• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)

Sua nota para o filme


  • Total de votantes
    19
Barlach disse:
Uma cena que eu gostei foi a que ele tenta ver a cara do novo namorado da Clementine nas suas lembranças mas ele tá sempre de costas. Genial.

O legal é que na cena que ele vai entregar o presente pra Clementine e o novo namorado ta la (na livraria) quase a cena toda tem algo na frente da cara do Elijah Wood...
 
Acabei de voltar do cinema.
Não tenho nada pra falar do que já foi dito!
Um dos melhores filmes do ano até agora pra mim!
Pelo menos mais uma vez antes do DVD!
 
Acabei de voltar do cinema e ainda estou com a cabeça meio aérea, mas se existe uma palavra capaz de definir esse filme, eu diria que encantador seria ela.

*Spoilers à frente.


Nao sei porque, mas durante o caminho de volta pra casa, nao pude deixar de reparar em como a sensaçao que eu estou é parecida com aquela com a qual deixei o cinema depois de "Encontros e Desencontros". É engraçado, nao sei explicar, mas ela vem do fato de ter passado por um experiencia que mexeu comigo, algo como um aviso , um alerta para nao cometer os mesmos erros dos personagens neste filme. Muitos aí podem estar pensando : "Esse cara está viajando: qualquer filme pode passar isso" . mas eu respondo que Nao, nao é qualquer um. É pela simplicidade de ambos que essa associaçao é facil. Filmes simples que tratam de sentimentos complexos e que estão presentes nao nos "heróis modernos" , mas nas pessoas comuns, como qualquer um de nós.
E vem dessa sutileza e simplicidade a razao pela qual muitos aqui "se apaixonaram" pelo filme.

Alguns vao reclamar com a existencia da clinica, dizendo que o filme é uma viagem e tal. Os que falaram isso talvez nao pegaram o fato de que, apesar de um suposto lado cientifico, ela só está lá para representar a nossa vontade de que certas experiencias deixassem de existir.

Alias, é exatamente este o tema do filme: a existencia de sensaçoes desagradaveis que vez ou outra, todos já desejamos que sumissem, que nao tivessem acontecido. Quantos aqui nao sofreram como o Joel pelo fim de um relacionamento, desejando que aquilo tudo nao sumisse, e mais tarde, enxergaram que se ele sumisse, todo o relacionamento teria sumido junto, e com isso infinitas lembranças fantasticas também teriam sido "apagadas". E é essa a grande "descoberta" do Joel e da Clementine no filme. Afinal, sem essas lembranças boas e ruins, o que seriamos de nós?
O proprio Joel responde a essa pergunta algumas vezes no filme quando fala que a vida dele nao é interessante, e que nao tem nada para contar.
Acredito que a nossa vida é muito curta para que nós nos demos ao luxo de desejar coisas como esta. O tempo passa, e tudo o que sobra, sao elas. As lembranças.



Bom, talvez tenha um pouco de viagem da minha cabeça aí no meio, mas é basicamente isso.

3º melhor filme do ano com certeza.

87/100
 
Spoilers, etc.

Mullets disse:
Nob disse:
Obviamente, Joel e Clementine são os que têm maior atenção. Mas, nas lembranças de Joel, quase nada é dito sobre ele (só tem aquelas lembranças da humilhação). Sobre Clementine, só vemos pequenas amostras de sua personalidade.

O personagem Joel é muito vazio por não ter grandes realizações nem grandes amores, partes de seu passado mostrado em suas memórias são de humilhação pois essas lembranças foram o que o tornaram o homem vazio de hoje.
E mais: na cena que eles estão na cama no meio da praia a Clementine chega a dizer que ele não conta nada pra ela, que ele é muito fechado, reservado, que ele escreve tanto no diário, mas não diz nada pra ela com a desculpa que a vida dele não é interessante. Se o filme mostrasse mais sobre a vida dele não nos passaria essa idéia de vazio de Joel...

Uma das cenas que eu mais gostei foi a que os dois estão no sofá da casa dele querendo fugir para não serem apagados, e a Clementine diz para ele pensar em um momento que não seja relacionado a ela... Aí começa a chover na sala e parte pras lembranças dele mais novo, as humilhações, etc.
 
Gostei muito do filme.
SPOILER
Eu gosto de filmes que começam pelo final, como ele comecou.
Vai entra na lista dos melhores filmes do ano....
 
Barlach disse:
Tem uma coisa que falaram lá pra trás sobre o filme é q a história pula no tempo do começo do namoro para o final, mas na verdade ele volta no tempo, o começo já é eles se conhecendo de novo depois de perderem a memória.

Sim. Mostra já o começo do novo namoro, também no começo ele fala sobre as páginas rasgadas que ele não saber o porque de estarem assim, o elijah vem encher o saco dele na porta do carro,etc :|
 
Eu só acabei vendo o filme ontem depois de uma semana da estréia. Eu adoro quando eu saio do cinema e não consigo classificar o filme, não cai em nenhuma definição, isso pra mim é sair de um lugar comum e das velhas regras de quando alguém chega pra você: mas o filme é o que? É sobre o que? Etc... Eu simplesmente respondi: vá e veja por você mesmo. Vou falar algumas coisas, por isso já sabem que terá spoilers.

Eu gostei do filme. É um filme que não sai daquele foco, não desvia pra assuntos que não terão conseqüências para a história. É aquilo simplesmente, um homem tentando não apagar de suas lembranças a mulher que ele amou. Por trás disso há muito do que pensar. Como já falaram, somos feitos pelas nossas histórias, sejam elas boas ou ruins, aprendemos e nos fortalecemos com elas. E sobretudo, temos o direito da segunda chance, que ilustra o que aconteceu no final do filme.

Achei que o Jim Carrey estava bem melhor do que qualquer outro filme dele que eu tenha visto. Não acho que as “cenas repetidas” deles fugindo eram desnecessárias, nós vemos através delas o que eles passaram e o quanto isso foi importante pra ele, mediante àquela vida sem acontecimentos que ele cita. Daí surge o estalo dele não querer simplesmente apagá-la.

A Kate Winslet tá linda :grinlove:
 
Mullets Bundeta disse:
Barlach disse:
Tem uma coisa que falaram lá pra trás sobre o filme é q a história pula no tempo do começo do namoro para o final, mas na verdade ele volta no tempo, o começo já é eles se conhecendo de novo depois de perderem a memória.

Sim. Mostra já o começo do novo namoro, também no começo ele fala sobre as páginas rasgadas que ele não saber o porque de estarem assim, o elijah vem encher o saco dele na porta do carro,etc :|

E tem o lance do pijama! Nossa, é tudo muito bem sacado, não há furos na história. O Joel acorda com o pijama que comprou na noite que iniciou o tratamento.

Vou tentar ver semana que vem de novo :think:
 
OKKKKKK Bunda : PPPPPP :grinlove:

Eu gostei do filme, e é o único do Jim Carrey que eu gosto :obiggraz:

Putz, eu adorei a fotografia hahaha Tudo escuro, só ele "claro" assim ficou bem massa p/ mostrar suas memórias indo p/ saco hahaha

As atuações estão ok, eu não gosto do Jim como comediante num sei por que tenho essa birra com ele :|

É um filme bem loucão mesmo haha num podia se esperar coisa muito diferente disso, o roteirista adora confundir a gente etc :roll:

Ah é foda, eu quero o DVD :obiggraz:
 
Eita, tô chegando tarde pra dar minha opinião.

Eu achei o filme mais interessante cinematograficamente de 2004, e duvido de que terá melhor.

As escolhas, o estilo que empregaram no filme foi perfeito. Eles poderiam ter usado CG e mais uma cambada de efeitos, mas simplesmente acendiam uma lâmpada na cara do ator num cenário escuro e ficava foda.

Todo filme é feito com uma simplicidade genial. A clínica que apagava as memórias parecia um dentista de esquina qualquer. A não justificativa foi foda. O capacete que eles usavam para tanto era todo extravagante, numa paródia. Essas escolhas por um filme escuro, simples, forte é que fez dele delicioso.

Eu achei o roteiro e a edição perfeitos. Começar pelo fim alguns disse que foi manjado, e que já no meio do filme você poderia ter sacado. Eu achei perfeito, sendo sacado mesmo. Todo aquele andar maluco, qeu no começo é totalmente injustificado eu achei perfeito para a intenção do filme.

Mais um grande marco: as atuações. Fazia tempo que não via um grupo atuar de maneira tão excelente. Todos estavam perfeitos. Cada personagem ali era foda. Eu entrei no cinema e sai com 10 pessoas ou mais fazendo parte da minha vida. Jim Carey eu cito em especial só por ser o protagonista: Oscar nele.

Um romance "ficção" cult, onde lâmpadas em cenários escuros ensinam que estilo e estética fazem a tecnologia, e não o contrário.
 
Uma coisa cool do filme é que os coajudvantes é que os coadjuvantes vão ganhando força e fazendo-se valar durante ele; no começo eu ficava me pergutando pra que insistir tanto em mostrar a Kirsten Dursnt, o Mark Ruffallo e o Elijah Wood, até irmos descobrindo que cada um tem sua história relacionada com o fato todo. :grinlove:
 
Lindo, encantador, lírico

Nossa, o melhor filme do ano... no páreo com Dogville

O cuidado com os detalhes é fenomenal, o diário rasgado, o pijama, a cara náo revelada do namorado do Kate, o carro batido...

Um filme sobre a importância das nossas lembranças e experiências na formação de quem nós somos... Carrey é totalmente vazio sem a lembrança de sua vida com Kate (to usando os nomes dos atores pq esqueci os dos personagens...)... Eu achei lindo ele tentando salvá-la do esquecimento, as cenas "repetidas" não servem pra contar a história, servem pra gente sentir o relacionamento dos dois e a perda que é esquecê-lo....

Acho o personagem de Carrey fantástico, um cara que fica projetando a sua redenção na outra pessoa.... conheço muita gente assim...

Tenho q ver de novo...
 
Mas ele não consegue esquecer porque ele não quis esquecer na hora que estava passando pelo processo de esquecimento. Ele simplesmente não passa pelo processo passivamente e depois mesmo assim não consegue esquecê-la.


Aff maria deixa eu reler pra ver se tem sentido :lol:
 
Esse filme é mt, mt bom. Um dos melhores filmes q eu assisti esse ano. As atuações de Kate Winslet e Jim Carrey estão excelentes. A cena em q Jim Carrey n consegue ver o rosto do novo namorado de Kate e as cenas dele fugindo com ela dentro da cabeça são maravilhosas. Kirsten Dustin, Elijah Wood e Mark Rufallo tb estão ótimos. Quem n viu ainda veja, n vão se arrepender.
 
Droga, eu poderia ter assistido outra vez hoje. :disgusti:

O pior é pensar que um filme maravilhoso como esse não tem nem duas semanas de exibição aqui em Curitiba e agora só passa em 2 salas, nos últimos horários. Um absurdo! :wall:
 
Pelo menos ainda passa. Aqui em Brasília, o filme ficou duas semanas em exibição e saiu (pelo menos no lugar onde eu vi).

Enquanto isso, filmes como Tróia estão há aproximadamente quatro meses em exibição no mesmo cinema.
 
O filme é impactante. Tanto que, quando acabou, a platéia ficou alguns segundos mais do que o normal em silêncio. Você sai do cinema com cara de bobo, queixo caído e milhares de coisas pessando pela sua cabeça ao mesmo tempo.

O melhor do filme na minha opinião é o leve (?) toque de surrealismo. Lembra um pouco Salvador Dali. Muito interessante. A cama na praia com neve, a casa desabando, o Jim Carrey com tamanho de criança... 8O :grinlove:

Pede uma nova assistida. Na primeira você demora pra sacar as coisas. Vai dá pra entender muito melhor na segunda vez.

(Ah, sim: Clementine :grinlove: )
 
Muito bom, tem partes lindas, mas eu também esperava mais...

Acho que o Kaufman dificilmente vai conseguir superar "Quero Ser John Malkovich", que ainda é a sua obra-prima.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo