, independente da quantidade de vezes que fizessem o processo de obliteração mental.


FIM DOS SPOILERS

A atuação de Jim Carrey está muito boa sim, mas essa é uma questão extremamente comentada porque estamos acostumados a vê-lo fazendo caretas em comédias, então quando faz algo diferente todo mundo faz um auê danado. É de elogiar sim, mas da interpretação em si não é nada atemporal. Pessoalmente, ainda prefiro suas atuações em "O Mundo de Andy" e O "Show de Truman". De resto, Elijah Wood, Tom Wilkinson, Kisten Dunst e Mark Ruffalo estão satisfatórios. :D

3/5
 
Blah, não vou dizer nada de muito novo. Eu estou completamente apaixonada pelo filme e muito provavelmente assistirei mais uma vez antes que saia de cartaz. Eu acho simplesmente genial quando alguém consegue dar nova cor a um assunto já tão batido (ué, finais de relacionamentos).

E bacana mesmo é o modo como a história foi conduzida. Aquela piração de apagar a memória poderia ter levado o filme para um outro lado, mas optou-se pela simplicidade do relacionamento a dois: de porque não adianta (e nem devemos) nos livrar de nossas lembranças.

É lindo, e em alguns momentos você até engole seco.

*SPOOOOOOILER*

Tipo o Joel desesperado correndo e gritando "Deixem eu ficar com pelo menos essa lembrança"

*ACABOUUUUUU*


Sobre Jim Carrey, achei ele simplesmente perfeito no papel, mas os méritos não são só dele. Se somos fisgados pela história é principalmente pela química entre ele e Winslet, que passam para nós a sensação de um casal de verdade.

Ainda estou apaixonada e com pensamentos bagunçados, depois volto para falar mais sobre o filme :grinlove:
 
ok, eu venho aqui solenemente agradecer a Anica por ter me indicado este filme.
só uma palavra: maravilhoso.
 
Tauraherion disse:
ok, eu venho aqui solenemente agradecer a Anica por ter me indicado este filme.
só uma palavra: maravilhoso.

Titia é Hendrix. 8-)

*SPOOOOOOOOOOOILERS*

Eu estava pensando agora em umas sacações maravilhosas do fime, principalmente relacionado com o começo e como ele se encaixa muito bem com todo o resto da história.

Quando Joel começa a escrever no diário, diz que as páginas estão arrancadas. E é óbvio que estão arrancadas, porque fazia parte do tratamento jogar fora tudo que lembrasse Clementine!

Além disso, quando ele vai entrar no trem e diz "Estranho, nunca fui um cara impulsivo", o que mostra que independente de terem apagado Clementine da memória dele, ela deixou uma marca ali.

E tem mais a questão da piada com o nome dela. Quando ele a conheceu, ele sabia a música (disse até que Dom Pixote marcou a infância dele). Depois, ele já não lembra mais da música, parte do tratamento também.

Detalhezinhos que fazem do filme todo algo ainda melhor. :obiggraz:
 
Isso que você disse Ana, eu e o Kim até comentamos ao sair da sessão algo como "ah, uma boa isso, além de se livrar das lembranças do relacionamento você ainda pode apagar uns traumas da infancia/adolescencia!" (hehehehe)

Bom, eu faço coro com a maioria, também estou perdidamente apaixonada pelo filme. Além do relacionamento principal, outra coisa que eu gostei muito no filme é a coisa entre a Mary e o Howard... eu achei uma ótima sacada... seilá, várias coisas do filme eu saquei antes de acontecer, como o porque dele não lembrar da música do Dom Pixote e etc, mas quando a mulher do Howard diz "Não seja um monstro com a garota" eu realmente não esperava.... e achei uma sacada brilhante, ela, ali dentro de tudo, também ter se submetido ao tratamento e tudo mais. Seilá, coisa boba.

Aquele começo é ótimo, é foda como cada detalhezinho dele se encaixa no resto...

Bom, não sei bem o que dizer sem chover no molhado... As atuações estão ótimas. Amo o Jim Carrey atuando em filmes sérios, mundo de andy, show de thruman, acho que ele se sai muito bem nisso. O legal é que nos outros filmes "sérios" dele ele aindanão conseguia perder um quê de Jim Carrey-comediante, mas nesse ele está tão abatido, tão deprimido... sabe, a cara dele mudou, ele realmente entrou no personagem.
A Kate... bom, ela está bem também, mas não sei, achei a personagem dela um tanto boba as vezes.... não sei, preciso assistir de novo para dizer melhor.
A Kyrsten está fantástica, achei realmente muito boa a atuação dela. Ela soube perfeitamente encorporar a garota platonicamente apaixonada... :)
Elijah Wood está bem também, ele conseguiu não ficar marcado como Frodo e tudo mais, achei isso bom. Alguns atores não conseguem se livrar de personagens, e ele conseguiu isso.
O Howard (que eu esqueci o nome) tem um papel tão pequeno que nem da para pensar bem a respeito... e o outro moleque, ah, o papel dele também é muito curto e tal, e era um personagem bem bobinho, anyway.

Gostei também da abordagem do tema. Há inumeras maneiras de se falar de uma clínica que apague memórias (alias, spoilers, numa das cenas dentro da clínica tem uma moça que está com uma caixa cheia de coisas de cachorro... achei uma boa sacada!) e eles escolheram um tema bem batido, e deu muito certo. É engraçado, porque eu fui para o cinema sem saber absolutamente nada sobre o filme, e no inicio achei que seria um romancezinho com algo de diferente, afinal, o roteiro era do Kaufman (creditos iniciais!), então não seria um pastelãozinho convencional. E quando a piração começou funcionou... eles poderiam fazer algo a lá sci-fi e etc, mas não, uma coisa tão comum. A clínica que parece um dentista de esquina, tudo bem simples, no meio do cotidiano... eu gosto dessa "sutileza"... =]

Outra coisa que eu gostei muito também foi a fotografia... esse esquema meio rústico e etc, sem mega efeitos especiais e tudo mais.. eu realmente gosto disso :)

Enfim... eu amei o filme... e fico grata de não ser uma das pessoas que dizem que esperavam mais. Nada melhor do que ir sem saber nada e se surpreender positivamente :)
 
spoilers no decorrer do post




o legal do filme é que ele apesar de ser previsível ele não é nem de perto algo desinteressante (qualquer pessoa que tenha visto amnésia já fica de sobreaviso quando a primeira coisa que se percebe numa cena de alguém acordando é o som de uma batida da porta de carro)

Eu sempre achei o Jim Carrey um cara extremamente talentoso, mas que escolhia papéis idiotas demais. Graças a Deus ele tem mudado esse modus operandi.

eu confesso que logo que eles começaram a tratar da deleção da memória dele eu fiquei perdidinho. Mas depois consegui me reencontrar.

Outra coisa interessante (que eu comentei ao final da sessão) é o fato de que mesmo com as memórias apagadas as pessoas invariavelmente acabavam se encontrando, ou se apaixonando de novo...

Ah sim, não posso deixar de ficar pensando também com seria começar uma relação sabendo de ante-mão quais são os problemas que a relação terá. Final brilhante.
 
*SPOILERS*


Tauraherion disse:
Ah sim, não posso deixar de ficar pensando também com seria começar uma relação sabendo de ante-mão quais são os problemas que a relação terá. Final brilhante.

Mais do que 'quais' são os problemas, é saber que o relacionamento 'terá' problemas. É uma coisa meio idiota de começo de relação, você sempre acha que não vai cometer os erros que cometeu no passado e comete erros novos.

Lindo :grinlove:
 
Portador do Anel disse:
A Folha disse q o filme é melhor do ano até agora. será q Jim Carrey vai finalmente ganhar um oscar?

:lol:

Apesar de não ter visto ainda, eu aposto o que você quiser que nem concorrer ele vai :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo