• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Antígona (Sófocles)

-Jorge-

mississippi queen
[align=justify]Antígona (422 ou 421 a.C) de Sófocles narra parte da lenda dos descendentes de Laio. Aqui Antígona, filha de Édipo e Jocasta, insiste em enterrar o irmão Polinice mesmo contra a proibição do rei Creonte, seu tio, o que tem como consequência a decretação da pena de morte para Antígona e o suicídio de Hêmon, filho de Creonte apaixonado por ela.

Antígona gera muitas discussões e interpretações, no direito, na filosofia... Pode ser vista, por exemplo, do ponto de vista do direito, como o embate entre os direitos naturais e os direitos positivos; pode ser vista também como a oposição entre a família e a sociedade, Antígona escolhendo a primeira, em oposição a Ismene.

A peça gerou também releituras, principalmente de Jean Anouilh, Jean Cocteau e Brecht. Além de várias óperas.

De quem leu, gostaria de saber como vêem a posição não de Antígona, mas de Ismene. A figura de Ismene é interessante para mim, justamente porque ela se acovardou, por assim dizer, mas foi também a única dos descendentes de Édipo que continuou viva (e por isso não ganhou uma peça própria, haha). Valeu a pena? Ou uma vida depois de tantas desgraças seria terrível demais?
[/align]
 
Essa eu não li, só ouvi falar.
Preciso ler pois parece tão bacana quanto "Édipo Rei". :sim:
 
[align=justify]Fora os comentários sobre a peça, estou procurando agora as adaptações. Principalmente a de Anouilh (na verdade li Antígona por curiosidade sobre a adaptação :timido:).

Há um livro de George Steiner chamado Antigones, em que ele parece resumir as interpretações que a peça recebeu ao longo do tempo e que parece muito interessante (queria achar isso na biblioteca da Universidade).
[/align]
 
minha resenha do livro da época em q o li:

http://www.jefferson.blog.br/2007/04/antgona-de-sfocles.html

vale lembrar q além d antígona, ainda existem outros livros q falam da maldição dos labdácidas.
 
Antígona é uma história incrível, uma personagem de perseverança admirável. Ela lutou contra tudo e contra todos para cumprir a promessa feita ao irmão na obra "Édipo em Colono". Pra quem não leu, vale a pena começar em "Édipo Rei", partir para "Édipo em Colono" e por fim ler "Antígona". As histórias se completam!

Vale muito a pena ler pois, além de serem livros muito bons, são rápidos de ler.
 
Acho que Antígona foi uma peça injustiçada pela fama de Édipo Rei. É uma boa narrativa e os personagens, em minha opinião, são mais bem construídos. Antígona é uma verdadeira heroína trágica.
 
eu gostei da peça por causa de Antígona, sua obstinação me agradou:sim:...
Mas das três peças, de Sófocles sobre Édipo, a que eu mais gostei foi Édipo em Colono.
 
Alefmartins disse:
Antígona é uma história incrível, uma personagem de perseverança admirável. Ela lutou contra tudo e contra todos para cumprir a promessa feita ao irmão na obra "Édipo em Colono". Pra quem não leu, vale a pena começar em "Édipo Rei", partir para "Édipo em Colono" e por fim ler "Antígona". As histórias se completam!

Vale muito a pena ler pois, além de serem livros muito bons, são rápidos de ler.

Concordo!!! Li e adorei! Sou muito fã das tragédias, e essa é uma das melhores. A questão Individuo x Sociedade é muito forte e muito interessante.

Esses gregos eram inteligentes DEMAIS.
 
aaa.png


O perigo de vender edição bilíngue num país de ignorantes.
Acho que vou criar um tópico chamado Humans of Amazon para compartilharmos avaliações toscas :lol:
 
Pior são as avaliações de obras do Saramago. Sei que ninguém é obrigado a conhecer o estilo do autor, mas é a editora que fica com a fama:

F2kSHxxXQAYhw0p


F2kSHxxWsAActNl


F2kSHxxWQAAp9TA


F2kSHxwWEAAVAGL


(se criar o tópico pode passar pra lá sem problemas)
 
Faz tempo que a Amazon desabilitou as respostas nas avaliações. Uma pena. Dava pra tentar desmascarar os adeptos das fake news e os mal intencionados em geral. Agora a gente fica só passando raiva.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo