• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Acreditar ou não acreditar? Eis a questão...

Gente, por favor, vamos acalmar os ânimos. Vi pessoas descontando irritações de anos atrás em nomes de organizações cuja existência nada tem a ver com a maioria dos problemas em que está envolvida.

Notei algo que faço questão de comentar:

É diferente, cristãos, muçulmanos, judeus, budistas, etc. não manipulam nenhuma força, não realizam nenhum tipo de 'mágica', eles apenas rezam, entram em comunhão com Deus.

Tem certeza ?



Sim, esse foi um tom sarcástico/irônico. Pra começar, que os budistas trabalham com energia vital. Seu argumento já morre por aqui. Mas tudo bem, vamos fazer de conta que a palavra "budistas" não está ali.

Vejamos... estou com o primeiro volume do livro original (em francês) de Éliphas Lévi aqui na minha mão.

Vejamos... * Vela abre o livro *

Primeira página: o título. Dogme et rituel de la HAUTE MAGIE. (Dogma e ritual da Alta Magia)

É, esse livro tem algo a ver com a sua citação.

Viro mais uma página, editora. Irrelevante. Mais uma página e uma folha em branco.

Virando mais uma... ora essa ! O selo de salomão ! Claramente um símbolo de bruxaria (mesmo, sem sarcasmos ou ironias), que os judeus chamam de "estrela de Davi".

Começou a sacar onde quero chegar ?

Na página 103, por exemplo, tem outra figura. Uma mão com dois dedos erguidos e sua respectiva sombra. Sobre ela, dois triângulos.

A descrição dela no próprio livro fala a respeito de ser usado por sacerdotes, ser símbolo do esotérico, e cuja sombra forma a imagem do demônio.

Curiosamente, essa imagem está num vitral da Igreja Presbiteriana onde toco guitarra. A igreja tem mais de 50 anos (onde fui batizado), e os outros vitrais dela têm símbolos cristãos, vários deles maçônicos, entre outras bruxariazitas más.

Numa página mais adiante, temos a já conhecida sigla INRI, ao lado de TARO.

PS: A igreja, hoje, diz que INRI significa "Jesus Cristo Rei dos Judeus". Através de escritos antigos, sabe-se que não é verdade. INRI significa "Tudo se renova pelo fogo." (O "R" da sigla é Renovatis, as outras letras não lembro.)

Pense bastante antes de afirmar que judaísmo e cristianismo nada têm a ver com o que conhecemos como magia ou bruxaria. :wink:
 
acreditar ou não no .....

:evil: diabo... começou assim e agora já mudou para crenças religião, igrejas etc.. sempre a muito oque se aprender e ver.. principalmente num assunto desses..
Sou novo no forum.. li as colocações de cada um e gostaria de dar a minha.. para participar.. :P

Pelo que eu aprendi... não pela educação catolica.. mas por outra cristã...

Lucifer era seu nome, era o anjo responsavel pela musica nos ceus, chefe do coral lá e tals..( não me lembro muito bem..^_^).. acima dele somente cristo e deus ( e espirito santo.. esse tb eu não lembro)
Acontece que lucifer sentiu inveja de deus... queria ser exaltado acima dele, ele realmente era um dos anjos mais bonitos do ceu.., ele começou a falar mau de deus para os anjos... criar intriga no ceu.. falando isso e aquilo de deus.. Deus o expulsou do ceu... mas lucifer conseguiu levar com ele um terço dos anjos do ceu.., conseguiu os convencer a se rebelar contra deus... ele foi expulso... e devido a seu odia e revolta contra deus ele foi contra oque deus mais amava.... suas criações..... ele foi a cada um dos mundos que deus criou para tenta-los... em nenhum teve sucesso.... ai ele foi a terra.... e lá tentou Adão e Eva...
mas não ocorreu de adão ou eva se rebelarem tb como lucifer... no lugar onde moravam adão e eva deus colocou uma arvore.... que tinha o fruto do conhecimento do bem e do mal.. ele disse que de todas as arvores e folhas etc eles poderiam comer... mas daquela arvore não.. porque no dia em que eles comessem daquela arvore.. eles morerriam..
eva estava passeando como sempre fazia todos os dias quando deu de kra com uma serpente ta-daa.... convesando com a serpente..( dizem que lucifer tomou a forma dessa serpente ou possuiu ela tb não lembro) a serpente disse que eva poderia comer da fruta que ela não morreria, e sim ficaria mais sabia que deus.., eva comeu... e correu para adão comer a fruta.... dai todos foram felizes para sempre....er... não... tá vc sabem o resto.. ou não sabem...de qualquer forma foi oque aprendi na minha educação... não sou dono da verdade, nem quero empurrar nada disso aqui pra ninguem... imagine....
Acho que o Acreditar é que é o X da questão...
todos nós acreditamos em alguma coisa... ou vivemos isso,seja por educação de berço, seja por rever conceitos, seja por aprender uma coisa hoje, vivemos todos sonhos ou objetivos que nossos pais ou avos ou tataravos acreditavam ser o melhor...pessoas matam pelo que acreditam, pessoas morrem pelo que acreditam, pessoas defendem oque acreditam com unhas e dentes.. porque é oque rege seu caminho... quer seja oque vc escolheu... ou que escolheram pra vc... não acho tão incomum uma pessoa achar que oque ela acredita seja a verdade.. a tantas fontes... tantas contradições...cabe a cada um procurar a verdade...se quiser isso é claro... se acreditar nisso...que existe uma verdade..
já to demorando muito texto muito comprido... :oops:

Acho que sempre devemos respeitar o crença de uma pessoa..o caminho dela , porque só diz respeito a ela...

espero não ter cido muito chato e ter acrecentado algo a lista..
:wink:
 
Acontece que lucifer sentiu inveja de deus... queria ser exaltado acima dele, ele realmente era um dos anjos mais bonitos do ceu.., ele começou a falar mau de deus para os anjos... criar intriga no ceu.. falando isso e aquilo de deus.. Deus o expulsou do ceu... mas lucifer conseguiu levar com ele um terço dos anjos do ceu.., conseguiu os convencer a se rebelar contra deus... ele foi expulso... e devido a seu odia e revolta contra deus ele foi contra oque deus mais amava....

Bem, sim, essa seria uma simplificação da história. Mas simplificada demais. Seria como dizer "papai do céu" ao invés de "Deus", para facilitar a compreensão.

Na verdade, Lúcifer não foi expulso porque sentiu inveja. Lúcifer foi o primeiro anjo criado. Deus o criou, atado à sua própria luz, e portanto este refletia a luz de Deus. Metaforicamente, Lúcifer voava enquanto Deus admirava seu vôo, refletindo a magnitude de seu criador. Deus deu-lhe o livre-arbítrio, a chance de escolha. Ele deveria escolher entre refletir a suprema luz de Deus, mas ser atado à Esse, ou ser livre, e definir seu próprio destino. Lúcifer disse que a luz de Deus era bela e ele tinha orgulho de refletí-la, porém escolheria ser livre. Assim, Deus cortou a ligação entre os dois, e Lúcifer caiu nas trevas. E Deus disse: "Como era bela a Luz !"

A inveja surgiu em Lúcifer depois que ele caiu nas trevas e percebeu o que significava ficar sem a luz de Deus.

Dizer que ele levou um terço dos anjos do céu significaria dizer que um terço dos anjos escolheu seguir Lúcifer e ter liberdade, caindo também em trevas.

Mas creio que o número "um terço" seja simbólico, como tudo na Bíblia.

-
Essa foi uma explicação mais profunda que li a respeito de Lúcifer, mas talvez também esteja errada, claro. Mas como tudo é metáfora, cada um terá sua inyterpretação.
 
A Biblia tem muitas metaforas, muita linguagem simbolica e a maioira das pessoas interpreta errado...

Além disso... os erros de traduções foram passando de povo pra povo, muitas partes foram mudadas...

Ouvi dizer q a Reencarnação antes era aceita pela igreja, mas parece q um papa antigo baniu essa crença por algum motivo...


Por isso q hj eu não tenho religião alguma mas acredito em deus
 
Muita coisa que eles consideravam como axiomas foram banidas da igreja apenas por questões de polêmica.

O Vaticano já admitiu que mais de 50% da Bíblia foi retirada das publicações.
 
:D Inclusive os Evangelhos chamados apócrifos, naum são aceitos pela instituição do estado do Vaticano.

O que eu percebi é o seguinte: As filosofias mais antigas, os escritos mais antigos são atribuídos ao Zohar/e Hermes Trimegisto. Ali está a base do judaísmo e dos filosofos e estudiosos como Éliphas Levi.
A maior parte dos escritos de HT foram queimados no incêndio da biblioteca de Alexandria, pouco sobrou, de lá p/cá vários estudiosos fizeram seus livros baseados em suas experiências e através de ensinamentos mais antigos., estudados p/eles.
O Zohar é considerado o maior livro de "mistérios" e foi preservado pelos sábios hebreus geração/geração. Só que têm um detalhe, os próprios sábios disseram q.uma só vida não seria suficiente p/desvendar todosos códigos existentes no Zohar.
outro detalhe: Para ler e entender a Tora (biblia dos hebreus/judeus/de onde se originou a biblia , o Velho Testamento,do catolicismo e suas vertentes) é preciso um conhecimento muito profundo de hebraico e seus códigos contidos em cada letra. Por isso tudo voces podem imaginar como as pessoas, inclusive sacerdotes distorcem o q.está escrito. E a biblia católica está toda imcompleta e c/trad. erradas. É só pegar a Tora traduzida do hebraico p/portugues q. se vê a diferença (Velho testamento)
Com relação aos anjos: Na Tora eles são idenficados como MELACHIM
q.significa MENSAGEIROS. :lily:
 
Livro do profeta Enoque - antediluviano - diz: duzentos anjos desceram à terra e tiveram filhos e filhas com as mulheres terrestres.

Como diz o título do tópico... "Acreditar ou não acreditar ? Eis a questão..."
 
:| Eu fico pensando cá c/meus botões; se eu escrever um livro relatando todos os acontecimentos deste séc. e do xx, e daqui á 3.000 anos, e alguém achar esse livro, será que vai acreditar no que eu escrevi?
Fico pensando nisso...

A Biblia, o Vedas (hindu), o Livro Tibetano dos Mortos, a Tora judaica, o Zohar, o Bhagavta Gita (hindu), se tu pega todos esses escritos vai encontrar uma linguagem metafórica, dificil de entender...Naum acredito e nem desacredito, procuro usar bom senso, questionar s/preconceito.
é muita doideira.
Mas esse lance de satanismo, ás vzs. me parece até moda q. começou c/alguns roqueiros, se naum me engano quem começou c/isso foi Alice Cooper, mas como ele mesmo diz em entrevista recente, tudo naum passou de markentig.
 
questão...

Eu acho que sim...
Pessoas leriam seus relatos e acreditariam neles... outra não.... acho que é igual a hoje...acreditar ou não é uma questão de escolha...

Mas como vc faria saber... se quisesse.... que o que vc relata é a verdade..?
 
8-) Bom, eu acho que colocaria datas, indicaria lugares, diria os nomes dos protagonistas....
Mas tambem penso, que, as linguagens do mundo mudam, e as pessoas, de acordo c/sua cultura expressaum o que veem de maneiras distintas...
Penso tb. que até livros de ficcào, como Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, apesar de ter saído total da imaginacaum dele, acabou se tornando uma verdade atual. no livro ele fala dde bebes de proveta, coisa que surgiu uns 30/40 anos depois...
 
Essa do Lúcifer ser de um Coral é nova pra mim...
:lol:

Fala sério. Onde foi que você leu essa informação :o?:
 
Hummm

hehe...é uma boa pergunta...

Vou procurar de onde veio essa informação.. de lucifer ser um anjo que era chefe do coral de anjos e tal.....
Eu contei oque aprendi sobre isso... mas não necessariamente que eu acredite nisso... alias é só uma das várias versões sobre ele e a queda dele... surgimento do mal etc e tal..
Sei que não é uma copia de Melkor.. porque escutei dela quando pequeno.. e só vim a conhecer tolkien e sua obra quando tinha 20 anos..
Vou procurar de onde veio essa informação.. ai posto aqui...

:wink:
 
Bem, eu vou postar aki os motivos que estão me fazendo perder a fé (sou, ou era católica). Tudo começou quando eu li a frase de um filósofo " O homem criou Deus pra não se suicidar" Tipo, vc olha pra trás e pensa, nossa, aquele povo da Grécia era idiota, olha as baboseiras que eles acreditavam. Amanhã, outras pessoas podem olhar pra trás e falar, nossa, olha como aquele povo era retardado, acreditar em Jesus e coisa e tal..
Ou seja, Deus foi uma invensão do homem, pra explicar o que ele não conseguia de maneira racional, pra livrá-lo da loucura de pensar que um dia a vida dele vai acabar no nada...
E olha só.. A religião também é um meio de controle, vcs já pararam pra reparar? Não tem nada mais cala-a-boca-e-seconforma-com-sua-condição que " felizes os pobres pq deles é oo reino dos céus". É muito imposto isso.
Outra coisa, o antigo testamento todo é idiota e não fala do mesmo Deus que o novo... Eu estava lendo a história de Moisés, o Deus dele pede sacrifícios e fica falando que quem não fier o que ele quer ele vai matar, que quem desrespeitar a vontade dele a família vai ser amaldiçoada por 4 gerações.. Onde está a misericórdia do Deus do novo testamento?
Continnuando no antigo testamento, eu sei que ele é composto de metáforas e historinhas, só que as pessoas a época acreditavam nessas historinhas. Aí vem alguém e me diz: Mas é comprovado cientificamente que o mar vermelho abriu e que houve o dilúvio de Noé. Só que a baixa da maré era um fenômeno que ocorria regularmente e Moisés só deu sorte de chegar na hora. O grande dilúvio aconteceu, mas isso tmb foi um fenômeno natural, e fala que vc acredita que um homem e sua famíliac onseguiu coletar todas as espécimes existentes e tacar td numa arca?

Tem muito mais motivos.. Só qeu eu cansei de escrever.. Resumindo : Deus é um mecanismo pra esconder as fraquesas dos homens. Deus é uma invenção...
 
fé...

oi... vou comentar algumas coisas do que vc falou e ponderar tb ok..


"Ou seja, Deus foi uma invensão do homem, pra explicar o que ele não conseguia de maneira racional, pra livrá-lo da loucura de pensar que um dia a vida dele vai acabar no nada... "

pensando de um modo geral, existem varios deuses... de varias mitologias, todos com um proposito, explicar o passado, o presente e o futuro do homem...
Mas não foram só deuses que foram inventados pra tentar explicar algo... a reencarnação, espiritualismo,karma,etc....todos procurando uma resposta...ou tentando dar uma....
Oque vc falou sobre perder a fe é normal.. principalmente porque o que mais existe no mundo é a duvida... gente falando de um lado uma coisa... e do outro outras que defendem oque acreditam.. eu acho que vc parar pra pensar e rever algumas coisas é totalmente necessario e saudavel..

"E olha só.. A religião também é um meio de controle, vcs já pararam pra reparar? Não tem nada mais cala-a-boca-e-se conforma-com-sua-condição que " felizes os pobres pq deles é oo reino dos céus". É muito imposto isso."

Acho que quem escreveu isso... não quis dar esse sentido... que todos devem ficar pobres...diz na biblia que certa vez jesus estava olhando para uma parte do templo onde as pessoas depositavam suas ofertas,.. e era muito comum naquela epoca que os ricos, quando davam suas ofertas... faziam toda uma demonstração, exaltação, grandes quantias em dinheiro....tudo para que os outros vissem como ele era um bom cristão.... ai veio uma viuva..( não me lembro se era viuva mesmo).. e depositou uma quantia irrizoria de dinheiro, como se fossse 2 centavos nos dias de hoje.... vendo aquilo jesus olhou e disse para seus discipulos que aquela mulher tinha dado mais do que qualquer pessoa ali, porque..?
porque tinha dado de coração e com sinceridade.. e com muita humildade tb.. felizes os pobres (humildes, sinceros) porque deles é o reino do ceu..
não que no ceu ricos e pobres não vão entrar... não é a economia que vai fazer a diferença.. mas seu carater...
Isso pode ser uma frase de controle...é claro..... a biblia foi usada pra isso..foi como foi comentado em outro post... ela não é objeto de dominação... mas pode ser usada... como o alcorão é usado hoje...

"Tem muito mais motivos.. Só que eu cansei de escrever.. Resumindo : Deus é um mecanismo pra esconder as fraquesas dos homens. Deus é uma invenção..."

Deus pode ser uma invenção....tudo apontaria que sim, assim como todos os outros... acho que por isso se deve ter fé....fé é mais do que simplesmente acreditar... e viver aquilo..é certeza absoluta.

tb cancei..^_^.... um abraço!
 
:D Eu já postei antes falando de como o velho testamento traduzido p/nossa linguagem naum deve ser levado ao pé-da-letra, pois o original é em hebraico, se chama Tora, e cada palavra tem um significado espiritual.
A melhor maneira de entender é procurar o seguinte site:
www.academiadecabala.com.br
Lá eu desfiz um monte de dúvidas que eu tive c/a Biblia. Este livro teve zilhões de trad. foi tirado muitos textos no famoso Conselho de Trento pela igreja católica. Ficou um livro completamente dificil de entender.
A hist. da arca é simbólica/a abertura do mar vermelho significa abertura espiritual e naum fisica do mar/sacrificio é simbolismo, quer dizer, deixar de lado coisas ruins que a gente tem dentro de nós...
É como o Alcarim falou aí cima...
E Deus ou Deusa ou Criador, eu já duvidei da existência, mas fui surpreendida com algo que me fêz acreditar. E hoje eu naum duvido nem um pouco que existe Algo...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo