• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Animais da terra-média.

é o q eu acho, guardados os devidos limites (n se pode afirmar categoricamente q o dragão, um animal q cospe fogo, seja viável).

mas a descrição da montaria alada dos nazgul, um reptliano de grande porte de asas couriáceas findadas em garras, confere sem tirar nem por com a de um pterodáctilo ou outro dinossauro alado.

é dito, inclusive, que as referidas montarias são criaturas extemporâneas capturadas em tempos antigos, provavelmente, suponho eu, a primeira era.
 
Tecnicamente se os dentes do Dragão pudessem produzir faíscas e seus pulmões utilizarem nitrogênio ou outro gás mais inflamável esse ser poderia cuspir fogo.
Quanto aos Nazgûl, existem várias discussões específicas sobre eles, e todas elas levantam essa hipótese do Pterodáctilo, que parece ser sensata.
 
ótimo, é desse tipo de idéia livre q eu gosto. a minha versão é q o dragão poderia produzir a chama ainda em suas entranhas, mas que estas últimas do pulmão à boca seriam revestidas por uma mucosa que fosse impermeável ao fogo, ou seja, funcionasse como esses trajes anti-chamas. por ali ele passaria sem queimar o próprio dragão!

quanto à montaria alada, em algum lugar desse fórum eu já postei inclusive a descrição detalhada dela feita no capítulo da grande batalha, onde theóden cai.

quanto a outras criaturas fantásticas, bem observadas são sempre versões superdotadas de animais naturais. digo-o pq não só seu tamanho é descomunal como sua inteligência é proporcional ao tamanho. assim está laracna para as aranhas, huan para os cães, os dragões para os répteis, aquele lobo de morgoth (carcaroth?) para os lobos em geral, etc.
 
Como já foi dito várias vezes nos posts anteriores, a TM é uma espécie de Terra primitiva. Podemos inferir então que haviam lá mais ou menos os mesmos animais. É claro que Tolkien, um europeu, falou mais sobre os animais que ele estava acostumado a ouvir histórias ou que conhecia. Não podemos imaginar que na TM de Tolkien houvesse aves tropicais (araras, tucanos), onça-pintada, tatu, cutia, paca, anta, jacarés, lobo-guará. Também não acredito que ele tenha incluído na TM a megafauna africana (girafas, rinocerontes, hipopótamos). Mas como já disse lá no começo isso se explica: essa fauna não era típica da região em que ele vivia. Tomemos como exemplo as fábulas e contos de fadas europeus: Chapeuzinho Vermelho encontra o lobo na floresta... no Brasil nossas lendas tratam de mulas-sem-cabeça, boitatás...
Sou contra a existencia de TODOS os animais na Terra Média, mas TODOS os da fauna européia estavam lá.
Esqueci: acho que também não haviam pinguins, cangurus, coalas nem pandas! rs
Talvez tenha pensado demais como uma bióloga, desculpem, mas é irresistível!:mrgreen:
 
Última edição:
aí está uma das coisas que acho muito interessantes sobre o olifante. como o elefante é animal típico da ásia e da áfrica, e não é por acaso que os olifantes vêm do sul quente, ele representa um conbtraponto qto a essa teoria, Peonia. e há também a menção aos macacos do sul, nas 2 torres. o próprio tolkien parece ter se preocupado em sugerir que a terra-média abrangia os mais variados ecossistemas (já eu estou me metendo a falar como biólogo sem ser), e q a correspondência entre a fauna e flora exibidas nos livros e a européia resulta de q o palco dos eventos narrados neles, o noroeste da terra-média, grosso modo corresponde justamente ao continente europeu.
 
O Deriel postou um mapa em que o mapa da Europa aparece em segundo plano, atrás da TM. É só procurar algumas páginas para trás nesse mesmo subfórum.
 
acredito que ele nao citou animais como cobras para dar espaço a outros acontecimentos
 
Concordo, não acho que a presença de animais seria realmente necessaria, apesar de existirem muitos animais nas obras do Tolkien. Claro que animais como cavalos são essenciais, mas o frasco que a Galadriel deu a Frodo conter uma especie de repelente élfico por exemplo seria algo nada a ver com a história.
 
aí está uma das coisas que acho muito interessantes sobre o olifante. como o elefante é animal típico da ásia e da áfrica, e não é por acaso que os olifantes vêm do sul quente, ele representa um conbtraponto qto a essa teoria, Peonia. e há também a menção aos macacos do sul, nas 2 torres. o próprio tolkien parece ter se preocupado em sugerir que a terra-média abrangia os mais variados ecossistemas (já eu estou me metendo a falar como biólogo sem ser), e q a correspondência entre a fauna e flora exibidas nos livros e a européia resulta de q o palco dos eventos narrados neles, o noroeste da terra-média, grosso modo corresponde justamente ao continente europeu.
Pois é Parisio, mas Tolkien deu mais valor aos animais que estava acostumado. Acho que ele conhecia macacos e elefantes e por isso também fazem parte da obra. É muito mais difícil entrar uma arara na história justamente porque não é comum na Europa. Mas acho que você tem razão, colocando os macacos e os elefantes o professor pode ter tentado mostrar que a TM é como a Terra atual.
 
creio (vc q é bióloga me diga) q n tem mais macacos do q araras (nativos) na europa: nenhum exemplar. mas o macaco é um animal universal, aparece em lendas e fábulas. pode ser q tolkien n tenha ouvido falar em araras. ainda assim, um escritor, e em especial um verdadeiro escritor, n pensa q só existam na sua obra coisas q ele mesmo conceba. um dos mistérios da criação, espécie de autonomia da obra.
 
aí está uma das coisas que acho muito interessantes sobre o olifante. como o elefante é animal típico da ásia e da áfrica, e não é por acaso que os olifantes vêm do sul quente, ele representa um conbtraponto qto a essa teoria, Peonia. e há também a menção aos macacos do sul, nas 2 torres. o próprio tolkien parece ter se preocupado em sugerir que a terra-média abrangia os mais variados ecossistemas (já eu estou me metendo a falar como biólogo sem ser), e q a correspondência entre a fauna e flora exibidas nos livros e a européia resulta de q o palco dos eventos narrados neles, o noroeste da terra-média, grosso modo corresponde justamente ao continente europeu.

Olifantes me lembram muito mais mamutes e mastodontes que elefantes. E aqueles existiam na Europa pré-histórica. Macacos ao sul? Universais como disse, mas longe, bem longe do foco principal da história.
Das desérticas regiões do sul ao gélido Forochel, a Terra-Média parece mesmo abranger diversos eco-sistemas, mas o mais importante é aquele que representa a Europa, guardadas as devidas proporções nessa comparação. Parece ser esse o centro do mundo, como a Europa o é aqui.
Por coisas como essa, que às vezes é inevitável acusar Tolkien de bairrista, antiquado e quase preconceituoso.
 
Então caso Mário de Andrade não tenha incluído lobos (q não sejam guarás, é claro) e águias em Macunaíma, ele também é?
 
O importante é que nunca eu colocaria araras, tucanos e lobos-guarás numa estória da TM!
Tolkien tá certo e Mário de Andrade também. Só acho que, pelo menos enquanto somos crianças, temos que formar uma personalidade muito mais forte em relação à cultura do nosso país, só depois investir em literatura estrangeira de boa qualidade, como é o caso de Tolkien.
 
Só acho que, pelo menos enquanto somos crianças, temos que formar uma personalidade muito mais forte em relação à cultura do nosso país, só depois investir em literatura estrangeira de boa qualidade, como é o caso de Tolkien.

Discordo, acho que não faz diferença. Mas esse não é o assunto do tópico...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo