Eu não acho a Cat burra. Acho ela muito mãe, muito preocupada e apaixonada pelos filhos e marido e acaba tomando decisões precipitadas. Assim foi com Jaime, ela o fez porque o verdadeiro objetivo da guerra dos Starks contra os Lannisters era a recuperação das filhas dela (além da recuperação do corpo de Ned e negação da condenação dele, enfim desejavam a restauração de sua honra e ressarcimento).
Por isso mesmo ela insistiu com o Ned para ele se tornar Mão, para auxiliar o rei, obter provas contra os leões do Rochedo, enfim, descobrir o que acontecia. Que bem ele faria enclausurado no Norte, protegido mas sempre temoroso, esperando a ambição dos leões crescer até ficar insustentável e eles engolirem os Sete Reinos? A guerra viria inevitavelmente, quando nortenhos se recusassem a se dobrar. Ned pretendia descobrir as armações e denunciá-las ao rei. Se tivesse de haver uma guerra, seria entre leões rebeldes e os outros Seis Reinos sob Robert Baratheon, e não Seis Reinos sob Lannister contra Starks rebeldes. Uma questão de honra, situações diferentes. Para isso a Mão do rei contava com a justiça do rei.
Com relação a Jon, ela não agiu de forma menos passional que qualquer mulher ciumenta em uma 'época' como aquela, onde bastardos eram sempre criaturas inferiores e deveriam viver em meio à plebe, com poucas chances de ascensão (sendo a Muralha uma delas). Jon foi é muito bem tratado até, mas claro que sempre iremos discordar desses costumes, aqui personificados pela Catelyn.
E Petyr é Petyr, independente da recusa dela. Ela deveria ir contra todas as obrigações e 'fugir' com ele? 'Família, dever, Honra' Ela foi fiel ao dever, se casou com quem deveria e Petyr sempre foi ambicioso e muito inteligente. Seria o que se tornou de qualquer maneira, só talvez menos vingativo e malicioso. E ainda assim é um dos melhores personagens. Talvez por CAUSA disso.
No geral, acho a Cat um personagem difícil porque é extremamente humana. É passional, ciumenta, morre de amores pelos filhos e maridos, pode ser muito insensata, mas não dá pra simplificar nada num livro desses.