• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A morte de Drogo e o Ramo de Hera

meerah_vanya

Usuário
Bom, pessoal, depois de muito tempo sem me divertir com vocês, retorno [Lá e de Volta Outra Vez] com muita vontade de discutir algumas dúvidas minhas!!!

Estou relendo o SdA - SdA e levantando muitas questões, analisando coisinhas que parecem supérfulas...

1 - Existe alguma simbologia, ou algum motivo em especial no que diz respeito ao início da fase adulta de um hobbit? [33 anos]

2 - Existe alguma descrição mais detalhada em alguma outra fonte sobre Papai Doispé, Mestre Gorbadoc, Ruivão - Moleiro e o Velho Noques?

3 - Quantas e quais as línguas e formas de escrita Bilbo Bolseiro conheceu até o final de sua vida?

4 - O Ramo de Hera era "uma pequena hospedaria na estrada de Beirágua", o que se sabe mais sobre ela?

5 - Sabemos que o casal Drogo Bolseiro e Prímula Brandebuque morreram afogados. Os Hobbits levantam várias hipóteses. Existe uma certa? Afinal, como eles morreram?

Na verdade eu havia pensado em criar um tópico para cada pergunta, mas eu acredito que dessa forma podemos discutir de uma forma mais ampla a questão dos Hobbits no primeiro capítulo do SdA. E é muito provável que eu retorne a levantar questões como essas...
Abraço!
 
meerah_vanya disse:
1 - Existe alguma simbologia, ou algum motivo em especial no que diz respeito ao início da fase adulta de um hobbit? [33 anos]
Talve exista uma resposta melhor que a minha, mas creio que Tolkien quis relacionar a idade dos Hobbits com a idade de Cristo, quando ele morreu, já que o Profressor era católico fervoroso.

meerah_vanya disse:
5 - Sabemos que o casal Drogo Bolseiro e Prímula Brandebuque morreram afogados. Os Hobbits levantam várias hipóteses. Existe uma certa? Afinal, como eles morreram?
Morreram afogados mesmo, quando foram passear no Beirágua, o barco em que estavam virou com o peso de Drogo, e como Hobbits não sabem nadar, morreram (prova disso, que no final do filma A Sociedade do Anel, Sam quando insiste em ir com Frodo para Mordor, e ele tenta chegar até o barco de seu patrão, quase se afoga nas águas de Rauros).
 
Mith disse:
meerah_vanya escreveu:
1 - Existe alguma simbologia, ou algum motivo em especial no que diz respeito ao início da fase adulta de um hobbit? [33 anos]
Talve exista uma resposta melhor que a minha, mas creio que Tolkien quis relacionar a idade dos Hobbits com a idade de Cristo, quando ele morreu, já que o Profressor era católico fervoroso.

Sei não, Mith, Tolkien odiava alegorias e combatia qualquer tipo de tentativa de encontar simbolismos escondidos nas suas obras, como ele diz no prólogo do SdA. :mrgreen:
 
Morreram afogados mesmo, quando foram passear no Beirágua, o barco em que estavam virou com o peso de Drogo, e como Hobbits não sabem nadar, morreram (prova disso, que no final do filma A Sociedade do Anel, Sam quando insiste em ir com Frodo para Mordor, e ele tenta chegar até o barco de seu patrão, quase se afoga nas águas de Rauros).

Mas, se não me engano, essa é uma das hipóteses que alguns hobbits da Vila acreditavam ser a verdadeira, mas outros pensam de formas diferentes... E se eu conheço realmente os hobbits :mrgreen: , eles adoram contar histórias... será que em algum outro lugar JRRT não explicou isso???
 
Não, a morte dos pais de Frodo é realmente essa; não foram levantadas outras hipóteses, e se foram, essas sim é que são as histórias... Drogo e Prímula morreram realmente afogados, se assim não fosse saberiamos, pois concerteza seria referido, nem que Tolkien dissesse que eles haviam desaparecido e que se havia inventado aquela história; os pais de Frodo realmente morreram afogados.
 
2 - Existe alguma descrição mais detalhada em alguma outra fonte sobre Papai Doispé, Mestre Gorbadoc, Ruivão - Moleiro e o Velho Noques?

Detalhada não deve ter. Tolkien não iria fazer uma descrição sobre esses personagens tão detalhadamente falando de parentes e isso e aquilo. O que há esta na narrativa do início de SdA:

Mestre Gordobac era sogro de Drogo, pai de Frodo. Morava na Sede do Brandevin, ao sul da terra dos Buques. Ele quem preparava a comida farta para Drogo, que tinha um fraco por comida...

Ruivão o Moleiro, Velho Noques e Papai Doipsé deviam ser mais alguns hobbits trabalhadores do Condado. Cada um devia ter sua utilidade, mas não eram nada tão importantes ou consideráveis. Eles fazem parte da narrativa inicial sobre a euforia da festa de Bilbo, portanto devem ser personagens que estavam num local reunidos conversando.

meerah_vanya disse:
4 - O Ramo de Hera era "uma pequena hospedaria na estrada de Beirágua", o que se sabe mais sobre ela?

Acredito que só isso que há sobre Ramo de Hera. Além de é claro falar que era cuidada pelo pai de Samwise, o Ham Gamgi ou popularmente chamado pelos hobbits de Bolsão de Feitor.

meerah_vanya disse:
3 - Quantas e quais as línguas e formas de escrita Bilbo Bolseiro conheceu até o final de sua vida?

De memória acredito que Bilbo conheceu duas: Quenya e as Runas Élficas, além de falar, é lógico, a língua comum.

"A Fala" ou Quenya, foram aprendidas em Valfenda, quando Bilbo passou a viver lá por um bom tempo com Elrond, onde escreveu seu livro, o Livro Vermelho do Marco Ocidental.

As Runas Élficas, Bilbo conheceu na sua inesperada aventura para Erebor. Se você leu O Hobbit, provavelmente se lembre de mapas que o Sr. Bolseiro viu e da porta da Montanha Solitária que tinha em Runas Élficas as escritas "Tantos pés de altura tem a porta..."
Vale lembrar que ao contrário do Quenya, as Runas não foram criadas por Tolkien. Elas já existiam muito antes nas histórias Nórdicas, mas isso é outro assunto...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo