• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aeroportos privatizados

Com as privatizações a infra-estrutura dos principais aeroportos irá melhorar?


  • Total de votantes
    13

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Ontem foram leiloados 3 aeroportos importantes em regime de concessão: o de Guarulhos, Campinas e Brasília e provavelmente mais a frente outros entrarão nesse esquema.

E o governo arrecadou bem nessa brincadeira, agora fica apenas a famosa pergunta: a qualidade finalmente irá melhorar? Vamos aguardar

Governo arrecada R$ 24,5 bilhões com leilão de aeroportos


Iniciativa privada vai assumir aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos.

Ágio total foi de 347%. Ministro diz que taxas para passageiros não subirão.
 
Votei sim. Estatais são notavelmente ineficientes e não sei porque os aeroportos seriam uma exceção. 49% de Infraero é melhor que 100% :)
 
A única coisa engraçada disso é o PT privatizar, 10 anos após condenar veementemente o PSDB por fazer o mesmo. :lol:
 
Filho, se não melhorar agora vai melhorar quando?
Não sou completamente favorável, mas com tanto dinheiro entrando, não tem como ser pior.
 
Sou terminantemente contra qualquer privatização. Privatizar é o Estado se omitir, e isto é inaceitável. Não adianta Ministério garantir que as passagens não vão aumentar, óbvio que cedo ou tarde elas vão. Estou muito decepcionado. Dinheiro para melhorias tem, não precisa entregar pra iniciativa privada.

Espero, ao menos, que não seja uma farra como os pedágios das rodovias estaduais paulistas.

Votei sim. Estatais são notavelmente ineficientes e não sei porque os aeroportos seriam uma exceção. 49% de Infraero é melhor que 100% :)

Não venha com essa de "estatais são notadamente ineficientes". O que acontece é que o governo não faz a manutenção que deveria (só corta gastos pra pagar dívida) e a população não valoriza nosso trabalho (digo "nosso" porque trabalho no IBGE), só sabe criticar.
 
O modelo de privatização de aeroportos é um fenômeno que revelou-se benéfico ao redor do mundo sob a ótica da infra-estrutura. Boa parte dos aeroportos mais movimentados do mundo são privatizados: Londres, Roma, Frankfurt...

A privatização não é algo inerentemente mau como muitos ainda gostam de pintar. A questão que não pode passar despercebida é que, concomitantemente com a privatização, deve existir todo um aparato regulador eficaz e também de associação das empresas privatizadas com os interesses das comunidades locais.

Privatizar não significa omissão do Estado quando ocorre uma regulação eficaz. Significa que o Estado está abrindo espaço para que empresas e indivíduos possam exercer atividades econômicas rentáveis, desde que se comprometam com os aspectos da regulação e às exigências de investimento requeridas. Sendo essas exigências atendidas, não vejo motivo para não ocorrer privatização. É preciso lembrar que os vencedores dos consórcios são grupos especializados no fornecimento desse tipo de serviço, e portanto sabem muito bem como otimizar seu fornecimento dadas as restrições e exigências impostas pelo governo. Não vejo razão para se abrir mão de um investimento especializado - contanto que bem regulado, volto a frisar - em troca de um investimento estatal moroso e sobreburocratizado que até hoje não ocorreu a contento.
 
Eu até entendo o Olorin pelo fato que nas rodovias a privatização em especial aqui em SP, se por um lado teve o lado bom do aumento da qualidade, de outro trouxe um aumento exponencial elevado do número das praças de pedágio e alguns entre os mais caros do mundo, muito acima da realidade brasileira. São as duas faces da moeda.

Pros aeroportos privatizados o que espero é que justamente agora que temos passagens mais em conta, não tenhamos que pagar praticamente outra só com a taxa de embarque, ou então irão explorar isso em outros setores como no estacionamento e restaurante.
 
olha, eu costumava ser radicalmente contra privatização, mas
estatais são notadamente ineficientes
é bem verdade..

é bem verdade aquela máxima que diz que "uma privatizada deixa de servir a população para servir o lucro". entretanto, com o estado controlando os seus métodos através de regularização (conforme apontado por feanor), dá pra direcionar melhor os esforços.

Um simples exemplo prático: os inúmeros e normais atrasos nos embarques. hoje fica uma zona punir alguém, pq na estrutura atual é muito difícil encontrar um culpado e efetivamente justificar a culpa. com uma entidade privada assumindo o comando, fica mais fácil centralizar as punições. atrasos = multas; multas = menos dinheiro; menos dinheiro = pior cenário para uma entidade privada. portanto, por mais bobo que esse exemplo seja, existe uma boa chance deste aspecto melhorar.

a distribuição de verbas públicas no brasil é sabidamente uma merda, e a maior justificativa ok pra manter uma estatal é centralizar as rendas no estado. através da privatização, é possível direcionar parte do lucro para o estado através dos impostos, mas isso indiretamente acaba virando um custo para a população, já que normalmente impostos só fazem acrescentar no preço final diretamente no consumidor com pouca absorção pelo prestador. entretanto, ignorando a participação de 49% da infraero, e considerando o suposto aumento na eficiência do serviço combinado com o aumento nos impostos, o cenário continua na mesma em termos de custo pra população, mas com melhor qualidade de serviço.
 
Tomara que melhore! Não sou contra privatização desde que o setor seja bem regulado e a privatização bem feita. No caso dos aeroportos o Brasil continua com 49% e poder de veto, ou seja, não foi entregue a nenhuma empresa para fazer o que bem quiser depois.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo