• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Anulação do leilão da Vale!

  • Criador do tópico Fafa
  • Data de Criação
Um dos principais argumentos para a privatização da Vale é que o governo não teria como investir o que foi necessário para a empresa crescer. Isso é um tanto quanto esquisito. O BNDES investe milhões na Vale.

Eu adoro falácias.

investe na vale? ou, como banco que é, EMPRESTA dinheiro à Vale, como faz para QUALQUER empreendimento de porte, com juros, spread de risco, prazos de pagamento e sansões contratuais no caso de não cumprimento?

Na mão do governo, servia de cabide de emprego, e caso não se cumprisse alguma meta.. azar. E o dinheiro continuava a descer pelo ralo.

Uma empresa que valia 5bi e em poucos anos de privatizada vale 100. E o mais engraçado é que este exemplo ocorreu com a CSN e com TODA E QUALQUER outra empresa que fi privatizada.

Controle de assets estratégicos? Balela. o Chavez está aío para provar que, caso seja necessário, não é um contrato no papel que vai imedir o estado de tomar o controle, se necessário, em uma crise. Ou alguém aqui acha que a Vale iria empacotar o complexo mineralogico de Carajás e embarcar ele por algum de seus portos?

Por falar em ortos, a vale construiu portos e ferrovias, que seriam de obrigação do ESTADO, e que hoje são vitais para comida e remédios chegarem a comunidades antes totamente abandonadas a propria sorte pelo governo federal? Vai ver o que pensam do lula lá. Se tirarem a vale destas pessoas, muitas vão é mandar o lula lá praquele lugar.
 
Ainda acredito no estado Liberal, ou pelo menos em parte da teoria.

Concordo com o Radaga! Que bom que temos pessoas que pensam não em um nacionalismo utopico, onde o brasil é um muro perante "inimigos", mas sim que somos e fazemos parte - ou no minimo deveriamos fazer parte - da rota de comercio internacional, onde pode se perder muito, mas tambem pode-se melhorar muito se souber e respeitar as regras do jogo.

O problema brasileiro é que o poder economico não respeita nacionalidade. Num país onde tudo é mais burocratico e tributado, por que investir ou porque tornar este pais como base de operação de qualquer natureza? Daí vem uma pergunta que encerra toda a cultura brasileira: vamos impor ao poder economico a prisão legal que tem sito tradicional em nosso país ou iremos nos modificar para fazer desse país um campo de desenvolvimento e atração do poder privado?

Fico triste por ter sido - temporariamente - anulado. Representaria um sinal positivo de crescimento e responsabilidade de nosso país... Agora podemos criar o bolão: qual sai primeiro: as rodovias federais "queijo suíço" ou a Vale "tudo".
 
Uma coisa q vi agora e ninguém nunca noticiou

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u41148.shtml

O governo vendeu 31,5% doq tinha na Vale em 2002. Ou seja, qdo dizem q vendeu 3.5bi em 97 noticiam como se tivesse vendido toda empresa.

Aí o governo esperou a ação subir pra caramba pra vender mais depois. Esses 31,5% foi, em sua quase totalidade vendido pra pessoas que queriam investir 25% do seu FGTS em ações. A procura foi tão grande que muita gente não conseguiu comprar oq queria.

Deviam incluir esse valor aí na conta.

**********

Algumas informações úteis

Composição acionária da CVRD
#
Litel/Litela (Previ) com 58,1%

# Bradespar com 17,4%

# Mitsui com 15,0%

# BNDESpar com 9,5%

# Elétron (Opportunity) com 0,02%
Meio desatualizado mas... fonte é o próprio Bradespar
 
Última edição:
Dois posts seguidos mas teve alguns dados a mais pra adicionas. Dados/Dúvidas.

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) foi criada pelo Governo Federal em 1º de junho de 1942 e privatizada em 7 de maio de 1997, quando o Consórcio Brasil, liderado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), venceu o leilão realizado na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, adquirindo 41,73% das ações ordinárias do Governo Federal por US$ 3,338 bilhões.

Fonte: CVRD

Vale dizer que embora fosse 41,73% das ações ordinárias(ON) eram APENAS 27% do capital da empresa, que pra quem não entende nada de economia é compostas de ações ON e PN

ON = Ordinárias - tem direito a voto mas ganham os dividendos depois
PN = Preferenciais - tem preferencia na distribuição de dividendos mas não tem direito a voto.

Ou seja 27% da Vale = US$ 3.38 bi. É bem melhor doq eu imaginava antes.

Qdo compara o valor de 3.5 bi de DÓLARES pagos por parte da Vale em 97 com os 100bi DE REAIS que vale toda ela hoje pq ninguém adiciona nessa conta os 36 bi pagos à INCO, 3 bi pagos a MBR, 1.3 bi pagos a AMCI Holdings, os valores pagos pela compra da FCA, da FERTECO, da CAEMI, SAMARCO e muitas outras empresas que o Grupo Vale comprou? A grana gasta pra comprar isso é responsável por grande parte do aumento do valor da empresa.

Qdo se compara os valores de 27% (oq o governo vendeu) com 100% hoje, pq não dizem que em 2005 e 2006 o preço do minério subiu 123%, possibilitando um crescimento absurdo da companhia nesses 2 anos. Quem acompanha ação da vale sabe q só esse ano ela já subiu mais de 60%.
 
Última edição:
Eu adoro falácias.

investe na vale? ou, como banco que é, EMPRESTA dinheiro à Vale, como faz para QUALQUER empreendimento de porte, com juros, spread de risco, prazos de pagamento e sansões contratuais no caso de não cumprimento?

Falácia é dizer que o BNDES funciona como qualquer banco. Obviamente não. O BNDES investe em empresas financiando-as. As condições de tais financiamentos são bastante diversas das de outros bancos.

Não é necessário ir além do significado da sigla para ver isso: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Mas o texto sob o título de "missão" no site também é bastante claro:

BNDES disse:
O BNDES é um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país. Desta ação resultam a melhoria da competitividade da economia brasileira e a elevação da qualidade de vida da sua população.
Fonte: http://www.bndes.gov.br/empresa/default.asp

Podemos comparar com a "missão" do Bradesco, por exemplo:

Bradesco disse:
Our principal objective is to consolidate our position as the leading private full service financial institution in the Brazilian market, increasing our profitability, maximizing our shareholders’ value and generating an above-average return in comparison with other Brazilian financial institutions.
Fonte: http://www.bradesco.com.br/ri/eng/

Na mão do governo, servia de cabide de emprego, e caso não se cumprisse alguma meta.. azar. E o dinheiro continuava a descer pelo ralo.

Isso também é besteira: A Vale sempre deu lucro.

Estatais e órgãos públicos, apesar de toda a propaganda na contra-mão, não são locais de ócio e bagunça. Está aí o exemplo da Petrobras, e de diversas outras estatais, algumas já citadas nesse tópico.

Uma empresa que valia 5bi e em poucos anos de privatizada vale 100. E o mais engraçado é que este exemplo ocorreu com a CSN e com TODA E QUALQUER outra empresa que fi privatizada.

Eu já apresentei dados que desmentem essa afirmação. E já foi discutido que o lucro não deve ser o objetivo máximo de uma empresa estatal.

Controle de assets estratégicos? Balela. o Chavez está aío para provar que, caso seja necessário, não é um contrato no papel que vai imedir o estado de tomar o controle, se necessário, em uma crise. Ou alguém aqui acha que a Vale iria empacotar o complexo mineralogico de Carajás e embarcar ele por algum de seus portos?

Então você é contra a re-estatização através da justiça, baseada nas inúmeras fraudes e problemas da venda, mas não vê problemas se for uma decisão do Estado?

]Por falar em ortos, a vale construiu portos e ferrovias, que seriam de obrigação do ESTADO, e que hoje são vitais para comida e remédios chegarem a comunidades antes totamente abandonadas a propria sorte pelo governo federal? Vai ver o que pensam do lula lá. Se tirarem a vale destas pessoas, muitas vão é mandar o lula lá praquele lugar.

Claro, a construção de infra-estrutura da Vale só começou depois da privatização. :lol:

Ainda acredito no estado Liberal, ou pelo menos em parte da teoria.

Em qual parte?

Concordo com o Radaga! Que bom que temos pessoas que pensam não em um nacionalismo utopico, onde o brasil é um muro perante "inimigos", mas sim que somos e fazemos parte - ou no minimo deveriamos fazer parte - da rota de comercio internacional, onde pode se perder muito, mas tambem pode-se melhorar muito se souber e respeitar as regras do jogo.

Sou eu o "nacionalista utópico"? :lol:

"Regras do jogo" que não fazem sentido e são prejudiciais para a maior parte da população, não só brasileira, mas mundial.

O engraçado dessa história toda é que a campanha de re-estatização da Vale é fundamentada em ações judiciais, que estão plenamente inseridas nas "regras do jogo".

O problema brasileiro é que o poder economico não respeita nacionalidade. Num país onde tudo é mais burocratico e tributado, por que investir ou porque tornar este pais como base de operação de qualquer natureza? Daí vem uma pergunta que encerra toda a cultura brasileira: vamos impor ao poder economico a prisão legal que tem sito tradicional em nosso país ou iremos nos modificar para fazer desse país um campo de desenvolvimento e atração do poder privado?

Caramba, essa parte é tão ruim que fica difícil tecer comentários.

Parace que ultimamente a moda é reclamar dos impostos e tamanho do Estado no Brasil. Obviamente isso faz parte do neoliberalismo, mas parece que a moda está se popularizando. Acho que um bom caminho para ver como isso não faz sentido é olhar para a Suécia.

Bom seria o tempo quando o Brasil fosse de fato o local da "prisão legal do poder econômico" e não do capitalismo sem risco.

Fico triste por ter sido - temporariamente - anulado. Representaria um sinal positivo de crescimento e responsabilidade de nosso país... Agora podemos criar o bolão: qual sai primeiro: as rodovias federais "queijo suíço" ou a Vale "tudo".

O que foi temporariamente anulado?

Crescimento e esse tipo de responsabilidade, como eu já disse aqui, só fazem sentido com justiça social e redução da desigualdade.

Qdo se compara os valores de 27% (oq o governo vendeu) com 100% hoje, pq não dizem que em 2005 e 2006 o preço do minério subiu 123%, possibilitando um crescimento absurdo da companhia nesses 2 anos. Quem acompanha ação da vale sabe q só esse ano ela já subiu mais de 60%.

Eu já li isso em vários locais. Muito mais do que o aumento do valor da companhia, o que motiva esse plebiscito popular são as fraudes e problemas que ocorreram na época da privatização da empresa.
 
Não existe nenhuma fraude comprovada, se existisse o processo já teria sido revertido. Oq existe são alguns indícios de possibilidade de fraudes. Indícios estes que a justiça aceitou olhar.

Veja bem, não houve nenhuma decisão favorável. Houve apenas um prosseguimento nas ações. Não é como se o juiz tivesse dito que era culpado em 1a instancia e agora só restasse recorrer não.

De qq forma, espero Paulo q depois destes argumentos vc já critique os argumentos de q a vale foi vendida por 3 bi e hoje vale 100, pq é um argumento idiota para idiotas.
 
Não existe nenhuma fraude comprovada, se existisse o processo já teria sido revertido. Oq existe são alguns indícios de possibilidade de fraudes. Indícios estes que a justiça aceitou olhar.

Veja bem, não houve nenhuma decisão favorável. Houve apenas um prosseguimento nas ações. Não é como se o juiz tivesse dito que era culpado em 1a instancia e agora só restasse recorrer não.

Mas ninguém disse o contrário. Existem indícios de (várias) fraudes, e estes serão investigados. Não querer investigar, baseado em argumentos idiotas como "respeito ao capital", que é estranho.

A questão que eu estou tentando levantar aqui vai muito além da venda da Vale: o principal é rever todas as privatizações que ocorreram na década de noventa e examinar o conceito de privatização através de uma perspectiva mais global.

De qq forma, espero Paulo q depois destes argumentos vc já critique os argumentos de q a vale foi vendida por 3 bi e hoje vale 100, pq é um argumento idiota para idiotas.

Como eu disse antes, não vejo esse como o principal argumento para o plebiscito. Não acho que seja um bom argumento e não tenho visto como o principal argumento utilizado nas campanhas.

Na verdade, isso aparece muito mais nos grandes jornais do que na mídia alternativa e na organização da campanha. Parece que a idéia é mostrar o plebiscito como apoiado somente nisso, e desviar o foco das inúmeras irregularidades que ocorreram na venda da estatal.
 
Acho o modelo adotado pela Petrobrás e por algumas estatais de eletricidade como a Cemig algo interessante, já que o governo (federal ou estadual) só controla 51% das ações ordinárias destas, ou pouco mais de 25% das ações totais. Assim o estado continua com um controle estratégico sobre essas áreas e o investidor privado cobra eficiência da empresa.
 
Acho o modelo adotado pela Petrobrás e por algumas estatais de eletricidade como a Cemig algo interessante, já que o governo (federal ou estadual) só controla 51% das ações ordinárias destas, ou pouco mais de 25% das ações totais. Assim o estado continua com um controle estratégico sobre essas áreas e o investidor privado cobra eficiência da empresa.
Não funciona mto bem. Digo, é melhor do que nada, mas a idéia é do controle sair das mãos do Estado.
 
Não existe nenhuma fraude comprovada, se existisse o processo já teria sido revertido. Oq existe são alguns indícios de possibilidade de fraudes. Indícios estes que a justiça aceitou olhar.

Veja bem, não houve nenhuma decisão favorável. Houve apenas um prosseguimento nas ações. Não é como se o juiz tivesse dito que era culpado em 1a instancia e agora só restasse recorrer não.

De qq forma, espero Paulo q depois destes argumentos vc já critique os argumentos de q a vale foi vendida por 3 bi e hoje vale 100, pq é um argumento idiota para idiotas.

Na verdade já existem decisões de primeira instância.
 
Eu já votei na urna que tinha na minha faculdade, e passei a ideia adiante.
O problema foi a falta de divulgação desse plebiscito... Mas enfim,
cara... A vale NÃO pode ser do capital privado porque ela engloba fronteiras estatais, isso é proibido! Fora que, o Bradesco patrocinou a vale, e justamente o bradesco a comprou! E isso tambem é proibido...
Então, acho que a Vale é do povo brasileiro e deve sim ser estatizada.

EDIT: Não tinha lido os posts anteriores, só o primeiro que já tinha visto na pagina da 'vale é nossa', então perdoem se eu postei coisas das quais já foram mencionadas =X
 
www.forumcamelot.com


Vamos dar ao Eru um gostinho do seu próprio remédio. :devil:
"Para que essa agressão gratuita, Bruce? Será para satisfazer seu ego? Lembra quem te acolheu no Ano Novo quando os seus "amigos" te abandonaram? E quem fala besteira tem que estar disposto a ouvir também, então tenha a hombridade, a honra de postar num lugar onde o Eru possa responder mas, pelo jeito, esses conceitos o senhor desconhece.

E voltando ao assunto, tá, reestatiza. E os investimentos feitos por aqueles que compraram a empresa? As aquisições de outras empresas, as construções de ferrovias e portos, o governo irá reembolsar eles? Irá reembolsar os bilhões pagos pela Vale para assumir a INco? Se não pagar, isso deixa de ser reestatização e passa a ser roubo. O Evo Morales tomar as usinas da Petrobrás é errado mas a gente tomar a Vale é certo?

Alguém levou em consideração que a Vale hoje rende mais em impostos do que rendia em dividendos.
 
Na verdade existe um topico la sobre a vale sim, mas como eu fiz leitura dinamica tanto aqui como la, vou so comentar algo que li num post do Bruce por alto, onde ele comenta que se a Petrobras fosse privada seria uma empresa melhor...

Olha, se seria pior eu ja não sei, mas melhor é dificil, já que ela já é a melhor empresa de exploração de refinados em varios areas de investimento e pesquisa tecnologica. Ela é a maior em exploração maritima por exemplo.
 
Falácia é dizer que o BNDES funciona como qualquer banco. Obviamente não. O BNDES investe em empresas financiando-as. As condições de tais financiamentos são bastante diversas das de outros bancos.

Sim, ele empresta dinheiro em condições favoráves para quem investe em INFRA ESTRUTURA e empresas que gerem divisas em moeda estrangeira para o brasil.

Isso não é investir. Investir é participar de um negócio visando obter rendimentos à posteiori, mediante a compra de ações.

Então você é contra a re-estatização através da justiça, baseada nas inúmeras fraudes e problemas da venda, mas não vê problemas se for uma decisão do Estado?

Na verdade, acredito que se as ruas fossem privatizadas, seriam limpas.

O Estado não deve controlar empresas, por que não dá para ter-se perfeita transparência de seus negócios, o que torna-as uma porta para a evasão de divisas e coisas assim.

O Estado deve arrecadar dinheiro mediante a cobrança de impostos e com esta arrecadação, garantir: saúde, educação, segurança e defesa Secundariamente, infra-estrutura básica de saneamento urbano e limpeza também seriam de competência do Estado, porém apenas como contratante de empresas licitadas e terceirizadas. Com licitações locais e transparentes, bem entendido.

Infra-estrutura, serviços, exploração de recursos naturais, indústria e tudo o mais têm que ser privadas.

Quanto MENOS o estado controlar, MENOS chances para desvio de verbas, menos ineficiência e menos burocracia.

Ou seja, todos ganham, menos a cúpula podre da política.

Quanto a empresas estatais darem lucro, nao nego, algumas funcionam razoavelmente bem por explorarem recursos valiosos, terem monopólio e serem menos apodrecidas internamente pelos políticos.

A grande questão não é gerar lucro. Ao fim do ano, R$1,00 no caixa depois das contas pagas é lucro.

A meta é gerar retorno compatível com o tipo de empreendimento, seja por meio de LUCRO (dinheiro aos acionistas) seja por meio de Agregação de Valor (reinvestimentos em sua infra estrutura e cadeia produtiva). Isso, NENHUMA estatal faz a contento. TODAS, efetivamente TODAS, após privatizadas, aumentaram sua eficiência e produtividade, e consequentemente, refletiram positivamente no PIB nacional, e foram capitais para a tão comemorada arrecadação recorde dos impostos que este país execrável cobra.

A Petrobrás, menina dos olhos dos comunas de plantão, caso fosse privatizada, nao sofreria o revéz que sofreu no Governo Mula, quando teve seu quadro de funcionários inchado em 16%, e seus servicops tercerizados aumentados em 33%, o que fez com que perdesse o primeiro lugra em "empresa mais rentável do país" adivinhem para quem? Vale um doce pra quem adivinhar.

Eu, por mim, nao pagaria nem um centavo, se pudesse, de imposto, uma vez que o estado nao cumpre a parte dele no Contrato Social (saúde, segurança e educação jogadas na pocilga) eu nao vejo porque hei de cumprir a minha.
 
"Para que essa agressão gratuita, Bruce? Será para satisfazer seu ego? Lembra quem te acolheu no Ano Novo quando os seus "amigos" te abandonaram? E quem fala besteira tem que estar disposto a ouvir também, então tenha a hombridade, a honra de postar num lugar onde o Eru possa responder mas, pelo jeito, esses conceitos o senhor desconhece.
Caro Helê, para sua informação, não agredi ninguém. Essa zoação do Eru quotar o tópico inteiro, e q o Paulo têm feito e eu o comparei com o Quotador-Mor Eru, eu fazia quando o Eru ainda postava aqui, e diretamente com ele. Aliás, seguindo a linha da sugestão de links, segue um para seu entretenimento e apreciação, com o assunto devidamente esclarecido e ilustrado: http://www.fotolog.com/ynys_wydryn/11188019

Aliás, mto bem ilustrado. :lol:
 
Última edição:
Quem for a favor da volta da Vale para o estado merece ganhar salário mínimo o resto da vida.

P.S.: Fernando Henrique, ao ser confrontado sobre sua obra, já como presidente declarou: Esqueçam o que escrevi. Pra quem escreveu Dependência e desenvolvimento na América Latina, shame on you!

Claro que ele disse isso. E manga com leite mata...
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo