• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A TV Digital

Essa foi a coisa mais importante que eu li sobre TV digital EVER.

Uma das coisas legais sobre a TV digital é o lance de tu poder assistir no PC. Pra quem tem notebook é uma beleza, a Tec Toy já anunciou inclusive um dispositivinho USB que capta o sinal digital.

Pois é, eu já tenho placa de captura de TV digital no meu notebook. Só q não é compatível com a TV digital brasileita :blah:
 
E teoricamente dá para assistir no celular, também. Mas tá uma guerra para ver quem vai ficar com os direitos de transmissão, já que as operadoras querem ganhar em cima, ao invés de zerar o custo pro usuário final e ganhar em, sei lá, publicidade =p
 
E teoricamente dá para assistir no celular, também. Mas tá uma guerra para ver quem vai ficar com os direitos de transmissão, já que as operadoras querem ganhar em cima, ao invés de zerar o custo pro usuário final e ganhar em, sei lá, publicidade =p

começamos bem hein...

O sistema copiou qual sistema afinal de contas? Ficou sendo o japonês mesmo?

acho que ficou o japonês mesmo, assim as emissoras independentes não entrariam para concorrer com as outras, estas com medo de perder audiência e tal.

só ñ entendi muito bem, porque no japonês as emissoras independentes ñ podem entrar?
 
Acho que toda transmissão digital seria excludente para emissoras independentes por ter uma produção cara demais para elas.
Ia ser uma continuidade do que já acontece, só tem emissora quem tem um político amigo para dar a concessão.
 
Informação:

TV digital dá pra ser captada por qualquer dispositivos móvel compatível.
Celular, Note, MP5, PDA's e afins.

E as informações do Fingol, quer dizer Art :roll:, estão corretas. E são precisas como em nenhum meio de comunicação foi.
 
Art Vandelay disse:
Olha q legal, todas as séries são produzidas nos EUA em HD(720p) e Widescreen mas no Brasil vão continuar sendo transmitidas em SD(480i) e Fullscreen pq nosso modelo de TV Digital não é compativel.

Você está equivocado. Qualquer áudiovisual produzido em qualquer lugar do mundo, seja qual for o ser formato, em altadefinição e 16:9 poderá ser transmitido no Brasil, em alta definição e 16:9, exatamente como o original. Isso porque as séries/programas/filmes produzidos nos EUA, por exemplo (que possuem outro padrão de TV Digital) não são transmitidos diretamente para os televisores no Brasil.

Todo conteúdo em HD será transmitido por nossas emissoras abertas ou de TV por assinatura, sendo assim, convertido para nosso padrão de HDTV. Se fosse assim, nada de fora poderia ser transmitido no Brasil, pois o nosso padrão de TV é o Pal-M, que é "incompatível" com os outros.

Quanto a TV por assinatura, a NET Digital já está comercializando a NET Digital HD. Pagando a adesão de 800 reais, você recebe em casa, em regime de comodato, um DVR, que nada mais é que um gravador digital (como o da SKY+) com funcionalidades de pausar, agendar programas para ver quando quiser e gravar num disco rígido interno, ALÉM de ser um set-top box de TV digital, recebendo os canais digitais abertos e esse canal HD Globosat que o Art citou.
Toda interatividade desse pacote (como guia de programação, informações adicionais, sinopses de capítulos, etc) fica a cargo do software da NET, ou seja, qualquer recurso que venha posteriormente ser produzido para o GINGA, terá de ser convertido pro padrão do software do DVR da NET.

Deve-se lembrar que não basta ter um set-top box, se sua TV não for Full HD ou HD, você não terá melhoria alguma na qualidade da imagem e tão pouco poderá visualiza-la no modo widescreen. Se sua TV for de tubo, com um set-top box, você terá apenas acesso aos canais digitais e a interatividade lembrando que no momento, ela ainda não é "plena", e conta apenas com os recursos citados acima (no caso da NET Digital. Já os set-top boxes para "tv aberta" que estão sendo comercializados atualmente, nem sequer possuem o GINGA instalado).
 
Última edição:
Você está equivocado. Qualquer áudiovisual produzido em qualquer lugar do mundo, seja qual for o ser formato, em altadefinição e 16:9 poderá ser transmitido no Brasil, em alta definição e 16:9, exatamente como o original. Isso porque as séries/programas/filmes produzidos nos EUA, por exemplo (que possuem outro padrão de TV Digital) não são transmitidos diretamente para os televisores no Brasil.

Todo conteúdo em HD será transmitido por nossas emissoras abertas ou de TV por assinatura, sendo assim, convertido para nosso padrão de HDTV. Se fosse assim, nada de fora poderia ser transmitido no Brasil, pois o nosso padrão de TV é o Pal-M, que é "incompatível" com os outros.

Quanto a TV por assinatura, a NET Digital já está comercializando a NET Digital HD. Pagando a adesão de 800 reais, você recebe em casa, em regime de comodato, um DVR, que nada mais é que um gravador digital (como o da SKY+) com funcionalidades de pausar, agendar programas para ver quando quiser e gravar num disco rígido interno, ALÉM de ser um set-top box de TV digital, recebendo os canais digitais abertos e esse canal HD Globosat que o Art citou.
Toda interatividade desse pacote (como guia de programação, informações adicionais, sinopses de capítulos, etc) fica a cargo do software da NET, ou seja, qualquer recurso que venha posteriormente ser produzido para o GINGA, terá de ser convertido pro padrão do software do DVR da NET.

Deve-se lembrar que não basta ter um set-top box, se sua TV não for Full HD ou HD, você não terá melhoria alguma na qualidade da imagem e tão pouco poderá visualiza-la no modo widescreen. Se sua TV for de tubo, com um set-top box, você terá apenas acesso aos canais digitais e a interatividade lembrando que no momento, ela ainda não é "plena", e conta apenas com os recursos citados acima (no caso da NET Digital. Já os set-top boxes para "tv aberta" que estão sendo comercializados atualmente, nem sequer possuem o GINGA instalado).

É muito mais simples mudar o padrão de cor. E a NET já anunciou oficialmente que transmitirá um canal especial Globosat contendo material de outros canais como Multishow, Sportv, GNT só q em HDTV e que, por enquanto não vai converter as séries americanas para o padrão de transmissão brasileiro.
 
Penando com a antena da TV digital

attachment.php


Sabe que os dias de zapear TV de muita gente pode estar no fim? Zapear com TV digital acessada por conversor e antena UHF, dependendo do lugar, é um martírio.

Martírio digital, com imagens espetaculares, mas martírio. Para quem assiste a TV por cabo há anos, ajustar antena passou a ser coisa do passado. Bem, era. Agora, com os conversores da TV digital, cada canal pede um ajuste. Coach potatoes que prezam sua condição vão odiar o senta e levanta.

Há pontos de São Paulo em que a recepção do sinal da TV digital é excepcional. Na Editora Abril, no bairro de Pinheiros, é assim. Só a Record engasga. Mas em vários bairros de São Paulo a recepção não é 100% para todos os canais – Globo, Band, MTV, Record, RedeTV, SBT e Gazeta. Algumas emissoras pegam muito bem, outras nem tanto. É preciso ajustar, ajustar, ajustar.

O site da Philips tem um mapa muito útil com mapas da cidade apontando a qualidade do sinal da TV digital. Confira em http://www.simplificandotvdigital.com.br. Dá para ver se você vai precisar de uma antena interna ou externa. Serve como indicação, mas para saber mesmo como o bicho vai pegar é preciso um teste in loco.

Eu moro perto do estádio do Morumbi, numa rua das áreas verdes do mapa da Philips (ops, do Google), em que a recepção é melhor – por ali pode-se usar tanto antenas internas quanto externas. As externas UHF não são obrigatórias. Tudo em cima? Nada disso.

SBT e Gazeta? Até agora não vi. A Band também não, mas pelo menos aparece na lista dos canais instalados. A Globo está presente 100% do tempo. A MTV, quase. RedeTV, idem. Mas se ajusto a antena para MTV, já não dá para ver a RedeTV, e vice-versa.

A Record de vez em quando dá o ar da graça. Ontem à noite, ela exibia um filme matador – Crash. As imagens estavam tão convincentes que resolvi completar a instalação do conversor, ligando o som ao receiver, para ter 5.1. Filme bom por HDMI, com som de TV, não dá, né? Dei uma mexida no rack, para colocar os cabos, e... cadê a Record? Sumiu para não voltar.

Enfim, vida de quem depende de antena não é o paraíso digital. Mas chega perto quando você se livra dos ajustes e pode apreciar, num telão, as melhores imagens de TV que já viu na vida.
Fonte: Blog da Sandra Carvalho (Info Online)

TV Digital - Muitas Dúvidas


A TV Digital só vai chegar aqui em Recife em 2009, mas isso não me impede de ficar com uma pulga atrás da orelha assistindo ao show de (des)informação sobre a tecnologia que se vê na imprensa.

A primeira é a estória do "sem chuviscos e sem fantasmas".

Não que eu duvide disso. Simplesmente não é possível haver chuviscos e fantasmas numa transmissão digital, porque esses problemas são inerentes à tecnologia analógica de transmissão. O que eu não entendo é como, nas mesmas circunstâncias em que um receptor receberia um sinal fraco o suficiente para provocar chuviscos ou fantasmas, o sinal digital chegaria "melhor".

O sinal da TV Digital não está sendo transmitido por satélite, mas por UHF. Eu vi rapidamente uma reportagem sobre uma "possível" transmissão que poderia ser captada por parabólicas comuns, mas o fato é que na prática o que existe hoje é transmissão UHF. A banda UHF usa uma faixa de freqüências mais alta que VHF (a TV normal) e quanto mais alta a freqüência de transmissão, mais difícil fica superar obstáculos porque o sinal vai ficando mais e mais "direcional". E vocês sabem o que você pega quando recebe um sinal digital ruim?

Nada.

Esse é o problema. Em vez de chuviscos e fantasmas, o telespectador vai ver uma tela preta e muda.

Eu estava com essa dúvida, sem entender porque ninguém havia levantado essa questão antes e imaginando que houvesse algo que eu não sabia, até ler este artigo de uma "early adopter": a Sandra Carvalho.

Em resumo: não é diferente do que eu imaginava.

Honestamente, eu prefiro os chuviscos e fantasmas. Eu moro em um vale onde até a recepção VHF é prejudicada e agora estou achando que é melhor não criar nenhuma expectativa para 2009.

Outro problema é a recepção móvel. Do jeito que a imprensa fala, parece até que antes da TV Digital não existiam TVs de bolso ou TVs de carro. Caramba, eu tenho uma TV de bolso há mais de 6 anos, mas o problema sempre foi a qualidade da recepção e a necessidade de uma inconveniente (e geralmente insuficiente) antena telescópica.

Só que na primeira exibição de uma TV Digital de bolso (um modelo da Gradiente) o que eu vejo? Uma antena telescópica!

Como eu posso esperar receber alguma coisa no meu (próximo) celular?

Nota: É verdade que à medida que a freqüência aumenta, o comprimento de onda diminui e o tamanho das antenas é proporcional ao comprimento de onda. Ou seja: UHF requer antenas menores. Mas o simples fato de haver uma antena telescópica me deixa com um pé atrás.

Eu cheguei a me animar com o receptor de TV Digital USB que a Tectoy vai oferecer em janeiro, mas quando vi as especificações, me desanimei. Resolução de 320x240? Eu espero que isso esteja errado...

Alguém tem algo a acrescentar?
Fonte: Geringonças e Gambiarras (blog do Jefferson Ryan)
 

Anexos

  • 1196960478326_58.jpg
    1196960478326_58.jpg
    46,7 KB · Visualizações: 429
Última edição:
É isso aí. Por enquando apenas uma qualidade de recepção muito melhor do que a TV analógica. Melhor som, imagem, etc.

Mais pra frente haverá interatividade, como andam dizendo, você poderá interagir com o seu televisor, usando a propria tela para fazer as coisas.

Mas concerteza isso não vai ficar barato. Se existem pessoas que mal televisão tem, como iram comprar uma nova, já adaptada para a TV digital ou comprar o Aparelhinho de recepção?

Vale lembrar também, que os televisores mais antigos, mesmo com o receptor digital, ficarão com as mesmas qualidades de imagem e som. As qualidades de imagem e som são melhores ou piores dependendo do televisor, não é o aparelho que muda essa qualidade. TVs de LCD ou derivados não são digitais, por enquanto não. Isso só muda para os televisores mais modernos, eles vão sair com a marca da TV digital. A TV digital, praticamente, só chegará para quem tiver condições financeiras para comprar uma TV nova e moderna.

Então se você estiver querendo comprar uma TV nova, tome cuidado e procure se informar se ela já recebe o sinal digital para depois não haver custos adicionais com aparelhos de recepção.

Abraços!
 
TVs de LCD ou derivados não são digitais, por enquanto não. Isso só muda para os televisores mais modernos, eles vão sair com a marca da TV digital. A TV digital, praticamente, só chegará para quem tiver condições financeiras para comprar uma TV nova e moderna.

Então se você estiver querendo comprar uma TV nova, tome cuidado e procure se informar se ela já recebe o sinal digital para depois não haver custos adicionais com aparelhos de recepção.

Abraços!

Ah, mas aí é só comprar o set-top-box. A tv só precisa ser HD pra isso.

Mas e não vejo muita graça em ter uma HDTV pra assistir esses canais convencionais como Globo, Band, SBT, Record e etc. Até mesmo o canal HD da Globosat. Eu compraria uma só quando os players de HDDVD e Blu-ray disc ficassem bem baratos e deixassem de ser do tamanho de um VCR. (quem nem o DVD era no comecinho).
 
Basicamente, o melhor negócio é esperar mais um bom tempo antes de querer atualizar TV e tudo mais. Por enquanto o sistema ainda está sendo implantado e como em qualquer tipo de equipamento de comunicação ele possui muitas falhas e problemas. Deixa o pessoal arrumar tudo e ai vamos ver o que vale a pena comprar.

For que a TV pode ser digital, mas a programação aberta ainda é uma porcaria.
 
A realidade é que agora a TV digital no Brasil tá começando bem nas coxas

Prefiro esperar um pouco pra gastar bem meu dinheiro num bom equipamento do que ficar adquirindo a preço de ouro conversores e adaptadores.
 
Eu fiquei preocupado com aquilo que eu postei na notícia ali em cima. Será que vai ser tão ruim assim pra captar o sinal de uma emissora? Ter que ficar mexendo em antena toda hora é andar pra trás.
 
Eu estava estremamente animada e curiosa com isso de Tv Digital, mas me desanimou demais saber que provavelmente só vou ter isso depois de 2010.
Pelo menos acho que fico livre dos erros e falhas iniciais..
 
É muito mais simples mudar o padrão de cor. E a NET já anunciou oficialmente que transmitirá um canal especial Globosat contendo material de outros canais como Multishow, Sportv, GNT só q em HDTV e que, por enquanto não vai converter as séries americanas para o padrão de transmissão brasileiro.

Não é só um padrão de cores. E acho que o anúncio da NET se referia a transmitir o conteúdo digital. Não se preocupem, quando (e se) tivermos tv por assinatura em alta definição por aqui, não teremos tais problemas de incompatibilidade.
 
É eu achei legal esse negocio de TV Digital , interessante,qualidade muito alta,futuramente interatividade... Mas extremamente caro agora.

E para mim só vai ter utilidade quando chegar aqui,que da para assistir pelo DS
:mrgreen:
 
É eu achei legal esse negocio de TV Digital , interessante,qualidade muito alta,futuramente interatividade... Mas extremamente caro agora.

E para mim só vai ter utilidade quando chegar aqui,que da para assistir pelo DS
:mrgreen:
Como eu faço pra assistir pelo Nintendo DS? :think:

EDIT: já achei como.

attachment.php
 

Anexos

  • ds.jpg
    ds.jpg
    9,3 KB · Visualizações: 344
Última edição:
Um pouco cedo pra criação de novos canais..
acho q por hora não vão investir nessa criação,
já que só uma minoria tem acesso a TVHD.
 
Discussão vai, discussão vem, tópico ressuscitado.

Alguma locadora ou algo assim já aluga filmes em Blu-Ray nas principais capitais pelo menos?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo