1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Aventuras Científicas

Tópico em 'RPG' iniciado por Taverneiro, 21 Mai 2007.

  1. Taverneiro

    Taverneiro Old school

    Ae pessoas,

    Estou adaptando o seriado CSI: Investigação Criminal para minha mesa. Para quem não conhece a série, trata-se de um seriado policial que foca as investigações no aspecto forencis, isso é perícia criminal.

    A ciência forencis é algo bem complexo, tanto que a série nem aborda com total fidelidade, mas a apresenta de maneira divertida e é isso que eu quero levar para minha mesa.

    Entretanto detectei um piolho gigante: como conciliar os conhecimentos dos personagens (especialistas em investigação criminal) com os conhecimentos dos jogadores.

    Pensei em focar nos testes em perícias relacionadas a cada caso (genética para DNA, Osteologia para vestigios osséos, Balísticas e assim por diante) e ir revelando as pistas. Minha pergunta: será que os jogadores, mesmo com essas pistas em mãos (obtidas com os testes bem sucedidos) serão capazes de chegar a uma conclusão e solucionar o caso?

    Obviamente o melhor jeito é ir em frente e tentar. Na verdade, vou tentar isso esse fim de semana. Mas já estou colocando a discussão à prova, no caso de alguem ter passado por algo semelhante em suas mesas. Obviamente essa discussão não precisa ficar presa somente ao gênero de investigação, pode-se ter situações semelhantes em aventuras de ficção científica, militares e até de horror estilo Arquivo X.


    Valeu!
     
  2. Margrave

    Margrave Usuário

    É a mesma coisa que interpretar um personagem com inteligencia muito alta, ele meio que chega no mundo de aventura como um tapado que não sabe nem aonde é a cidade mais proxima

    como vc vai lidar com investigadores e não especialistas eu colocaria NPC's como médicos, legistas etc... deixando tudo explicadinho certamente ( se vc for q nem eu pode até fazer os NPC's xingarem os pc's por serem tão idiotas e despreparados ^^)

    se eles não matarem pela logica, ou eles...

    1) fracasso ( se o objetivo era esse e eles não conseguiram chegar a ele, eles falharam )
    2) faz um climax aonde o assassino, criminoso etc... acaba indo em direção a eles, um ente querido ou até mesmo um personagem jogador sendo ameaçado é uma ideia
     
  3. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Eu joguei uma sessão a la CSI. Foi bem divertido, mas porque eu e o outro jogador sempre nos interessamos por balística e soubemos fazer as perguntas certas pro mestre.

    Mas no teu caso, acho que informações pontuais bem dadas a partir de jogadas específicas dá pra montar o quebra cabeças sim.
     
  4. Elminster

    Elminster Usuário

    E mais: Coletar uma vasta lista de materiais, técnicas, graduações,e por aí vai. Creio que um CSI 100% não tem como.
     
  5. Arcanjo[SK]

    Arcanjo[SK] Spartan Supersoldier

    Os jogadores precisariam um mínimo de noção investigativa, ou então poderia cair no "rola o dado para ver se vc sabe"... Eu gosto de jogos investigativos, mas é dificil fazer um que seja descente.
     
  6. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    É interessante você dar algum tipo de embasamento para os acontecimentos científicos da sua aventura. O pior que pode acontecer é um jogador descobrir alguma coisa errada na sua aventura.

    Destroi o clima melhor que um Machado +5 contra a diversão.
     
  7. Taverneiro

    Taverneiro Old school

    To planejando tudo isso. Uma cena do crime, fatos, suspeitos e vitimas para interrogatório e possibilidades de tramas internas. Acho que um bom roleplay durante os interrogatórios e uma boa sacada dos jogadores ao coletarem pistas vai ser mais do que suficiente. Vamos ver. E obrigado pelas sugestões, to considerando tudo.
     

Compartilhar