• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ajuda para interpretar um samurai

Muitas dicas boas já foram dadas, mas você tem que se lembrar que um Samurai em D&D não é a mesma coisa que um Samurai em nosso mundo. Seria interessante saber qual cenario de D&D você esta jogando.

De qualquer forma, esqueça qualquer complemento para aventuras orientais da terceira edição, elas fedem! Adquira o Kara Tur Campaign Setting. É uma obra vasta, sobre todo o cenário oriental de Forgotten Realms, para segunda edição, mas ainda muito válido. Você encontrara informações sobre cultura e sociedade muito interessantes, que podem te ajudar em qualquer cenario que você jogar.
 
Não concordo muito com esse lance de que samurai fala pouco... Acho tosco alguém pensar que falar pouco significa que a pessoa está prestando atenção ou coisa do gênero. O que o samurai fala é necessário, mas não pouco. Durante o aprendizado é a fase em que um aprendiz de bushi (porque samurai é uma classe, não se esqueçam. Bushi é uma coisa, samurai e outra, completamente diferente. Ser samurai é uma honra hereditária ou concedida por um Daimyo, se você pega uma espada e aprende a maneja-la, não é uma samurai, é um bushi, que significa guerreiro) mais fala, o que alias, eu acho que é inerente ao aprendizado, afinal como você questiona e tira dúvidas sem falar? O que acontece é que após adquirido um certo nível, você pode se dar ao luxo de usar poucas palavras para se expressar. Se a pessoa não entender o que você quis dizer, significa que ela não está preparada para aprender o que foi dito. Alias acho que isso fica bem claro em qualquer ramo das artes marciais, Mestres falam pouco. Recomendo que você não se atenha ao Bushido, mas sim ao Budo. Se você já tivesse um bom conhecimento da cultura oriental, ok. Mas como eu acho que você está afim de conhecer um pouco mais pra aprofundar o personagem, tente o Budo que é mais amplo.
Ah, e se você quer literatura, recomendo Xogum, a Gloriosa Saga do Japão (autor: James Clawell, para uma visão ocidental sobre o Japão feudal) e Musashi (autor: Eiji Yoshikawa, para uma visão japonesa sobre o Japão feudal). Ah, nãos se ligue muito em animes e mangas sobre samurais, eles tendem a ser muito fantasiosos, e isso inclue Vagabond também (que eu adoro, mas é uma adaptação beeeeem livre de Musashi).
 
Faramir ¥ disse:
Muitas dicas boas já foram dadas, mas você tem que se lembrar que um Samurai em D&D não é a mesma coisa que um Samurai em nosso mundo. Seria interessante saber qual cenario de D&D você esta jogando.

De qualquer forma, esqueça qualquer complemento para aventuras orientais da terceira edição, elas fedem! Adquira o Kara Tur Campaign Setting. É uma obra vasta, sobre todo o cenário oriental de Forgotten Realms, para segunda edição, mas ainda muito válido. Você encontrara informações sobre cultura e sociedade muito interessantes, que podem te ajudar em qualquer cenario que você jogar.
Qualquer complemento de aventuras orientais de D&D3 fede??!!! COM CERTEZA vc não conheçe o Rokugan Campaign Setting. Ele é originalmente um rpg em outro sistema, mas foi adaptado pro sistema d20. É da editora Alderac, mas é TÃO SUPERIOR ao Kara Tur, que Rokugan é considerado pela Wizards como o cenário oriental OFICIAL. Rokugan é o melhor cenário oriental já criado, e não sou o único a dizer isso. Ele já ganhou inúmeros prêmios. Inclusive muita gente que joga Forgotten Realms prefere SUBSTITUIR Kara Tur por Rokugan.
Portanto informe-se antes de falar que não existem bons livros d20 com temas orientais. Existe SIM, e é a adaptação da MELHOR rpg oriental já feito (Rokugan).
 
Livro

Ah, tem uma classe de prestígio similar ao Samurai (que é até citada no Sword and Fist) que é o Ronin, um samurai sem senhor. VOcê não precisa obedecer ao código de honra da classe Master Samurai, mas não recebe o benefício de ter tudo porvido pelo seu senhor.
Tem um livro à oriental rolando por aí que é bem legal. É uma trilogia, mas eu acho que só saiu o vol. 1 até agora. A Saga Otori. Volume 1 é O Piso Rouxinol.
Até
 
Booom,quanto a lamina da katana,hj em dia é "mal-feito" msm...usam só um metal e etc...Mais antigamente as grandes espadas,forjadas por Mestres famosos como Masamune(quem nunca viu em FF???) por exemplo possuiam diversas camadas,podendo ser feita de N tipos de metais...hj em dia é comum colocar zinco se não me engano para não oxidar e etc etc etc,coisas de mundo moderno,que acabam trazendo algo de ruim para a espada.
entrem em www.sword.ne.jp ...parece que é japa mais não é,tudo em ingles,explica mais ou menos como é...
E como falaram,sim,com o tempo a lamina tendia a estragar,para isso existiam os amoladores de espadas(quem leu musashi deve se lembrar do Amolador de Almas não?:)eles tinham diversas tecnicas para que a lamina não estragasse,por mais que ela fosse usada,seja no que fosse usada.e vcs falaram que a katana não veio de alkgum isntrumento,bom,se vcs seguirem a história dela,tudo começou com objetos DIVINOS....feitos de bronze para a adoração Xinto de um japão muuuitissimo antigo(acho que é periodo Ainu)com o tempo vieram os chineses e suas espadas,o japão começou a aprender e adaptar as mesmas para o corpo deles,menos e mais emcorpado que um Chines..e assim que tudo começou brevemente falando,ou seja,de inicio elas não foram armas de guerras,numa comparação tosca,representavam algo como um Cruz para os cristãos....
E quanto a ser samurai,vc devia dar uma olhada na versão do Oriental Adventures,la Samurai é uma classe completamente nova,de 1 a 20 e tudo que tem a direito,eu aconselharia com certeza que vc lesse isso(pois o material é excelente)ms m que fosse pela Net só pra ter uma noção de regras...
E quanto a ser samurai,realmente ser ao pé da letra(samurai=aquele que serve)era algo dificil msm,ainda mais para o pensamento ocidental compreender...Maaas to escrevendo de mais,qualquer coisa de um toque que a gente se fala mais ok???
BOa sorte

Ahh sim...quanto a ver mangas e animes para referencia,é uma boa pedida sim,preste por exemplo atenção na espada com o fio para cima quando a msm estta nma cintura,essa foi uma ENORME inovação para o Kendo_Ou espere THe Last Samurai,apesar do que falam,tera uma boa visão do que é samurai...(apesar de eu preferir ser Rounin)
 
bom eu realmente do so uma dica lê Shogun........ iria sabe como ineterpretar um samurai.................
 
samurai de verdade naum tem tanta babosera naum mas se vc realmente q vê us samurai em ação é so le Shogun q vc vai entende como um samurai vive tanto na luta qnto no dia dia...................
 
Peguei isso em algum lugar,não lembro onde.. :?

Os samurais eram os guerreiros do antigo Japão feudal. Existiram desde meados do século X até a era Meiji no século XIX. O nome "samurai" significa, em japonês, "aquele que serve". Pertenciam à classe dos bushi (ou guerreiros). Eram contratados por um daimyô (senhor feudal), ao qual deviam servir com total empenho e lealdade. Em troca disso recebiam terras, privilégios e pagamentos, que geralmente eram concebidos em litros de arroz, numa medida denominada koku (200 litros). Havia uma relação de suserania e vassalagem muito semelhante à da Europa medieval, entre os senhore feudais e os cavaleiros. O que difere o samurai dos cavaleiros medievais é o seu modo de ver a vida, o seu código de ética próprio e a lealdade suprema que dedicavam ao suserano, muito maior do que a dos vassalos europeus. Eram chamados de ronin os samurais desempregados; que ainda não tinham um senhor para servir ou quando seus senhores morriam ou destituíam-se do cargo.
Inicialmente, os samurais eram apenas coletores de impostos do império. Era preciso homens fortes e qualificados para estabelecer a ordem e muitas vezes ir contra a vontade dos camponeses. Posteriormente, por volta do século X, foi oficializado o termo "samurai" e este ganhou uma série de novas funções, como a militar.

Qualquer cidadão podia tornar-se um samurai, bastando para isso adestrar-se nas artes marciais, manter uma reputação e ser habilidoso o suficiente para ser contratado por um senhor feudal. Apesar disso, mulheres samurai eram raras. Após tornar-se um samurai, o cidadão e sua família ganhavam o privilégio do sobrenome. Além disso, os samurais carregavam consigo um par de espadas à cintura, denominado "daishô": um verdadeiro símbolo do samurai. Era composto por uma espada pequena (wakisashi) de aproximadamente 40 cm e uma grande (katana), de 60 cm. Todos os samurais também dominavam o manejo do arco. Além dessas armas, alguns usavam bastões, lanças e outras armas mais exóticas.

Os samurais obedeciam a um código de honra não-escrito denominado bushidô (caminho do guerreiro). Não podiam demonstrar medo ou covardia. Havia uma máxima entre os samurais: a de que a vida é limitada, mas o nome e a honra podem durar para sempre. Por causa disso, esses guerreiros prezavam a honra e o nome de seus ancestrais acima de tudo, até da própria vida. A morte, para o samurai, era um meio de perpetuar a sua existência. Essa filosofia aumentava a eficiência e a não-hesitação em campos de batalha, o que veio a tornar o samurai, segundo alguns estudiosos, o mais letal de todos os guerreiros da antiguidade. Guerreiros de todas as culturas são treinados para demonstrar coragem diante da morte. O que tornou os samurais únicos é que eles tinham mais medo do fracasso do que da própria morte. Se derrotados em batalha, ou desgraçados por outra falha, a honra exigia o suicídio, em um ritual denominado haraquiri ou seppuku. Mas a morte não podia ser rápida ou indolor. O samurai fincava a sua espada pequena no lado esquerdo do abdômen, cortando a região central do corpo, e terminava por puxar a lâmina para cima, o que provocava uma morte lenta e dolorosa que podia levar horas. Apesar disso, o samurai devia ter total controle de suas emoções. Não podia demonstrar dor ou medo diante das testemunhas que assistiam o ritual.

A morte, nos campos de batalha, quase sempre era acompanhada de decapitação. A cabeça do derrotado era como um troféu, uma prova de que ele realmente fora vencido. Samurais que matavam grandes generais eram recompensados pelos seus daimyô, que lhe davam terras e privilégios. Por causa disso, os samurais perfumavam seus elmos com incenso antes de partirem para a guerra, para que isso agradasse o eventual vencedor.




Ao tomar conhecimento desses fatos, os ocidentais geralmente avaliam os samurais apenas como guerreiros rudes e de hábitos grosseiros, o que não é verdade. Os samurais destacaram-se também pela grande variedade de habilidades que apresentaram fora de combate. Sabiam amar tanto as artes como a esgrima. A alfabetização era obrigatória. Muitos eram exímios poetas, calígrafos, pintores e escultores. Algumas formas artísticas como o ikebana (arte dos arranjos florais), também eram consideradas por eles artes marciais, porque trabalhavam a mente e as mãos.
 
excelente texto com algumas falhas, naum era raro te samurai mulher, mas era raro q ela se especializace em armas, um samurai so pode casar com outra samurai, isso é regra
e outra q acabei de ve Sepukko ou Harakiri saum diferentes, sepukko é pra homem, o corte real, o mais honrado, é qndo ele corta o abdome lateralmente depois sobe verticalmente pra depois cortar a garganta, embora mtos naum chegavam a fazer isso devido a dor eles normalmente pedia ajuda e Harakiri, é pra mulher, ela somente corta a garganta, este ato era qndo eles iam ser capturados ou qndo a honra era manchada, um samurai se fosse capturado era um samurai desgraçado em sua honra
e outra coisa vc definiu um samurai quase por completo, so recomendo a kem kiser pra le Shogun, tai-pan, gaijin, Casa nobre, e turbilhão, saum livros q falam sobre a vida no oriente, mas no Japão.............,......................,..................,,
 
Yukishiro escrveu:
Booom,quanto a lamina da katana,hj em dia é "mal-feito" msm...usam só um metal e etc...Mais antigamente as grandes espadas,forjadas por Mestres famosos como Masamune(quem nunca viu em FF???) por exemplo possuiam diversas camadas,podendo ser feita de N tipos de metais...hj em dia é comum colocar zinco se não me engano para não oxidar e etc etc etc,coisas de mundo moderno,que acabam trazendo algo de ruim para a espada.

de fato vc esta correto, mas vcs tem q entende q hoje em dia as Katanas saum feitas pra enfeite e naum pra corte, se vc realmente buscar uma Kaana pra corte vc vai descobrir q ela é feita de compostos diferentes..............

como sei disso, lendo bastante e adoro tudo relacionado a cultura japonesa
 
Pelo que sei são Três Materiais, Um para a uma parte da ponta, outro para o meio e um mais réigido para a porção próxima a empunhadura.... Além disso a curvatura não ocorre apenas devido à diferença de materiais, mas também devido ao processo de resfriamento da Têmpera...

Além disso mesmo sendo Forjada com mais de um tipo de metal diferente, são armas com uma longa vida útil, desde que bem cuidada.... As antigas katanas forjadas, possuem ainda uma qualidade ainda maior dos que as feitas hj, ou ainda em tempos anteriores... Existem diversas Katanas expostas em museus com séculos de Existência!!! (Secaum)

Alías .... algumas delas foram expostas a pouco tempo no Museu Oscar Niemeyer (Curitiba, PR), em Novembro e Dezembro

Ei ... Sickness.... existem excelentes Fimes de Samurais....

Procure pelos filmes de AKIRA KUROSAWA (não entendo como nunca ouviu falar nele): Aconselho os seguintes filmes do AKIRA KUROSAWA: Os Sete Samurais, Ran, A Fortaleza Escondida, Kagemusha, entre outros....
 
Última edição por um moderador:
Cara, vou te ensinar dois mantras bastante úteis em foruns da internet:

"Não hei de postar duas vezes em seqüência"
"Não irei lançar a magia raise dead em tópicos mortos há quase 3 anos"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo