• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

BOICOTE! (pro Bush claro)

Primula

Moda, mediana, média...
Noooossa! A Prímula tá radical! Tá muito intolerante!

Com a Guerra no Iraque, temos um novo tipo de combate ao Imperialismo Anglo-Americano. O boicote aos produtos deles.

Algumas pessoas são ingênuas e vão na onda. Outros são mais conscientes e dividem-se entre os que acham que não adianta em nada, e os que acham que é um começo de uma mudança.

Eu? Acho que é uma chance!

Conforme a reportagem da Isto É, ao boicotar algo, você acaba por consumir algo do país, incentiva um outro produto que antes penava para continuar no mercado.

http://www.terra.com.br/istoe/1748/economia/1748_coca_cola_na_mira.htm

Sim, claro que a da Coca-cola é fabricada no Brasil... mas o lucro não fica aqui (só o dinheiro dos custos e gastos fica). Mas e se de repente a fábrica decidir que não quer mais ficar ali, ela vai embora e deixa milhares de desempregados. É o que aconteceu com em cidades no Grande ABC...

Mas acho que temos de ter consciência de uma coisa: de que se formos na onda do momento, mas no dia-a-dia nos esquecermos, sempre vai ter merda...

Vejam este caso:
http://www.jt.estadao.com.br/editorias/2003/04/04/ger013.html

E este:
http://www.angelfire.com/art/antinike/outro.htm

8O 8O 8O

é... eu sabia que pirataria era crime...

E a Nike então? Tsc... documentada pelo mesmo jornalista que fez "Bowling for Columbine" e fez aquele discurso legal sobre a Guerra e o "presidente fictício, guerra fictícia" (http://www.michaelmoore.com)

E como resolver isso? Simples: boicote.

Ao comprar tendo consciência, impedimos que crimes aconteçam. O tempo todo temos que pensar ao comprar as coisas.

Acho que é muito trabalho... e na verdade é... eu mesma não sabia sobre esse negócio da Nike. Mas ao saber, eu tenho de continuar a comprar?
 
Hummmmmmmmmmm

Boa Primula...

Semestre passado fiz um seminário justamente sobre isso... não lembro o autor do texto, mas quando você o lia te dava uma p*** revolta.

Inclusive teve uma inciativa de um cara que pegou essas crianças e suas mães que trabalham por miséria e levaram eles pra NY conhecer as mega lojas onde são vendidos os Nikes e as roupas caras que eles também faziam... como lá tudo é espetáculo filmaram o choque deles vendo os preços altíssimos de um produto que fabricavam por 1 dólar...
eles chegavam a chorar diante daquilo...

Revoltante... :osigh:
 
Sabe, isso é uma coisa que eu venho pensando a muito tempo, mas agora com tudo que esta acontecendo e tambem pelas ideias de varios amigos, aqui no forum tb, e pessoas que me cercam essa tendencia...na verdade essa ação tem se solidificado na minha cabeça.

Eu sei que não é algo tão simples quanto parece, mas eu realmente quero tentar por esses ideais em pratica.
 
Bom eu recebi um e-mail a dias atrás com a mesma idéia e achei interesante.

Eu procuro já a um certo tempo usar coisas brasileiras em vez das de outros países, mais vou acabar aumentando o meu "radicalismo". :wink:

Sobre essa reportagem da Nike, o que o Mr. Knight disse está em parte certo.

Não, eu não estou concordando que pessoas de 12 anos trabalharem, estou concordando que as Nações Unidas deveriam fazer algo a respeito sobre isso, e não esperar a boa vontade dos donos de fábrica. 8-)

E eu nunca tive um tênis da Nike. Minha consciencia está limpa :obiggraz:
 
Acho que depois do EUA passar por cima da ONU, fica difícil a ONU fazer algo, Lucaz? Como disse o Michael Moore, esperar que a ONU faça é fácil dizer, mas ele que pode fazer algo não faz. :mrgreen:

Não sabia dessa, Tisf... acho que as pessoas "agraciadas" ficaram desiludidas, desesperadas, e amarguradas com a injustiça do mundo...

Sabe porque eu tive essa idéia? Vendo a folhateen, onde algumas moças falaram que era impossível boicotar os EUA completamente. (se bem que tinha umas coisas que elas falavam que tinha nada a ver.. boicotar Folhateen e escrever Folha adolescente?). Na verdade, elas nem queriam boicotar, acho que ficariam sem as roupas de grife para mostrar :mrgreen:

Mas ao mesmo tempo, acho foi válido pois me fez lembrar que muita gente faz por modismo, por febre (da indignação) do momento, mas quando passa continua permitindo essas coisas acontecerem... comprando as coisas de sempre.

Se ficamos antenados, acabamos por ter consciência na hora de comprar. Se nos recusamos que nos alienem, não vão conseguir nos alienar.

Com o tempo, a tendência é nos tornarmos uma aldeia global... no sentido de que nos policiamos e policiamos o mundo. E nada de deixar os americanos nesse papel não 8-)
 
umas coisa q andei pensando:

adiantaria soh o brasil boicotar os produtos americanos? Qual seria a reação dos EUA se o mundo inteiro começasse a boicotar? iam sair jogando bombas na cabeça de todo mundo?
 
:::::::::Oromë84 disse:
umas coisa q andei pensando:

adiantaria soh o brasil boicotar os produtos americanos? Qual seria a reação dos EUA se o mundo inteiro começasse a boicotar? iam sair jogando bombas na cabeça de todo mundo?

Bem, nem só o Brasil... :wink:

E talvez isso assuste o Bush mais do que o Bin Laden... já que como Moore comentou, a economia do país deles tá uma caca, tinha um escândalo rodando antes do atentado e tudo foi esquecido para essa cruzada. (Como Moore disse: "mas talvez o senhor tenha sorte e tenhamos outro atentado para que o povo americano pare de questionar o senhor")

Se a economia ficar mais caca ainda (com o boicote...espécie de embargo econômico contra os EUA... tipo provar do próprio remédio) o povo americano vai ficar pê da vida...

E com certeza, bombas não vão resolver... afinal ele precisa de consumidores... (não foi por isso que a Inglaterra de repente passou a ver a escravidão como "pecado"... enquanto dava lucro elas não achavam que era pecado tratar outros seres humanos como mercadoria... Só depois da Revolução Industrial, quando precisavam de gente para comprar as porcarias deles é que virou pecado...)
 
Primula disse:
Acho que depois do EUA passar por cima da ONU, fica difícil a ONU fazer algo, Lucaz? Como disse o Michael Moore, esperar que a ONU faça é fácil dizer, mas ele que pode fazer algo não faz. :mrgreen:

Mais pelo menos eles poderiam tentar certo?

E além do mais, a Nike é uma empresa. Fica muito mais fácil se impor do que pra um país como os EUA né? :wink:
 
Lukaz Drakon disse:
Primula disse:
Acho que depois do EUA passar por cima da ONU, fica difícil a ONU fazer algo, Lucaz? Como disse o Michael Moore, esperar que a ONU faça é fácil dizer, mas ele que pode fazer algo não faz. :mrgreen:

Mais pelo menos eles poderiam tentar certo?

E além do mais, a Nike é uma empresa. Fica muito mais fácil se impor do que pra um país como os EUA né? :wink:

Sim sim... o ponto é que o dono da Nike saiu pela tangente... ELE tinha poder de fazer algo, mas esperava que alguém dissesse "é feio, é errado, é crime" pra parar de fazer. Ou seja, enquanto ele tava tendo lucro, que se dane se não é moralmente correto abusar de criancinhas. :wink:

E a ONU pode dizer "é feio, é errado e é crime", mas por ano muitos países passam por cima se lhes convém. É cada um de nós que tem de mostrar porque não vale a pena ser um canalha como o dono da Nike.
 
Primula disse:
...

(se bem que tinha umas coisas que elas falavam que tinha nada a ver.. boicotar Folhateen e escrever Folha adolescente?).

...

Eu acho que boicotar o uso de expressões em inglês poderia ser um começo... "15% OFF", "Delivery", etc... Para muita coisa nós temos equivalentes em português... E principalmente em shoppings (olha outra expressão aí :mrgreen: ) isso é moda... ou é "fashion" como andam dizendo.... :twisted:
 
Eu não bebo mais Coca-Cola desde dezembro...e agora eu vou comessar a se mais drastico e parar de comprar muito mais coisas... :wink:

Eu não acho q esse movimento vai derrubar a economia dos EUA...mas sim mandar uma mensagem para o Bush...e eu aposto q daki a algum tempo ele vai ficar bem assustado se bastante gente comtribuir para o boicote... :clap: :clap: :clap:
 
Acho que é uma idéia super válida. Só não daria certo se ninguém participasse.
Eu também tava pensando que era zoeira até encontrar várias pessoas na faculdade que boicotam Coca-Cola. Eu que já não bebo, nem precisei aderir :mrgreen: .

Mas não adianta ser radical ao ponto de rejeitarmos TUDO que é made in USA, senão vamos ter que parar de comprar remédios e parar de usar o Windows, por exemplo :roll: ...
 
outra coisa. seria muito mais efeficaz se os governos de varios paises decidissem boicotar os eua. ae sim veriamos resultados. por mais q eu ou vcs resolvam naum beber coca e tals. a maioria ainda vai continuar comprando.

e quanto a usar termos em ingles, acho q isso naum muda nada. os americanos nem iam sentir diferença se nos usamos ou naum palavras em ingles.
 
:::::::::Oromë84 disse:
e quanto a usar termos em ingles, acho q isso naum muda nada. os americanos nem iam sentir diferença se nos usamos ou naum palavras em ingles.

Não é questão de fazer eles sentirem, mas sim de tentar deixar de ser tão "colônia" deles...
 
:::::::::Oromë84 disse:
se for assim deveriamos parar de falar portugues e soh falar tupi :eek:

8O Não viaja, essa comparação não teve nada a ver. Pelo menos agora nós temos escolha :evil: ... a não ser que eles resolvam nos invadir :wink:
 
Mentor disse:
:::::::::Oromë84 disse:
se for assim deveriamos parar de falar portugues e soh falar tupi :eek:

8O Não viaja, essa comparação não teve nada a ver. Pelo menos agora nós temos escolha :evil: ... a não ser que eles resolvam nos invadir :wink:

não acho q temos a escolha não. o mundo inteiro usa expressões em ingles. seria idiotice naum querer usar. isso naum tem nada a ver com o boicote aos produtos.
 
:::::::::Oromë84 disse:
não acho q temos a escolha não. o mundo inteiro usa expressões em ingles. seria idiotice naum querer usar. isso naum tem nada a ver com o boicote aos produtos.

Sempre há escolha.

Quer um exemplo? Vá para a França.
Lá você pode até fazer uma pergunta em inglês, mas eles vão te responder em francês, só pra contrariar... :mrgreen:

E "idiotice" é ficar usando outra língua à toa, enquanto você tem uma língua mãe tão bonita :grinlove:
 
Tem um tópico sobre isso no CdI. Não é uma questão muito simples, mas eu sou contra o uso de palavras estrangeiras que tem uma equivalente em português.

Mas, para o efeito desejado aqui, abandonar os estrangeirismos não faria mesmo nenhuma diferença.
 
Não é uma questão muito simples, mas eu sou contra o uso de palavras estrangeiras que tem uma equivalente em português.
Gostaria de saber quem não é contra.

Vamos ao tópico: Boicote. Eu sou CONTRA o boicote de produtos americanos (extrangeiros) q são fabricados no Brasil pelo simples fato q eles produzem EMPREGO, uma coisinha muito importante para o nosso país q tem milhões de DESEMPREGADOS q passam FOME. Quem é a FAVOR do BOICOTE deveria parar de usar o NIKE (nunca usei, tb to com a consciência tranquila), deveria parar de usar produtos americanos (remédios incluso) e deveriam parar de usar o Wiindows,comprar computadores brasileiros (?????Alguém lembra do Projeto Cobra???) e só voltar a falar no fórum após isso....(estou sendo sarcastico :lol: :mrgreen: :D )
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo