• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A origem dos orcs

Haran

ㅤㅤ
Olá pessoal,

Estou criando um tópico para discurtimos a origem dos orcs. Já foi um assunto bastante discutido por aqui, mas a maioria dos tópicos a respeito estão inativos. Acho interessante iniciarmos novamente a discussão do zero.

No "O Silmarillion" é dito que orcs são deturpações de elfos. Porém, há algumas dificuldades nisso: Espíritos de orcs vão para Mandos? Como Melkor tirou a imortalidade dos elfos? Os filhos dos primeiros orcs nasceriam orcs, mesmo tendo pais originalmente elfos? Tolkien então resolveu mudar essa idéia.

Mas os homens ainda não tinham aparecido quando os orcs já existiam. Aulë construiu os anões da sua memória da Música; mas Eru não iria sancionar o trabalho de Melkor, de modo a permitir a independência dos Orcs. (Não a menos que Orcs fossem ultimamente remediáveis, ou pudessem ser alterados ou 'salvos'?)​
Também parece claro (ver 'Finrod e Andreth') que embora Melkor pudesse corromper e arruinar indivíduos completamente, não é possível contemplar sua perversão absoluta de um povo inteiro, ou um grupo de pessoas, nem fazer isso se tornar hereditário. (Adicionado depois: Este último caso deve [se for um fato] ser um ato de Eru.)​
Nesse caso, os elfos como fonte são muito improváveis. E os Orcs são 'imortais', no sentido élfico? Ou trolls? Parece claramente implicado em O Senhor dos Anéis que os trolls existiam por si próprios, mas foram modificados por Melkor. [Myths VIII]
Então, Tolkien conclui mais ou menos o seguinte:

Mas as verdadeiras criaturas 'racionais', 'povos falantes', são todos de forma humana/ 'humanóide'. Apenas os Valar e Maiar são inteligências que podem assumir a forma que quiserem em Arda. Húan e Sorontar [1] podem ser Maiar - emissários de Manwë. Mas infelizmente em O Senhor dos Anéis Gwaehir e Landroval são tidas como descendentes de Sorontar.​
(...)​
Resumindo: acredito que pode-se assumir que 'falar' não é um indício necessário de possessão de 'alma racional', ou fëa. Os Orcs eram animais de forma humana (para zombar de homens e elfos) deliberadamente pervertidos/convertidos em uma aparência mais próxima dos homens. Sua capacidade de 'falar' era na verdade um 'registro' ajustado neles por Melkor.​
Até mesmo suas palavras críticas e rebeliosas - ele sabia sobre elas. Melkor ensinou-lhes a fala, e quando procriavam herdavam isso; e eles tinham tanta independência quanto, digamos, cavalos ou cachorros têm de seus donos. Essa fala é bastante ecoada (como a dos papagaios); em O Senhor dos Anéis diz-se que Sauron inventou uma linguagem para eles.​
A mesma coisa aconteceu com Huan e as águias: eles foram ensinados a falar pelos Valar, e acresceram a um novo nível - mas ainda não tinham nenhum fëa. [Myths VIII]
No Myths VIII e IX Tolkien conclui:



Por isso permanece terrivelmente possível que existia um traço élfico nos Orcs. Estes então devem ter sido cruzados com animais (estéreis!) - e mais tarde com homens. Seu período de vida iria diminuir. E morrendo eles iriam para Mandos e seriam mantidos prisioneiros até o fim dos tempos.​
(...)​
Uma vez que Melkor não poderia 'criar' espécies independentes, mas tinha imensos poderes de corrupção e distorção daqueles que estavam em seu poder, é possível que esses Orks tivessem uma origem mista. Muitos deles simplesmente (e biologicamente) eram corrupções de elfos (e provavelmente mais tarde homens também). Mas sempre entre eles (como servos e espiões especiais de Melkor, e como líderes) deve ter havido numerosos espíritos menores corrompidos que assumiram corpos semelhantes. (Estes deviam exibir caráteres terríveis e demoníacos)​
(...)​
Orcs são animais e Balrogs são Maiar corrompidos. Também, a origem da vontade dos Orcs é Melkor, não Sauron.​
Tolkien, relutantemente, assume que os orcs, animais e águias não têm fëar.

Mas no Myths X há uma visão diferente:

Agora, os Orcs das guerras mais tardias, após a fuga de Melkor-Morgoth e seu retorno à Terra-média, não eram 'espíritos', nem fantasmas, mas criaturas vivas, capazes de falar e de ter alguma habilidade e organização, ou pelo menos capazes de aprender tais coisas de criaturas maiores ou do seu Mestre. Eles procriavam e se multiplicavam rapidamente, quando deixados em paz.​
(...)​
Mas se ele realmente tentou fazer criaturas próprias em imitação e zombaria dos Encarnados, ele deveria, como Aulë, apenas ter conseguido produzir alguns fantoches: suas criaturas deveriam ter agido apenas quando a atenção de sua vontade estava voltada para elas, e elas não deveriam ter mostrado qualquer relutância em acatar uma ordem dele, mesmo se ela fosse a de destruir a eles próprios.​
(...)​
Outras criaturas originalmente independentes, e os homens entre elas (mas nem elfos nem anões), poderiam também ser reduzidas a uma condição parecida. Mas 'fantoches', sem vida ou vontade independente, simplesmente parariam de se mover ou fazer qualquer coisa quando a vontade de seu criador desaparecesse. Em qualquer caso, o número de orks que estavam 'absortos' era sempre uma pequena parte de seu total.​
Aqui Tolkien afirma que os orcs não eram simples bonecos sem fëar.

Finalmente, há um ponto inescapável, embora horrível de ser relatado. Com o tempo, se tornou indubitavelmente claro que os homens, sob a dominação de Morgoth ou de seus agentes, em poucas gerações, podem ser reduzidos quase ao nível órquico em mente e hábitos; e então eles eram ou podiam ser levados a cruzar com Orcs, produzindo novas crias, frequentemente maiores e mais traiçoeiras. Não há dúvida que muito tempo depois, na Terceira Era, Saruman redescobriu isso, ou aprendeu através do conhecimento antigo, e na sua cobiça por poder realizou-o, seu ato de maior crueldade: o cruzamento de Orcs e homens, produzindo tanto Homens-orc grandes e traiçoeiros, quanto Orcs-homens pérfidos e desprezíveis.​
Orcs podem cruzar com homens. Ou seja, provavelmente os homens estão envolvidos na criação dos orcs. O despertar dos homens, portanto, ocorreu muito antes do que foi relatado em "O Silmarillion", embora a época com que os edain se encontraram com os elfos deve permanecer a mesma.

O papel de Sauron agora também é muito maior:

Dessa maneira, é provavelmente em Sauron que devemos procurar por uma solução para o problema da cronologia. Apesar de imensamente menos poderoso que seu Mestre, ele se manteve menos corrupto, mais frio e mais capaz de fazer cálculos. Pelo menos nos Dias Antigos, antes de se ver despojado de seu senhor e caído na insensatez de imitá-lo, se esforçando para se tornar supremo na Terra-média. Enquanto Morgoth ainda se erguia, Sauron não procurava supremacia própria, mas trabalhava e fazia esquemas para o outro, desejando o triunfo de Melkor, a quem no começo ele adorava. Dessa maneira, ele frequentemente realizava coisas, imaginadas por Melkor, que seu mestre não completava ou não conseguia completar na pressa furiosa de sua malícia.​

Devemos assumir, então, que a idéia de procriação dos Orcs veio de Melkor, a princípio talvez não tanto para a provisão de servos ou infantaria para sua guerra de destruição, quanto pela profanação dos Filhos e a imitação blasfema dos desígnios de Eru. Os detalhes da realização dessa iniquidade foram, no entanto, deixados principalmente à sutileza de Sauron. Nesse caso, a concepção (em mente) dos Orcs deve retroceder muito, para a noite do pensamento de Melkor, embora o começo de sua real procriação deva aguardar o nascimento dos homens.​

Sauron seria a grande mente por trás da origem dos orcs, diferente do falado no Myths VIII.

O texto ficou grande, mas peguei apenas pequenas partes que eu achei mais importante. Os textos completos podem serem vistos aqui. O texto foi traduzido por Aulë, com revisão de Swanhild.

E então, qual a opinião que podemos tirar disso tudo? Parece-me que Tolkien decidiu ao final que orcs foram corrupções de homens, talvez cruzados com maiar em corpos de orcs. O texto deixa claro que Sauron teve mais sucesso na dominação dos orcs. Além disso, coloca os orcs como seres com fëar.

Se alguém tiver a paciência de ler tudo, hehe, é isso.
 
Bom, juntando tudo, eu entendi que existem duas possibilidade:
-Apesar de não poder criar individuos com vontade própria por não ter acesso à chama imperecivel, nem corromper os elfos de forma a se procriarem e gerarem Orcs, Melkor pode te-los cruzado com animais inferiores(forçadamente), o que lhes daria a forma humanoide e diminuiria sua vida. Teria ensinado eles a falar de forma um tanto precária e, depois de um tempo, eles mostrariam capacidade de se organizar.
ou
-Que Melkor achou os homens antes que os Elfos o fizesse, e, depois de domina-los por um tempo, os levou a pensar e agir como posteriormente os Orcs se demonstrariam, o que tornaria possível os fazer cruzar(não forçadamente) com (aqui eu tenho duvida) [Animais?] de forma que os homens tiveram papel na criaçao dos Orcs, mesmo que na visão do povo de Beleriand, os orcs tenham surgido antes.

A minha primeira possibilidade é o que eu acredito mais. Fora o fato que os elfos teriam que cruzar forçadamente com animais, o resto é plausível.
Talvez eu tenha entendido errado, e por isso cheguei a segunda conclusão, sei lá. Realmente prefiro a primeira versão.


Só não entendi o porque ele diz "infelizmente Gwaihir e Landroval são descendentes de Sorontar". Qual é o problema em ter descendentes? Porque Tokien rebaixaria Sorontar de Maia à um animal que sabia falar? Maia não podem ter descendentes? E Melian?
 
Não. Melian seria uma exceção de Ilúvatar.

Eu não gosto de pensar que elfos e homens poderiam cruzar com animais. Para mim parece que ambos são distintos e tal. Como se os genes de ambos são diferentes. Sem falar que, um animal não tem fëa, e eu pelo menos gosto de acreidtar que, para haver um filho com fëa, ambos os pais têm que ter fëar também. As crias de Ungoliant, assim, não teriam fëar.

Para mim fica mais claro que Tolkien deixou de lado a origem élfica dos orcs. Lembro-me de que, caso elfos passassem por um abuso sexual, eles morreriam. Força-los a cruzar com bestas seria um abuso sexual.

Os homens poderiam ser maltratados, torturados, enfim, criados para se tornarem animalescos como os orcs, e depois obrigados a cruzarem com um maia em forma de orc. E eles eram bem parecidos com os orcs, Tolkien diz que, em determinadas situações, os homens poderiam até mesmo se igualar aos orcs em crueldade, modo de viver e etc. Com os elfos isso não ocorre.
 
E porque os orcs teriam que ter fea? Se os animais podem nao ter, e ainda assim eles se comunicam usando a voz, e se organizam, as vezes até muito melhor que o homem.

Mas de qlq forma, os elfos nao podem ser forçados a cruzarem com animais nem maiar em forma de orc, entao a minha segunda versão seria a mais correta(trocando o [Animais?] por Maiar em forma de orc)? Sendo assim, porque só muito mais tarde surgiu a raça dos Uruk Hai, que é dito ser o cruzamento entre orcs e homens?
 
E porque os orcs teriam que ter fea? Se os animais podem nao ter, e ainda assim eles se comunicam usando a voz, e se organizam, as vezes até muito melhor que o homem.

Eu só disse isso baseado no Myths X:

(...) Melkor era impotente para produzir qualquer coisa viva, mas era hábil em corromper qualquer coisa que não procedia dele mesmo, se pudesse dominá-la. Mas se ele realmente tentou fazer criaturas próprias em imitação e zombaria dos Encarnados, ele deveria, como Aulë, apenas ter conseguido produzir alguns fantoches: suas criaturas deveriam ter agido apenas quando a atenção de sua vontade estava voltada para elas, e elas não deveriam ter mostrado qualquer relutância em acatar uma ordem dele, mesmo se ela fosse a de destruir a eles próprios.

Mas os Orcs não eram desse tipo. Eles eram certamente dominados pelo seu Mestre, mas seu domínio era através do medo, e eles estavam cientes desse medo e o odiavam. De fato, eles eram tão corrompidos que não sentiam pena, e não havia crueldade ou maldade que eles não cometeriam; mas isso era corrupção de vontades independentes, e eles sentiam-se felizes por seus feitos. Eles eram capazes de agir sozinhos, realizando feitos maus espontaneamente como seu próprio esporte; ou se Morgoth e seus agentes estivessem muito distantes, eles poderiam negligenciar seu comando. Eles algumas vezes lutavam [odiavam uns aos outros e freqüentemente brigavam] entre eles próprios, em detrimento dos planos de Morgoth.

Além do mais, os Orcs continuavam a viver e se multiplicar, e seu trabalho de devastação e destruição depois que Morgoth foi derrubado. Eles tinham outras características dos Encarnados, também. Eles tinham linguagens próprias, e falavam entre si em várias línguas de acordo com as diferenças de procriação que eram perceptíveis entre eles. Eles precisavam comer e beber, e descansar, embora muitos fossem treinados tão duramente quanto os anões para suportar dificuldades. Eles podiam ser assassinados, e estavam sujeitos a doenças; mas além desses males eles morriam e não eram imortais, nem mesmo à maneira dos Quendi; na verdade eles pareciam ter uma vida mais curta do que a dos homens de raça mais nobre, como os Edain.

Também não entendo por que os animais não param de se mover quando a mente de Yavanna se dirige para outros assuntos. Mas há quem diga que Huan e os outros animais falantes têm sim fëar.

Os Uruk-hai eram apenas upgrades de orcs, mais fortes, inteligentes e resistentes. Quem misturou orcs com homens foi Saruman, que criou seres que na verdade não tiveram tanto êxito, os Homens-orc grandes e traiçoeiros, quanto Orcs-homens pérfidos e desprezíveis citados no texto. Frodo e os hobbits vêm um ser desse tipo em Bri.
 
Só agora p/....eu me confundir mais!
Mas pelo menos eu sei que não há um consenso.Mas realmente acho agora que eles não têm fëa.A origem deles ainda me parece confusa....
 
Melkor sendo um valar ele não poderia corromper os elfos e criar a raça dos orcs...? Para ser sincero sempre gostei de pensar desta forma....é mais fácil pensar que Melkor fez algo assim...e Saruman cita isso no filme (mesmo não podendo acreditar em tudo o que o filme diz) mas adorei esta visão. :)


ate mais...
 
Tá Haran, veja se a cronologia está certa. Pelo menos acho que foi isso que entendi,...se não ...podemos modificar...

1 - Melkor pega um animal e o modifica-o de tal forma que vira um escárnio dos Elfos/Homens
2 - Melkor faz, após o despertar dos homens, Maias com aparencias de orcs se reproduzirem com homens.

É isso?
 
Os homens poderiam ser maltratados, torturados, enfim, criados para se tornarem animalescos como os orcs, e depois obrigados a cruzarem com um maia em forma de orc. E eles eram bem parecidos com os orcs, Tolkien diz que, em determinadas situações, os homens poderiam até mesmo se igualar aos orcs em crueldade, modo de viver e etc. Com os elfos isso não ocorre.

Se os homens fossem cruzados com um Maia corrompido em forma semelhante a de um Orc...o produto do cruzamento nao teria um fea?
Agora se fosse um animal, eles não teriam...

Melkor sendo um valar ele não poderia corromper os elfos e criar a raça dos orcs...?

embora Melkor pudesse corromper e arruinar indivíduos completamente, não é possível contemplar sua perversão absoluta de um povo inteiro, ou um grupo de pessoas, nem fazer isso se tornar hereditário. (Adicionado depois: Este último caso deve [se for um fato] ser um ato de Eru.)​
 
Agora realmete estou confusa.
A relação elfos - orcs já não vale mais, porém ainda não se sabe a "origem" dos orcs nem como podiam originar novas gerações de caracteristicas semelhantes, ou se eles tem fëar.
Adiquiri muitas perguntas o que é muito interessante, e nenhuma resoposta por enquanto. Prefiro pesquisar mais.
Mas apesar de todas estas dúvidas gostaria de propor mais uma, que deve ser um pouco mais facil de ser sana:
Eru permitiu a "criação" dos orcs? se Sim Porque??
Obrigada pela ajuda!
Serë!
 
Agora realmete estou confusa.
A relação elfos - orcs já não vale mais, porém ainda não se sabe a "origem" dos orcs nem como podiam originar novas gerações de caracteristicas semelhantes, ou se eles tem fëar.
Adiquiri muitas perguntas o que é muito interessante, e nenhuma resoposta por enquanto. Prefiro pesquisar mais.
Mas apesar de todas estas dúvidas gostaria de propor mais uma, que deve ser um pouco mais facil de ser sana:
Eru permitiu a "criação" dos orcs? se Sim Porque??
Obrigada pela ajuda!
Serë!

Não, somente Eru possui o poder de criar, Lessandri. Em Arda todas as criaturas são livres para fazerem o que quiserem, inclusive Melkor.
Voltando aos orcs, o problema é voltar ao início dos tempos e descobrir quais criatura habitavam a T-m quando Melkor perambulava por lá. Se não foram os elfos que ele os transformou em orcs, quem foram as cobaias? Tem aqui na Valinor uma carta que fala sobre o despertar dos eldar em Cuiviénen e diz que os primeiros quendi eram chamados elfos-homens. E por quê isso? Não sei dizer... alguma característica eles deveriam ter para receberem essa denominação.
 
Mas e aquela história dos Maias não poderem ter filho, a exceção de Melian

Isso reforça que não deve ter sido Maiar em forma de Orc, mas sim animais mesmo que fizeram parte da criação dos orcs.


Agora realmete estou confusa.
A relação elfos - orcs já não vale mais, porém ainda não se sabe a "origem" dos orcs nem como podiam originar novas gerações de caracteristicas semelhantes, ou se eles tem fëar.
...
Mas apesar de todas estas dúvidas gostaria de propor mais uma, que deve ser um pouco mais facil de ser sana:
Eru permitiu a "criação" dos orcs? se Sim Porque??
Obrigada pela ajuda!
Serë!


Sabe-se a origem dos Orcs. Lendo o exerto do Myths X que o Haran Alkarin postou, percebe-se que a última decisão de Tolkien foi que eles vieram a ser pela corrupção dos Homens, ideia originalmente de Melkor, mas que provavelmente foi Sauron que colocou em prática.

A questão é que, até o Myths IX, Tolkien ainda persistia na idéia de que havia um traço elfico nos orcs, o que ele descartou no X, sendo aprisionados em Mandos depois da morte; mas depois de descartar a parte sobre elfos, ele não menciona mais nada sobre com quem os Homens teriam cruzado para gerar os Orcs(exceto quando fala sobre a criação dos Uruk-Hai, por Saruman).

Vou ler o texto completo e ver se acho algo.

E Eru permitiu, sim, a criação dos Orcs, mas de forma alguma os tomou como filhos, permitindo que Melkor os fizesse como uma raça nova(como fez com os anões). Por isso eles devem ter surgido do cruzamento entre raças.



Edit: nossa, não tinha visto que o Haran Alkarin já tinha explicado o porquê dos Orcs aparentemente terem fëa. Mas que porcaria, uma coisa entra em contradição com a outra. Maiar não podem gerar descendentes, mas os Orcs têm que ter vindo de Maiar, ou senão não teriam fëa. A não ser que Tolkien tivesse voltado atrás no fato de que animais não o têm, mas não há nada que indique isso.
 
Última edição:
Quanto às uniões de maiar e Filhos, há divergências quanto a isso. Há quem acredite que só com Melian ocorreu isso, sob intervenção de Ilúvatar.

Porém, eu particularmente gosto de acreditar que maiar, sob certas circunstâncias, poderiam ter filhos. A circunstância seria se juntar a um ser "reprodutível". O filho dessa união, portanto, seria de mesma natureza desse ser "reprodutível", ou seja, seria da mesma espécie do conjugue do maia. Assim, Melian se juntou a Thingol e teve Lúthien, uma elfa assim com pai; Ungoliant se juntou a alguma aranha-macho e teve suas crias; sendo que essas crias têm a mesma natureza que a aranha-macho (animais comuns), etc. O mesmo poderia acontecer com Thorondor, caso ele fosse um maia.

Porém, caso maiar tomassem a forma de orcs e, com os humanos, tivessem crias, tais crias primeiramente teriam a mesma natureza que os humanos. Será que a corrupção desses humanos chegaria a tal ponto de que até seus filhos nasceriam biologicamente corruptos? A corrupção seria hereditária? Seria o mesmo que dizer que o filho de alguém que teve o braço cortado poderia nascer sem um braço. Ora, a falta do braço seria uma modificação posterior da estrutura do ser, e logo não seria passada para seus descendentes. Tolkien diz isso no Mithys VIII:

Também parece claro (ver 'Finrod e Andreth') que embora Melkor pudesse corromper e arruinar indivíduos completamente, não é possível contemplar sua perversão absoluta de um povo inteiro, ou um grupo de pessoas, nem fazer isso se tornar hereditário. (Adicionado depois: Este último caso deve [se for um fato] ser um ato de Eru.)​

Claro, caso essa união fosse possível os orcs teriam fëar sim, mas não gosto dessa teoria por conta da hereditariedade da corrupção.

Tolkien sugere o cruzamento com animais estéreis. O que será que ele quis dizer com isso? Talvez esteja relacionado com o fato de que esses animais seriam uma mistura de vários outros e, assim, não teriam estrutura reprodutivas bem definidas, tendo um pouco de tudo e, assim, não sendo compatível com nenhum. Híbridos como o jumento, para usar um termo mais científico. A etapa inicial, portanto, seria uma mistureba de animais.

Não gosto muito de teorias que envolvem animais, pois eles, no legendário, parecem ter natureza distinta dos Filhos. Assim um cruzamento direto entre ambos seria o mesmo que cruzar um ent com um elfo. Afinal, a "genética filhesca" seria algo proveniente de Eru (e diferente da genética animal), nem mesmo os anões parecem serem compatíveis a elfos e humanos. Porém, maiar parecem ter a natureza tanto dos animais tanto dos Filhos, podendo ser unir a ambos.

Então os maiar poderiam se juntar a aqueles animais estéreis (???) e os humanos se juntariam a eles, mais tarde. Há aqui, um porém, afinal, pelo exemplo de Melian e os exemplos hipotéticos de Ungoliant e Thorondor, os filhos dessas criaturas continuariam sendo criaturas, embora mais evoluídas. Assim, as criaturas estéreis continuariam incompatíveis aos humanos. Essa teoria só funcionaria se os maiar dessem uma "estrutura humana" a essas bestas, o que duvido.

Enfim, acho que a única conclusão certa que podemos tirar com isso é que os homens estão envolvidos na criação dos orcs. A teoria que chega mais parto da verdade é a teoria com reprodução direta entre maiar órquicos e humanos corrompidos, mas mesmo assim há pequenas discrepâncias.


Ah, e além de serem maiar encarnados, os primeiros orcs poderiam serem bestas como Glaurung: seres sem fëar, mas com parte da essência de Melkor. Ficaria difícil então saber se eles têm ou não fëar. Ou um fëa rudimentar, se é que isso existe.
 
Última edição:
Talvez os uruk-hai sejam orcs misturados com homens, como está comprovado; mas não creio que os primeiros orcs tenham surgido dos atani que, como está no Silma, só despertaram com o surgimento do Sol e da Lua. Isso explicaria a grande aversão deles ao dia. É bem possível que alguns maiar tivessem alguma parte na criação deles e também deve-se levar em conta um importante componente, a feitiçaria. E Tolkien descreveu Sauron como o maior necromante de Arda e não duvido que ele tenha usado essa arte para corromper e dar origem aos orcs. E dentro do campo da magia é possível dar forma a qualquer tipo de aberração que o conjurador queira e mante-la permanentemente. É minha suposição.
 
Talvez os uruk-hai sejam orcs misturados com homens, como está comprovado; mas não creio que os primeiros orcs tenham surgido dos atani que, como está no Silma, só despertaram com o surgimento do Sol e da Lua. Isso explicaria a grande aversão deles ao dia. É bem possível que alguns maiar tivessem alguma parte na criação deles e também deve-se levar em conta um importante componente, a feitiçaria. E Tolkien descreveu Sauron como o maior necromante de Arda e não duvido que ele tenha usado essa arte para corromper e dar origem aos orcs. E dentro do campo da magia é possível dar forma a qualquer tipo de aberração que o conjurador queira e mante-la permanentemente. É minha suposição.

Não sei onde li, mas os uruk-hai, seriam, de alguma forma, orcs melhorados. Talvez cruzá-los com os homens só dissiparia mais o sangue orc. Quem cruzou orcs com homens foi Saruman, que criou homens-orcs e orcs-homens.

Não é certeza que o despertar dos homens aconteceu com o nascer do Sol, embora seja esta a versão contada em O Silmarillion. Pode ter acontecido antes (durante o reino de Finwë em Aman, por exemplo), mas só se encontrariam com Felagund na Primeira Era.

E necromancia se refere a fazer alguma coisa com os mortos, não? Seja comunicação ou dominação. Acho que, se a necromancia está envolvida, seria algo mais ou menos como os lobisomens: seres aprisionados em seus hröar.
 
:think: Peraí, então os uruks seríam orcs com as "melhores", (ou neste caso "piores", he,he), características genéticas dos... orcs? :think: (não os uruks de Saruman, claro). Interessante...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo