1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As orelhas da terra média

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por lince, 15 Set 2004.

1. lince

lince Usuário

Sei q isso de aparência é muito discutido, mas queria falar de um aspecto em particular: as orelhas...vcs que tem as HoME, ou que já leram as cartas de Tolkien, sabem se ele falou como eram as orelhas de elfos, meio-elfos,hobbits e anões, se eram pontudas ou não? Pode parecer meio bobo, mas não lembro de ter lido isso e queria saber de onde o Peter Jackson tirou...

2. Phreddie Cadarn

Phreddie Cadarn Sempre no limbo.

Que as orelhas de elfos são pontudas já é lei =) Se não me engano Tolkien fala isso sim (dos elfos)

agora, já a dos outros eu não posso confirmar nada =/

100+ 8-)

3. Eönwë Ð

Eönwë Ð Arauto de Manwë

No nome do Legolas (agora eu esqueci qual era) tinha algo que indicava o formato das orelhas (em forma de folhas, ou seja, são pontudas).

4. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Gente, sem querer ser chato, mas já sendo: já existem vários, muitos tópicos sobre esse assunto; não custa dar uma pesquisada. :wink:

De qualquer maneira, eu vou postar aqui, sobre as orelhas dos elfos, está no Etymologies, no livro The Lost Road dos HoME, no verbete de las do livro:

Las (1)
    *lasse 'folha': Q lasse, N lhass; Q lasselanta 'queda-das-folhas, outono', N lhasbelin (*lassekwelene), cf. Q Narquelion [ KWEL ]. Lhasgalen 'Greenleaf (Nt. do T.:folha-verde ou verde-folha, cf. o sobrenome do Legolas)' (Nome noldorin de Laurelin). (Alguns pensam que isso é relacionado ao próximo [verbete] e *lasse 'orelha'. As orelhas Quendianas (élficas) eram mais pontudas e em formato de folha do que as [humanas].)"

As orelhas dos Hobbits também são pontiagudas, mas menos que as dos elfos; pelo menos, não tão delicadamente pontiagudas. A prova está numa das Cartas do Tolkien; a 27:

Tradução livre:
    "Eu imagino uma figura meramente humana, não um tipo de coelho 'de conto de fadas' como alguns de meus revisores britânicos parecem fantasiar: mais gordos na barriga, com as pernas curtas. Um rosto redondo e jovial; orelhas apenas levemente pontudas e 'élficas'; cabelo curto e crespo (castanho). Os pés, abaixo dos tornozelos, cobertos de fios crespos e castanhos. (...)"

Eu não lembro de referência alguma sobre as orelhas dos anões; conveniente pensar, portanto, que deviam ser redondas como as orelhas humanas.

5. Peregrino

Peregrino Estrela de Valinor

Aiya,

As orelhas dos anões sempre as imaginei redondas, mas grandes, não sei exatamente pq mas se´pre me vieram como o Gimli do PJ. Quanto aos elfos e hobbits Fëaruin Alcarintur não deixou qq dúvida.

Cuilë mára

6. Mith

Mith This server is too busy!

Realmente tem alguns tópicos assim:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Tomara que ajude :wink:

7. lince

lince Usuário

Gente, desculpa minha distração, vou ter mais cuidado ao abrir tópicos,mas obrigada pela paciência de me responderem, aliás se o moderador quiser excluir este, sei la, ou coisa do tipo...brigadão!

8. Felagund

Felagund Well-Known Member

só para avisar,moderador ñ exclui, tranca :wink:
    e ralaxa isso custama acontecer

9. Mith

Poxa, desculpa.
    Não tinha a intenção de te chamar a atenção. :?

10. lince

lince Usuário

Ah, não, não tem de quê pedir desculpa, eu realmente deveria ter pesquisado...e obrigada, foi uma ajuda e tanto! Valeus

11. Mith

:mrgreen: Disponha, lince.

Compartilhar