1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Áreas Verdes da Terra Média

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lord Khamûl, 25 Jan 2008.

1. Lord Khamûl

Lord Khamûl Usuário

Áreas Verdes da Terra Média<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>

<o:p></o:p>
    Estive verificando e calculando os tamanhos das áreas verdes da Terra Média e cheguei aos seguintes resultados:
    Mirkwood: a maior floresta da Terra Média possui uma área aproximada de 165.600 km<SUP>2<o:p></o:p></SUP>
    Em outras palavras isso significa que Mirkwood é um pouco maior do que:
    <SUP>Ø </SUP>Suriname – 163.820 km<SUP>2;<o:p></o:p></SUP>
    Ø Tunísia – 163.610 km<SUP>2</SUP>
    Ø Estado do Acre – 152.581 km<SUP>2</SUP><o:p></o:p>
    Ø Estado do Amapá – 142.814 km<SUP>2</SUP>
    Ø Estado do Ceará – 148.825,6 km<SUP>2</SUP>
    Isso também significa que Mirkwood é a soma de 7,5 Estados do Sergipe, que por sua vez, possuem uma área de 21.910 km<SUP>2.</SUP>
    Lothlórien: é uma das menores florestas da Terra Média, até a Guerra do Anel. Mas, após a Batalha em Dol Goldur, ficou entre as maiores, pois tomou posse da Mirkwood meridional, se tornando então, Lothlórien Oriental.
    Sua área original é de 1900 km<SUP>2.</SUP><o:p></o:p>
    São necessárias 87 Lothlóriens para preencher Mirkwood.
    Fangorn: Uma das maiores da Terra Média. Possui uma área de 21.600 km<SUP>2.</SUP> São necessários 7,6 Fangorns para preencher Mirkwood.
    Floresta de Rhûn: Também uma das maiores da Terra Média com uma área de 22.400 km<SUP>2. </SUP>
    São necessários 7,4 Florestas de Rhûn para preencher Mirkwood.
    Floresta de Ered Luin Setentrional: Também uma das menores da Terra Média perfazendo uma área de 6.800 km<SUP>2. <o:p></o:p></SUP>
    Floresta de Ered Luin Meridional: Assim como a sua irmã do norte é uma das menores com uma área de 9.200 km<SUP>2.</SUP><o:p></o:p>
    Fazendo a soma de todas as áreas verdes calculas há um valor aproximado de 227.500 km<SUP>2.</SUP> Esta soma possuem uma área superior a de varias países como Belarus (Bielo-Rússia) tendo 207.600 km<SUP>2.</SUP><o:p></o:p>
    Também é um pouco maior que o Estado do Paraná que possui uma área de 199.314,9 km<SUP>2.</SUP><o:p></o:p>
    As áreas verdes da Terra Média possuem juntas um território equivalente a 2,672% do tamanho do Brasil e para os padrões de todos os habitantes da Terra Média é uma área considerável.
    Não foi levada em consideração às áreas da Mata dos Trolls e a pequena floresta de Druadan.

Espero que gostem...<o:p></o:p>

• Ótimo Ótimo x 4
  2. Sindar Princess

Sindar Princess Que deselegante...

sério, alberto...
    eu fico boba de ver seus cálculos...
    isso é demais! super inovador!
    nada como um geógrafo por aki!
    adorei!
    muito mesmo!
    quem sabe daki um tempo vc, e depois eu (pq já te contei isso) não nos tornemos mais uns devotos das obras de tolkien que levem esse amor às cadeiras acadêmicas?
    boa sorte, amigo!

3. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

1-MAIS UM ótimo tópico/post
    2-Esses números são da TE, certo?, Fangorn, ou mesmo as florestas de Ered Luin, eram muito maiores em eras anteriores. Foram devastadas por guerras, para madeiras (principalmente de Númenor), etc.
    3-Você já pensou em criar um Atlas da TM 2?

4. Uma ótima idéia criar um atlas!
    Aceite o desafio Belfalas!

5. Asca

Asca Usuário

Eu tenho que dar graças por ter um nolyon assim! :clap:
    Mandou bem, Alberto.
    Agora como o ônzimo perguntou: esses números estão cetos? Tipo, é como ele falou, antes essas áreas eram praticamente uma só. Fangorn ligava-se à floresta Velha se não me engano, acho que o Bárbavore fala isso quando referia-se as Entesposas... ou foi o Tom? :think:

6. Lord Khamûl

Lord Khamûl Usuário

Ainda não!

Isto não é problema, mas também é um problema.
    Eu preciso de diversos fatores dentre eles, juntar o máximo de fontes possíveis para deixar um trabalho muito bem estruturado com o mínimo de divergências possíveis. Mas isso de certo modo é fácil também.

Atualmente estou postando muitas mensagens e tópicos interessantes porque estou de férias. Na semana que vem já vou dar uma boa sumida...
    Já volto ao batente nos meus trampos...

Um grande fator que dificulta a mim, é o tempo. Posso ir pensando na proposta, mas quem sabe ela sai? Não é?:think:

7. Ao pensar em fazer o Atlas, Belfalas, eu também acho que assim que você terminá-lo deve divulga-lo para a Sociedade Tolkien, pelo que sei, não há nenhum trabalho assim feito, aliás, eu acho que a Valinor, (bem, até acho que eles trabalham bastante...) deve divulgar esses trabalhos e artigos de leitores como você que tem se esforçado em se deter em detalhes que fazem toda a diferença depois que a gente lê!
    Boa Sorte!

8. lukazjau

lukazjau Usuário

Sim, sim..faça o Atlas. Tenho certeza que se você se esforçar, irá ficar muito bom.
    Eu gostaria de ver um mapa de toda a TM, pois ainda não tive a oportunidade de ver um!!

E muito legal seus cálculos.
    Acho que é um tanto pequeno as partes de mata da TM na 3ª Era!!
    Devia ser muito maiores e mais bonitas as matas nas primeiras eras!!

9. Tuor

Tuor Usuário

Mas tipo, uau! Lothlórien ainda é muito menor que Luxemburgo, o microscópico país europeu com 2.586 km². Bem, relevando que a Terra-Média é a Europa, faz todo o sentido mesmo; Fangorn seria maior que El Salvador (21.041 km²); a Floresta de Rhûn seria bem menor que Belize (22.965 km²); a Floresta da Ered Luin Meridional seria um pouco menor que o Chipre (9.250 km²)... Bem interessante... :think:

O quê? Ficou perfeito! Meus parabéns.

10. CirdanDoOeste

CirdanDoOeste Lord sobre Mithlond

te controla Alberto!!
    ahsuiahsiaha
    bom topico tbm

11. Guilherme Thorikan

Guilherme Thorikan Eu?? Eu não sou um

Cara, Meus Parabéns Noavamente.

Seus tópicos são interessantissimos e muito bem feitos. As suas informações sobre a TM são simplesmente, espetaculares.

Continue assim, seus trabalhos são ótimos.

Uau, seria realmente legal um Atlas Total da TM. Muito interessante.
    O tempo é muito ruim mesmo, atrapalha de vez enquando. Mas, não suma totalmente, seus tópicos são bem instrutivos.

Um Grande Abraço e Boa Sorte.

12. Lord Khamûl

Lord Khamûl Usuário

Obrigado a todos vocês!!! Eu fico muito feliz de coração mesmo por ver que o que faço as outras pessoas gostam.

Parabéns a todos vocês e um grande abraço!!!!!

13. Meowth

Meowth Usuário

Interessantíssimo... parabéns djowww :D

Gostaria de te perguntar uma coisa, se for do seu conhecimento.
    Quantos km Bilbo e Frodo andaram em suas aventuras "O Hobbit e SDA" ?

14. Lord Khamûl

Lord Khamûl Usuário

É isso mesmo... as suas informações completam as que eu coloquei.
    A Terra Média se enquadra na Europa em várias aspectos fisico-geográfico e culturais também. Tolkien se inspirou bastante no mundo da Heartland (Europa) dentro de um conceito geopolítico enraizado principalmente na Germânia do século XIX.
    Claro que a T.M. não é igual a Europa na sua forma... é um fato.
    Agora o tamanho da T.M. é praticamente o mesmo da Europa Ocidental.
    Assim que eu puder vou calcular toda a extensão da Terra Média e depois sobrepor no Brasil e na Europa.

Agora, se você fizerem um levantamento antropológico dos povos africanos bem como de seus processos interativos homem-meio ambiente neste continente, várias coisas se assemelham.

Embora Tolkien vivesse pouco tempo na África Subsaariana ele teve a oportunidade de vivenciar costumes, maneiras, analisar comportamentos equivalentes à sua proposta de literatura que a posteriori se enquadram com as propostas setentrionais do continente acima, Europa.

15. Lord Khamûl

Lord Khamûl Usuário

Olha que sorte, porque este dado eu ja tinha feito a um bom tempo.

Bilbo Bolseiro viajou bastante também, só que menos que o seu herdeiro.
    Da Vila dos Hobbits até o monte Erebor são exatamente 1280 km.

Então, gastou no total 2560 km. É muito chão !!!!!

16. grlopez

grlopez Usuário

Belfalas Man Of The Year! Hehehehe

17. Peonia Cachopardo

Peonia Cachopardo Supercalifragilisticament e

Genial mesmo! Não tenho nem o que acrescentar...

Agora seria interessante saber a área total da TM, para podermos comparar com a Terra hoje e a atual disponibilidade de áreas verdes. Outro dado interessante, mas acho que impossível de ser calculado, seria o número total de habitantes e a densidade demográfica.
    Tá viajei... né!
    :lol::lol::lol:

18. Lew Morias

Lew Morias Luck is highly overrated

Belfalas, Parabéns! Como já disseram antes de mim, ótimo tópico e post!

Como você consegue calcular tão exatamente essas distâncias? Só através dos mapas e das informações contidas nos livros? :think:

É um trabalho fascinante. Haja paciência pra fazer um levantamento assim! Parabéns de novo!

19. Meowth

Meowth Usuário

Caramba ! É muita aventura !! e muita sorte também, mais sorte ainda do Frodo que não podia usar o anel pra se esconder !

Valeu pela informação Belfalas e parabéns pela pesquisa ! ;D

20. Gabriel Souza

Gabriel Souza Usuário

Muito legal, Belfalas_77, parabéns! Particularmente, foi curioso saber que Lothlórien é tão pequena em relação a Mirkwood.

Eita! Taí um negócio difícil de achar: a área da Terra-média. Me corrijam se eu estiver errado, mas a Terra-média é um continente que engloba todos os territórios conhecidos em SdA, mais o Harad, Umbar, Rhûn, Khand e alguns territórios desconhecidos a leste e a sul, certo? Então fica difícil saber essa área porque, até onde sei, Tolkien não foi explícito acerca dos limites meridionais e orientais da T-m.

Mas, se for pra falar da Terra-média que conhecemos (ou seja, o território que apareçe no mapa dos livros), me lembro de ter estimado uma área de um pouco mais de 4 milhões de quilômetros quadrados. Das terras que aparecem nos mapas do SdA, só não contei os Ermos do Norte e terras ao sul do Harnen.

Pode parecer muito em relação aos 220 mil km² calculados pelo Belfalas_77, mas não podemos esquecer que no final da Terceira Era tinham muitas terras devastadas, em Mordor, Terra Parda etc.

Compartilhar