• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Igreja Católica

.plück.

Usuário
Bom...
Estou criando esse tópico apenas por um motivo próprio: um trabalho de História pra entregar dia 26. :roll:
Mas antes de fecharem o tópico ou me zuarem, eu gostaria de pedir uma ajuda, já que está difícil achar sobre isso.
Queria saber se vcs não conhecem algum texto ou qualquer coisa que fale sobre o Poder da Igreja Católica durante toda a sua existência, tudo o que ela fez e/ou deixou de fazer. Tipo que uma visão meio crítica sobre os atos dela. Isso também poderia virar motivo de discussão aqui entre vcs, mas por favor, se puderem me atender antes disso eu seria grato :mrgreen:
Obrigado. :mrgreen: :roll:
 
O tópico fica aberto para as pessoas discutirem sobre a Igreja Católica. Mas quanto ao senhor, espero que tire um zero bem grandão, para aprender a fazer pesquisas e, principalmente, freqüentar bibliotecas.

Bons tempos aqueles do trabalhinho em papel almaço... :?
 
inevitavelmente procure sobre "cruzadas" e uma grande informação util virá para vc.

vale lembrar que a igreja catolica aceitava escravos negros por afirmarem que eles não possuiam "alma" , entretanto , como ( segundo ela ) os indios possuem , nao era possivel torna-los escravos .
 
Concordo com a Ana... Nada como os bons e velhos livros, cheirando a mofo nas bibliotecas...
Qualuqer livro de História, vai te ajudar a encontrar muita coisa sobre a Igreja Católica.
E na net também deve ter... Procure por Cruzadas, Inquisição, Feudalismo.... tudo isso envolve a Igreja... :wink:
 
um otimo livro sobre a ingreja catolica

Papas: Santos e Pecadores (nao sei se é bem esse o titulo)

Meu pai tem, e tem muita coisa sobre a história da igreja catolica
 
Ana Lovejoy disse:
O tópico fica aberto para as pessoas discutirem sobre a Igreja Católica. Mas quanto ao senhor, espero que tire um zero bem grandão, para aprender a fazer pesquisas e, principalmente, freqüentar bibliotecas.

Bons tempos aqueles do trabalhinho em papel almaço... :?

Não fala assim :disgusti:
Eu procurei bastante antes de postar e não consegui achar um site decente. Então apelei para o fórum.
Mesmo assim, obrigado aos que me informaram, já achei um grande material aqui que depois vou resumir.

Agora podem discutir e tal. :mrgreen: :wink:
 
A opinião expressada a seguir é minha. Católicos que me desculpem, mas essa é minha visão.

Bom, desde o início, a Igreja achava que tudo o que não viesse dela não era bom, e para menter seu poder e influência, matava e torturava, mas sempre de acordo com a Palavra de Deus, é claro.

"Todos somos iguais perante Deus.", ela dizia, mas na Idade Média queimava vivas mulheres acusadas de feitiçaria. Alegavam que os negros não tinham alma, por isso podiam ser escravizados. Na Segunda Guerra Mundial não fez nada contra os nazistas. Hoje é contra o uso da camisinha, alegando que ela não é eficaz na prevenção da Aids ( mesmo tendo sido feito vários testes comprovando sua eficácia ). Qual seria, então, a melhor forma de prevenção? A Igreja diz que é a castidade. Somente HOJE pede desculpas pelo que foi feito na Santa Inquizição. Quanto tempo vai demorar para se desculpar pelas mortes causadas pela Aids? E pela proibição de casamento entre homossexuais? Se somos todos iguais perante Deus, porque é que A Igreja é tão cheia de preconceitos? Padres não podem se casar, mas há quantos casos de pedofilia entre eles?
 
assino embaixo de tudo q a Siëlenor disse.... o poder da Igreja já foi imenso sobre as pessoas, quanto ao modo de agir, o modo de pensar... hj ele ainda existe, nao muito forte, só o suficiente pra irritar um pouquinho em certas situações :roll: ... situações q se forem analisadas tem fundamento no falso moralismo pregado pela Igreja
 
No entanto eu acredito que a igreja deva existir, pois somente ela pode acalmar os fracos.

As pessoas não tem esperanças no mundo de hoje em dia. E como teriam ?

Então elas acreditam e se agarram em algo, já que a idéia de não haver vida após a morte pode deixa-las ainda mais revoltadas.

Elas precisam lutar por algo, e isso a igreja dá a elas: DEUS.

Pronto, agora suas vidas tem algum sentido.


Eu pessoalmente não acredito, acho horrível a maneira que eles manipulam as pessoas e por mim tinham tudo é que ir pra P.Q.P....
 
Gente, vcs podem achar excelentes trabalhos de História nos milhares sites das faculdades do Brasil e do mundo. Mais fácil do que isso, impossível.

P.S. Tb sou do tempo em que pesquisas eram feitas nas bibliotecas e trabalhos escritos à mão.
 
Alegavam que os negros não tinham alma, por isso podiam ser escravizados.

As pessoas são más independente de religião.
Não foi necessário a Igreja para que o ser humano escravizasse seus semelhantes. Os prórpios negros faziam isso entre tribos rivais... a instituição que é representada pela Igreja apenas endossava a atitude de quem estava comercializando vidas humanas.

Na Segunda Guerra Mundial não fez nada contra os nazistas

A Igreja não... mas os católicos sim.
Na Alemanha, durante a 2a guerra, mtos cristãos saíam às ruas usando o kippah no peito, sendo identificados como judeus pelas autoridades.
Muitos deles também chegaram a esconder em suas casas, e ajudar a fugir da alemanha centenas de familias judias.

Padres não podem se casar, mas há quantos casos de pedofilia entre eles?

É importante não confudir as duas coisas.
O Celibatismo era imposto antigamente como uma forma de evitar que os padres gerassem herdeiros. Sendo assim, a herança deles entraria nos cofres da Igreja.

Há praticantes de pedofilia entre o clero sim. Como há entre professores, médicos, e qualquer outra profissão.
Não há ligação alguma entre ser padre e cometer esse crime horrível.
 
No entanto eu acredito que a igreja deva existir, pois somente ela pode acalmar os fracos.

Essa fraqueza apenas existe graças ao conforto que a igreja oferece. Se não houvesse nenhum religião, a humanidade seria bem mais forte emocionalmente.

Há praticantes de pedofilia entre o clero sim. Como há entre professores, médicos, e qualquer outra profissão.
Não há ligação alguma entre ser padre e cometer esse crime horrível.

Com certeza, mas o caso entre padres é bem maior.
 
Jedan disse:
Com certeza, mas o caso de pedofilia entre padres é bem maior.

Acho que vc está sendo preconceituoso. Mesmo eu que não tenho religião alguma devido ao fato de que todas que conheço quererem impor condições à qual eu não me adequo, acho que o problema é a mídia. Pois se um frentista, um office-boy, um advogado cometerem a pedofilia seria muito mais "aceitável" do que um Padre ( Meu Deus, um Padre fazer isso! 8O :mrgreen: ). Mas, na verdade, não sou eu que penso assim. É a sociedade como um todo. Então quando ocorre um caso, dois casos e talz, a coisa explode e cai na mídia, que com certeza gostaria de uma reportagem assim, chama a atenção e dá grana.
 
É...hoje de manhã eu ao acessar o fórum, lembrei desse tópico e pensei assim também.
Um padre pedófilo é uma notícia bem mais escandalosa que um outro qualquer.

Mas mesmo assim que o número seja grande ainda. Claro que ainda é uma minoria, mas nos tempos de hoje, a pessoa ter exclusão total do sexo deve mexer um pouco.
E acredito que alguns casos de pedofilia entre padres seja abafados também. Assim como acontece com profissões de "elite".
 
A Igreja Católica nasceu bem,foi uma das primeiras religiões a pregar a fraternidade,a irmandade,a humildade e a caridade(eu sei q eu exagerei nos ades hehe).Durante a Idade Média até a Idade Moderna foi protagonista de perseguições,inquisições e era claro q o conhecimento racional laico nessas eras tinha q ser às escondidas da igreja.Ela sempre foi um impecilho para o desenvolvimento ecônomico,científico....MAs até a Idade MOderna isso era ceitável,batia com os tempos.MAs com o advento da Industria,as idéias mudaram,foi qdo o catolicismo devia ter começado a mudar...mas naum o fez.enquanto isso as igrejas protestantes cresciam pois essas eram mais abertas ao progresso.Tanto q a maior potência dakela época naum era católica e a da nossa época tbm naum é....No sec. XX a Igreja continuou com seu falso moralismo,conservadorismo.apoiando ditaduras ,oligarquias corruptas ao redor do mundo.Ao invés de evoluir a Igreja Católica parou no tempo.Hj em dia,com o nosso "papa moderno" e as teorias de separação de Igreja-Estado esperava-se q a igreja progredisse:ela ainda continua a ter o homosexualismo como pecado
eu axo q nesse nosso mundo pós-pós-moderno o papel da igreja tem q ser redefinido e a ligação igreja-estado tem q ser ABOLIDA pra mim isso é um dos pilares da democracia.O papel da Igreja pra mim tem q ser de cada vez mais agir na comunidade,parar de influenciar na política se tornar mais aberta a todos.MOdernizar o discurso religioso é focar-se na palavra de Deus e diminuir a ideologia conservadora q dura + de 2000 anos
 
jean disse:
Alegavam que os negros não tinham alma, por isso podiam ser escravizados.

As pessoas são más independente de religião.
Não foi necessário a Igreja para que o ser humano escravizasse seus semelhantes. Os prórpios negros faziam isso entre tribos rivais... a instituição que é representada pela Igreja apenas endossava a atitude de quem estava comercializando vidas humanas.

Sim, mas foi a própria igreja que falou que os negros não tinham alma.

Se ela fosse contra a escravidão, usaria seu poder e influência para impedir o comércio de negros. A Igreja é hipócrita, pois diz que temos de ser bons e caridosos com o próximo, mas apoia horrores como esse.
Ela é a favor do sexo SOMENTE como reprodução, é contra o uso de camisinha, contra o casamento entre homossexuais e considera homossexualismo pecado, para não dizer doença. Você concorda com isso?
 
Siëlenor disse:
jean disse:
Alegavam que os negros não tinham alma, por isso podiam ser escravizados.

As pessoas são más independente de religião.
Não foi necessário a Igreja para que o ser humano escravizasse seus semelhantes. Os prórpios negros faziam isso entre tribos rivais... a instituição que é representada pela Igreja apenas endossava a atitude de quem estava comercializando vidas humanas.

Sim, mas foi a própria igreja que falou que os negros não tinham alma.

Se ela fosse contra a escravidão, usaria seu poder e influência para impedir o comércio de negros. A Igreja é hipócrita, pois diz que temos de ser bons e caridosos com o próximo, mas apoia horrores como esse.

E se os humanos fossem bons não escravizariam os seus semelhantes.
A Igreja é comandada por homens, não por Deus...
Não vejo pq esperar alguma coisa deles..

Ela é a favor do sexo SOMENTE como reprodução, é contra o uso de camisinha, contra o casamento entre homossexuais e considera homossexualismo pecado, para não dizer doença. Você concorda com isso?

Ok... só uma pergunta: E daí ??? Eu não vou deixar de fazer sexo por prazer porque uma religião que eu não sigo me diz que é errado.
Oras... Veja bem, viva sua vida independentemente do que a Igreja católica diz que é certo ou errado. É uma religião como outra qualquer. Você vai deixar de comer carne pq os hindus acham errado? Faça-me o favor, né...
Se você quer ser católico, tudo bem... aceita isso e pronto. Agora, se não aceita, sinto muito, está na religião errada, ou se preocupando demais com valores, que por princípio não são os seus, logo não deveriam importar na sua vida



E quanto ao casamento entre homossexuais, não acho que eles mesmos se importem com isso. Nunca ouvi falar de algum homossexual que quisesse casar de véu e grinalda...
E mesmo se ele quisesse, acho que o errado estaria sendo ele.... pq ninguém o obriga a aceitar tal religião.
Faz parte de qualquer religião curvar a cabeça para algumas coisas. Por isso que eu não me adapto à nenhuma
É importante não confundir casamento "na igreja" com união civil.
União Civil não tem absolutamente nada a ver com a Igreja. E se ela julga isso certo ou errado, no final não importa nada essa opinião.
 
jean disse:
Alegavam que os negros não tinham alma, por isso podiam ser escravizados.

As pessoas são más independente de religião.
Não foi necessário a Igreja para que o ser humano escravizasse seus semelhantes. Os prórpios negros faziam isso entre tribos rivais... a instituição que é representada pela Igreja apenas endossava a atitude de quem estava comercializando vidas humanas.

Na Segunda Guerra Mundial não fez nada contra os nazistas

A Igreja não... mas os católicos sim.
Na Alemanha, durante a 2a guerra, mtos cristãos saíam às ruas usando o kippah no peito, sendo identificados como judeus pelas autoridades.
Muitos deles também chegaram a esconder em suas casas, e ajudar a fugir da alemanha centenas de familias judias.

Padres não podem se casar, mas há quantos casos de pedofilia entre eles?

É importante não confudir as duas coisas.
O Celibatismo era imposto antigamente como uma forma de evitar que os padres gerassem herdeiros. Sendo assim, a herança deles entraria nos cofres da Igreja.

Há praticantes de pedofilia entre o clero sim. Como há entre professores, médicos, e qualquer outra profissão.
Não há ligação alguma entre ser padre e cometer esse crime horrível.

Bom o meu argumento é o primeiro lá em cima , só tenho à dizer que naum defendia igreja e nem os incredulos dela , expus um fato para favorecer o trabalho de nosso amigo .
O vestibular naum quer saber disso , ele quer a letra : A , B , C , D e E
Portanto fica ai a ajuda para os que se perguntam pq naum catequizaram os negros .
 
Não vou fazer o trabalho pra você, mas vou te dar uma dica maravilhosa que meio que abrange muito sobre o poder da Igreja Católica na Idade Média: leia O Nome da Rosa, de Umberto Eco. Se não der, veja o filme. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo