1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A mitologia de Tolkien nos tempos antigos seria cultuada?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Maedrhos, 30 Nov 2003.

  1. Maedrhos

    Maedrhos Usuário

    Lógico que Tolkien não iria existir na época mas levando em conta apenas sua mitologia creio que com todos os detalhes e profundide psicologica possuiria boa chances de se difundir entre algunm ou alguns povos como os saxões e Nordicos
     
  2. Legolas the elf

    Legolas the elf Usuário

    Será? muita da mitologia usada por tolkien é da própria cultura nordica e afins
     
  3. Glorfindel

    Glorfindel Usuário

    É também acho que quase tudo que Tolkien escreveu é baseado em alguma cultura como a nordica e a celtica. (logico que acrescido de sua grande imaginação)
     
  4. Witch King

    Witch King Usuário

    Acho que não pois tudo que ele escreveu tem uma base e eu acharia muito difícil que uma cultura simplesmente absorvesse do nada as informações novas, ams também depende do que é tempos antigos, antes de Cristo ou depois?
     
  5. Pooka

    Pooka Usuário

    Bem essa é uma coisa e não da mesmo pra medir, MAS oq eu sei é q ja teve o tempo em q Senhor dos aneis so ficava abaixo da biblia no hall dos livros mais lidos do mundo.
    E na europa a obra dele é bem forte!!!
     
  6. Witch King

    Witch King Usuário

    A questão é que se esse tempos antigos fossem antes de Cristo o SdA nem existiria pois sua grande inspiração é a Bíblia!
     
  7. Pooka

    Pooka Usuário

    Na verdade num foi na biblia não kra, foi mais nos contos da mitologia nórtica e algumas poesias, o fato dele ser católico influenciou sim, mas não a ponto de se dizer q iso foi uma base para a historia, bem pelo contrário, Tolkien lutou até contra algumas posições do catolicismo daquela época, como por exemplo ele terem diminuidos a idéia de elfos a pequenas fadinhas.
     
  8. Witch King

    Witch King Usuário

    Mas a base foi a idéia de um Deus único (Eru) ajudado por anjos (Valar e Maiar) e um anjo rebelde (Melkor).
     
  9. Saranel Ishtar

    Saranel Ishtar Usuário

    Vc ta falando de SdA ou do Silma? Se for o segundo, aí sim.
     
  10. Witch King

    Witch King Usuário

    Do Silma, mas o Silma é a base de tudo, sem o catolicismo não haveria nem Primeira Era nem Terceira nem Valar nem Eru...nada
     
  11. pois é, pelo o que eu me lembre, primeiro ele fez a história da 1ª era :aham:
     
  12. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    é legal q mesmo no Hobbit... onde ele não tinha menor pretenção além de escrever uma história infantil, ele colocou elementos dos dias antigos... na esperança do publico um dia se interessar na história por trás daquilo tudo, no caso o silmarillion
     
  13. Pooka

    Pooka Usuário

    é ele era bem influenciado por diversas cosias da vida dele? Quem leu a bibliografia dele sabe doq eu falo!
     
  14. Witch King

    Witch King Usuário

    Ele não era só influenciado pela sua religião! Mas acredito que essa seja sua grande inspiração, mas mesmo assim ele se inspirou em muitas coisas na cultura nórtica sim, sem dúvida!
     
  15. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    :roll:

    A grande inspiração foi a insatisfação pessoal de Tolkien na ausência de uma mitologia própria da Inglaterra. (tipo, ele estudou diversas mitologias e percebeu que só a Bretanha não tem mitologia... tem UM mito arturiano, mas não uma mitologia.)
     
  16. Witch King

    Witch King Usuário

    Não sabia dessa Primula! Valeu! Ele era insatisfeito com a falta de criatividade do povinha dele então! Ainda bem que ele não era :lol: !
     
  17. Pooka

    Pooka Usuário

    é isso mesmo... tem até um livro: O mundo mágico de senhor dos aneis
    que conta direitinho dessa insatisfação do Tolkien, de como ele foi influenciado pela mitologia nórtica dos seus principios católicos q estão implicitos nas obras, de como ele agiu de fronte a essa mitologia empobrecida a de seu pais por nascionalidade (afinal ele era africano neh?!?!) de sua paixões por linguas e como isso influenciou nas criações dele (inclusive tem uma passagem ótima q fala da primeira lingua q ele inventou com sua priminha o animalesco !! hehehe) de quando ele foi pra faculdade e começou a esboçar as linguas médias, da paixão da época pelas enigmas, ou jogos de advinha, de como ele foi influenciado por alguns de seus poemas e cançòes prediletos e até mesmo fatos da sua infancia...ops! acho q no livro tem quase tudo isso, ou to confundinndo algumas partes com a bibliografia?!?
     
  18. Súlimo

    Súlimo Usuário

    Sei nao... a Bretanha tinha sua mitologia sim... ela foi eh eskecida.

    Posso ta falando bestera , mas q eu saiba o druidismo vem da bretanha, e eram eles que "guardavam" a cultura desse local, mas eles nao escreviam, e esta cultura foi perdida com as invasoes saxonicas, nordica, romana...

    maaas nao eh essa a discussao neh?
     
  19. Witch King

    Witch King Usuário

    Sei que não é esse o tópico para os "achismos" mas eu acho que os Druidas vieram da mitologia Céltica. Mas se ela foi esquecida como você sabe? :lol: ! Tolkien queria recriar essa mitologia com suas próprias palavras, quem sabe? Só sei que mesmo com todas as suas inspirações ele criou algo totalmente inusitado e único.
     
  20. Pooka

    Pooka Usuário

    Sim, mas a questão é q a mitologia daquela região tinha sido enfraquecida, um dos responsáveis pelo empobrecimento foi São Patrick, o primeiro bispo da Bretanha q espulsou os druidas e enfraqueceu as religiões pagãs de la.
    Era esse esquecimento q Tolkien queria evitar, fazendo com q as lendas fossem relembradas através de elementos q tinham nas suas aventuras q relembravam como eram originalmente
     

Compartilhar