Haran
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Simplesmente fantástico, Haran. Você, na minha opinião, conseguiu captar a coisa
Acho que sua teoria é muito boa Haran. É bem elaborada e é embasada com bons argumentos.
Porém eu discordo em uma coisa. Não acho que todas essa mudanças feitas entre raças, sejam por Eru, Morgoth ou Saruman, se limitem a genética. A genes e propabilidades. Acho que suas modificações, suas transformações, chegavam à essêcia dos seres, seu fëa. Que por sua vez refletiam em seu hröa. Não que a genética não se aplicasse a Arda. Porém eu acho que seria uma força insignificante de mais perante outras, aponto de ser como uma regra e determinar o surgimento de uma raça toda.
Eu também considerei a possibilidade de a mudança não se limitar apenas ao hröa, interferindo no fëa. Porém, creio que tal contribuição se dá fora da essência da alma, essência esta que determina a natureza do ser. Trataria-se de "atributos" da alma, onde estaria marcas de caráter, mágoas, etc, onde alguns atributos negativos poderiam serem "purificados" em Mandos.
Tolkien sempre deu a entender que as mudanças eram feitas com tortura e "artes maléficas" - tais mudanças poderiam mudar sim o fëa, mas creio que tal mudança é de caráter indireto, isto é, de ordem traumática e biologica (afinal o corpo interfere na mente e vice-vesa), e não ordem direta (como se Melkor alterasse pessoalmente e diretamente o fëa do ser).
Porém, creio que ao menos uma parte do espírito, a sua mais primitiva, referente há consciência, contém uma natureza imutável (a não ser por Eru) da natureza do ser, seja natureza eruhín, ainu, etc
Sem falar que sua teoria contesta o próprio Silmarillion.
É preciso lembrar que O Silmarillion foi editado por Christopher Tolkien, filho de JRR Tolkien, a partir dos escritos do seu pai. Mas muitas vezes tal edição deixa de lado idéias de seu pai, seja porque são idéias tardias na qual ele não pôde criar continuidade nos outros textos, permanecendo uma idéia isolada, ou até mesmo por uma falha da edição. Um exemplo disso é a morte de Amras, que morre na queima dos barcos de Losgar, ou a ascendência de Gil-Galad, que é filho de Orodreth, filho de Angrod, filho de Fingolfin, este tendo apenas quatro filhos, e Fingon nenhum.
Mas, na origem dos orcs, Tolkien (pai ou filho, não sei) tem uma sutileza:
É, porém, considerado verdadeiro pelos sábios de Eressëa que todos aqueles quendi que caíram nas mãos de Melkor antes da destruição de Utumno foram lá aprisionados, e, por lentas artes de crueldade, corrompidos e escravizados; e assim Melkor gerou a horrenda raça dos orcs, por inveja dos elfos e em imitação a eles (...)
[O Silmarillion - Capítulo III: Da chegada dos elfos e do cativeiro de Melkor]
Ou seja, é considerado verdadeiro pelos sábios de Eressëa, isso não quer dizer que seja totalmente verdade.[O Silmarillion - Capítulo III: Da chegada dos elfos e do cativeiro de Melkor]
Em Contos Inacabados, ele complementa a incerteza dessa teoria:
Em O Silmarillion diz-se que os orcs foram criados por Melkor a partir de elfos aprisionados no princípio do seu tempo; mas isso era apenas uma de diversas especulações acerca da origem dos orcs.
As mais modernas visões de Tolkien sobre os orcs estão no Myths X (segue em anexo Myths VIII, IV, X), onde os homens estariam relacionados com a origem dos orcs.
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