1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Aparências

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Tata, 8 Abr 2002.

  1. Tata

    Tata Usuário

    Oi gente!
    Eu estou aki de novo pra perguntar como era a aparência de Eru?E dos Ainur?E dos Valar?E dos outros q aparecem na origem do mundo?
    Obrigada!
    Tata :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
     
  2. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    Esse tópico é mais apropriado para OBRAS, então estou movendo esse para lá...
     
  3. bombadil

    bombadil FATHERLESS

    Pô... sei lá. Acredito que Eru tivesse forma humanóide, mas nem parecido com Elfos nem Homens.
    Os Valar e Maiar eram Ainur e têm fána (espírito) e hröa (vestes). As vestes seriam a aparência deles (Gandalf estava limitado com seu hröa na época da Guerra do Anel). Eles podiam assumir qualquer forma (sábios, velhos, jovens, ...). Provavelmente Eru tb, ou talvez Eru vivesse sempre "peladão", nunca usando hröa...

    Mas óia só. Quem pode te responder isso de forma muito mais convincente e explicativa é o Glaurung, o 1o dragão de Valinor. Logo logo ele sentirá o cheiro desse tópico...
     
  4. Dante Aqueronte

    Dante Aqueronte Usuário

    Ate´onde eu sei, Eru não tinha um corpo físico, isso fica claro no Silmarillion, só os Valar e os Maiar tinham.
     
  5. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Acredito que Eru não tenha tido em nenhum momento um corpo físico. Já os Valar é dito expressamente no Silmarillion que eles assumiam a forma dos filhos de Iluvatar ou outras formas, como se fossem vestimentas, para melhor interagir com a criação. Bem, abaixo segue uma breve descrição dos Valar em suas aparências, fana, mais comuns:

    Ëste - a única descrição sua que eu encontrei no Silmarillion é de que sua fana traja vestimentas cinzentas

    Irmo - A fana de Irmo é vestida de um azul-floresta profundo, como a cor das árvores ao luar. Sua forma alta e flexível e sua maneiras gentis demostram sua paz interior, mas o fogo do desejo sempre queima como uma chama especial em seus olhos.

    Manwë - A fana de Manwë é a de um sábio, barbado, com cabelos brancos, um lorde com pele clara e olhos azul-céu. Vestido em azul, ele parece em cada pedaço ser o Rei. O brilho puro das estrelas brilhava no fundo de seus olhos, dando um olhar brilhante.

    Melkor - Em nenhum momento é descrito (até onde eu saiba), mas presume-se que tenha tido uma aparência esplendorosa que foi gradativamente deteriorada conforme ele caiu na escuridão.

    Mandos - A fana de Námo veste uma aparência de melancolia. Um manto negro adorna sua forma escolhida: alta, angular, corpo pálido sem cabelo, puntuado com dois olhos profundamente negros.

    Nessa - A fana de Nessa é uma ágil e cheia de graça jovem mulher com cabelos vermelho-alaranjados de fogo e olhos tão verdes como os tapetes sobre os quais dança.

    Nienna - O fana de Niena ilustra sua função: pálida, com olhos vermelhos, com uma face avermelhada marcada por lágrimas sem fim, ela caminha lentamente. Existe força em seus olhos úmidos, entretanto, pois ele é forte o suficiente para ter piedade e perdoar virtualmente qualquer transgressão pela qual um arrependimento for oferecido.

    Örome - A fana de Oromë é bela e forte de constituição. Com cabelos prateados e vestido numa capa branca, ele se parece com um furacão pálido quando cavalga através da vastidões selvagens banhadas pelas luz da lua.

    Tulkas - A fana de Tulkas possui cabelo dourado, barba dourada, e uma compleição avermelhada e alegre. Sua risada profunda e contente e seus olhos que vivem se movendo fazem dele uma visão gentil.

    Ulmo - Quando Ulmo reveste-se de um corpo, o que raramente faz, ele é terrível, como uma onda enorme que caminha para a terra, com um elmo escuro como uma crista de onda e armadura de prata e tons profundos de verde. A voz de Ulmo é profunda como as profundezas do oceano que apenas ele viu.

    Vairë - A fana de Vairë é de um púrpura profundo de linhas sóbrias, que dá um ar de autoridade à sua funçao.

    Vána - A fana de Vána é a de uma mulher selvagemente bonita e imprevisível. Brilhante e graciosa, ela evita coisas materiais e permanece sempre jovem.

    Varda - A fana preferida de Varda brilha em branco, como a neve brilhante no topo das montanhas. Estonteantemente bela, está além de comparação.

    Yavanna - A fana de Yavanna é uma bela figura coberta de uma vestimenta rica de verde profundo, e sua aura brilha como uma fruta nova ao sol do meio-dia. Ocasionalmente, ela favorece uma grande árvore que cresce até o Céu.
     
  6. .Gabil-Nala.

    .Gabil-Nala. Bloody member

    Acho que eru propriamente dito não era alguem com corpo e tal, mas sim uma luz, uma entidade.....Deus mesmo.....Agora quanto os valar e os maiar é facil se ter uma boa visualização deles, é só imaginar os deuses greco-romanos, porque se voce pegar a capa dos contos inacabados o Ulmo é igualzinho o Posseidon ou Netuno.... Assim como Manwe pode ser comparado com Zeus e por ai vai......acho que a descrição desses seres superiores são meu nebulosas, mesma que usadas palavras bem colocadas fica meio complicado, pelo menos pra mim, construir a imagem de todo o esplendor desses seres...
     
  7. Glaurung

    Glaurung Usuário

    Não podemos adotar os desenhos (mesmo dos especialistas) como a visão real da obra. A maioria dos desenhistas faz muita "cagada" mesmo.
    Cansei de ver Glaurung o Dourado pintado de verde ou de outras cores ainda piores! .... :roll:

    Nem os desenhistas entram em consenso sobre as formas dos personagens, alguns desenham Balrogs alados, outros, Balrogs sem asas.

    A capa do Contos mesmo tem um erro GROCEIRO. Tuor está com cabelo preto E ELE ERA LOIRO. :?

    Eu já vi desenhos de Ulmo onde ele tinha cara de PEIXE. :lol:

    Bom, quanto as formas assumidas pelos Valar e Maiar é dito que eles assumiram as formas semelhantes aos primogênitos de Iluvatar (os elfos). :?

    Os Istari assumiram a aparência de homens, mas bem velhos. 8)

    Melkor e Sauron assumiram VÁRIAS FORMAS, algumas bonitas, outras feias....heehee :D

    Os Balrogs devem ter assumido formas terríveis, de criaturas bem assustadoras, acredito eu. :x

    Ungoliant assumiu a forma de uma aranha gigante. :o

    Bom, acho que é isso. :wink:
     
  8. Gildor

    Gildor Usuário

    Glaurung, alem de todas essas liberdades artísticas que você citou, tem uma que eu quero lembrar: os desenhistas sempre exageram na estatura dos Valar. Na minha cabeça, eles não deveriam ser tão gigantes como eram desenhados, e sim apenas um pouco maiores que os homens normais. Eu sempre imaginei (desculpem os puristas) que eles tinham perto do tamanho que o Sauron do filme tinha.

    Veja por exemplo a célebre luta de Fingolfin com Morgoth. Se ele fosse tão gigante como algumas figuras mostram, ele não ia conseguir pisar no pescoço do elfo, e sim no corpo dele inteiro, oras 8)
     
  9. Glaurung

    Glaurung Usuário

    Concordo com você Gildor, também acho que as formas assumidas pelos Valar e Maiar seriam apenas um pouco maiores que os filhos de Iluvatar.

    Só acrescentadando:
    Os Valar e Maiar eram descritos com os mais majestosos, mas os elfos eram os mais belos. Agora imaginem só a Luthien, que representa a união do majestoso e do belo. Não é a toa que até o Morgoth caiu em seus encantos...hehehehe :lol:
     
  10. Linda Sacola

    Linda Sacola Usuário

    hahahahaha...
    Concordo. e é sempre dificil de imaginar a Luthien, imaginem desenhar.
    O q eu acho é q os valar tinham formas celestiais ainda mais belos do q os elfos, Varda era a coisa mais bela q já existiu na face da terra e mesmo assim, tem alguns desenhos horrendos dela.

    Tbm concordo com a estatura dos valar eles são grandes demais em alguns desenhos, tbm sempre imaginei-os mais ou menos do mesmo tamanho do filme.
     
  11. Niniel Turambar

    Niniel Turambar Usuário

    Engraçado, sempre imaginei os Valar gigantescos, como o Ulmo na capa dos Contos;
    Eu sei que é exagerado, mas desde a primeira vez q li Sima eu só consegui imaginar os Valar desse jeito :lol:
    Galahan, valeu pela descriçao dos Valar, foi de grande ajuda pra mim, sempre tenho dificuldade em lembrar das caracteristicas fisicas de cada personagem :P
     
  12. Tonho Hammond

    Tonho Hammond Molusco

    oi

    Eu concordo qnd o assunto é estatura dos Valar e Maiar, tbm acho que eles deveriam ter uma altura muito semelhante a dos primogênitos, a grande batalha de fingolfin é um exemplo.
    Mas eu tbm acho que qnd Ulmo se mostrou a Tuor ele quis parecer mais e mais imponente, então acho que adotou uma forma maior, masi agigantada, tipo aquela que é vista na capa do Contos, mas menor com toda certeza.
    Se Lúthien era bela? imagine entào a Lúthien usando o Nauglimír com a Silmarill do Beren?
    que isso... sensacional !! :D

    valeu, nhotö batünrë, que ainda acha que o fingolfin só perdeu pro Melkor pq tropeçou...
     
  13. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Me parece que Tolkien afirmou exatamente isto em uma de suas cartas. Morgoth não passaria de dois metros e pouco.
     
  14. .Gabil-Nala.

    .Gabil-Nala. Bloody member

    Com certeza concordo com voces que na MAIORIA das vezes os valar e os maiar não tinham estaturas gigantescas, acho que cerca de 2,5 metros mais ou menos é uma altura apropriada, sei lá,,,,,
    É glaurung, esse erro da cor do cabelo do Tuor eu to ligado, mas é que nem falei porque o assunto era a aparencia dos valar, e pode falar o que for mas o desenho de ulmo na capa dos contos é MARAVILHOSO, gigantão mesmo daquele jeito.....
    Mas se formos analisar por ai os deuses grego-romanos tambem tinham essa caracteristica de se "parecerem" com os mortais, porem um pouco maiores, mais belos, majestosos e imponentes,,,,,
    Eu não tenho duvida de que Tolkien se inspirou quas que 100% na mitologia grega para criar a imagem dos valar: o senhor dos deuses, o deus das aguas, o deus do destino, a deusa da natureza,,,,e por ai vai....
     
  15. Ah-oi
    já te responderam
     
  16. Dagorlad

    Dagorlad Usuário

    acho que Eru tinha a forma da musica.

    bonito nao? :lol: :lol:
     
  17. Nunis

    Nunis Steve Young

    Os maiar e os valar poderiam assumir qualquer forma que quisessem. Se eles quisessem andar por aí como uns palhaço eles podiam, ou até mesmo invisíveis eles podiam. Eu gosto de imaginar que eles tem uma forma a cada instante e nunca iguais. E quanto a altura acho que para Morgoth ser grandão mesmo já que ele podia escolher como seria seu corpo. Eu acho que a altura do Fingolfin tava errada. Eu gosto de imaginar os elfos grandes mesmos. Galadriel tinha dois metros, por exemplo, imagina Fingolfin que foi o ELFO.
     
  18. Tata

    Tata Usuário

    Muito obrigado gente!
    Galahan, você foi sensacional nas suas descrições, ajudou muuuiiiiittto, brigadão.
    Obrigado a todos que falaram da estatura, das vestes,de tudo!
    Vocês são muito legais!
    Valeu mesmo!
    Eu peguei o resumo do Silma. na Dúvendor e adorei! Quando eu arranjar mais dinheiro, vou comprar o livro, parece muito bom!
    Brigado meeeesmooooo!
    Tata :D :)
     
  19. bombadil

    bombadil FATHERLESS

    Agora me veio uma dúvida sobre estatura dos Valar. Quando li o Silma, reparei que em uma das batalhas (se não estou enganado, na guerra da Ira?) Melkor inchou como quem está querendo mostrar todo seu poder, logo teria ficado gigantesco de forma a ser um gigante.
    Seria esta informação verdadeira? Ou é puramente confusão mental?
     
  20. Glaurung

    Glaurung Usuário

    Tolkien sempre gostou do efeito "crescimento instantâneo".

    Gandalf pareceu CRESCER para Bilbo no SDA quando tentava persuadi-lo a deixar o anel. Aragorn também pareceu crescer quando se encotrou com os Hobbits.
    Bom, acho que no comecinho do Silmarillion, logo no início de Arda, Morgoth assumiu a forma de um vulcão (ou seja, era bem grandinho...heheh)

    Acredito que só podemos especular sobre isso......who knows?....
    Mas é fato que Morgoth mudou de formas várias vezes.
     

Compartilhar