• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Arwen - o que acham dela?

Lórien*bsb disse:
Não entendi esta passagem Maglor, vc tá falando do Frodo? , ou eu que já tô bitolada?
A Swanhild já explicou, de um jeito até melhor do que eu faria, o que eu mesmo escrevi. :mrgreen:
Eu estava falando sobre a dificuldade que os homens "comuns" deveriam ter em entender ao ver um outro homem, no exemplo, o Aragorn, ao abdicar do direito de viver, literalmente; e tentei associar isso com a estranheza da Arwen ao aceitar isso. Ela sabia que seria assim, Elrond havia dito e antevia a dor da filha. Por isso que eu não culpo a Arwen em nada, ela só foi um pouco imatura, ou passional demais, porque relutou no final quando de aceitar a morte como um Dom de Deus.

Aliás, isso no filme ficou lindo como quase nenhuma outra passagem conseguiu ficar.

E eu vejo uma outra importância na Arwen que não é mostrar esse conflito. Ela, de certa forma, tornou "ainda mais nobre" o sangue da realeza dos descendentes de Númenor. Seria uma forma simbólica para representar a glória do Ponente revivida por uma nova união entre os eldar e edain.
 
O Aragorn se exilou nos ermos por causa da Arwen quando era jovem, agora se ele foi pra a guerra do Anel só por causa disso eu não sei. Ele mesmo dá a entender que foi numa fala dele para a Galadriel, acho que quando ele ganha a Elessar dela. Mas eu não concordo muito com essa idéia.

Sobre a Lúthien, eu tinha dito que ela foi uma exceção. Na verdade, gostaria de reformular isso. Lúthien fugiu para salvar Beren porque não havia ninguém mais que pudesse fazer isso. Arwen sabia de tudo o que acontecia com Aragorn porque ela o observava de longe (a Lúthien teve que perguntar pra Melian :mrgreen:); mas ela nunca precisou fazer isso, pois ao que tudo indica ele nunca se viu numa situação como a de Beren no calabouços de Sauron. E outra coisa, a Lúthien se conteve sim no meio dessa história, em pelo menos um ponto, não é verdade? :wink:
 
Anor Morn disse:
Bom primeiro gostaria de dizer que Arwen ao meu ver não é inútil, sua participação na história é equivalente ao de personagens como o velho Cevado, Magote e outros coadjuvantes na História que não tiveram uma atuação expressiva...
Cevado, Magote, assim como bombadil são inuteis... :roll:

Agora, a arwen eu já to começando a mudar minha opiniao

maglor disse:
E eu vejo uma outra importância na Arwen que não é mostrar esse conflito. Ela, de certa forma, tornou "ainda mais nobre" o sangue da realeza dos descendentes de Númenor. Seria uma forma simbólica para representar a glória do Ponente revivida por uma nova união entre os eldar e edain.
É, parece fazer sentido :eh:
 
A Arwen não é inútil de maneira nenhuma. Essa coisa de enobrecer o sangue dos descendentes de Númenor é muito válida, outra coisa, ela sabia de tudo o acontecia com o Aragorn, ela não foi ajudá-lo pq não precisou, mas eu tenho certeza de que ela iria, pq alguém que rejeita Valinor e a imortaloidade e explendor do seu povo com certeza faria qualquer coisa pela pessoa que ela ama...

Quanto a esperar 70 anos só pq o Elrond quis, a paritr do momento que o Aragorn aceitou, nem se a Arwen quisesse ele iria aceitar ficar com ela sem ante se tornar rei...
 
A Arwen não é inútil de maneira nenhuma. Essa coisa de enobrecer o sangue dos descendentes de Númenor é muito válida,...

Função reprodutora?


...outra coisa, ela sabia de tudo o acontecia com o Aragorn, ela não foi ajudá-lo pq não precisou, mas eu tenho certeza de que ela iria, pq alguém que rejeita Valinor e a imortaloidade e explendor do seu povo com certeza faria qualquer coisa pela pessoa que ela ama...

Isso não pode ser comprovado... :roll:


Quanto a esperar 70 anos só pq o Elrond quis, a paritr do momento que o Aragorn aceitou, nem se a Arwen quisesse ele iria aceitar ficar com ela sem ante se tornar rei...


Foram 70 anos? Mas o Aragorn não tinha nem 90 na guerra do anel. Ela começou a gostar dele na adolescência (dele claro)?
 
Magote não é inutil, assim como não é Tom Bobadil, ambos ajudam os hobbits a escapar dos espectros do anel.
Quanto a Arwen, ela não faz nada pela Companhia, nem na guerra do anel, o papel dela é o da dama que aguarda a chegada de seu cavaleiro, triufante sobre as forças do mal. A grande heroicidade de Arwen é desistir da sua vida imortal, não é mais nada.
 
foram mais ou menos 70. ele conheceu ela com 20 e poko, e casou com 80 e poko, se eu naum me engano, eu naum tenho certeza. dah uma olhada no topiko da idade dos personagens...Aragorn acaba com 87 mais ou menos...
 
Eu definitivamente não compreendo o porquê do eu ódia a Arwen. É, como disse o Maglor, indiscutível o amor dela por Aragorn.

mais Tolkien deixa mto claro ke a mortalidade eh uma coisa ke mtos elfos querem , ainda mais uma princesa ke viveu anos ''engaiolada'' numa vida simples e sem aventuras.

Ela era filha de um meio-elfo, protanto a Elrond e seus descendentes, portanto Arwen, seria possível escolher ser mortal ou imortal. O Aragron tem muito pouco a ver com isso,s e ela quisesse ser mortal por ser mortal.

E você está confundindo as fãs. Convenhamos, ela estava muito bem colocada em Lórien e Valfenda, se ela quisesse aventuras, poderia ter ido atrás, sendo que seus irmãos eram dois 'aventureiros'. Quem vê no Aragorn um trampolim para fama, glória e aventuras é a Éowyn.
"Mas em mim ela ama apenas uma sombra e um pensamento: uma esperança de glória e grandes feitos, e de terras distantes dos campos de Rohan.

Isso fika mais claro pra mim quando ela espera ele virar rei pra casar com ele, pq ela naum perderia a imortalidade por um ''ranger'' qualquer.

Isso foi imposição do Elrond, não da Arwen. E ele e Aragorn firmaram e aceitaram um compromisso nesse sentido. Os 70 anos foram uma longa espera, mas sem ela o personagem do Aragorn seria muito mais pobre no sentido de conhecimentos da Terra-média e tudo mais. Se apenas lhe fosse concedida a mão de Arwen, ele não teria porquê, por Eru, reivindicar seu trono. Ele ficaria em Valfenda, casado com ela e jamais iria para as terras Ermas aprender tudo o que sabe. Ele sequer teria encontrado Gandalf por suas andanças (2956). Isso foi uma boa jogada de Elrond, porque assim o Aragorn ficou muito mais sábio, e tinah um motivo a mais para querer se tornar rei.




Ele se apaixonou por ela um dia depois de fazer 20 anos, precisamente dia 2 de maio de 2951. Eles se comprometeram em 2980, em Lórien. Como eles se casam no Dia do Meio do Ano em 3019. Foram 68 anos desde o dia em que eles se conheceram e 39 desde que se comprometeram até finalmente se casarem.
 
Eru disse:
Função reprodutora?

Não distorça o que eu disse. :|

E uma coisa que eu tenho alguma estranheza quando leio. A Arwen não tinha que "aceitar" a imposição do pai, era assim e pronto. Ele disse que ela apenas se casaria se ele comprovasse seu valor e se tornasse o Rei, pois ela não iria abdicar da bem-aventurança no Oeste por uma vida de sofrimento na TM. Era assim, ela e nem o Aragorn tinham escolha.
Eu acho essa história do SdA muito bem amarrada e construída. O Velho demorou a terminar, mas em compensação, ele praticamente não deixou furos.
A Arwen nunca esteve na história para ser heroína, esse papel era o da Éowyn. Cada personagem tinha a sua importância no enredo, e eu não consigo imaginar muitas mudanças nesse sentido sem que ele perca parte do brilho. De verdade.

Uma cosia que poucos sabem: a idéia de enviar o Frodo para o Oeste foi dela, da Arwen. Ele foi no lugar dela. Se não me engano, isso foi citado aqui.

Edit: aqui, fala sobre a Arwen e Frodo na carta 246 de Tolkien: http://www.valinor.com.br/artigos/artigo.asp?id=587&Pag=1
 
A Elenwë estava se referindo a uma idéia da minha mensagem. :wink:
Eu não resumi a Arwen a reprodutora, eu coloquei um papel simbólico muito importante no casamente dela com Aragorn.
Seria, da fato, a glória dos Fiéis de Númenor finalmente selada, com a Queda de Sauron e uma nova união entre os Primogênitos e os Filhos Nais Novos.
 
Maglor disse:
A Elenwë estava se referindo a uma idéia da minha mensagem. :wink:
Eu não resumi a Arwen a reprodutora, eu coloquei um papel simbólico muito importante no casamente dela com Aragorn.
Seria, da fato, a glória dos Fiéis de Númenor finalmente selada, com a Queda de Sauron e uma nova união entre os Primogênitos e os Filhos Nais Novos.

Sim, mas nesse caso a Arwen não estaria cumprindo um mero papel de coadjuvante, meio que condicionado pelo pistolão dela? Acho um papel deveras passivo. Não desgosto da personagem, mas não vejo nisso algo de meritório.
 
Eu tou pegando o bonde andando, mas de Arwen eu só acho que ela foi um personagem pouco explorado. Não há muita coisa sobre ela. Mas duvido que um parsonagem de quase 3000 mil anos, filha de Elrond e criada como elfa fosse imaturo ou ingênuo.

Mas que função ela teve se casando com Aragorn? Eu não sei porque deveria haver alguma função específica pra isso. Eles se amavam e queriam ficar juntos uai :roll: . É claro há, o reforço na linhagem Numeroriana depois. Mas não acho que enobrecer seria a palavra certa. Afinal Aragorn era descente de Elros, e priminho (mesmo que distante) de Arwen.

Com relação ao que Elrond diz: "ela está numa linhagem muito superior a sua". Acho que foi o lado Thingol e pai protetor que falou isso. Ele queria apenas proteger a filha, e no fundo, a si mesmo da perda.

Não acho que Elrond poderia determinar o destino da filha. E sobre isso tem algo que sempre me intrigou. Vamo lá:

Vou ficar ao seu lado, Dúnadan, e dar as costas para o Crepúsculo.

Esse é o momento da escolha dela, e pelo que eu saiba, a escolha dos Meio- Elfos era irrevogável. A condição que Elrond impos foi só depois da escolha dela.

De qualquer forma, Aragorn iria respeitar a vontade de Elrond. Como disseram... a sociedade que Tolkien descrevia era paternalista.

Já no momento da morte dela:

Ela quando fez a escolha tinha a vida de uma imortal, não podia imaginar o que a mortalidade realmente significava (duvido que algum elfo tivesse alguma noção disso). Ela escolheu ser humana, e morreu com todos os medos que os homens tinham da morte. O que eu achei natural a reação dela. Mesmo Lúthien talvez não tenha tido uma morte fácil de lidar, apesar das diferenças. É que sobre isso eu sempre me lembro da passagem em que Elwing decide ser elfa. Ela fala que o motivo da escolha dela foi pelo que aconteceu com Lúthien. O que aconteceu??? :o?:
 
Eru disse:
Sim, mas nesse caso a Arwen não estaria cumprindo um mero papel de coadjuvante, meio que condicionado pelo pistolão dela? Acho um papel deveras passivo. Não desgosto da personagem, mas não vejo nisso algo de meritório.

Mas ela é coadjuvante. Realmente o mérito dela é bem pouco. Como eu disse, ela não estava na história para ser uma heroína; quem estava lá para isso era a Éowyn. Só que entre ela não ser heroína e ser inútil para a história há uma diferença bem grande.

De qualquer forma, eu concordo com a Pearl; a Arwen é pouco explorada e deveria ter sido mais.
 
De qualquer forma, eu concordo com a Pearl; a Arwen é pouco explorada e deveria ter sido mais.

Nisso eu também concordo... A menina viveu milênios e mal é citada na história dos anos, mesmo com o envolvimento de Rivendell em muitos dos conflitos da Terra Média desde a II Era.
 
Eru disse:
De qualquer forma, eu concordo com a Pearl; a Arwen é pouco explorada e deveria ter sido mais.

Nisso eu também concordo... A menina viveu milênios e mal é citada na história dos anos, mesmo com o envolvimento de Rivendell em muitos dos conflitos da Terra Média desde a II Era.

A meu ver, isso não quer dizer nada.
Arwen nunca foi uma guerreira, de modo que, nos conflitos em que Valfenda foi envolvida, ela não deve ter tido nenhuma parte realmente direta (entenda "parte" como "lutado" na defesa da região), ao contrário de seus irmãos e do próprio Elrond (esse último sendo, literalmente, "velho de guerra" :wink:).

O fato dela ter mais de 3000 anos e ter determinados parentes pode, mas não necessariamente, deixá-la "menos" ingênua quanto a certos assuntos; mas creio que, no caso dela, há também uma superproteção da parte de seu pai (tendo esse vivido tudo o que viveu, provavelmente quis poupar a filha dos mesmos sofrimentos), que resultaria em "mimo excessivo". Ela vivia, sim, numa gaiola... talvez uma das mais belas gaiolas da TM, mas ainda assim algo que restringia sua interação com o mundo exterior.

Arwen é a típica "donzela", a qual fica a espera de seu "cavaleiro de armadura brilhante". Ela desepenha soberbamente o papel para o qual foi designada, assim como Aragorn (embora esse tenha outros motivos, talvez mais nobres, do que apenas a perpetuação desse amor).

Não acho que ela foi pouco explorada na obra: Tolkien simplesmente não tinha mais o que falar sobre ela além do que foi dito. Afinal, canções, confecções de bandeiras e fabricação de lembas não rendem necessariamente boas histórias, não é? (Se bem que existe um texto sobre o lembas no HoMe 12, e é muito bom... o texto, não o lembas! :lol: )

:wink:
 
Pearl, sobre o que aconteceu com Lúthien: acho que os elfos consideraram a morte de Lúthien como uma perda para eles, releia o final do capítulo sobre Beren e Lúthien no silmarillion e veja se não parece isso mesmo. Então acredito que a Elwing quisesse meio que compensar os elfos por isso.
 
Tilion disse:
Eru disse:
De qualquer forma, eu concordo com a Pearl; a Arwen é pouco explorada e deveria ter sido mais.

Nisso eu também concordo... A menina viveu milênios e mal é citada na história dos anos, mesmo com o envolvimento de Rivendell em muitos dos conflitos da Terra Média desde a II Era.

A meu ver, isso não quer dizer nada.
Arwen nunca foi uma guerreira, de modo que, nos conflitos em que Valfenda foi envolvida, ela não deve ter tido nenhuma parte realmente direta (entenda "parte" como "lutado" na defesa da região), ao contrário de seus irmãos e do próprio Elrond (esse último sendo, literalmente, "velho de guerra" :wink:).

Sim, mas Meliah também nunca foi uma guerreira e é bem citada na história. Talvez como vc aponta, Tolkien não tivesse muito mais o que falar de Arwen, mas isso só ajuda a realçar a pouca importância que ela tem na história. O papel dela é simbólicamente relevante, mas passivo. Qualquer uma no lugar dela poderia tê-lo cumprido. Mas, como disse antes, não desgosto dela.
 
Eru disse:
Sim, mas Meliah também nunca foi uma guerreira e é bem citada na história.

Porém Melian era uma Maia, criadora do Cinturão que protegia Doriath do mal criado por Morgoth, além de ser adversária direta do Vala.

Ela pode não ter ido para batalhas das espadadas em orcs, mas teve sua luta (em grande parte mental, a meu ver) com Morgoth, como poucos tiveram.

Já Arwen era... apenas Arwen, uma donzela élfica que talvez tenha sofrido com o peso de sua ascendência famosa. :wink:
 
Swanhild disse:
Pearl, sobre o que aconteceu com Lúthien: acho que os elfos consideraram a morte de Lúthien como uma perda para eles, releia o final do capítulo sobre Beren e Lúthien no silmarillion e veja se não parece isso mesmo. Então acredito que a Elwing quisesse meio que compensar os elfos por isso.

Verdade. A morte de Lúthien em si no final parece que é tranquila. Tão tranquila que o corpo dela não pode ser assinalado. Dá a impressão que os dois passaram direto pro além... heheheh.

Mas eu nunca tinha visto dessa forma a história de Elwing. :think:
Legal. Interessante esse ponto da compensação. :D

Tilion disse:
Não acho que ela foi pouco explorada na obra: Tolkien simplesmente não tinha mais o que falar sobre ela além do que foi dito.

Tilion ainda acho que ela é pouco explorada porque o que há de Arwen está apenas relacionado a Aragorn. Na verdade a não há nada dela em si. E sim de Aragorn. Acredito que ela poderia ter sua sabedoria, acho que a palavra da filha de Elrond tinha significado junto aos elfos, sem contar que ascendencia tem um valor, na história de Tolkien é muito marcada. Ela poderia ser superprotegida pelo pai, mas a impressão que passa no livro, é que ela costumava a ficar muito com a avó. E essa duvido que superprotegia Arwen.

O caso de Arwen eu acho que é que nem outros personagens femininos de Tolkien: Celebrian, Earwen, Elenwe, etc. Só ganham destaque quando participam de conflitos. O que é natural numa história de guerras. :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo