• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bento XVI anuncia que renunciará ao pontificado

Meneldur

We are infinite.
Usuário Premium
O Papa Bento XVI vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro.

Bento XVI anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante o consistório para a canonização de três mártires.
O Vaticano confirmou a notícia e afirmou que o papado, exercido por Bento XVI desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra "o mais rápido possível", segundo o porta-voz Federico Lombardi.

O anúncio é praticamente inédito na Igreja Católica.

Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer o cargo.

O pontífice afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto.

"Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com total liberdade declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro", disse Joseph Ratzinger, segundo comunicado do Vaticano.

Na véspera, Bento XVI escreveu em sua conta no Twitter: "Devemos confiar no maravilhoso poder da misericórdia de Deus. Somos todos pecadores, mas Sua graça nos transforma e renova".

A íntegra do discurso de renúncia:

"Caros irmãos:
Convoquei-os para este consistório, não apenas para as três canonizações, mas também para comunicar a vocês uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Após ter repetidamente examinado minha consciência perante Deus, eu tive certeza de que minhas forças, devido à avançada idade, não são mais apropriadas para o adequado exercício do ministério de Pedro. Eu estou bem consciente de qu esse ministério, devido à sua natureza essencialmente espiritual, deve ser levado não apenas com com palavras e fatos, mas não menos com oração e sofrimento. Contudo, no mundo de hoje, sujeito a mudanças tão rápidas e abalado por questões de profunda relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e proclamar o Evangelho, é necessário tanto força da mente como do corpo, o que, nos últimos meses, se deteriorou em mim numa extensão em que eu tenho de reconhecer minha incapacidade de adequadamente cumprir o ministério a mim confiado. Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, confiado a mim pelos cardeais em 19 de abril de 2005, a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20h, a Sé de Roma, a Sé de São Pedro, vai estar vaga e um conclave para eleger o novo Sumo Pontífice terá de ser convocado por quem tem competência para isso.


Caros irmãos, agradeço sinceramente por todo o amor e trabalho com que vocês me apoiaram em meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. E agora, vamos confiar a Sagrada Igreja aos cuidados de nosso Supremo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e implorar a sua santa mãe Maria, para que ajude os cardeiais com sua solicitude maternal, para eleger um novo Sumo Pontífice. Em relação a mim, desejo também devotamente servir a Santa Igreja de Deus no futuro, através de uma vida dedicada à oração."

Fonte: G1

_________________________

Pegou todo mundo de surpresa, viu. Me parece que ele percebe a necessidade de mudança em algumas posturas da Igreja, mas não quer/pode efetuar as mudanças ele mesmo.
 
Realmente foi surpreendente a mencionada renúncia, coisa raríssima na história do papado. Vamos aguardar os reflexos que isso terá na Igreja Católica.
 
Bento XVI representa o conservadorismo ( ou a ala mais conservadora) da igreja católica, mas não acredito que vá mudar muita coisa em relação à postura da Igreja Católica Apostólica Romana com a escolha de um novo Papa.


"O último pontífice a renunciar por vontade própria foi Celestino V, em 1294, após apenas cinco meses de pontificado. Gregório XII abdicou a contragosto em 1415 para encerrar uma disputa com um candidato rival à Santa Sé. Outros papas que renunciaram são Ponciano, em 235; Silvério, em 537; João XVIII, em 1009; e Bento IX, em 1045." Fonte: G1
 
Última edição:
Exatamente isso, Placebo! hauhauhauha

Mas realmente foi surpreendente a atitude do Papa, para não dizer sábia e humilde.
Se ele não podia mais exercer sua missão, se não tinha mais forças, essa foi a melhor coisa a ser feita.

Como católica, agradeço a ele por tudo o que fez por nós e peço a Deus que nos envie um santo Pontífice, capaz de lidar com os espinhos inerentes a essa missão, e que tenha a coragem de continuar a defender o que está certo, mesmo que o mundo todo desabe sobre sua cabeça.

O que é de Deus não se contesta e nem se revisa, como querem fazer com nossas crenças...

"O céu e a terra passarão, mas as Minhas Palavras não passarão" (Lc 21,33)
 
Vai ser complicado. A lógica com essa renúncia seria de um papa "mais jovem", uns 50 ou 60 anos. Acho que chegou a hora pra isso novamente, como foi com J.P. II.

Quem sabe com o conclave eu volte ir nas missas.

PS: se elegerem um papa italiano vai ser uma put* sacanagem!

agnósticas saudações,
Placebo.
 
Para mim também foi uma surpresa e tanto! Espero que o próximo Papa e seu pontificado sejam tão bons quanto o foi Bento XVI. Durante o pontificado de Bento XVI as relações judaico-católicas melhoraram em níveis surpreendentes e sem precedentes! Além de suas homilias fantásticas. Eu sinceramente sentirei falta deste Papa.
Assim como a Ana-Lissë(também eu sou católico) eu peço a Deus que nos dê um Papa bom e sábio para defender a santa fé católica e nos guiar ao Reino eterno.

Senhor escutai a nossa prece!
 
.

Com todo o devido respeito pelos católicos do fórum, digo que a decisão de Herr Ratzinger é uma das ações mais perspicazes que já vi em toda a minha vida, afinal somente assim ele poderá influenciar na escolha do seu sucessor.

Independentemente de qualquer outra coisa, é um ato de extrema inteligência.

.
 
Última edição:
Só eu acho que mais papas deveriam fazer isso?
Tipo... pra quê aguentar até o finzinho da vida, todo decrépito, enquanto a Igreja precisa de uma cabeça lúcida para a guiar?
 
Verdade.

Uma das grandes virtudes do ser humano é reconhecer seus limites e ter coragem de parar quando vê que realmente não pode prosseguir.

O Papa fez tudo o que podia, mas infelizmente sua missão estava a cima de suas forças. Agora ele vai se retirar, para uma vida de oração e meditação e continuará, segundo suas palavras, a prestar serviços para a Igreja Católica.

Que ele encontre consolo em Deus e felicidade em sua nova missão. :)
 
attachment.php


Papa-Twitter.jpg
 
Creio que ele estava certo. O anterior papa morreu no pontificado, porém já bastante debilitado. De que serve uma pessoa continuar no pontificado, se está inapta pra exercer a função?

Se ele se sente sem forças pra continuar, que assim seja feito. Não acho condenável o fato de ele sair.
 
Mas, mas... Jesus pôde sair se tivesse respondido direito ao Pôncio Pilatos. :think:
 
Sim, pôde. Aliás, Jesus sempre teve total liberdade para seguir adiante ou não. O mesmo vale para o Papa. Ele tinha a liberdade de fazer o que fez. Jesus pôde cumprir sua missão pois era a vontade de Deus. O Papa renunciou também por vontade de Deus.

Deus dá o livre arbítrio a todos, ainda mais se a pessoa se coloca diante dEle pergunta o que deve fazer, o que foi o caso de Bento XVI.

Ele rezou por cerca de um ano, pedindo a Deus que o iluminasse, e tomou essa decisão, que com certeza expressa a resposta dEle. Ele pôde sair porque assim lhe foi permitido fazer.

E assim ele fez. :)
 
Após ter repetidamente examinado minha consciência perante Deus (...)

O que ele quis dizer com isso?

Contudo, no mundo de hoje, sujeito a mudanças tão rápidas [...]

Porque a Igreja Católica não aproveita e dá uma atualizada em muitos pontos de sua política, como a questão do uso da camisinha (principalmente na África), fim do celibato obrigatório dos sacerdotes, permissão para o sacerdócio feminino entre outros, afinal estamos no século XXI não no XI.

Caros irmãos, agradeço sinceramente por todo o amor e trabalho com que vocês me apoiaram em meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos.

O principal deles foi acobertar ou simplesmente transferir padres acusados de pedofilia de uma diocese para outra quando podia ter melhorado e muito a reputação da Igreja Católica expondo os padres à justiça.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo