• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Batman v Superman: Dawn of Justice, 2016)

Qual sua nota para o filme?

  • 10

    Votos: 2 7,7%
  • 9

    Votos: 2 7,7%
  • 8

    Votos: 6 23,1%
  • 7

    Votos: 7 26,9%
  • 6

    Votos: 3 11,5%
  • 5

    Votos: 2 7,7%
  • 4

    Votos: 1 3,8%
  • 3

    Votos: 3 11,5%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    26
Batman vs Superman | Lex Luthor acredita que é o herói da história, explica Jesse Eisenberg

Ator diz que usou suas próprias emoções para interpretar o vilão
04/11/2015 - 16:11 - Camila Sousa
JesseCapa.fw.png

Em entrevista ao The Diane Rehm Show (via EnStarz), Jesse Eisenberg afirmou que usou as próprias emoções para interpretar o Lex Luthor em Batman Vs Superman - A Origem da Justiça:

"Eu sempre percebi que a melhor coisa para canalizar, como ator, é você mesmo. Saber o que deixa você nervoso, vingativo, ou mesmo justo. Esses são os sentimentos que Lex Luthor tem. E isso, de forma oposta, é como assistir Gene Hackman, que foi um grande ator, obviamente, e pensar 'Como eu posso espelhar isso?'".

"Mas, na verdade, espelhar o que ele fez seria estranho. Temos facetas diferentes, experiências de vida diferentes, emoções... Mas, o que eu tenho - e mais do que todo mundo - são meus próprios sentimentos, então eu usei isso, e o personagem fica não só natural, mas emocional e certo. Ele acredita ser o herói de sua própria história - um tipo de clichê de ator - quando você faz o vilão, você é o herói de sua própria história. Esse é o caminho mais interessante para mim como ator e, eu acho, para o público também",
completou.

Batman vs Superman - A Origem da Justiça terá ainda Gal Gadot como a Mulher-Maravilha, Ray Fisher como Ciborgue e Jason Momoa como Aquaman. Zack Snyder dirige.
O filme estreia em 24 de março de 2016.
 
Para os manjadores:

Lex vai usar alguma mandinga kryptoniana (envolvendo eletricidade louca, estilo Dr. Frankenstein) para reviver Zod e transformá-lo no Apocalipse?
 
Entre os filmes de super heroi, os que mais tenho esperado recentemente sao os da dc (esse, esquadrao...). Tem me agradado muito mais por serem filmes 'completos' em si mesmos (gostei demais de Man of Steel), ao contrario dos da marvel e suas desesperadas tentativas de conexao entre as suas mídias, inserindo sempre forçadamente menções a acontecimentos e personagens para "ajudar" a criar essa teia... (Tipo em jessica jones quando eles ficam falando do hulk e os outros vingadores - e em geral mencionando-os elusivamente, "o grandão verde" etc, para que os fãs sintam-se recompensados em resolver o grande enigma que é descobrir de quem diabos eles estão falando, como se nao fosse obvio)...

De modo que os filmes sem esse compromisso unificador sao os que mais estou ansioso pra ver (lembrei tbm de x-men! Gostei muito desses dois recentes e nao vejo a hora de que Apocalipse chegue).
 
Eu vejo um monte de gente surtando com o novo trailer, venho no fórum e alguns estão reclamando. :lol:

Eu continuo com o pensamento de que o Affleck não irá convencer como Batman.
 
E esse Lex Luthor aí?! Muita afetação pro meu gosto.

O que me tirou a empolgação foi que o filme parece que vai ser o Batman perdido no universo mais fantástico do Superman, com aliens e explosões gigantescas e monstros e etc. O primeiro trailer me passava outra ideia, onde era Superman que estava perdido em um universo típico humano, em um universo mais realista (a participação da Mulher Maravilha e outros poderia ser sutil e não interferir nessa questão).
 
Última edição:
Entre os filmes de super heroi, os que mais tenho esperado recentemente sao os da dc (esse, esquadrao...). Tem me agradado muito mais por serem filmes 'completos' em si mesmos (gostei demais de Man of Steel), ao contrario dos da marvel e suas desesperadas tentativas de conexao entre as suas mídias, inserindo sempre forçadamente menções a acontecimentos e personagens para "ajudar" a criar essa teia... (Tipo em jessica jones quando eles ficam falando do hulk e os outros vingadores - e em geral mencionando-os elusivamente, "o grandão verde" etc, para que os fãs sintam-se recompensados em resolver o grande enigma que é descobrir de quem diabos eles estão falando, como se nao fosse obvio)...

De modo que os filmes sem esse compromisso unificador sao os que mais estou ansioso pra ver (lembrei tbm de x-men! Gostei muito desses dois recentes e nao vejo a hora de que Apocalipse chegue).

só comparar o que foi o primeiro filme dos vingadores com o age of ultron. essa necessidade de alinhavar as histórias dá uma engessada no roteiro, acho. de qualquer forma, pelo que eu entendi a dc estaria caminhando para algo parecido, e mesmo que não o faça, os fãs já estão com a visão tão viciada que procuram ligações (tem até a teoria de que o coringa do squad é o robin, por exemplo). é um negócio chato (eu lembro que quando saiu aquele porrilhão de coisa complementando o universo do filme matrix eu também não tinha curtido, gosto de histórias... isso que você disse, que cabem mais em si mesmas), mas é uma tendência que não vai dar para fugir. é tipo o efeito lost para quem assiste série de tv: hoje em dia qualquer série mais "inteligente" supostamente envolve um zilhão de teorias - pega lá os fãs mais doidos de breaking bad, que até viraram motivo de piada:

M6nGsJy.jpg

***
em outras notícias, do trailer: superóme tirando a máscara do bátima, no meu cérebro tocou slave to love.

tumblr_inline_nynr0pnZIe1sgm97w_500.gif

slave to looooove na na nanaaaaa ooooh slave to looove
 
E parece que ainda tem o Aquaman...

Mas enfim. Até então eu achava que seria Batman x Superman num quebra-pau. Agora com esse lance do zumbi no final, parece que ele vai servir como uma forma dos dois fazerem as pazes ("Parem de brigar entre si! Briguem comigo!") e como uma forma de testar um clima pra filmes conjuntos maiores da DC. Ou seja: encaixar mais super heróis na jogada, porque o que tá imprimindo dinheiro hoje é isso.

Concordo com o Haran. Achei esse Lex muito afetado. Não acho que esse é o perfil dele... Ele me pareceu um Coringa-pra-filmes-sem-o-Coringa. E colocar o Batman num universo do Superman é realmente esquisito. Aliás, o Batman participar dessas coisas maiores já é esquisito. Você pode até aceitar que ele lute com o tráfico pesado de uma cidade, que ele lute contra vilões que são psicóticos; mas aceitar que ele vai ser de alguma ajuda contra um monstrengo desses fica complicado. Isso nunca desceu comigo...

Mas agora falando sério. Se a DC conseguir estragar essa ideia, os caras podem desistir. Batman x Superman é tipo... A única porcaria que eles podem tentar pra chegar no que a Marvel tem hoje.
 
Antes de ver o novo trailer a expectativa estava em 100%, depois de ver caiu para uns 15%.
Podiam aprender a fazer suspense como o Star Wars, se bem que o ultimo de SW entregou muita coisa.
 
Sim, a crítica ta bem dividida com o filme, muita gente descendo a lenha. Mas eu não levo isso em conta, o filme é muito massa!

(Aliás, Iron Man 3 tá com 79% lá :P)
 
giphy.gif


:lol:
 
Duas palavrinhas sobre esse filme :) :
Uma. Bosta

Acho que o Snyder foi com tudo pra desafiar o espectador a sequer se importar com qualquer coisa ai. Li muito isso em várias críticas (e, ah, se eu tivesse acreditado nelas! o dinheiro e tempo que poupava!) sobre como os personagens parecem estar ali como peões num tabuleiro, necessários cada um para cumprir sua tarefa de levar o plot adiante, que, no entanto não faz sentido, as motivações deles são virtualmente desconhecidas por nós. Durante o filme todo eu estava com essa sensação estranha que eu consigo descrever de varias formas: Como se assistisse não a um filme, mas o desenvolvimento de um videogame, em que vc nunca sabe o que acontece, mas sabe que tem de ir pra cá, depois pra la, atirar no carinha ali, matar o chefão lá. And so on...; outra foi a de estar vendo um trailer de 2h30m, acompanhando um fluxo de imagens de significado nulo, apenas um aperitivo visual de algo a vir; também tinha a impressão sempre de estar vendo um filme mudo sem as plaquinhas de texto com os diálogos e breve descrição dos acontecimentos - como se os personagens estivessem fechados em si, indispostos a se comunicar e adicionado a isso, vc visse o filme de uma distancia absurda, como se olhasse bem por cima de uma maquete pessoinhas pequeninas andando daqui pra la, fazendo seus afazeres, que vc vê mas estão todos tão distante que é impossível entender o que se passa. Pior, é inútil se importar. (engraçado, essa incomunicabilidade cairia como uma luva num filme de vanguarda sobre o tema da solidão, da falta de contato com o próximo. A edição reforça essa visão. Ou numa parodia de filme de super-herói em que o foco fosse zombar da incongruência e inutilidade dos enredos de alguns dos filmes do gênero)

E beleza, algumas - poucas - sequencias sao bem feitas, e entendo que qualquer pessoa querendo apenas ver lutas, cenas de ação e tal vao gostar de vê-las, mas nem por elas me importei, porque não me foi dado nenhum motivo para tal (se aparecessem isoladas, vistas como um clip, talvez... Mas na altura do campeonato, depois de milhões de momentos "caguei", nem isso salvou.)

Queria muito gostar, ate porque adorei o Man of Steel, tanto que, na emoção, dei cinco estrelas e apartei o coraçãozinho no filmow. Mas infelizmente...

Acho que so quem vai gostar mesmo é quem cansou de ler e reler e treler todas as hqs em que os eventos do filme se baseiam. Mas será apenas pq essas pessoas terão feito todo o trabalho que o filme deveria ter feito...

Ah, e quem, como eu, leu qualquer critica do filme e ouviu sobre o final que foi mantido em segredo e que se todos pensavam que o trailer já tinham mostrado tudo estariam errados em pensar assim etc - não esperem nada, hum, grandioso. Eu estava achando que no fim, como todo mundo dizia que nesse filme era a introdução pro filme da liga, os futuros integrantes iriam aparecer e a cena principal de ação não seria a do trailer e pensei que essa seria a surpresa. Mas, como falei, dificilmente faria a menor diferença ja que nesse ponto - e desde ha muito tempo de duração do filme - eu já estava cagando mesmo, então... E não que nao seja um troço surpreendente. É, mais ou menos. Basicamente (e dentro do spoiler é mesmo um spoiler, só pra avisar :p )
o superomi morri SQN
. Ou melhor, seria algo surpreendente se o filme fizesse vc se importar por ele...

Enfim, dcpção total. Raramente, na verdade que eu me lembre nunca, me senti com tanto remorso de ter pago 16,50 dilmas num filme, ao invés de ter esperado sair o torrente maroto do bluray :/
 
Última edição:
Guilty Pleasure total pra mim esse filme. Detestei o Luthor, e não curti a inserção do pontapé da Liga da Justiça no filme (apesar de a Mulher Maravilha ter ficado muito legal), mas me diverti bastante assistindo ao filme. É um filme trash, com algumas cenas sensacionais.

Até outro dia, o meu filme ruim favorito era o Tróia (de 2004), por ter umas cenas memoráveis do Aquiles, por mais que seja um filme bem meia boca. Agora o meu filme trash favorito é Batman vs Superman.

E, ei! O Affleck ficou absurdamente bem feito como Batman. Tanto como Batman, quanto como Bruce Wayne. Melhor Batman da história dos cinemas, pra mim. Superou o Bale e o Keaton, por mais que esteja em um filme mais meia boca. E as cenas de ação do Batman ficaram muito legais! Bem estilo a série Arkham de video-games.
 
Defender o filme, a essa alturas do campeonato, pode parecer um moot point, já que é desses temas onde as pessoas adoram entrar já com uma noção sedimentada e pré-concebida, onde elas buscam é validação do seu ponto de vista e não autêntica alteridade mas, mesmo assim, vou colocar aqui alguma coisa sobre o que julgo ser algumas apreensões meio erradas sobre o filme que o Meme colado no post acima encapsulou muito bem.

Mas antes vou dizer: gostei MUITO do filme....Ainda não é, nem de longe, o que eu consideraria algo "perfeito"* que fizesse pleno uso do potencial nas franquias envolvidas, e talvez devesse, sim, ter sido mais "linear" e comedido com sequências redundantes e supérfluas/excessivas de ação catártica, como o é a caçada de carro pelas ruas de Gotham City, mas é algo que faz meditar, ponderar e que problematiza, de um jeito que nenhum filme de super-herói fez até hoje, o material fonte em conexão com o cenário geopolítico contemporâneo com a provável exceção do Soldado Invernal que traz uma solução mais direta e de ruptura de "Nó górdio"* enquanto BvS deixa grande parte disso para a conclusão da Trilogia que esse filme deve formar com os dois vindouros Liga da Justiça.

*Lembrando que, basicamente, o que a Marvel fez foi dar uma varrida para debaixo do tapete ao querer nos empurrar a idéia de que, do desmantelamento por corrupção interna da Shield no fim de Soldado Invernal, a organização podia estar operante e funcional em tempo de bancar "a cavalaria salvadora" no clímax de Age of Ultron. Todas as complexidades, nuances e conflitos descartados num passe de mágica improvável

Consider the one time Marvel got “political” in Captain America: Winter Soldier: the themes of wiretapping and government surveillance were conveniently abandoned when it was discovered that the U.S. government’s supersized version of this invasion of privacy and assault on civil liberties was the result of a secret Nazi cult hiding within the echelons of power. Once Captain America and saintly government officials like Nick Fury killed all those dastardly Nazis (or, sigh, “Hydra,” lest the film be deemed too controversial for European markets), all was right as rain again.

*Não tenho problema em reconhecer que, por exemplo, Vingadores é um filme cinematograficamente mais bem resolvido e dosado, embora menos ambicioso e lidando com um material temático MUITO mais simples e de fácil manejo.

Mesmo assim, com todos os defeitos que o filme tem, aos quais eu aludirei na minha resenha mais detalhada, a minha reação no geral a ele, em termos de emoção e curtição pura foi, principalmente pelo APOTEÓTICO e divino final, essa:
ictkae.jpg

Ademais: conselho meu....assistam o filme mais de uma vez....MUITA coisa lá só coalesce e só se fixa ao olho do espectador na segunda ou mesmo terceira ou quarta vez. Intencionalmente, diga-se de passagem. Isso é uma coisa TÃO comum em tantos filmes considerados marcos da cinematografia que fazem o que esse filme faz.... Despistamento, prestidigitação, trucagem e trollagem com o público e crítica e suas expectativas.

Quando é feito em Los Angeles Cidade Proibida, Voltar a Morrer, Os Suspeitos, Coração Satânico e na trilogia do Nolan e no Capitão América-Soldado Invernal, nos obrigando, em muitos casos, a ver o filme INTEIRO de novo para pegar as nuances, as pessoas saem falando: obra-prima.... Por ser feito em um filme dirigido pelo Snyder ( contra o qual há uma evidente quantidade de pré-julgamento e animosidade crítica parcial) que tinha a obrigação mercadológica de apresentar bifa e quebra-pau entre super-seres, as pessoas, ao revés, parecem já sair presumindo: não tem nada lá que não possa ou devesse ter sido absorvido logo na primeira sessão para conveniência dramática, nada inteligente, nada profundo, nenhum efeito de "camadas" ao que o Snyder se referiu e eu vi até crítico nerd respeitado dizer que não tem. Desculpem os implicados aqui mas esse post é uma tentativa de expressar alguns motivos meus para discordar dessa opinião.

E agora falando do "Meme Best Super Buddies" colado na postagem logo acima:

Algumas pessoas, talvez a maioria delas, interpreta algo errado com base no que viu no filme, porque o trabalho do Snyder em cima do roteiro não explicita, como talvez precisasse fazer, o que acho que deveria ser óbvio para quem conhece ambos os personagens, mesmo na variante específica do contexto de MoS e BvS. As motivações no filme são claras....elas não são é expostas através de diálogos de forma que telegrafasse antecipadamente o que rolaria na ação e nem , tampouco, em narrativa em off contendo processos de pensamento....Elas tem que ser abstraídas em cima de inferências dos fatos apresentados.

O Batman nunca esteve realmente determinado a matar o Superman como uma medida preventiva, ao contrário do que tanta gente entendeu....Muito embora o Batman do filme do Snyder não seja o do Nolan, que segue mais ou menos à risca a regra de não matar, mas, ao invés, relativiza-a para não incluir mercenários e terroristas inescrupulosos, como a argumentação dele com o Alfred deveria ter dado a entender, matar alguém que é, a priori inocente, a sangue frio , estilo execução, era algo que ele nunca tinha feito nem cogitado fazer....

Havia sido induzido a isso no caso do Superman pela combinação das maquinações do Luthor, o trauma da destruição em Gothame Metropolis e as premonições via projeção astral através do tempo e do aviso do Flash ( os dois eventos estão relacionados....o Batman visualiza um futuro alternativo, onde um Superman redivivo se corrompe, como um "ocupante" na sua contraparte futura pq a "janela" que a Speed Force do Flash abre o expõe a partículas que viajam através do tempo, os táquions). Mas isso não tem a ver realmente com suas motivações e modus operandi convencionais....

Então, no filme, o Alfred tem o papel da consciência do Bruce Wayne, falando para ele o que ele não quer ouvir. Ele ajudou a criar o Bruce Wayne e, nesse tipo de situação, o que deveria ser inferido pelo espectador é: se o Alfred tem compasso moral o suficiente para perceber que o "Superman não é nosso inimigo" o mesmo deveria se dar e , no fundo, se dá com o Bruce Wayne. E o sonho com a criatura "morcego humano" no túmulo da Martha Kent é um sonho indicativo de culpa reprimida....Ele tenta se convencer de que matar Kal-El é a coisa certa a fazer com racionalização falaciosa e cheia de lacunas , em grande parte advinda do trauma de ter visto o futuro "Dias de um Futuro Esquecido" ou o Elseworld The Dark Side, mas a coisa só funciona com ele se induzindo a entrar num estado dissociativo através dos exercícios espartanos de preparação física pra eliminar o Superman....

Ele "desumanizou" o Super...."Coisifica" e o coloca como o "outro" para poder se persuadir a matá-lo....Na sequência em que ele se prepara para fazê-lo, a coisa desanda na última hora porque o Batman estava indo contra seus ideais com essa de preemptive strike... O que ele falou com o Alfred foi uma tentativa de justificar a coisa para si próprio... Matar alguem que ele sabia ser inocente por causa do futuro que ele tinha vivenciado.... Mas isso era ir contra a sua natureza... O trigger de ver que Superman era um ser humano em termos psicológicos, quando, como último ato da vida, o Superman implora para que ele salve a vida de alguém, sendo o nome dessa pessoa ligado ao seu passado, o faz começar a cair em si até a Lois chegar pra completar o processo..

Então o lance é....o Batman NÃO PARA, simplesmente, por causa da coincidência dos nomes fazê-lo regredir por causa do stress ao momento do trauma que criou a situação em que ele vive, de Transtorno de Stress Pós Traumático.... Isso é como dizer que o assassinato do Francisco Ferdinando em Sarajevo foi a verdadeira causa e não só o estopim ou causa imediata para a Primeira Guerra Mundial.

Ele para porque: a) Ele ainda tem o juramento de não matar inocentes e saca que a devoção da Lois a ele pode indicar que ele SEJA inocente já que ele sabe que ela é uma repórter investigativa íntegra e fodona b) a presença da Lois Lane e sua proteção do Clark com o risco da própria vida , pq seria óbvio que ele teria que feri-la ou nocauteá-la tb pra matar o Superman, faz ele se lembrar dos princípios que ele tentava abjurar e dos avisos e admoestações do Alfred ( a figura paterna que ele emula e respeita) e c) a visão que ele teve do Flash e seu aviso do futuro, relativo ao que PODE SER o bem estar da Lois Lane, já que o nome dela é citado, faz ele perceber que ele podia estar na iminência de cometer um erro e CRIAR a situação que ele queria evitar....Self fullfilled prophecy. Que é a LOIS Lane que é o Mundo do Superman assim como os pais dele eram o Mundo que ele tinha. Ela e a mãe que, coincidentemente, tem o mesmo prenome da sua própria.

Outra coisa que vale a pena ser dita. Muita gente, por causa do uso da armadura do Cavaleiro das Trevas, PRESUMIU que o filme seria uma espécie de recriação do contexto do quadrinho do Frank Miller para a realidade do DCU cinematográfico... Uma história onde o Superman era "o errado", pau mandado do governo americano , enviado para subjugar o Batman que estaria subvertendo a ordem em Gotham City e fazendo uso excessivo da força com desdém pelos direitos humanos....

Embora esse elemento que, desde o reboot de 1986, que alterou totalmente o passado do Superman e, parcialmente, o do Batman, tenha um certo peso no filme* e seja até exacerbado pelas intrigas do Luthor, as quais , inclusive, fraudulentamente, incriminam o Batman por assassinatos de presidiários detidos por ele ( os marcados com o estigma do morcego), o Superman do filme é consideravelmente mais cético do valor da manutenção do Status quo....

*fazendo com que o primeiro contato dos dois personagens nos comics, seja, desde então, sempre, no mínimo meio antagonistico, quando não abertamente hostil

Tanto é que, com provas MUITO MAIS sérias de mostras de força excessiva do Batman, as reais e as forjadas pelo Luthor( lembrem-se do pacote com fotos de indivíduos mortos na cadeia que o Luthor envia para o Clark), o Superman do filme não tenta ao contrário do dos quadrinhos de 1986, prender o Batman. Só dá a ele um aviso "considerado misericórdia" para que ele se aposente enquanto é tempo.


Isso depois do Batman ter causado a morte de muito cupincha mercenário e terrorista do Luthor na caçada à rocha com kryptonita. Motivo em função do qual, aliás, eu presumo que o Batman, na verdade, tem conexões sigilosas com a Inteligência e Contra Espionagem Americana já que a proporção dos estragos sem retaliação imediata ao Homem Morcego sugere conivência do Poder Público e das demais autoridades competentes (crítica feita pelo Clark Kent no filme).

Eu, inclusive, presumo que o final, onde o Batman mexe os pauzinhos para que certa coisa não aconteça onde e como deveria acontecer, quem viu sabe do que falo, mostra que ele tem as costas MUITO quentes com gente graúda dentro do Governo e da CIA. Resumindo....ele é uma espécie de OO7 e Nick Fury combinados num só, num contexto extra-oficial.

Então, o espectador que vai assistir esse filme com a expectativa de ver uma variante do cenário de Dark Knight Returns fica perplexo diante da INVERSÃO de papéis....o Batman atua como o extremista farisaico enquanto o Superman é comparativamente moderado. O que desagrada a muitas pessoas, porque, para essa demografia, o Batman NUNCA pode estar enganado ou se deixar manipular como o Luthor o manipula no filme. E isso ocorre, em grande parte, por terem passado a ter contato com a mídia que o representa DEPOIS que a Batmania o alçou ao Status de personagem Canon Sue, infalível, idealizado e canonizado como um semi-deus na narrativa....Gerando um montão de precedentes que os fãs mais antigos, da minha faixa etária já percebiam estar meio fora da marca. Entre esses precedentes estão, justamente, o Cavaleiro das Trevas e vários episódios do aclamado desenho da Liga da Justiça onde Bruce Timm, em muitos pontos, INVERTEU as personalidades e traits dos dois super-heróis...
3U4yerJ.jpg

Nesse contexto os descontentes com o que acontece na confrontação do Superman com o Batman tendem a esquecer ou ignorar que:

A) a inspiração VERDADEIRA para a conspiração que rola no filme, envolvendo tecnologia kryptoniana, manipulação de DNA, xenofobia contra Aliens e Meta Humanos, o envolvimento de Luthor e outros tantos detalhes como a questão de um "Superman ser necessário ou não" NÃO É DKR ( eu já tinha feito essa observação há um ano e meio atrás)....mas, sim, O Prego, outro Elseworld, representante do selo Túnel do Tempo lançado mais de dez anos depois de Cavaleiro das Trevas.

E, nele, quem é manipulado por ter sofrido traumas físicos e psicológicos e cooptado pela agenda do vilão, sendo um combo do Bruce Wayne com o do cara da cadeira de rodas era o Oliver Queen, o Arqueiro Verde. Esse elemento é transferido pro Batman do filme....De sorte que o que temos lá é um Batman "quebrado" do mesmo jeito que a gente tem um Superman "noobie", novato na função de super-herói que, ainda por cima, acumula o fardo de ser "O Estranho numa Terra Estranha", livro do Robert Heinlein, uma das principais inspirações pro take do Goyer-Snyder e Nolan no Man of Steel ( e para a Wonder Woman do George Pérez diga-se de passagem. Esse lado "Polyana" de recém chegada ao Mundo que a WW Pós-Crise possuia é também transferido para o Superman do filme, motivo que faz com que muitos fãs do Superman chiem e fiquem descontentes com as opções feitas com a pluralidade de material fonte disponível.


Olhem o David Goyer comentando a influência do Heinlein no tempo de MoS

That’s a long time! Were you working with Snyder at that point?

I did a draft of the script before Snyder came along and then all of the subsequent drafts I did after Zack came along. And we still spend a lot of time on Krypton. At one point the studio said, “Why are we spending so much time on Krypton?” I said, “Because it’s important.” I think for this audience for this story for them to understand that he truly, he looks human, but he’s not human. There’s a kind of grand history in literature and film and other things, of it takes an outsider to make humans get in touch with their humanity, you know, a stranger in a strange land, the Heinlein thing, which is also a quote in the bible. I think that that is also an essential part of the Superman story, he is an outsider but he shines, he reflects a light back on us.


O DKR entra como uma inspiração visual e como um template que, INVERTIDO, traça algumas diretrizes pro papel dos heróis.... Muito embora o Snyder tenha AVISADO desse fato, de que, para ser adaptação de DKR, teria que haver OUTRO Superman totalmente diferente, muita gente ouviu o aviso mas não entendeu as implicações.

e B)....o Batman do filme é um indivíduo mais suscetível às manipulações do Luthor por estar na carreira há vinte anos numa cruzada infrutífera contra o crime e por ter visto um pupilo, o Robin, ou ser morto pelo Coringa ou, PIOR, transformado no herdeiro do Coringa como aconteceu em Cavaleiro das Trevas II, o comic que MUITA gente aqui não deve ter lido... Ficando na mesma categoria do The Nail, outra inspiração fundamental mantida sob sigilo para manter as surpresas do filme onde muita gente jurava de pé junto que "já sabia tudo que iria acontecer".

C) Historicamente, desde que o Batman foi recriado para ficar mais Dark, de acordo com o modelo mais contemporâneo, é ele e não o Superman, ao contrário do que alguns episódios infelizes de JLA Unlimited podem sugerir, que é mesmo mais propenso a pecar por excesso de zelo*, e se deixar levar por paranóia e noções pré-concebidas. Isso é character trait do personagem desde princípios dos anos oitenta e a fórmula só foi codificada pelo Miller ( que, infelizmente, acabou meio mal interpretado em parte do mesmo jeito que o Padilha o foi ao criar o Capitão Nascimento do Tropas de Elite*)....

*Vide mais sobre isso aí:
Herói Controverso:Aproximações entre Capitão Nascimento e Batman na construção de uma identidade heroica

Ele é MUITO mais propenso a fornecer a logística e motivações concretas para uma escaramuça com o Superman do que o Homem de Aço. Então, sim, uma vez de posse do segredo de sua identidade secreta, a despeito de seus dons de detetive e especialista autodidata nível Sherlock, alguém com os recursos e metodologia insidiosa que explora as vulnerabilidades e traumas do Bruce, pode, de fato, manipulá-lo como o Luthor o faz no filme e como a Miranda/Talia al Ghûl o fez no último filme do Christopher Nolan.

* haja vista a manutenção de planos de contingência contra os colegas da Liga, sem conhecimento dos mesmos, que foram furtados por Talia e usados como arma pelo pai dela em Torre de Babel e também o catastrófico esquema do Irmão Olho junto com numerosos outros episódios espalhados pelos comic-books desde o início dos oitenta....Exemplo a rejeição do aviso da Ravena que acabou gerando a criação dos Novos Titãs. Xenofobia, paranóia e omissão quase destruidoras de mundo.
 

Anexos

  • luthorreturn.JPG
    luthorreturn.JPG
    100,2 KB · Visualizações: 176
  • wolverine1q.jpg
    wolverine1q.jpg
    509,7 KB · Visualizações: 179
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo