1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Acreditar ou não acreditar? Eis a questão...

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Borges Gonçalves, 28 Abr 2003.

1. O DIABO EXISTE ? OU ESTÁ DENTRO DO HOMEM?

:o?: REMOTA DOS TEMPOS A EXIST~ENCIA DO MAL, SEJA ELE EM FORMA DE DIABO OU NÃO ! A BÍBLIA CITA - O COMOFONTE DIRETA DAS MAZELAS HUMANAS. ATÉ DEUS FOI TENTADO POR ELE NO DESERTO, MUITOS RELIGIOSOS AFIRMAM VEEMENTE QUE ELE ESTÁ ENTRE NÓA E NOS ATENTA 24 HORAS POR DIA ! MAS SE FORMOS OLHAR PARA DENTRO DE NÓS MESMOS VEREMOS QUE O HOMEM É O ÚNICO ANIMAL QUE MATA POR PRAZER, SABE QUE MATAR É ERRADO MAS MATA... ENGRAÇADO ( NA VERDADE TRISTE ) QUE SERÁ QUE O DIABO QUE FORMENTA GUERRAS PARA ROUBAR : DINHEIRO E OBRAS DE ARTE ( II GUERRA ) PETRÓLEO ( GOLFO 91/2003 ). NA BÍBLIA EXISTE UM ANJO CAÍDO SIM, ELA FAZ ESSA CITAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO MAS SERÁ QUE O DIABO É TÃO REAL ASSIM UM ANJO OU ELE É UMA PARTE DOS SERES HUMANOS ?

2. PVC

PVC Usuário

Quem sabe ele não é real e quer fazer vc acreditar que não seja?
    Afinal, o que não acreditamos, provavelmente não exista e não nos faça mal, certo?

Então:
    Ele existindo.
    Qual seria a vontade dele, que soubessemos que ele existe? Lógico que não, se não estariamos cada vez mais tentando se livrar dele, etc.. a melhor forma, é fazer vc não acreditar nele, mas continuar agindo ainda.

LoL

3. PVC

PVC Usuário

E, por favor, desligue o Caps lock.
    é muito ruim ler assim.

4. Avenger

Avenger Usuário

O Diabo dentro do homem?? 8O Coisa suspeita... :eek:

5. Sra. Pseudo

Sra. Pseudo I'm a blueberry pie.

Very good :clap:
    Mas ainda assim eu prefiro acreditar no seguinte: A Deusa ou Deus ou o que quer que seja n tem nenhum poder sobre as nossas vidas. Ou pelo menos não tem A MINIMA VONTADE de interferir nela. Eu explico: Deus/Deusa pra mim é como se fosse o todo e nós fazemos parte desse todo.
    Imagine um campo de futebol.(adoro usar esse exemplo.) Ela n é akela q assiste tudo lá de cima.Muito menos o juiz que pune. Ela é o técnico (q te dá as coordenadas pra fazer o seu trabalho), Ela é cada um dos jogadores, Ela é a grama sob os pés deles, Ela é cada uma das pessoas na arquibancada, Ela é o vento, Ela é todo o estádio, Ela é o sol sobre eles.
    Logo, pode-se deduzir que fazemos parte de uma grande teia: se vc mexe um fio, mexem todos os outros. Portanto vc, e só vc é responsavel pelos seus atos. E eles terão uma consequencia, boa ou ruin. (lei da ação e reação-toda ação gera uma reação de mesma intensidade, direção e sentido contrario)Logo, eu n vejo nescessidade da existencia de um ser que pune ou um lugar pra punir os pecadores (ja q esse conceito de pecado n existe pra mim, assim como n existe pra mim "a vontade de deus")

Por isso n acredito na existencia do inferno e nem do diabo como entidade.
    Acho inclusive q tanto um como o outro, assim como o céu tb, foram criados pra amedrontar o homem e submete-los a vontade de outros homens. Expansão maritima europeia é um exemplo: os caras chegavam lá na Africa e viam os africanos com seus ritos pagãos e os convenciam de q akilo estava contra a vontade de deus, e q se eles obedecessem a deus iriam pro céu como recompensa, mas caso contrario iriam pro inferno, um lugar com cheiro de enxofre onde há choro e ranger de dentes.

Acho q é por ai. :D

6. Northern Lad

Northern Lad Usuário

O Diabo é a personificação do mal, é uma figura fictícia, uma metáfora. O mal existe? Sim. O diabo existe? Se você quiser sim. O mal está dentro do homem? Sim.

E aí por diante.

7. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

Se Deus é inteiramente bom por quê o mundo é uma merda? Deve haver uma força que se opõe a ele. É quase uma necessidade se se acredita em um Deus bom acreditar em uma força contrária, maligna, fonte do mal. O ser humano tem uma tendência a perceber o mundo dividido em bem e mal. Pode conceber isso metafísicamente, crendo em forças opostas, como no zoroastrismo. Ou chegar no monoteísmo, que leva com certeza a um Deus bom ou acima do bem e do mal. Se só há um deus e há mal, outras criaturas devem ser responsáveis por ele. Demônios e anjos são apropriados para a tarefa.

Se eu acredito em diabo? Não. Eu tenho a minha concepção de Deus (verdadeiramente mais filosófica do que religiosa), e ela não comporta outros seres. Pra mim as coisas são como tem que ser, é a natureza do universo.

8. patrah

patrah Usuário

:D o diabo é uma metafora p/mim, não um ser distinto. Mas o mal existe, sabemos o que é cruel, o que é a bárbarie...
    Acho que temos o livre-arbitrio p/escolher entre fazer seguir por um caminho ou outro.
    Pelo que eu já li e vi por aí, a tônica da Criação é o Amor, a Harmonia e a
    Compaixão, Equilibrio, Bondade, as chamadas virtudes: quando as pessoas por razões de suas próprias escolhas e reações se desviam dessas virtudes elas estão em desequilibrio c/essa tônica, e isso gera uma serie de consequências. Os cabalistas chamam isso de contrainteligencia, está em nosso ego, seria nosso lado dark e conforme a gente vai evoluindo vai se lapidando e reconhecendo qdo. é o nosso ego quem tá ditando as ordens ou nosso coração. Li isso nums livros.

"A Vida tem a cor que voce pinta" :lily:

9. Saranel Ishtar

Saranel Ishtar Usuário

Baum, se eu acredito que o diabo exista? Sim, acredito. Mas não creio no inferno. O demônio não é aquela figura mítica, com chifre, rabo e o escambau, essa figura veio da mitologia grega...não se sabe como é, mas é o mal e sempre assume uma forma sutil. A maior arte dele é fazer com que pareça não existir.

10. Livh

Livh Usuário

Uma vez ouvi algo como .... "O diabo não é tão feio como o pintam.." dizem que ele é meio "Mistica" pode assumir a forma que quiser ...porém no normal ele é LINDO.... ele foi um anjo de Deus que contestou suas ordens e obrigações e escolheu reinar no inferno a servir ao paraiso.....(versão católica da história)... mas dizem que ele é loiro de cabelos longos e lisos ... olhos azuis.... alto..... muito 'sedutor"..... MULHERES CUIDADOS COM LOIROS ALTOS DE CABELO COMPRIDO... PODE SER O DEMONIO.... 8O

11. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

Os judeus inventaram um diabo loiro de olhos azuis :? ? Acho que não. Bem ele era o anjo supremo, né, o portador da luz, mas sua glória só durou um segundo, pelo que ouvi dizerem. Acho interessante essas histórias do diabo.

12. Mulder

Mulder Usuário

Para min o diabo não é uma personificação do mal ou coisa assim, embora o represeente.

O Diabo é o simbolo de nosso livre arbitrio. Sim, isso mesmo, Deus nos deu liberdade de fazermos o que quisermos. Tudo o que ele criou tem livre arbitrio, mas do livre arbitrio sempre surgem problemas, como guerras, matança, etc... Um Deus que ama tanto que permite que exista um Diabo, que na verdade não nos pode controlar, mas sim influenciar-nos. Nós somos os unicos que podemos rejeita-lo e tornar este mundo menos problematico.

13. Beladona_theOld

Beladona_theOld Usuário

Uma idéia que eu tenho e queria discutir com vcs é a seguinte...

Uma pessoa que se diz "satanista" acredita no Diabo, certo? Tá vamos levar em conta o Satanismo ridículo, pregado pelos "Black Metal"...Se tu acredita na existência do Satã, tu acredita nos dogmas da Igreja Católica pois foi ela quem criou o ´Demônio...Se tu acredita nos dogmas da igreja Católica, tu acredita na própria Igreja, e se tu acredita na Igreja, acredita na fé dela, ou seja, na existência de Deus e de todos os seus poderes...
    Então, quem acredita no Diabo e o cultua também acredita em Deus.

O que vocês acham disso???

14. Ilyriä

Ilyriä Usuário

[quote-"Laurelin Vox"]
    O Diabo é a personificação do mal, é uma figura fictícia, uma metáfora. O mal existe? Sim. O diabo existe? Se você quiser sim. O mal está dentro do homem? Sim.
    E aí por diante.
    [/quote]

tá. nesse caso, se o diabo é a personificação do Mal, Deus é a do bem, e portanto é uma metáfora tbm?

Ok, aí já concordo mais... mas do mesmo jeito, se o diabo é o símbolo do livre arbítrio, ele não existe como uma entidade, e sim como uma atitude....

15. Livh

Livh Usuário

É essa a visão de um anjo... o esteriótipo criado para eles.. não que foram os Judeus..... mas é essa a visão geral que se tem de um anjo..... mesmo em desenhos, bibelos.....etc......

16. Ilyriä

Ilyriä Usuário

Em desenhos, bibelôs, etc, mas lembre-se que essa iconografia foi criada a grande maioria no Renascentismo, e aquele anjinho cacheadinho, fofo, é completamente renascentista, é o ideal de beleza da Renascença... lembre que o conceito de beleza varia pra um e outro... e essa iconografia de diabo de chifre e pata foi absorvida um pouco da mitologia grega, como disse a Saranel (Pã) e da celta, se naum me engano, ou nórdica... pq era muito difícil fazer o cristão temer e odiar algo que era tão belo qto os anjos portetores.

17. Vela- o Rousoku

Vela- o Rousoku Sirius Black

Acho que seu raciocínio está absolutamente certo.

Acho que os "satanistas" acreditam que existe Deus, e não gostam nem um pouco dele - só pra contrariar o resto da sociedade, provando que satanismo é um tipo de modinha. Coisa de poser, na minha opinião.

18. Litzhel

Litzhel Delirium

Satanismo puro nao acredita no diabo como um deus, Beladona, e sim colocaram como uma imagem que deveriam ser, nao seguir.

Luciferianismo cultua Satã, mas sao subdivisioes, como no cristianismo existem varias.

Mas seu raciocionio tem algo correto no fato de nao negar a existencia de um deus, mas eles nao negam e nem afirmam.

19. Eönwë

Eönwë Usuário

Esse raciocínio foi meio estranho... Se você acredita em um dogma da Igreja Católica (no caso, o Demônio), não significa que você acredite nela como um todo, e que aceita todos os seus dogmas.

De qualquer modo, acho que os satanistas não acreditam em Deus. Na verdade acho que eles são só uns bobos que, em dúvida sobre qual religião seguir, aceitam a mais exótica e estranha que aparecer, só por que ela é justamente exótica e estranha. (Refiro-me à maioria; talvez exista uma minoria que seja satanista por que acredita mesmo nessa religião. Mas aí já é outra história...)

20. Litzhel

Litzhel Delirium

Não julguemos generalizando.

Se você pensar deste modo Eonwe, eu vou argumentar dizendo que os cristãos buscam aquilo que parece mais simples, menos perigoso, bonito, e amavel, só pra se sentirem realmente bem.

Compartilhar