• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Áreas Verdes da Terra Média

Lord Khamûl

Usuário
Áreas Verdes da Terra Média<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>

<o:p></o:p>
Estive verificando e calculando os tamanhos das áreas verdes da Terra Média e cheguei aos seguintes resultados:
<o:p></o:p>
Mirkwood: a maior floresta da Terra Média possui uma área aproximada de 165.600 km<SUP>2<o:p></o:p></SUP>
Em outras palavras isso significa que Mirkwood é um pouco maior do que:
<o:p></o:p>
<SUP>Ø </SUP>Suriname – 163.820 km<SUP>2;<o:p></o:p></SUP>
Ø Tunísia – 163.610 km<SUP>2</SUP>
Ø Estado do Acre – 152.581 km<SUP>2</SUP><o:p></o:p>
Ø Estado do Amapá – 142.814 km<SUP>2</SUP>
Ø Estado do Ceará – 148.825,6 km<SUP>2</SUP>
<o:p></o:p>
Isso também significa que Mirkwood é a soma de 7,5 Estados do Sergipe, que por sua vez, possuem uma área de 21.910 km<SUP>2.</SUP>
<o:p></o:p>
Lothlórien: é uma das menores florestas da Terra Média, até a Guerra do Anel. Mas, após a Batalha em Dol Goldur, ficou entre as maiores, pois tomou posse da Mirkwood meridional, se tornando então, Lothlórien Oriental.
Sua área original é de 1900 km<SUP>2.</SUP><o:p></o:p>
<o:p></o:p>
São necessárias 87 Lothlóriens para preencher Mirkwood.
<o:p></o:p>
Fangorn: Uma das maiores da Terra Média. Possui uma área de 21.600 km<SUP>2.</SUP> São necessários 7,6 Fangorns para preencher Mirkwood.
<o:p></o:p>
Floresta de Rhûn: Também uma das maiores da Terra Média com uma área de 22.400 km<SUP>2. </SUP>
São necessários 7,4 Florestas de Rhûn para preencher Mirkwood.
<o:p></o:p>
Floresta de Ered Luin Setentrional: Também uma das menores da Terra Média perfazendo uma área de 6.800 km<SUP>2. <o:p></o:p></SUP>
<o:p></o:p>
Floresta de Ered Luin Meridional: Assim como a sua irmã do norte é uma das menores com uma área de 9.200 km<SUP>2.</SUP><o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Fazendo a soma de todas as áreas verdes calculas há um valor aproximado de 227.500 km<SUP>2.</SUP> Esta soma possuem uma área superior a de varias países como Belarus (Bielo-Rússia) tendo 207.600 km<SUP>2.</SUP><o:p></o:p>
Também é um pouco maior que o Estado do Paraná que possui uma área de 199.314,9 km<SUP>2.</SUP><o:p></o:p>
As áreas verdes da Terra Média possuem juntas um território equivalente a 2,672% do tamanho do Brasil e para os padrões de todos os habitantes da Terra Média é uma área considerável.
Não foi levada em consideração às áreas da Mata dos Trolls e a pequena floresta de Druadan.

Espero que gostem...<o:p></o:p>
 
sério, alberto...
eu fico boba de ver seus cálculos...
isso é demais! super inovador!
nada como um geógrafo por aki!
adorei!
muito mesmo!
quem sabe daki um tempo vc, e depois eu (pq já te contei isso) não nos tornemos mais uns devotos das obras de tolkien que levem esse amor às cadeiras acadêmicas?
boa sorte, amigo!
 
1-MAIS UM ótimo tópico/post
2-Esses números são da TE, certo?, Fangorn, ou mesmo as florestas de Ered Luin, eram muito maiores em eras anteriores. Foram devastadas por guerras, para madeiras (principalmente de Númenor), etc.
3-Você já pensou em criar um Atlas da TM 2?
 
Eu tenho que dar graças por ter um nolyon assim! :clap:
Mandou bem, Alberto.
Agora como o ônzimo perguntou: esses números estão cetos? Tipo, é como ele falou, antes essas áreas eram praticamente uma só. Fangorn ligava-se à floresta Velha se não me engano, acho que o Bárbavore fala isso quando referia-se as Entesposas... ou foi o Tom? :think:
 
1-MAIS UM ótimo tópico/post
2-Esses números são da TE, certo?, Fangorn, ou mesmo as florestas de Ered Luin, eram muito maiores em eras anteriores. Foram devastadas por guerras, para madeiras (principalmente de Númenor), etc.
3-Você já pensou em criar um Atlas da TM 2?

Ainda não!

Uma ótima idéia criar um atlas!
Aceite o desafio Belfalas!

Isto não é problema, mas também é um problema.
Eu preciso de diversos fatores dentre eles, juntar o máximo de fontes possíveis para deixar um trabalho muito bem estruturado com o mínimo de divergências possíveis. Mas isso de certo modo é fácil também.

Atualmente estou postando muitas mensagens e tópicos interessantes porque estou de férias. Na semana que vem já vou dar uma boa sumida...
Já volto ao batente nos meus trampos...

Um grande fator que dificulta a mim, é o tempo. Posso ir pensando na proposta, mas quem sabe ela sai? Não é?:think:
 
Ao pensar em fazer o Atlas, Belfalas, eu também acho que assim que você terminá-lo deve divulga-lo para a Sociedade Tolkien, pelo que sei, não há nenhum trabalho assim feito, aliás, eu acho que a Valinor, (bem, até acho que eles trabalham bastante...) deve divulgar esses trabalhos e artigos de leitores como você que tem se esforçado em se deter em detalhes que fazem toda a diferença depois que a gente lê!
Boa Sorte!
 
Sim, sim..faça o Atlas. Tenho certeza que se você se esforçar, irá ficar muito bom.
Eu gostaria de ver um mapa de toda a TM, pois ainda não tive a oportunidade de ver um!!

E muito legal seus cálculos.
Acho que é um tanto pequeno as partes de mata da TM na 3ª Era!!
Devia ser muito maiores e mais bonitas as matas nas primeiras eras!!
 
Mas tipo, uau! Lothlórien ainda é muito menor que Luxemburgo, o microscópico país europeu com 2.586 km². Bem, relevando que a Terra-Média é a Europa, faz todo o sentido mesmo; Fangorn seria maior que El Salvador (21.041 km²); a Floresta de Rhûn seria bem menor que Belize (22.965 km²); a Floresta da Ered Luin Meridional seria um pouco menor que o Chipre (9.250 km²)... Bem interessante... :think:

belfalas_77 disse:
Espero que gostem...

O quê? Ficou perfeito! Meus parabéns.
 
Cara, Meus Parabéns Noavamente.

Seus tópicos são interessantissimos e muito bem feitos. As suas informações sobre a TM são simplesmente, espetaculares.

Continue assim, seus trabalhos são ótimos.

Uau, seria realmente legal um Atlas Total da TM. Muito interessante.
O tempo é muito ruim mesmo, atrapalha de vez enquando. Mas, não suma totalmente, seus tópicos são bem instrutivos.

Um Grande Abraço e Boa Sorte.
 
Obrigado a todos vocês!!! Eu fico muito feliz de coração mesmo por ver que o que faço as outras pessoas gostam.

Parabéns a todos vocês e um grande abraço!!!!!
 
Interessantíssimo... parabéns djowww :D

Gostaria de te perguntar uma coisa, se for do seu conhecimento.
Quantos km Bilbo e Frodo andaram em suas aventuras "O Hobbit e SDA" ?
 
Mas tipo, uau! Lothlórien ainda é muito menor que Luxemburgo, o microscópico país europeu com 2.586 km². Bem, relevando que a Terra-Média é a Europa, faz todo o sentido mesmo; Fangorn seria maior que El Salvador (21.041 km²); a Floresta de Rhûn seria bem menor que Belize (22.965 km²); a Floresta da Ered Luin Meridional seria um pouco menor que o Chipre (9.250 km²)... Bem interessante... :think:



O quê? Ficou perfeito! Meus parabéns.


É isso mesmo... as suas informações completam as que eu coloquei.
A Terra Média se enquadra na Europa em várias aspectos fisico-geográfico e culturais também. Tolkien se inspirou bastante no mundo da Heartland (Europa) dentro de um conceito geopolítico enraizado principalmente na Germânia do século XIX.
Claro que a T.M. não é igual a Europa na sua forma... é um fato.
Agora o tamanho da T.M. é praticamente o mesmo da Europa Ocidental.
Assim que eu puder vou calcular toda a extensão da Terra Média e depois sobrepor no Brasil e na Europa.

Agora, se você fizerem um levantamento antropológico dos povos africanos bem como de seus processos interativos homem-meio ambiente neste continente, várias coisas se assemelham.

Embora Tolkien vivesse pouco tempo na África Subsaariana ele teve a oportunidade de vivenciar costumes, maneiras, analisar comportamentos equivalentes à sua proposta de literatura que a posteriori se enquadram com as propostas setentrionais do continente acima, Europa.
 
Interessantíssimo... parabéns djowww :D

Gostaria de te perguntar uma coisa, se for do seu conhecimento.
Quantos km Bilbo e Frodo andaram em suas aventuras "O Hobbit e SDA" ?


Olha que sorte, porque este dado eu ja tinha feito a um bom tempo.

Bilbo Bolseiro viajou bastante também, só que menos que o seu herdeiro.
Da Vila dos Hobbits até o monte Erebor são exatamente 1280 km.

Então, gastou no total 2560 km. É muito chão !!!!!
 
Genial mesmo! Não tenho nem o que acrescentar...

Agora seria interessante saber a área total da TM, para podermos comparar com a Terra hoje e a atual disponibilidade de áreas verdes. Outro dado interessante, mas acho que impossível de ser calculado, seria o número total de habitantes e a densidade demográfica.
Tá viajei... né!
:lol::lol::lol:
 
Belfalas, Parabéns! Como já disseram antes de mim, ótimo tópico e post!

Como você consegue calcular tão exatamente essas distâncias? Só através dos mapas e das informações contidas nos livros? :think:

É um trabalho fascinante. Haja paciência pra fazer um levantamento assim! Parabéns de novo!
 
Olha que sorte, porque este dado eu ja tinha feito a um bom tempo.

Bilbo Bolseiro viajou bastante também, só que menos que o seu herdeiro.
Da Vila dos Hobbits até o monte Erebor são exatamente 1280 km.

Então, gastou no total 2560 km. É muito chão !!!!!

Caramba ! É muita aventura !! e muita sorte também, mais sorte ainda do Frodo que não podia usar o anel pra se esconder !

Valeu pela informação Belfalas e parabéns pela pesquisa ! ;D
 
Muito legal, Belfalas_77, parabéns! Particularmente, foi curioso saber que Lothlórien é tão pequena em relação a Mirkwood.


Genial mesmo! Não tenho nem o que acrescentar...

Agora seria interessante saber a área total da TM, para podermos comparar com a Terra hoje e a atual disponibilidade de áreas verdes. Outro dado interessante, mas acho que impossível de ser calculado, seria o número total de habitantes e a densidade demográfica.
Tá viajei... né!

Eita! Taí um negócio difícil de achar: a área da Terra-média. Me corrijam se eu estiver errado, mas a Terra-média é um continente que engloba todos os territórios conhecidos em SdA, mais o Harad, Umbar, Rhûn, Khand e alguns territórios desconhecidos a leste e a sul, certo? Então fica difícil saber essa área porque, até onde sei, Tolkien não foi explícito acerca dos limites meridionais e orientais da T-m.

Mas, se for pra falar da Terra-média que conhecemos (ou seja, o território que apareçe no mapa dos livros), me lembro de ter estimado uma área de um pouco mais de 4 milhões de quilômetros quadrados. Das terras que aparecem nos mapas do SdA, só não contei os Ermos do Norte e terras ao sul do Harnen.

Pode parecer muito em relação aos 220 mil km² calculados pelo Belfalas_77, mas não podemos esquecer que no final da Terceira Era tinham muitas terras devastadas, em Mordor, Terra Parda etc.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo