1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Alguma ideia p/ ambientar uma campanha na Terra media?

Tópico em 'RPG' iniciado por GreyFox, 28 Ago 2005.

1. GreyFox

GreyFox Usuário

Olá seguidores de Tolkien!

Sou novo aki e resolvi pedir ideias p/ construir um roteiro p/ minha campanha de D&D.
    -A campanha se passaria na quarta era depois da morte de Elessar. O novo Inimigo seria Morgoth (naum tao novo 8-) ).

-gostaria de ter Gandalf bem disfarçado ajudando os jogadores.

-a terra natal dos jogadores seria numa cidade proxima ao Rio Lefnui, sob domínio do Reino de Dol Armoth, que se tornou independente de Gondor.

- estava pensando numa intriga de Reinos, talvez guerra, até eles perceberem que o verdadeiro inimigo eh Morgoth

-os jogadores teriam papel fundamental no desenrolar da historia

-os jogadores jah comecaram jogar e estao em nivel 1 ou 2

Agradeço a atençao de voces

2. Skywalker

Skywalker Great Old One

Impossível. Morgoth está preso no Vazio e só voltará quando a Segunda Profecia de Mandos acontecer.

Impossível. Gandalf voltou para Valinor pois cumpriu a sua missão na Terra Média.

Tenho duas idéias pra te dar:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    : Conto inacabado do Tolkien sobre a Quarta Era pós morte do Rei Elessar, onde um novo inimigo é apresentado.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    : Caso tu queira uma campanha mais apocalíptica, com a volta do Morgoth. Tem ainda o texto O Apocalipse Segundo Tolkien, mas não consegui encontrá-lo.

:cerva:

3. GreyFox

GreyFox Usuário

Olá Skywalker,

obrigado pelas ideias. A proposito estou usando sua adaptacao como base p/ minha campanha.

"(...) Repentinamente ele sentiu, ou assim pareceu, pois vinha como se fosse de além dos sentidos: ele sentiu o cheiro do antigo Mal e o conheceu pelo que ele era."

pelo o que eu li, não fala o que seria esse novo mal. por esse trecho eu entenderia que eh o proprio Sauron.

Ainda vou ler sobre o link de Morgoth, mas to com uma ideia apocaliptca mesmo.

A respeito de mitologias, naum encontrei nada na sua adpatacao. meus jogadores querem deuses, e eu gostaria de introduzir os Valar como deuses. O que acha?

diga-me sua opniao sincera? voce enxerga os elfos conjuradores como Galadriel e Elrond mais como um Mago, Feiticeiro, Druida ou Clerigo?

"Impossível. Gandalf voltou para Valinor pois cumpriu a sua missão na Terra Média."

Mas nada impediria de Gandalf receber uma nova missão.
    Afinal ele ja tem um curriculum bom na Terra Media ;)

4. Skywalker

Skywalker Great Old One

Definitivamente não é o Sauron. O conto faz menção de Herumor, mas não fala quem ou o que ele é. Isso é muito bom, porque expande as tuas possibilidades de criar em cima.

Os Valar como deuses? Péssima idéia. Eles não foram criados para ser adorados, tampouco responderiam às preces de eventuais sacerdotes.

Na verdade nenhuma classe básica do D&D consegue englobar esses personagens de forma que me agrade. Por isso que eu e o Kadu criamos classes novas quando escrevemos o SdA d20.

Hum........ a coisa não funciona bem assim. Os Valar não mandariam Olórin de volta à Terra Média, até acho eu (faz um tempo que não leio os livros :oops: ) que ele nem teria como retornar...

5. Tabris

Tabris Porta Chama do Ponente

Magia é algo muito diferente na Terra-Média, e creio que humanos normais não podiam te-la, a não ser feiticeiros que a ganhavam de Sauron.

Gandalf não podia mesmo voltar, mas talvez Radagast cosneguisse se recuperar de seu amor incondicional, talvez cego, pela terra e agir como deveria desde o inicio? Já que nada é falado sobre o destin ode Radagast creio que é possivel.

6. Ka Bral o Negro

Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

O D&D não foi feito para se jogar na Terra-Média; o SdA d20 sim. :obiggraz:

7. Skywalker

Skywalker Great Old One

:grinlove:

8. Barlach

Barlach Verde. E arqueiro

Mas, Skywalker, sempre tem aquela história de "no meu mundo" então se o cara quer trazer de volta Morgoth e Gandalf deixa ele...

Apesar de eu achar mais interessante jogar na Primeira Era....

9. Tabris

Tabris Porta Chama do Ponente

Concordo com o Barlach, embora seja interessante ele saber para se guiar. Outra opção seria usar o leste e o sul onde acredito que a luta contra a sombra mal começou, eu ia explorar essas terras após a queda de Sauron em um conto só que por enquanto a ideia taá na gaveta, quem sabe a´te vire uma avetura para um futuro grupo mais tarde?

10. Skywalker

Skywalker Great Old One

Ah, eu penso assim: que pra ter credibilidade, a campanha tem que seguir certinho o que foi delineado pelo Tolkien.. eu ia ficar decepcionado em jogar um jogo assim...

11. Barlach

Barlach Verde. E arqueiro

Eu tbm acho q tem que manter o clima SdA, que é bem diferente do clima de D&D em geral (se bem que atualmente com tanto cenário bom é difícil dizer o que seria o clima D&D). Apesar do que eu disse, eu acho que o jogo fica muito mais interessante mantendo o que ele escreveu, ou pelo menos as coisas mais importantes...

Pelo o que o GreyFox escreveu no primeiro post, eu acho que seria desnecessário uma volta de Morgoth, a não ser que ele quisesse a volta da Primeira Era (o que seria completamente diferente do que o Tolkien escreveu). Eu acho que dá pra manter intriga e corrupção entre os humanos sem precisar ter um agente ativo nisso. O humanos nas obras de Tolkien são naturalmente corrompíveis, assim como são naturalmente capazes de atos de grandeza de dar inveja a qualquer Noldor (na verdade os humanos são assim na vida real também).

Agora, se você quer um cenário na Terra-Média, com reinos humanos em conflito e com um começo de influência de Morgoth, eu acho que seria interessante usar a Primeira Era numa região não descrita no Silmarillion, depois das montanhas. Ou então dá pra usar a Quarta Era e colocar como inimigo um dos magos que foram para o leste e sul e talvez o outro como aliado, apesar de isso ser copiado demais da relação entre Gandalf e Saruman. Assim dá pra falar que você foi fiél ao que foi escrito e você tem a campanha que você quer.

E a verdade é que Morgoth é over-power demais pra Quarta Era... E aventura teria que ser épica, e não para personagens iniciantes.

12. Skywalker

Skywalker Great Old One

Hum.......o Barlach me deu uma idéia.. de repente fazer uma campanha baseada nos conflitos entre humanos sob a sombra de Morgoth... dá uma olhada
    que dá uma boa base pra esse tipo de história..

Compartilhar