• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ateus, graças a Deus

Só. Acho que isso te exclui do grupo dos ateus então.

Hããnn... Não. Ateu, aquele que não cre em deus, athéos, etc. Ele disse que acredita em uma força superior, mas que não são deuses, logo...
E dependendo da crença isso só reforçaria a ceticidade dele. Conheço várias pessoas que acreditam que esta dita força seja a consciencia humana, nada além de nós deve existir, algo como o solipsismo, e esses são os mais céticos, sendo extremamente ateus, dependendo do angulo em que for visado, já que para muitos, cada homem é um deus, visto ser esta máxima praticamente a base dessa corrente de pensamento...

P.S.:
Já eu... não. Acredito nas forças intermoleculares forte e fraca, nos neutrinos e na bomba atômica. :yep:

Também acredito, se desse dinheiro faria física, para me especializar em mecanica quantica...
Anyway, Não estou muito inteirado se já ocorreu, mas tenho certeza de que logo logo, senão já no passado, porão em funcionamento a "balança de neutrinos"...
 
Última edição:
Fëanor disse:
Um ética imposta por dogmas pode permitir as coisas mais aburdas.

Por exemplo algo do tipo: "Eu mato esses caras porque meu Deus manda!"
Ou: "Mate o maior número de judeus que conseguir! E da forma mais cruel possível!"
 
Hããnn... Não. Ateu, aquele que não cre em deus, athéos, etc. Ele disse que acredita em uma força superior, mas que não são deuses, logo...
Discordo dessa definição sobre ateísmo forte e ateísmo fraco. Pra mim ou vc acredita em algo ou vc não acredita em nada. Pode ter crer em Jedis ou whatever ou em absolutamente nada. Isso já faz uma enorme diferença.
 
Discordo dessa definição sobre ateísmo forte e ateísmo fraco. Pra mim ou vc acredita em algo ou vc não acredita em nada. Pode ter crer em Jedis ou whatever ou em absolutamente nada. Isso já faz uma enorme diferença.

A diferença entre ateu e agnóstico é pouca (não me apedrejem!)... Mas, stricto sensu, é o que postei mesmo, porém, interpretações são o que não faltam...
 
Discordo dessa definição sobre ateísmo forte e ateísmo fraco. Pra mim ou vc acredita em algo ou vc não acredita em nada. Pode ter crer em Jedis ou whatever ou em absolutamente nada. Isso já faz uma enorme diferença.

Ateísmo forte e fraco

E esse negócio de que "ou é isto ou aquilo", sem querer admitir possibilidades para meios-termos, é um erro.
 
Ética não tem nada a ver com religião ou fé, Safyros, o cara do seu avatar tem bastante coisa escrita para sanar qualquer duvida nisso e ele veio bem antes do cara da cruz & cia.


Eu falei em ética, mas na verdade me referia mais aos valores. Agora Aristóteles foi quem deu grande parte da base racional do catolicismo. O chamado Tomismo. Como filósofo conheço-o e admiro muito sua obra. Suas obras são muito superior ao cristianismo. Sem dúvida.

Pq vc precisa de um motivo mistico/ sagrado/ sobrenatural para ter bom censo... Ok, se vc vive numa sociedade aonde não tem nenhum codigo de conduta sobre roubo, nada te impede de roubar a casa de um infeliz, beleza!

Eu me refiro mais a justificação racional dessas crenças. Veja abaixo.

Concluíndo: a verdadeira ética não é aquela imposta por dogmas, e sim aquela advinda do entendimento racional.

Exatamente. Deixei de crer nos dogmas e agora como justificar as antigas crenças que dependiam dos dogmas? Esse é o ponto, não basta dizer sou ateu e aceitar os valores cristãos ao meu ver. É preciso reve-los, ver quais ficam e quais não e ver se podemos justifica-los racionalmente.
 
Eu me refiro mais a justificação racional dessas crenças. Veja abaixo.

Mas para mim Safyros, a justificação racional dessas crenças é o proprio bom-censo das pessoas, a manipulação politica e coisas básicas demais para serem citadas...

"Não faça mal ao proximo" - não é algo exclusivo de nenhuma civilização ou cadeia de pensamento e esta mais baseado no fato que eu não quero que o proximo venha e corte a minha cabeça e roube minhas terras

Até animais sociais como os lobos, tem "valores" semelhantes, obedeça o alfa, não ataque ninguém da minha matilha, não roube a femea em acasalamento do lider etc...

Por isso os preceitos cristãos que ajudam e fazem sentido na sociedade continuaram enquanto q ninguém mais sacrifica cordeiros na epoca da pascoa para passar o sangue deles na porta no dia de pascoa
 
Exatamente. Deixei de crer nos dogmas e agora como justificar as antigas crenças que dependiam dos dogmas? Esse é o ponto, não basta dizer sou ateu e aceitar os valores cristãos ao meu ver. É preciso reve-los, ver quais ficam e quais não e ver se podemos justifica-los racionalmente.

Mas tu aceita os valores cristãos não por serem cristãos. Esse é o ponto importante. Tu não olha pra tua pulseira escrita WWJD quando tu vai tomar uma decisão, na verdade tu nem usa uma pulseira com o WWJD.

As decisões que tu toma e que coincidem com os valores cristãos é somente isso: coincidência. Pois tu não deixaria de fazer algo que tu julgue correto só porque vai de encontro com os dogmas religiosos.
 
Mas tu aceita os valores cristãos não por serem cristãos. Esse é o ponto importante. Tu não olha pra tua pulseira escrita WWJD quando tu vai tomar uma decisão, na verdade tu nem usa uma pulseira com o WWJD.

As decisões que tu toma e que coincidem com os valores cristãos é somente isso: coincidência. Pois tu não deixaria de fazer algo que tu julgue correto só porque vai de encontro com os dogmas religiosos.

Entendo Sky, olhando dessa forma concordo plenamente. Mas o que eu buscava mesmo era critérios racionais para tomar decisões. O bom senso é claro é um critério, mas o que é bom senso? Praticamene todo mundo acha que tem bom senso suficiente. Creio que devemos considerar todos como sendo iguais para o bom funcionamento da sociedade, mesmo direitos e deveres, mas isso nunca funcionou. Você é advogado, vai dizer que a lei é uma espada cega? Que não olha a condição social, cor... do réu? Muito difícil.

Por que o meu voto deve valer o mesmo que o de um analfabeto se ele não entende nada de política? É justo que ele vote? Como você justifica isso?

"Não faça mal ao proximo" - não é algo exclusivo de nenhuma civilização ou cadeia de pensamento e esta mais baseado no fato que eu não quero que o proximo venha e corte a minha cabeça e roube minhas terras.

Não faça o mal para não ser punido, mas se eu puder faze-lo sem correr risco de ser punido (ou um risco considerado pequeno) então eu posso faze-lo. Conheça as regras e aproveite-se das lacunas... Por que eu não me aproveitaria de alguem se pudesse faze-lo sem ser punido? Por que é pecado diria o cristão e o ateu, o que diria?

Em suma: como justificar uma ética sem Deus?
 
Última edição:
Não faça o mal para não ser punido, mas se eu puder faze-lo sem correr risco de ser punido (ou um risco considerado pequeno) então eu posso faze-lo. Conheça as regras e aproveite-se das lacunas... Por que eu não me aproveitaria de alguem se pudesse faze-lo sem ser punido? Por que é pecado diria o cristão e o ateu, o que diria?

Em suma: como justificar uma ética sem Deus?


"A etica se baseia no que é bom para o individuo e para a sociedade como um todo"

aproveitar-se das lacunas e ferrar todo mundo, não é bom para a sociedade como um todo, portanto não é ético.

pela sua argumentação um religioso nunca mataria, roubaria, enganaria e a história tá ae contra essa base...

Ética não é religião e não depende dela, e nem sequer os mais fanaticos dizem isso, não entendo realmente o seu ponto, cara ^^
 
aproveitar-se das lacunas e ferrar todo mundo, não é bom para a sociedade como um todo, portanto não é ético.

Sim e por que eu deveria ser ético? Esse é o ponto.

Ética não é religião e não depende dela, e nem sequer os mais fanaticos dizem isso, não entendo realmente o seu ponto, cara ^^

Meu ponto é uma tese famosa de Dostoievski. "Sem Deus parece que tudo é permitido". A ética necessita de valores (bem, mal...) e nossos valores são cristãos, logo nossa ética está ancorada na religião. Creio que podemos ter uma ética independente da religião, mas o que eu queria mesmo era ouvir a opinião de vocês. Tem muita gente se diz ateu, mas do cristianismo só não aceita Deus, mas não se dá conta disso. A extensão do cristianismo é enorme e talvez nunca conseguiremos nos livrar dele. Tem coisas legais que devem ficar, mas muitas devem ser evitadas. Eu sou contra muitos valores cristãos. Mas já estou satisfeito Magrave. Vejo que temos um contratualista aqui...
 
Bem eu gosto de argumentar então... ^^

se vc quer uma resposta mais filosofica

Por outro lado (não contratualista) eu acho q é inerente nós sentirmos empatia pela pessoas que nos importamos, entao dai vem uma etica bem mais forte q até o contrato social

-----
Pq ser ético e ateu?
Honra, patriotismo, empatia pelos outros, respeito pelas leis, respeito pela sociedade, admiração da sua sociedade, não ver vantagens em ser anti ético etc...

agora o governo brasileiro tá ae para provar q sem lei ou punição a etica vem abaixo
 
Última edição:
O patriotismo e a honra, como o Margrave citou, são outros "códigos éticos" que não o cristianismo. Eles pregam o respeito à pátria e aos compatriotas e o caráter, mas não tem, necessariamente, algo a ver com deuses, ou Deus.

Você pode muito bem ter valores éticos "bons", segundo o ponto de vista religioso, sem se basear nesses ponto de vista. Valores próprios, baseados no que VOCÊ acha que é certo. Isso vem em cada um, de acordo com a cultura e o conjunto de experiências de cada um.

Eu posso, por exemplo, achar que é certo cometer um crime que eu sei que não vou ser punido por ele, por ser mais esperto. Ou eu posso não cometê-lo, tendo consciência de que se o cometessem contra mim, eu não ficaria satisfeito.

Ética e religião não tem nada a ver uma com a outra, em essência.
 
Eu sigo as leis da ética porque são elas que nos separam da barbárie, não por serem valores religiosos. Como disse, é mera coincidência.
 
Desculpem, ms acho que o pessoal esta a realizar uma confusão imensa acerca de religião e valores dos quadros sociais, éticos e filosóficos. Tenham calma.8-O

Acreditar em deus, nada tem a ver com os principios morais de não matar e de respeitar os outros. Alias estes são bastante normais entre diferentes sociedades e religiões. Alias quem se lembra do conto de robison crusue que numa ilha deserta, a primeira coisa que criou foi um codigo de lei, para afirmar principios e valores.

Quanto a acreditar em deus é com cada um. Isso depende das experiências de cada um. Como se diz na minha terra: "eu acredito em Deus, não creio é nos padres" para mim esses são mais como os politicos.:yep::hihihi::hihihi::hihihi:
 
Eu acredito em deus sim, mas não o deus de alguma religião existente, mas sim o deus de minhas concepções, pois já migrei de religião para religião e não encontrei nelas a força verdadeira para viver bem, foi quando percebi que essa força estava em mim mesmo, sanaram as minhas dúvidas e fiquei em paz comigo mesmo.

Microcosmos e macrocosmos, muitas respostas estão fora, mas as mais difíceis estão dentro!
 
Erion agora falou como um verdadeiro sábio. Ja nos templos de Delfos se dizia "homem conhece-te a ti mesmo e conhecerás os segredos dos deuses e universo". A concepção de um Deus sentado num trono no alto e que de vês em quando olha para baixo é demasiado redutora. a crença em algo superior, mesmo que não saiba qual é, é em si um sinal de crer em algo.

O vulgar ateu nega a existencia de Deus, mas não nega os codigos morais e sociais. Podemos dizer que muitos acreditam em deus apenas porque lhes dá conforto saber que as suas psedovidas estão sendo protegidas por alguém superior a elas e esquecendo-se muitas vezes quesão os nossos actos, independentemente das nossas crenças que preparam o nosso futuro e nos definem.

Por isso digom que não sou ateu porque creio, mas o meu deus é um pouco como o de Erion, embora actue um pouco como ateu no dia a dia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo