• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Agente literária

Ana Brasil

Usuário
A LITERATURA BRASILEIRA,só estará em alta,quando nós brasileiros aprendermos a ler livros de escritores brasileiros.
Pensem nisso.
Quando vamos a uma livraria comprar um livro,qual ó que nos chama mais atenção???
A mudança começa no leitor.
 
Leio livros de BONS escritores brasileiros. Não acho que seja simplesmente sair e comprar simplesmente pra ajudar... Comprar um livro é um investimento; não posso arriscar demais assim como não posso investir meu dinheiro em algo que possui poucas chances de ser proveitoso...

Agora como saber que estou comprando um bom livro? O Meia-Palavra é, a meu ver, uma grande valia nesse quesito.
 
Sim, de fato
Mas vejo como mais "acertado" ir num livro o qual ouvi dizer coisas boas -- ou livros que são, por sua história, comprovadamente bons, como os clássicos.

Vejo daí a importância de resenhas que apontem as qualidades e os defeitos dum livro como um indicativo da qualidade do livro pois, querendo ou não, nós acabamos confiando num determinado resenhista.

Por exemplo, se alguém do Meia me dizer que um livro X é ruim, eu confesso, não nego, que terei receio de adquirir o livro... Aina mais dependendo do livro, pois tem uns que são caros e já viu, né... Você tá sacrificando 2 clássicos de 20 reais pra comprar um de 40 que não serve nem de sustento pra mesa!
 
Ana Brasil disse:
Você nunca vai saber se o livro é bom se não ler.

Boa idéia. Na minha próxima ida à livraria, vou colocar uma venda e puxar um livro aleatoriamente da prateleira. E será esse que vou levar e ler para ver se é bom.
 
Ana Brasil disse:
Você nunca vai saber se o livro é bom se não ler.

eu sei. afinal, aprendi com schopenhauer q existem mto + livros para eu recusar dq para eu aceitar junto ao meu seio. e para identificar 1 livro ruim é = identificar 1 filme ruim, já nos primeiros minutos, se vc fica com sono é a sua mente se desligando automaticamente frente à uma porcaria, ou então é = a identificar uma comida ruim, se ela fede e no 1º bocado vc quer vomitar, ñ vale a pena forçar a barra. ou seja, se eu ler uma sinopse, a contracapa, a orelha, os comentários d gente q tenho consideração e tudo indicar q o livro ñ presta, ngm no mundo vai me convencer do contrário, nem mesmo a agente literária paga pelo escritor pra isso.
 
Ana Brasil disse:
Imagina se você fosse um novo escritor e todo mundo pensasse como você.

Os únicos que se identificam e compram essa idéia são justamente os novos escritores que ainda não viram qualquer possibilidade de se firmar no mercado literário brasileiro.

Ou você realmente acha plausível a idéia do Tataran? (:
 
Seria uma droga, realmente xP
Mas não é fácil... É assim mesmo. Galo foi o maior elegíaco romano, nos dizeres de Horácio; mas nada de Galo resta para nós hoje... O cara era comprovadamente bom; mas não podemos ler nada dele .-.

Afinal de contas, a coisa sempre foi difícil, e as mesmas dificuldades que alguém na bimboca tem de ser lido foram as mesmas que Melville teve ao publicar Moby Dick ou que Gregório de Matos Guerra teve ao publicar seus poemas -- tanto é que só depois da morte de Gregório seus poemas começaram a ser compendiados e nitidizados...

Agora o problema é que existem livros demais, escritores demais (Borges, na voz de Herbert Quain, diz que todos são bons escritores!)... Tenho lá minhas limitações financeiras e, querendo ou não, não posso investir e efetivamente ler livros do carinha lá da bimboca...

Se o cara for um best seller, é uma questão de sorte para que as pessoas leiam seus livros;
Se ele for um Machado de Assis, é uma questão de ainda mais sorte que ele seja lido e compreendido... As chances dele morrer sem ninguém nunca ter lido ele são muito grandes...

Agora se eu fosse um escritor, eu iria escrever um livro que só seria lido por um número menor que o de Brás Cubas e que seria dedicado ao último verme que roer minhas entranhas :hahano:
 
Por isso mesmo,que o novo escritor nunca terá espaço no Brasil,porque o brasileiro pensa dessa maneira.
Morei 8 anos no exterior,onde o sistema funciona,onde as pessoas são cultas e abertas a novos ensinamentos.
Somos um povo inculto e vamos continuar sendo até que se mude de opinião e se revejam os valores.
 
Ana Brasil disse:
Imagina se você fosse um novo escritor e todo mundo pensasse como você.

eu sou 1 novo escritor mas ñ vivo d fantasias. e acredito q 1 livro bom se vende por si mesmo eqto 1 ruim, por mais q insistam, ñ vai andar. é claro q isso falando de novos escritores, sem apoio d gdes editoras, padrinhos famosos e todo o aparato de publicidade q vem com eles(as).

Ana Brasil disse:
Por isso mesmo,que o novo escritor nunca terá espaço no Brasil,porque o brasileiro pensa dessa maneira.
Morei 8 anos no exterior,onde o sistema funciona,onde as pessoas são cultas e abertas a novos ensinamentos.
Somos um povo inculto e vamos continuar sendo até que se mude de opinião e se revejam os valores.

se vc for continuar xiita dessa maneira vai se frustrar mto +, todo dia. ñ generalize as coisas pros seus argumentos ñ ficarem vazios. aqui tem mto brasileiro q gosta de ler, q gosta de novidade e acima de tudo, gosta de bons escritores. vc está em um fórum d literatura repleto de pessoas cultas e abertas, mas acredito q ngm aqui vai nessa onda d 'literatura brasileira, ame-a ou deixe-a' q vc parece acreditar.
 
[align=justify]É a primeira vez que dizem que sou inculto por preferir Borges a um novo escritor desconhecido.... :lol:

Vamos fazer o seguinte, Ana: em vez de ficarmos nessa discussão infrutífera, fala logo quem são esses novos Machados de Assis que você está representando e que estão sendo injustiçados pelo baixo nível cultural dos brasileiros.



EDIT: O pessoal curtindo o Encontro do Meia em Curitiba, e nós aqui aguentando isso. :([/align]
 
Tataran disse:
EDIT: O pessoal curtindo o Encontro do Meia em Curitiba, e nós aqui aguentando isso. :([/align]

Nhá, tá divertido, vá! :tedio:
.
.
.
.
Pelo menos ela não está numas de dar "tijolada", né? :sacou:
 
Tataran disse:
Vamos fazer o seguinte, Ana: em vez de ficarmos nessa discussão infrutífera, fala logo quem são esses novos Machados de Assis que você está representando e que estão sendo injustiçados pelo baixo nível cultural dos brasileiros.

eu faço uma proposta diferente pra ana: pq vc ñ conta pra gente quais livros d autores brasileiros (novos ou ñ) vc leu este ano pra comparar com os q o pessoal do fórum anda lendo? mas tem q ser livros ñ vinculados ao seu trabalho, aqueles q vc ñ lê por obrigação, mas por prazer.

edit: eu já escolhi os novos autores brazucas q vou ler esse ano. veja nesse post, mês de julho.
 
Eu peço a sugestão de 10 livros recentes (última década) de autores brasileiros "desconhecidos" que você acha que possam me surpreender.
 
Não chega a fazer muita diferença; vê-se muito pouca coisa de literatura contemporânea na faculdade de Letras (da UFRGS, pelo menos). Mas vá lá: desconhecidos até para os acadêmicos, mas se forem poucos, aceito os desconhecidos só do grande público.
 
Pescaldo disse:
É escassa nas faculdades mesmo, mas talvez o Carlos Heitor Cony pode ser um nome.

Cony passa longe de ser desconhecido. Ele até exerce a função de Comentarista de Assuntos Aleatórios na CBN.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo