• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bento XVI anuncia que renunciará ao pontificado

Não quis que a frase acima soasse rude. Na verdade, nunca quis que nada por mim proferido rude soasse, mas parece que não consigo deixar de ser rude. De certo, é esse o meu jeito de ser mesmo.

Papa Bento XVI dizia: "Os homens não devem apenas se tolerar, mas amar uns aos outros, em nome da Palavra de Deus". Então, não é de minha intenção dirigir-vos palavras rudes, mas sim a Boa-Nova de Amor ("boa-nova", em grego, "eu-angelos"). Por isso, conforme disse acima, eu deveria converter-vos pacificamente. (Como Tolkien tentou fazer com Lewis).


Quanto à fumaça preta hoje, era de se esperar. No primeiro dia, é realmente raro que os cardeis se entreguem totalmente ao Espírito Santo. Isso demora, no mínimo, uns dois ou três dias.

- - - Updated - - -

In Novae Vulgatae Evangelium Secundum Matthaeum:
Capitulu 16 dicit:

13 Venit autem Iesus in partes Caesareae Philippi et interrogabat discipulos suos dicens: “ Quem dicunt homines esse Filium hominis?”.
14 At illi dixerunt: “ Alii Ioannem Baptistam, alii autem Eliam, alii vero Ieremiam, aut unum ex prophetis ”.
15 Dicit illis: “ Vos autem quem me esse dicitis? ”.
16 Respondens Simon Petrus dixit: “ Tu es Christus, Filius Dei vivi ”.
17 Respondens autem Iesus dixit ei: “ Beatus es, Simon Bariona, quia caro et sanguis non revelavit tibi sed Pater meus, qui in caelis est.
18 Et ego dico tibi: Tu es Petrus, et super hanc petram aedificabo Ecclesiam meam; et portae inferi non praevalebunt adversum eam.
19 Tibi dabo claves regni caelorum; et quodcumque ligaveris super terram, erit ligatum in caelis, et quodcumque solveris super terram, erit solutum in caelis ”.

- - - Updated - - -

Essa passagem descreve a criação do cargo de Papa, que permitiu que a Santa Igreja pudesse se consolidar na maneira que hoje a conhecemos.

- - - Updated - - -

In Novae Vulgatae Actus Apostolorum
Capitulus 2 dicit:

1 Et cum compleretur dies Pentecostes, erant omnes pariter in eodem loco.
2 Et factus est repente de caelo sonus tamquam advenientis spiritus vehementis et replevit totam domum, ubi erant sedentes.
3 Et apparuerunt illis dispertitae linguae tamquam ignis, seditque supra singulos eorum;
4 et repleti sunt omnes Spiritu Sancto et coeperunt loqui aliis linguis, prout Spiritus dabat eloqui illis.
5 Erant autem in Ierusalem habitantes Iudaei, viri religiosi ex omni natione, quae sub caelo est;
6 facta autem hac voce, convenit multitudo et confusa est, quoniam audiebat unusquisque lingua sua illos loquentes.
7 Stupebant autem et mirabantur dicentes: “ Nonne ecce omnes isti, qui loquuntur, Galilaei sunt?
8 Et quomodo nos audimus unusquisque propria lingua nostra, in qua nati sumus?
9 Parthi et Medi et Elamitae et qui habitant Mesopotamiam, Iudaeam quoque et Cappadociam, Pontum et Asiam,
10 Phrygiam quoque et Pamphyliam, Aegyptum et partes Libyae, quae est circa Cyrenem, et advenae Romani,
11 Iudaei quoque et proselyti, Cretes et Arabes, audimus loquentes eos nostris linguis magnalia Dei ”.
12 Stupebant autem omnes et haesitabant ad invicem dicentes: “ Quidnam hoc vult esse? ”;
13 alii autem irridentes dicebant: “ Musto pleni sunt isti ”.
14 Stans autem Petrus cum Undecim levavit vocem suam et locutus est eis: “ Viri Iudaei et qui habitatis Ierusalem universi, hoc vobis notum sit, et auribus percipite verba mea.
15 Non enim, sicut vos aestimatis, hi ebrii sunt, est enim hora diei tertia;
16 sed hoc est, quod dictum est per prophetam Ioel:
17 “Et erit: in novissimis diebus, dicit Deus,
effundam de Spiritu meo super omnem carnem,
et prophetabunt filii vestri et filiae vestrae,
et iuvenes vestri visiones videbunt,
et seniores vestri somnia somniabunt;
18 et quidem super servos meos et super ancillas meas
in diebus illis effundam de Spiritu meo,
et prophetabunt.
19 Et dabo prodigia in caelo sursum et signa in terra deorsum,
sanguinem et ignem et vaporem fumi;
20 sol convertetur in tenebras,
et luna in sanguinem,
antequam veniat dies Domini
magnus et manifestus.
21 Et erit:
omnis quicumque invocaverit nomen Domini, salvus erit”.
22 Viri Israelitae, audite verba haec: Iesum Nazarenum, virum approbatum a Deo apud vos virtutibus et prodigiis et signis, quae fecit per illum Deus in medio vestri, sicut ipsi scitis,
23 hunc definito consilio et praescientia Dei traditum per manum iniquorum affigentes interemistis,
24 quem Deus suscitavit, solutis doloribus mortis, iuxta quod impossibile erat teneri illum ab ea.
25 David enim dicit circa eum:
“Providebam Dominum coram me semper, quoniam a dextris meis est, ne commovear.
26 Propter hoc laetatum est cor meum,
et exsultavit lingua mea;
insuper et caro mea requiescet in spe.
27 Quoniam non derelinques animam meam in inferno
neque dabis Sanctum tuum videre corruptionem.
28 Notas fecisti mihi vias vitae,
replebis me iucunditate cum facie tua”.
29 Viri fratres, liceat audenter dicere ad vos de patriarcha David, quoniam et defunctus est et sepultus est, et sepulcrum eius est apud nos usque in hodiernum diem;
30 propheta igitur cum esset et sciret quia iure iurando iurasset illi Deus de fructu lumbi eius sedere super sedem eius,
31 providens locutus est de resurrectione Christi, quia neque derelictus est in inferno, neque caro eius vidit corruptionem.
32 Hunc Iesum resuscitavit Deus, cuius omnes nos testes sumus.
33 Dextera igitur Dei exaltatus, et promissione Spiritus Sancti accepta a Patre, effudit hunc, quem vos videtis et auditis.
34 Non enim David ascendit in caelos; dicit autem ipse:
“Dixit Dominus Domino meo: Sede a dextris meis,
35 donec ponam inimicos tuos scabellum pedum tuorum”.
36 Certissime ergo sciat omnis domus Israel quia et Dominum eum et Christum Deus fecit, hunc Iesum, quem vos crucifixistis ”.
37 His auditis, compuncti sunt corde et dixerunt ad Petrum et reliquos apostolos: “ Quid faciemus, viri fratres? ”.
38 Petrus vero ad illos: “ Paenitentiam, inquit, agite, et baptizetur unusquisque vestrum in nomine Iesu Christi in remissionem peccatorum vestrorum, et accipietis donum Sancti Spiritus;
39 vobis enim est repromissio et filiis vestris et omnibus, qui longe sunt, quoscumque advocaverit Dominus Deus noster ”.
40 Aliis etiam verbis pluribus testificatus est et exhortabatur eos dicens: “ Salvamini a generatione ista prava ”.
41 Qui ergo, recepto sermone eius, baptizati sunt; et appositae sunt in il la die animae circiter tria milia.
42 Erant autem perseverantes in doctrina apostolorum et communicatione, in fractione panis et orationibus.



Esse trecho descreve a fundação efetiva da Igreja, e dá uma amostra da importância de São Pedro n'Ela. Logo aí, no começo absoluto da Igreja, é São Pedro que converte aos primeiros católicos. Isso dá uma amostra do quão vital é o cargo de Santo Bispo de Roma.
 
Última edição por um moderador:
Não quis que a frase acima soasse rude. Na verdade, nunca quis que nada por mim proferido rude soasse, mas parece que não consigo deixar de ser rude. De certo, é esse o meu jeito de ser mesmo.

Papa Bento XVI dizia: "Os homens não devem apenas se tolerar, mas amar uns aos outros, em nome da Palavra de Deus". Então, não é de minha intenção dirigir-vos palavras rudes, mas sim a Boa-Nova de Amor ("boa-nova", em grego, "eu-angelos"). Por isso, conforme disse acima, eu deveria converter-vos pacificamente. (Como Tolkien tentou fazer com Lewis).

Ah, Calion...
Não faz essas coisas, moço. :no:

E principalmente, não use a desculpa de que "é o seu jeito de ser".
Não use essa desculpa pra nada.
Quando a gente ofende alguém, pede desculpas e pronto, mas não fala que é "seu jeito".
;)
 
A imprensa fica no oba oba, alegando grande possibilidade de termos um papa brasileiro. Mas isso deveria ter importância para os católicos esclarecidos? Segundo sua doutrina, o sucessor de Pedro é escolhido sob inspiração do Espírito Santo, como aquele que deverá conduzir a Igreja, tida pelo mesmo catolicismo como o corpo de Cristo que se faz presente na História. No Jornal Hoje, perguntado sobre as chances do cardeal brasílico, o Padre Juarez de Castro conduziu suas reflexões de forma coerente justamente por este viés. Não importa a nacionalidade do escolhido, o povo do Papa será sempre o seu rebanho. Isso entrou num ouvido e saiu por outro, porque logo o jornalista anunciou nova chamada sobre o "papável" (sim, esse termo foi usado) da América lusitana. Esse clima de torcida provinciana não seria um comprometimento do ideal universalista da igreja? Deveria importar se ele é brasileiro, italiano, canadense, ganense? Na verdade, acho que isso importa muito mais para nós, os não-católicos, que também estamos de olho no conclave. E por que nos interessamos e/ou nos intrometemos nessas questões? Porque o peso político do catolicismo é grande demais para que não se faça sentir no mundo ocidental. E como estou fora desse universo de referenciais, arrisco-me a dizer que boto muita pouca fé de que o próximo Santo Padre seja um latino.
 
Quanto à fumaça preta hoje, era de se esperar. No primeiro dia, é realmente raro que os cardeis se entreguem totalmente ao Espírito Santo. Isso demora, no mínimo, uns dois ou três dias.

Eu sei, é pra dar mais adrenalina ou como os bugueiros da Praia de Genipabú perguntam: com ou sem emoção?

images
 
Publicitária é pega fumando maconha e diz estar soltando a fumaça do conclave

Publicitária é pega fumando maconha e diz estar soltando a fumaça do conclave

Uma publicitária de 19 anos e outros 3 menores com 17, 15 e 13 anos foram abordada por policiais integrantes da Barreira Fiscal na rodovia RJ-186 quando conduzia seu veículo, na madrugada de hoje, por volta das 2h, por dirigir de maneira suspeita.

Ao ser parada, os policiais perguntaram se ela estava com entorpecentes, tendo em vista que o carro apresentava um forte odor de maconha e uma fumaça saía pelos vidros. Ela contou para os policiais que sim, que estava indo para Vitória, no Espírito Santo mas que apenas do entorpecente não estavam fazendo nada ilegal. Segundo a publicitária elas e os jovens estavam “soltando a fumaça do conclave” para decidir quem seria o novo papa do grupo, fazendo menção aos cardeais reunidos no conclave na Capela Sistina, no Vaticano, que ainda não conseguiram escolher o novo Papa na primeira votação, realizada nesta terça-feira (12).

Rindo e debochando dos policiais, a jovem disse ser religiosa e que a “fumaça do conclave” fazia parte da sua crença e não poderia ser presa por isso. Ela e os menores foram conduzidos à Delegacia Legal de Itaperuna e liberada após o registro de ocorrência.

Fonte
 
BTW, se for o Brasileiro, a gente ganha algum feriado novo? :think:

Esse oba-oba pra brasileiro ganhar (igual no Oscar de melhor filme estrangeiro) já todos conhecemos.

E a Globo já tratou de mandar a Patricia Poeta pra lá, sendo que há trocentos anos já paga (e muito bem) a Ilze Scanparini exclusivamente pra morar e dar noticias da Itália + Vaticano. Faz tanta diferença pra audiência deles levar ela lá? :lol:

E se um brasileiro for papa já até imagino tocarem o tema da vitória da Formula 1 com a vinheta "Brasillllllll!!" quando ele for a sacada dando a primeira saudação pública e em seguida JN, Jornal da Globo, Jornal Hoje, Bom dia Brasil e afins com um bloco de no mínimo meia hora ao vivo entrevistando ele, sem falar do Fantástico inteiro só pra ele.

Quem realmente deseja o bem da igreja católica de verdade deveria torcer pra que o próximo papa seja o melhor e a conduza bem independente de nacionalidade. Nacionalismo extremado não leva a nada.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo