• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Arwen - o que acham dela?

eu não gosto nem um pouco da Arwen, e keria saber a opinião de vcs sobre ela.

kem gosta dela normalmente gosta pq ela eh linda como a Lúthien, vira mortal pelo Aragorn, e é um simbolo de...esperança. e eu concordo com isso, ateh um certo ponto.

eu acho ke a Arwen eh fria e egoísta. eu sei ke eh estranho chamar alguem ke escolhe o Aragorn em vez de imortalidade de egoista, mais Tolkien deixa mto claro ke a mortalidade eh uma coisa ke mtos elfos querem , ainda mais uma princesa ke viveu anos ''engaiolada'' numa vida simples e sem aventuras. entaum, na minha opiniao, Arwen escolheu Aragorn por querer ser mortal, e naum por que amava ele. Isso fika mais claro pra mim quando ela espera ele virar rei pra casar com ele, pq ela naum perderia a imortalidade por um ''ranger'' qualquer.


Arwen faz o Aragorn esperar 70 anos pra casar com ele. O tempo dele passa, diferente do dela, mais ela parece naum se importar com isso. Ele tinha ke ser um rei pra merece-la, isso prova como ela eh egoista.

Lúthien meio ke estava na mesma situacao, mais ela naum sentou esperando o Beren voltar. Ela ateh enfrentou Sauron por ele.

Outra coisa ke me irrita eh quando as pessoas comparar ela com a Lúthien. A lúthien era uma guerreira ke fazia tudo por amor. ela naum se importava com a posicao de Beren, ela soh se importava com ele.

QUando Aragorn está morrendo, ELE fika consolando a Arwen. devia ser ao contrario, naum acha?

E depois ela deixa os filhos sozinhos e vai morrer. Pra alguem com esperança isso eh uma reaçao mto contraditória.

e Arwen nunca disse ke amava Aragorn, nunca. nem quando ele esta morrendo na frente dela.

Bom, eu respeito kem gosta, mais o ke eu quero saber e PQ as pessoas gostam dela. eu keria entender o ke as pessoas veem nela, ai kem sabe eu consigo ver tb.

^_^
 
Aiai :roll:

1-Arwen só se casou com Aragorn depois dele ter sido coroado pq Elrond quis assim, ele determinou q Aragorn deveria ser rei antes de se casar com a filha dele.

2-Qndo Aragorn morre, ela vê q sem Aragorn ela num é ninguém, aí ele a consola, e ela se arrepende de ser mortal pq a vida sem Aragorn num tinha sentido pra ela, e como prova desse arrependimento, ela morre em lothlorien, uma terra élfica.
 
mais soh pq Elrond quis ela obedeceu? isso eh uma das grandes diferenças ke eu vejo entre ela e a Lúthien! naum acho ke fikar sentada esperando foi certo, ela eh uma pessoa, naum eh soh ''a filha do Elrond''...
 
É msmo...
Vai ver ela confiava q Aragorn ia conseguir, sei lá :think:
Isso é meio estranho msmo.
 
Acho ela ... inutil :roll:

Nao sei qual o real sentido dela ter entrado na historia.

O caso dela com Aragorn só vem a ser esclarecido nos Apendices. Ela só fez esse sucesso todo por causa dos filmes, aumentaram e muito o papel dela.
Quanto a ir a guerra com o Aragorn, seria meio dificil... Coloque-se no lugar dela, tendo que escolher entre abandonar sua familia seu povo, pra ficar com um homem mortal. Eu acho que ela quis aproveitar o maximo de tempo que ela ainda tinha com seu pai.
Agora egoista eu acho que ela naum foi não, no máximo calculista...
 
-ShIeLdMaIdEn- disse:
mais soh pq Elrond quis ela obedeceu? isso eh uma das grandes diferenças ke eu vejo entre ela e a Lúthien! naum acho ke fikar sentada esperando foi certo, ela eh uma pessoa, naum eh soh ''a filha do Elrond''...

Caramba! Vc disse TUDO q eu penso da Arwen! Não gosto da personagem no livro e muito menos no filme. Penso a msm coisa: ela só se casou pq ele se tornou um rei, senão nada feito. Independente do q Elrond determinou. Esse negócio de ficar sentada esperando é o q mais me irrita nela... :disgusti:
 
OtoComeMocotó disse:
O caso dela com Aragorn só vem a ser esclarecido nos Apendices. Ela só fez esse sucesso todo por causa dos filmes, aumentaram e muito o papel dela.

Realmente os apêndices mostram como eles eram apaixonados um pelo outro, e o quanto estavam dispostos a lutar e a esperar pelo tempo certo de se casarem.
Eu também acho que com os filmes o destaque dela aumentou muito; antes ela não era muito comentada, assim como aparece pouco durante a história propriamente dita. Eu acho que esse destaque de alguns personagens no filme criou uma imagem que não é a verdadeira dentro dos livros. A Arwen, se não é uma personagem muito desenvolvida psicologicamente, justamente por isso não tem tantos motivos para ser odiada.

Ela era uma princesa élfica, e devia obedecer ao pai; Elrond sabia quem era Aragorn e sabia da nobreza da própria filha. O Aragorn devia provar para si mesmo, antes de tudo, que era capaz de vencer uma guerra e se tornar Rei, para que Elrond reconhecesse que a sua majestade não estava apenas no sangue. Arwen tinha o dom dos elfos de viver enquanto a Terra viver, e Elrond sentia que não sua filha não abdicar disso para alguém que não merecesse.

E ela não poderia fugir de Valfenda, ora. Não é tão simples. Eles já estavam 'comprometidos', ela só poderia esperar mesmo.
 
Mas a o detalhe que não era uma decisão apenas dela de esperar, Aragorn aceitou os termos impostos por Elrond.
Então, mesmo que ela quisesse casar antes do estipulado, Aragonr estava comprometido com sua palavra dada a Elrond e não casaria até cumprir com o acordado.

E eu tenho pra mim, que a Arwen não é uma inútil como todos pensam, ela não aparece como uma gde personagem, mas fica meio que implicito, que ela é o gde estimulo para Aragorn enfrentar seus desafios e principalmente na Guerra do Anel, de aceitar sua descendencia e assumir suas responsabilidades a todos.
 
Eu gosto da Arwen.

Ela não é heróica, mas é bem lírica.
É interessante ver uma mulher (ok... elfa :roll: ) de mais de dois mil anos, esmagada pela autoridade do pai e pela sombra da avó.

Dá a impressão que ela nunca chegou a amadurecer. Eu acho que a culpa não foi de Aragorn, nem muito menos de Elrond.

Não podemos perder de vista que Arwen passou séculos em Lothlórien, onde Galadriel certamente era um padrão existencial impossível de ambicionar alcançar.

A própria Celebrian certamente não tinha como se sentir completamente adulta e poderosa, se sempre que pensava na própria mãe trombava com aquele monumento de feminilidade e poder que era Galadriel.

Temos que lembrar que Celebrian, a mãe de Arwen, foi raptada por orcs quando fazia uma viagem de Imladris a Lórien. Ela foi resgatada, mas abateu-se tanto (sabe lá o que fizeram com ela) que desistiu de viver na Terra-média e foi embora para o Oeste.

Acho que esse era um aspecto bem difícil para o amadurecimento dos elfos: os pais não envelheciam. Sempre que Celebrian, ou Arwen depois dela, precisasse bancar a matriarca ia parecer uma imitação ingênua e bobinha de Galadriel.

E o que se poderia esperar de Elrond? Que deixasse a filha sair atrás de Aragorn? Que deixasse a filha se casar com um rei mortal usurpado, que não tinha nem onde cair morto?

Arwen era bonita como um anoitecer... Uma coisa fugás que a gente sabe que não vai poder aproveitar por muito tempo. Ela foi a última donzela élfica na Terra-média, e é, em boa parte, através do sangue dela que os aspectos élficos (na mitologia tolkieniana) chegaram até os homens de hoje.
 
Shieldmaiden, Aragorn é que é o maior símbolo da esperança no legendário inteiro. Um dos nomes dele, Estel, quer dizer precisamente isso. E eu garanto pra vocês que isto (a esperança e o Aragorn como símbolo dela) está longe de ser uma questão secundária. Vou até escrever algo a respeito, se tiver um tempo hoje.

Não creio que a Arwen amasse menos o Aragorn, por qualquer motivo, e menos ainda que ela escolheu ser mortal porque tinha inveja da mortalidade. Ela lamentou muito separar-se do pai ("grievous among all chances in that age was the parting of Elrond and Arwen", Apêndice A (transcrito de memória, pode haver erros)), e dá bem para ver na passagem em que ela diz pro Aragorn que vai se tornar mortal para ficar do lado dele o quanto ela ansiava pelo Oeste: "Lá está a casa de toda a minha parentela". E não foi ela que esperou ele virar rei, foi o Elrond que proibiu o casamento antes que Aragorn se tornasse o rei dos Dúnedain.

Tb não acho que Arwen deveria consolar Aragorn quando ele morre. Ele está em paz quanto à própria morte, é o destino dele e ele aceita isso (e justamente porque ele tem esperança, acredita que existe alguma coisa mais: "we are not bound to the circles of the world, and beyond them there is more than memory"). É a Arwen que vai continuar vivendo, e sozinha...

E não esqueçam que a sociedade élfica era fortemente patriarcal. Nem a Galadriel, com todo o poder dela, era vista como superior ao marido (ela mesma respeitava o marido, por livre vontade). A Arwen não faria nada contra a vontade do pai porque é assim que a sociedade dela era, porque foi assim que ela foi educada e porque esses são os princípios dela (e esses princípios são dignos de respeito). A Lúthien foi uma exceção.

Agora, concordo quando dizem que Arwen não tem esperança. Esse é o motivo do desespero dela.

Quanto a se a Arwen é útil, eu acho que sim, e por dois motivos. Um é que através dela é mostrado de uma maneira muito contundente a diferença que pode fazer a esperança - a que Aragorn tem e ela não.

O segundo motivo é pessoal. Essa passagem do final da história de Aragorn e Arwen é uma das coisas mais bonitas que eu já li na minha vida. Eu gostaria menos do SdA se ela não estivesse presente.
 
Embora na campa de Tolkien e de sua mulher esteja escrito "Beren and Luthien" penso que devia estar "Aragorn and Arwen", porque o amor de Tolkien e Edith é semelhante ao de Aragorn e Arwen.
Quando Tolkien se apaixonou por sua mulher era ainda menor e tinha como tutor o padre Francis que o proibiu de namorar Edith até aos 21 anos, idade em que passaria a ser maior. Assim fez Tolkien esperou até aos 21 anos e casou com ela.
Aragorn tinha sido criado em Valfenda e tendo visto Elrond quase como um pai. Quando se apaixona por Arwen, Elrond so permite o namor quando este poder reclamar o que é seu.
Penso que as semelhanças entre as duas histórias são obvias e que se Arwen não casou antes com Aragorn foi pelo respeito que Aragorn tinha a Elrond.
Penso que uma pessoa que abdica de partir para um lugar que todos dissem se perfeito (Valinor) para ficar com o seu amor, não pode ser apenas uma aventureira a procura de novas emoções.
 
O destino dos homens com o sangue de Númenor, da linhagem de Elros, era uma mistério para o entendimento dos outros homens.
O Homem de Tolkien a todo momento questiona sua existência e com um complicador a mais em relação à nossa "existência real" aqui: eles conviviam com os elfos, que viveriam, literalmente, até o Final. Deveria ser realmente complexo ver um povo mais forte, mais sábio e que poderia viver e desfrutar da vida eternamente, sem questionar a "justiça divina" nisso.
Esse mesmo homem, com todo esse questionamento, vê um igual seu abdicando da sua vida de uma forma semelhante à dos elfos que definham tristes, simplesmente porque "sentiu que o Mundo não é mais seu lugar"... se nós pensarmos que alguém com a nossa maior estima possa fazer isso, talvez seja o suficiente pare entender a delicadeza dessa relação e a dor que tudo isso envolve.

Arwen era uma elfa, não-acostumada com o mundo dos homens, com o modo de pensar deles, nem mesmo entendia bem (como a maioria dos elfos e próprios homens, certamente) o Dom dado a eles por Ilúvatar. Ela amava Aragorn imensamente, e isso não é discutível. Ela abdica da segurança da vida no Continente Sagrado por amor, e não é de se espantar que ela não entenda que o seu marido, que se tranformou no motivo da sua existência, também abdique da própria vida, mas para deixá-la.
Só o que fica claro é que elfos e homens são incompatíveis psicologicamente; é fácil culpar o Aragorn por tê-la abandonado, apesar de eu não achar certo.

No final, eu acho que apesar de com o destino dos homens, ela definhou como uma elfa triste e morreu como Lúthien sem seu amor. E não há culpa nisso.
 
oq eu acho dela? Uma elfa gostosa pra kramba... :lol: brincadera
disseram ai pra tras q ela não deveria ficar sentada esperando, q devia correr atra do Aragorn, mas pensem bem; se ela se casasse com ele a vida do Aragorn seria bem diferente, ele não poderia, e talvez nem quisesse, sair a toda hora pra caçar orcs ou pra ajudar a salvar o mundo, alem disso a Arwen era uma motivação pra ele, pois se não conseguisse provar q era realmente um rei não se casaria com ela, e digo mais, Elrond foi bem esperto ao não permitir q Arwen não se casasse enquanto Aragorn não se tornasse rei; porque? ora, se Aragorn morresse na guerra contra Sauron, Arwen iria ficar muito down, então ela não poderia ir pra valinor pra descansar e ter pelo menos algum consolo, iria ficar ali naquela terra devastada pelo mal. Enfim, a melhor escolha, pelo menos tendo em vista a proposta anterior, foi a tomada por Elrond e aceita pelos noivos.
 
Maglor disse:
Esse mesmo homem, com todo esse questionamento, vê um igual seu abdicando da sua vida de uma forma semelhante à dos elfos que definham tristes, simplesmente porque "sentiu que o Mundo não é mais seu lugar"... se nós pensarmos que alguém com a nossa maior estima possa fazer isso, talvez seja o suficiente pare entender a delicadeza dessa relação e a dor que tudo isso envolve.
Mas os descendentes de Elros ainda tinham esse "dom"? O Contos dá a entender q foi perdido aos poucos em Númenor, com a corrupçao dos reis.

Agora, qto a Lúthien, axo o caso dela bastante interessante. Seu pai tb a proibiu de se casar com Beren enquanto ele nao cumprisse sua missao, mas ela sabia q ele precisava dela.Por isso, ela foi atras dele de qualquer maneira, era como se fosse predestinado... 8O
 
The Man,

Só uma observação (talvez impertinente)...

O dom é a morte. Simplesmente a morte, entendida como o dom de escapar dos círculos do Mundo. Não necessariamente a morte plácida e tranquila. Todos os humanos receberam (exceto um). A diferença é que os numenorianos (os bons numenorianos) sabiam aceitá-la como um dom e faziam como Aragorn fez.

Já os descendentes de Eärendil por parte de Elrond eram meio-elfos, e podiam escolher se iam receber o dom ou não.
 
Maglor disse:
Esse mesmo homem, com todo esse questionamento, vê um igual seu abdicando da sua vida de uma forma semelhante à dos elfos que definham tristes, simplesmente porque "sentiu que o Mundo não é mais seu lugar"... se nós pensarmos que alguém com a nossa maior estima possa fazer isso, talvez seja o suficiente pare entender a delicadeza dessa relação e a dor que tudo isso envolve.

Não entendi esta passagem Maglor, vc tá falando do Frodo? , ou eu que já tô bitolada?:roll:
Na verdade também gosto muito da Arwen, e acho q Tolkien poderia até ter incluído a história do seu amor por Aragorn dentro da história mesmo, sem ser nos apêndices, torna o personagem de Aragorn mais profundo, concordo que a morte de Aragorn foi um texo lindo, emocioante , com muito sentimento e profundidade, , e realmente a morte é triste pra quem fica e não pra quem vai, ela com um dia elfa, seria mais triste ainda, entender e aceitar a mortalidade realmente, viver esta situação é bem diferente do momento q ela desistiu da imortalidade, qdo ela só pensava na felicidade de viver ao lado do seu amor.
Sem falar q eu adoro o momento em que ela um joia pro Frodo, para q ele amenizasse seu sofrimento sempre q a tocasse, e ele foi no lugar dela pra Valinor.
 
The Man, alguns Dúnedain tinham esse dom sim. Aragorn além de ter esse dom era um homem "unfallen", que seria "não decaído". Quem conhece alguma coisa das Cartas talvez lembre desses termos. A essência dos homens não decaídos era que eles mantinham a esperança de que Deus ia emendar Arda no final e de que Ele amava Seus filhos. Os homens que tinham essa esperança (que é exatamente a Estel, que aparece como o nome do Aragorn e também é explicada no Athrabeth) aceitavam a morte com confiança, e entregavam as vidas de livre vontade; conscientes de que tinham de fato encerrado a sua missão em Arda e de que ela não era mais o lugar deles.

E taí, em meia dúzia de linhas, o que eu queria dizer sobre a esperança. Podia ter escrito mais, mas depois desse post do Maglor, já tá bom.

Lórien, o Tolkien gostava muito dessa parte do SdA. Ele disse que só não colocou isso no texto principal porque não achou um jeito de contar a cena do ponto de vista dos hobbits (um deles teria que ter sido testemunha, o que seria fora de cabimento). Do contrário ele teria colocado.
 
Tá, concordo que é bonito pro texto a historia do Aragorn e da arwen. Mas discordo quando disseram aí que o aragorn não entraria na guerra se a arwen não o tivesse esperando. E nem quando disseram que sem o amor da arwen ele não reclamaria o trono de gondor.

E lorien, onde se encaixaria a historia deles senao nos apendices?
 
OtoComeMocotó disse:
Tá, concordo que é bonito pro texto a historia do Aragorn e da arwen. Mas discordo quando disseram aí que o aragorn não entraria na guerra se a arwen não o tivesse esperando. E nem quando disseram que sem o amor da arwen ele não reclamaria o trono de gondor.

E lorien, onde se encaixaria a historia deles senao nos apendices?

E eu sei? Pergunta pra Swanchild! :mrgreen: brincadeira! é q eu não acho q tenho cacife pra responder isto. Interferir na Obra 8O
O q eu acho é q enquanto lemos OSDA a história deles fica meio obscura, troca de olhares, referências soltas, aí eles casam no fim. Só quando lemos o apêndices é q realmente entendemos o q se passou, e quem só lê os apêndices no fim (q não foi meu caso) fica boiando na história.
 
Bom primeiro gostaria de dizer que Arwen ao meu ver não é inútil, sua participação na história é equivalente ao de personagens como o velho Cevado, Magote e outros coadjuvantes na História que não tiveram uma atuação expressiva, porém eram nescessários ao enredo. Outro ponto é que não tem cabimento compararmos Luthien com Arwen, a não ser pela beleza das duas e de serem parentes distantes.
Acho que é mais fácil associar a personalidade de Luthien com a Julieta de Shaekspear(acho que é assim né?), enfim o que quero dizer é que não tem como comparar Luthien e Arwen uma vez que essas pertencem a periodos diferentes da historia de Arda, de um lado temos Luthien :grinlove: protagonizando ao lado de Beren o perido final das guerras decorrentes das Silmarills (reparem na diferença de grandezas das duas histórias - Silmarillion - o inimigo é Morgoth :twisted: x Senhor dos Anéis - Sauron :evil: ).
E por outro lado temos a Arwen :zzz: .... o tamanho da importância das duas está diretamente relacionada ao tamanho dos acontecimentos na vida de cada uma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo