• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Breves Resenhas: Rules Compendium e Complete Scoundrel

Barlach

Verde. E arqueiro
Acho que estou ficando previsível. No meu aniversário ganhei livros de RPG de três pessoas diferentes.

Um deles é o Rules Compendium. Um livro que você precisa para aquelas horas durante o jogo em que o seu personagem está lutando debaixo d'água, no meio de um grapple e toma um dreno de energia e você simplesmente não sabe o que fazer.

Além de fechar todos os loopholes das regras, ele ainda é muito bom pelos pequenos comentários que os desenvolvedores do jogo fazem ao longo do livro. Ótimo pra quem, como eu, gosta daqueles artigos de Design and Development do site da Wizards. Além de dar uma idéia de como as regras surgem e melhoram, ainda dão dicas de quando vale a pena usar aquelas regras e quando elas são perda de tempo.

E vale também pela seleção de arte do livro. Todos os desenhos são reciclados de outros livros, mas ele selecionaram os melhores, tornando esse um livros muito agradável de ler (especialmente pra um estrategista/advogado de regras como eu).

O outro livro que eu ganhei é o Complete Scoundrel. Ótimo livro, que eu já tinha dado uma folheada.

Além do material interessante de regras (CdP e feats), o livro é ótimo pelas dicas para criar personagens mais 'scoundrels'.

A própria definição de scoundrel é mais ou menos vaga e eles gastam um bom espaço no livro falando dela, com ótimos exemplos. Pra ter uma noção, olha uma lista dos exemplos que eles dão dos scoundrels de cada alinhamento (sem os comentários do livro, claro, e só os que eu conheço hehehe):

LG: Batman, Dick Tracy, Indiana Jones
LN: James Bond
LE: Boba Fett, Magneto
NG: Zorro, Spider Man
N: Lara Croft, Han Solo (nas primeiras aparições)
NE: Mystique (X-Men), Sawyer (Lost)
CG: Robin Hood
CN: Capitain Jack Sparrow (na minha opinião, o maior scoundrel de todos)
CE: Carl Denham (do King Kong)

Ou seja, a melhor definição para scoundrel são aqueles personagens que fazem você dizer "ele é foda." É uma mistura de nunca ser pego de surpresa, e parecer por cima quando for. Sempre ter uma saída na manga, mas ser capaz de improvisar em qualquer situação. Ou seja, um grande conceito de personagem.

Depois o livro segue com as dicas de como criar um personagem assim. Alguém até pode discutir se o livro não poderia ter se prendido um pouco menos aos personagens esteriótipos do jogo, mas isso não tira o mérito do livro.

E apresenta ainda umas mecâncias novas interessantes, como os tricks (como se fossem feats, mas mais fracos e que você compra com dois pontos de perícia) e as regras para contatos (que apareceram também no Cityscape, que eu não sei se saiu antes).

O último livro foi uma aventura pronta que irei mestrar, mas esse eu ainda não posso fazer resenha.
 
É... o Complete Scoundrel é fera mesmo! Vale a pena!

Agora o Rules Compendium já não sei... meu negócio não é regras... =P
 
Eu tenho o Tyrants of the Nine Hells. É bem legal, tem uma descrição bem interessante de Baator, fala dos hábitos e da hierarquia dos devils, tem prestige classes e raças novas, uma penca de devil novo e as fichas de aspects dos lords.
 
Eu também tenho esse.

E também tem umas ótimas opções para jogadores, além de todos os pontos positivos que o Sky falou.
 
He, arranjei um Hordes of the Abyss...
Deve ser bom, mas ainda não deu pra ler
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo