1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As mulheres de Game of thrones (com spoilers)

Tópico em 'Westeros' iniciado por Ecthelion, 11 Abr 2012.

1. Ecthelion

Ecthelion Mad

Estou no livro 4 e depois de muito pensar, estou começando a dar algum crédito às teorias que falam que o George RR Martin é meio machista. Reparem no nível das mulheres que ele apresenta:

Cersei - maluca e quer o que não vai ter
    Sansa - burra
    Catelyn - burra
    Asha - ambiciosa e quer o que não vai ter
    Lisa - maluca

Ou seja, das principais, só dá pra gostar de 2 delas: a Dany e a Arya.

E aí, o que vocês (principalmente mulheres) acham? É viagem minha?

2. Bel

Bel Moderador Usuário Premium

Margaery? Brienne?

3. Siker

Siker Artista Comercial / Projetista Gráfico

Então, até agora eu só ouvi comentários de como George Martin ama suas personagens femininas de uma forma não machista, e como ele mesmo falou, estas personagens, assim como todos no livro, são mostrados como humanos, eu pelo menos consigo perceber isso ao ver os diferentes pontos de vista.
    Dany e Arya são as queridinhas de todo mundo, porém eu gosto muito da Sansa e da Cersei, isso vai depender do leitor, entender as motivações da Cersei, o crescimento da Sansa, o amor da Catelyn, a criação da Asha, o sofrimento da Lisa, e quando digo "entender" não digo concordar comigo, mas ver através de seus trechos específicos a forma de pensar de todas estas personagens, suas decisões, suas vidas. Enfim, eu gosto das personagens mulheres e gosto de como Martin as desenvolve.

• Gostei! Gostei! x 3
  4. Ecthelion

Ecthelion Mad

Não estão desde o início e estão LONGE de serem principais.

Concordo quanto ao desenvolvimento, mas que ele tem uma visão característica das mulheres, tem!

5. leoff

leoff They will bend the knee or I will destroy them.

Depois de ler o livro 5 você deve riscar mais um nome dessa lista. :yep:

6. Excluído045

Excluído045 Banned

Martin machista??????????? 8-O 8-O 8-O

Lysa, maluca? Só isso, maluca? Catelyn e Sansa, burras? Sério mesmo? E Cersei e Asha serem ambiciosas é um ponto negativo?

Desculpaí, mas essa foi uma das análises mais superficiais que já vi. Essas personagens (como todos de Martin) são muito mais complexas, tem tantas circunstâncias e contextos diferentes. Aí dizer que ele é machista por causa de uma característica que pulou aos olhos assim, de forma tão simplória.

Aff...

Em tempo, Catelyn é uma das minhas personagens preferidas nessa releitura. Continuo detestando Cersei (e pra esse ódio nascer, ela pode ser a vaca que for, mas jamais simplória) e Arya Stark é minha personagem preferida de todos e todas da série.

Martin machista é a coisa mais absurda que já li em anos de literatura. É como dizer que Nietzsche era anti-semita.

:cry:

• Gostei! Gostei! x 1
  7. Excluído046

Excluído046 Banned

Queria responder o tópico, mas tem spoilers, e eu corro de spoilers.:tsc:

• LOL LOL x 1
  8. Ecthelion

Ecthelion Mad

Algo que eu disse está errado? :dente:

9. Bel

Algumas coisas sim.

Ex: Cat não é burra

• Gostei! Gostei! x 1
  10. Excluído045

Excluído045 Banned

Acho que você interpretou mal os personagens.

Mas minha reação foi meio exagerada :think:, sacumé, fanático pela série.

• LOL LOL x 1
  11. Ecthelion

Ecthelion Mad

Ela e a Sansa foram as responsáveis por toda a merda que veio pros Starks:
    1. Ela encheu o saco do Ned pra aceitar o cargo de Mão, que ele iria recusar.
    2. Ela libertou o "Charming" quando estava preso pelo Robb (se isso não é burrice não sei o que é).
    3. Ela é a responsável do Snow ter tido uma vida de bastardo em Winterfell e ter ido pra Muralha (parte legal do livro, mas não muda o fato que o Snow tava ferrado).
    4. Por conta dela o Mindinho é o fdp que é (e convenhamos que ela nem vale a pena).

Errado não, simplificada.

12. Excluído045

Excluído045 Banned

Eu não acho a Cat burra. Acho ela muito mãe, muito preocupada e apaixonada pelos filhos e marido e acaba tomando decisões precipitadas. Assim foi com Jaime, ela o fez porque o verdadeiro objetivo da guerra dos Starks contra os Lannisters era a recuperação das filhas dela (além da recuperação do corpo de Ned e negação da condenação dele, enfim desejavam a restauração de sua honra e ressarcimento).

Por isso mesmo ela insistiu com o Ned para ele se tornar Mão, para auxiliar o rei, obter provas contra os leões do Rochedo, enfim, descobrir o que acontecia. Que bem ele faria enclausurado no Norte, protegido mas sempre temoroso, esperando a ambição dos leões crescer até ficar insustentável e eles engolirem os Sete Reinos? A guerra viria inevitavelmente, quando nortenhos se recusassem a se dobrar. Ned pretendia descobrir as armações e denunciá-las ao rei. Se tivesse de haver uma guerra, seria entre leões rebeldes e os outros Seis Reinos sob Robert Baratheon, e não Seis Reinos sob Lannister contra Starks rebeldes. Uma questão de honra, situações diferentes. Para isso a Mão do rei contava com a justiça do rei.

Com relação a Jon, ela não agiu de forma menos passional que qualquer mulher ciumenta em uma 'época' como aquela, onde bastardos eram sempre criaturas inferiores e deveriam viver em meio à plebe, com poucas chances de ascensão (sendo a Muralha uma delas). Jon foi é muito bem tratado até, mas claro que sempre iremos discordar desses costumes, aqui personificados pela Catelyn.

E Petyr é Petyr, independente da recusa dela. Ela deveria ir contra todas as obrigações e 'fugir' com ele? 'Família, dever, Honra' Ela foi fiel ao dever, se casou com quem deveria e Petyr sempre foi ambicioso e muito inteligente. Seria o que se tornou de qualquer maneira, só talvez menos vingativo e malicioso. E ainda assim é um dos melhores personagens. Talvez por CAUSA disso.

No geral, acho a Cat um personagem difícil porque é extremamente humana. É passional, ciumenta, morre de amores pelos filhos e maridos, pode ser muito insensata, mas não dá pra simplificar nada num livro desses. :lol:

• Gostei! Gostei! x 1
  13. Bel

Discordo. Vamulá

1. Não lembro direito dessa parte, mas foi a contragosto que ela falou pro Ned aceitar o cargo, não?
    2. Desespero de mãe. E ele não sabia que Arya já estava desaparecida e que Sansa estava de casamento marcado...
    3. WHAT?? Jon teve uma vida MELHOR do que qualquer outro bastardo. Cat tinha direito de se sentir traída e não tinha obrigação nenhuma com relação a Jon.
    4. Isso soou machista da sua parte, não? Cat não dava corda pra Littlefinger, ao contrário de Lysa, mas de qualquer modo tudo indica que ele estava na friendzone. Mas daí a inferir que tudo que ele fez foi realmente culpa dela é demais, não? Ele foi amante de Lysa, mandou matar Jon Arryn, incriminou Tyrion sobre a tentativa de matar Bran, provavelmente aconselhou Joffrey a matar Ned, 'sequestrou' Sansa, matou Lysa e agora planeja matar Robert Arryn. É tudo culpa de Cat?

Enfim, faria mais sentido vc chamar a cercei de burra =P

Última edição: 12 Abr 2012
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  14. Ecthelion

Ecthelion Mad

Paganus, uma coisa não exclui a outra, ela pode ser Mãe e burra! Nd impede isso. Mas eu concordo contigo na parte de simplificar.

• Gostei! Gostei! x 1
  15. Siker

Siker Artista Comercial / Projetista Gráfico

Mas você consegue entender a visão de cada uma dessas personagens? Acho que primeiro é preciso ver com os olhos delas, antes de imaginar qual a visão do Martin.

1. E Ned viraria as costas para a morte de Jon Arryn? Ele teve motivos para ir, e mesmo supondo que ele só tenha ido por causa da Cat, não ser capaz de prever o futuro não a torna burra.
    2. Isso é desespero, mas não posso falar muito a respeito, ainda estou na parte que o Jaime e a Brienne foram capturados pelos mercenários (esqueci o nome deles agora).
    3. Mas o Snow é um bastardo e todo bastardo tem uma vida de bastardo.. :ahn?:
    4. Ela é "culpada" pelas decisões que o Mindinho tomou? Saindo um pouco do livro, todo mundo influencia todo mundo, mas nós somos responsáveis pelas nossas próprias ações. E nem quero saber o que mais acontece entre o mindinho e a Cat, eu tbm fujo de spoilers não sei o que to fazendo aqui.. :lol:

Porém tentar simplificar algo que é naturalmente complexo pode nos fazer ter uma idéia errada da realidade.

EDIT:
    Demorei e todo mundo já respondeu o que eu queria dizer. :dente:
    Agora vou sair desse tópico antes de ler algum spoiler (sim, vou fingir que não entendi o que leoff disse :yep:).

Última edição: 12 Abr 2012
  16. Ecthelion

Ecthelion Mad

Cersei é maluca, chaotic evil mais claro que eu já vi num livro.
    1. Ned não ia, foi a Cat que encheu o saco dele pra ir.
    2. Desespero E burrice. Meu ponto é esse!
    3. Que traição? Que obrigação? Snow tinha a mesma idade que o Robb, não dá pra saber se ele foi feito depois do Ned ter proferido votos com a Cat. Além do que, era casamento arranjado!!!
    4. Ela disse pro Ned confiar no Mindinho.

Sempre que eu leio algo eu tento retirar um pouco da fábula e ir pra realidade, no sentido de, se fosse meu amigo como eu chamaria tal pessoa? Essa é a simplificação que eu faço, entendeu. É óbvio que as pessoas são mais do que isso, por isso mesmo eu disse que era uma simplificação. O que me espanta é que a característica de muitas das personagens principais seja negativa. Só isso.

17. Bel

3. Obviamente vc não é da turma que acha que Jon é filho de Lyanna, né? E tbm não tenta entender os ciúmes de Cat...
    4. E o Ned que foi idiota ao confiar! Littlefinger deixou claro que não era confiável :P

• Gostei! Gostei! x 1
  18. Ecthelion

Ecthelion Mad

3. Ciúme não é pra ser entendido, pq é incompreensível por natureza. E sim, eu acredito nessa teoria (provavelmente errada) de ser filho da Lyanna com o Rhaegar. Mas o ponto é, mesmo que não fosse poderia ter sido antes da obrigação do Ned com a Cat.
    4. A mulher dele falou pra confiar, ué. E Ned só estava em Porto Real pq a Cat encheu o saco dele!

19. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

O Ned, embora seja um dos meus favoritos, é muito mais burro que qualquer mulher de Westeros.

Robb, outro dos meus favoritos, idem. E Robert. E Viserys.

Véi, quase todos os personagens de Martin são burros ou loucos. Isso não faz dele machista nem feminista. É sádico (e brilhante) mesmo.

• Gostei! Gostei! x 2
  20. Ecthelion

Ecthelion Mad

Mas não é a característica principal, esse é o ponto! A minha surpresa foi que, a característica principal de muitas das mulheres é negativa!

Compartilhar