• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A igreja católica aceita a mitologia Tolkiniana?

Status
Fechado para novas mensagens.
Estou considerando este tópico, o mais amplo para se analisar um fato,portanto, meu post é um elogio. O que difere este fórum dos outros, alem da grandiosidade das obras de Tolkien, são os integrantes, sim, os integrantes... Participar deste fórum não é apenas uma diversão, e sim, uma lição de respeito às opiniões diversas, e opiniões inteligentes. Aqui, descobri o como unir opiniões sem divergir de nenhuma ética. Parabens aos integrantes, estou muito feliz por estar aqui!

Desculpe por ter saído do tópico, mas este foi um que mereceu um elogio, no meu ver.

"The field is lost, everything is lost the black one has fallen from the sky"
 
Concordo plenamente com vc MetaliuM.
Aqui nesse fórum há um enorme respeito por parte dos participantes em relação ás opiniões dos outros, algo meio raro de se ver, pois muita gente acha que está sempre com a razão e ignora o comentário do outro. Espero que se mantenha sempre assim.

quote: As religiões, foram concebidas por humanos, e sendo elas criadas por humanos possuem erros e qualidades, mas em todas existem as boas ovelhas e as que naum ainda encontraram a verdade...

Isso é uma grande verdade, mas parece que é difícil demais para as pessoas perceberem...
Eu gostei muito do que vc escreveu, Mystlink!

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
quote:
Estou considerando este tópico, o mais amplo para se analisar um fato,portanto, meu post é um elogio. O que difere este fórum dos outros, alem da grandiosidade das obras de Tolkien, são os integrantes, sim, os integrantes... Participar deste fórum não é apenas uma diversão, e sim, uma lição de respeito às opiniões diversas, e opiniões inteligentes. Aqui, descobri o como unir opiniões sem divergir de nenhuma ética. Parabens aos integrantes, estou muito feliz por estar aqui!

Desculpe por ter saído do tópico, mas este foi um que mereceu um elogio, no meu ver.

"The field is lost, everything is lost the black one has fallen from the sky"


Eu tb acho muito gratificante ter esse tipo de discussão.Madura,sem baixarias e cada dizendo o que acha.Muito dez
 
quote:
Discordando de um ou dois colegas aqui do fórum, NÃO acho que o povo ficou mais culto e mais crítico. Na verdade isso vem acontecendo com uma pequena parte da população (como sempre). Com o restante está acontecendo justamente o contrário. Basta ver quais são os tipos de programas mais assistidos (Gugu, Faustão, Ratinho e Cia), quais são os tipos de músicas vem fazendo mais sucesso (pagodes, funks, axés e etc).

A nova "religião" é a mídia meus caros...

E essa emburrece e domina muito mais do que a religião católica sequer sonhou em fazer...

Repito, existem coisas boas na religião, na literatura, no cinema, e até na televisão (raríssimas, é verdade). O que cabe a nós é separar, da melhor forma que pudermos, o joio do trigo.

"I am Aragorn, son of Arathorn; and if by life or death I can save you, I will."



Perfeito o que vc disse. Exprimiu a mais pura verdade!

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
quote:
Bem, eu, pessoalmente, acho que o Vaticano tem mais coisas a se preocupar do que sair por aí condenado as obras de Tolkien. A Igreja não têm condenado nada nos dias de hoje, e as pessoas apenas arranjam motivos para condená-la. Desculpem a grosseria de minhas palavras, mas essa é a minha opinião.



A igreja condena muitas coisas sim. Está correto, que ela não mais publica a famosa lista de livros condenados pelo igreja. Porém continua emitir opinião sobre todos os fatos que ocorrem na sociedade. E vejo isso, como uma forma saudável de influência, desde que não interfira nos gostos, e preferências, pessoais dos seus fiéis, desde que sejam legais.

Mas atualmente, vem se discutindo assutos como o uso da camisinha. O qual o clero brasileiro, em trmos, já o aceita, porém o Vaticano ainda mantêm se contra.
Isso serve para nos abrir os olhos de que nem sempre os ditos sábios, têm a verdade ao seu lado.



Gaemitrel
Thain da Toca Bauru
Ombudsman,
Porta-Voz e
Assessor de Imprensa
do Conselho Branco
 
Pode-se dizer que existe sabedoria arcaica. Questão complexa, somos filhos de um ensinamento que veio se modificando gradativamente, hoje, se formos analisar bem, nossa sabedoria está à uma fina linha da incoerencia, por tantos questionamentos e interesses... Hoje estamos constantemente envolvidos em "revoluções" de valores, onde até mesmo a igreja católica se diverge quanto à evolução do Sec XXI.

"The field is lost, everything is lost the black one has fallen from the sky"
 
quote:
As pessoas foram em muito influenciadas pela televisão, fazendo com que a Igreja parecesse algo retrógrado e/ou atrasado. Estão fazendo essa novela das 6 agora só pra amenizar o estigma da Globo de ser contra a Igreja. Pode se ver que a maioria das novas novelas fala sobre gays e lésbicas como algo normal... o que eu acho INADMISSÍVEL.
Como é que a Igreja não vai criticar o uso da camisinha, se um de seus fundamentos principais é o sexo apenas como procriação e não como fonte de prazer? O mesmo acontece com o RPG que na visão da Igreja fere algum de seus fundamentos (na verdade, não sei qual, pois não conheço bem como funciona o RPG).
Essa é a minha opinião. Também não gosto de algumas resoluções da Igreja, mas não é por isso que vou protestar contra a Igreja exigindo uma nova Reforma.
Assim como as nossas opiniões aqui nesse fórum devem ser respeitadas, as opiniões da Igreja também devem ser, mesmo que não as leve em consideração.
É isso.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"



Como toda grande entidade, que espelha códigos de conduta para a sociedade, e que é grande formadora de opiniões, a igreja deve ter sempre em mento o cuidado ao que prega aos seus fiéis.
Da mesma forma que os veículos televisivos, a igreja é responsável pela cultura do povo.
Ela não pode se negar a observar a socidade antes de impor dogmas. Que o caso da camisinha. Toda a sociedade faz sexo por prazer, e é um ato totalmente saudável, e ninguém deve se envergonhar por isso. Mas a igreja desconsidera vêementemente afirmando seu ponto de vista quanto a camisinha. Esquecendo se de que os monogâmicos procriadores, que só fazem sexo para gerar descendêntes, não são imunes a AIDS.

Não podemos abaixar a cabeça para os que se dizem superiores, esquecendo de refletir sobre tudo. A igreja serve como guia esperitual, nada mais que isso. Muitas vezes ela prórpia se esquece disso.



Gaemitrel
Thain da Toca Bauru
Ombudsman,
Porta-Voz e
Assessor de Imprensa
do Conselho Branco
 
Voltando ao tópico. Tolkien criou uma mitologia, um conjunto de idéias,lendas e seres para povor um fictício passado para nossa Terra.
Isso de forma alguma fere as ideologias da igreja, até que surjam fanáticos que ao lerem as obras de Tolkien, passem a crer em conceitos deivergentes a da igreja.
A obra de Tolkien têm profundidade para provocar mentes embaçadas a crêr na irealidade da fantasia contida nela. Muitas obras já o fizeram antes.

Mas para nosso alívio todo o conteúdo moral incutido nos livros são totalmente benignos. O bem vencendo o mau. A força de vontade superando as adiversidades. E coisas do gênero.
O máximo que isso criou foi o RPG, e os rpgistas fanáticos por espadas e elfos... =o) Nada incurável...



Gaemitrel
Thain da Toca Bauru
Ombudsman,
Porta-Voz e
Assessor de Imprensa
do Conselho Branco
 
quote:
Sinceramente o Aragorn falou tudo! sem comentarios sobre isso!




Seja benvinda de volta ao forum Apocalyptica, por onde vc andou ?

Thorongil
*********
"Et Eärello Endorenna utúlien. Simone muruvanar Hildinyar tenn Ambar-metta!"
("Do Grande Mar vim para a Terra-Média. Neste lugar vou morar, e também meus herdeiros, até o fim do mundo!")
 
Espero deixar aqui minhas duas peças de cobre:

1) Onde está escrito que a Igreja Católica condena o RPG? Tem certeza que você não estava falando de outra religião?

2) Tolkien era católico fervoroso e escreveu uma "mitologia" (obra de ficção), fortemente influenciada por sua crença. Não sei o que isso tem a ver com a aprovação ou não da Igreja Católica. Acredito que dificilmente eles se envolveriam em um assunto desses.

3) O fato de homens vís usarem a religião como desculpa para suas guerras, não deve servir de motivo para desmerecer qualquer religião. Ou alguém aqui deixa de voar de avião por causa do Enola Gay?

4) Onde você ouviu falar da lista de livros proibidos pela Igreja? Por acaso não foi na televisão? Ou você leu isso no Catecismo Católico, livro oficial que fornece o direcionamento para comunidade católica?

5) Quanto à camisinha, se você segue a religião católica, case-se com uma pessoa da mesma religião e faça sexo somente com seu conjuge e não precisará se preocupar com a AIDS. Agora se você não concorda com isso, procure outra religião... Ninguém é obrigado a ser católico.

"You would not wonder, if you used this herb yourself. You might find that smoke blown out cleared your mind of shadows within."

Barbado
 
quote:
Espero deixar aqui minhas duas peças de cobre:

1) Onde está escrito que a Igreja Católica condena o RPG? Tem certeza que você não estava falando de outra religião?

2) Tolkien era católico fervoroso e escreveu uma "mitologia" (obra de ficção), fortemente influenciada por sua crença. Não sei o que isso tem a ver com a aprovação ou não da Igreja Católica. Acredito que dificilmente eles se envolveriam em um assunto desses.

3) O fato de homens vís usarem a religião como desculpa para suas guerras, não deve servir de motivo para desmerecer qualquer religião. Ou alguém aqui deixa de voar de avião por causa do Enola Gay?

4) Onde você ouviu falar da lista de livros proibidos pela Igreja? Por acaso não foi na televisão? Ou você leu isso no Catecismo Católico, livro oficial que fornece o direcionamento para comunidade católica?

5) Quanto à camisinha, se você segue a religião católica, case-se com uma pessoa da mesma religião e faça sexo somente com seu conjuge e não precisará se preocupar com a AIDS. Agora se você não concorda com isso, procure outra religião... Ninguém é obrigado a ser católico.

"You would not wonder, if you used this herb yourself. You might find that smoke blown out cleared your mind of shadows within."

Barbado


hehehe. Acho que não são 2 peças de cobre, e sim 5 peças de ouro...

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
quote:
Espero deixar aqui minhas duas peças de cobre:

1) Onde está escrito que a Igreja Católica condena o RPG? Tem certeza que você não estava falando de outra religião?


Com certeza, a igreja católica não tem uma posição fixa sobre o assunto. Pois não detem informações suficientes para isso. sendo o jogo algo restrito a poucos.
No entanto, a imagem criada, quase que inconscientemente, pela sociedade não é muito boa.
Só para citar uma situação desagradável que vivi. Minha mãe recebeu um telefonema de uma desconhecida, dizendo assim: "Você sabia que o seu filho joga RPG? É coisa do demônio. Tome mais cuidado com as companhias dele..." Neste momento minha mãe desligou o telefone, pois é uma pessoa bem informada.

quote:
2) Tolkien era católico fervoroso e escreveu uma "mitologia" (obra de ficção), fortemente influenciada por sua crença. Não sei o que isso tem a ver com a aprovação ou não da Igreja Católica. Acredito que dificilmente eles se envolveriam em um assunto desses.


Tolkien era católico sim, e todos os católicos fãs de Tolkien gostam de repetir isso constantemente. Porém, muito do conteúdo de sua obra possuem influências de outras religiões e lendas.
Um exemplo, a criação do mundo através da música é um preceito do xintoísmo.
E tudo que está presente na sociedade é discutido pela igreja. Caso Tolkien se torne algo influente popularmente, a igreja com certeza voltará seus olhares para as obras do mestre. Tomara que não omita opiniões, pois é a posição que a igreja vem tomando ultimamente.
Vale lembrar que SdA é o livro mais vendido depois da bíblia.

quote:
3) O fato de homens vís usarem a religião como desculpa para suas guerras, não deve servir de motivo para desmerecer qualquer religião. Ou alguém aqui deixa de voar de avião por causa do Enola Gay?


O que desmerece uma religião ou não, são as pessoas que as seguem. Um grupo é formado cada membro que a compõe. Pricnipalmente pelo seu clero.
Claro que os conceitos básicos da maioria das religiões são sempre nobres. Mas o homem tende a relevar o seu lado espiritual e agir sempre a favor do seu ego. E isso inclui demonstrar sempre que sua religião é a melhor.

quote:
4) Onde você ouviu falar da lista de livros proibidos pela Igreja? Por acaso não foi na televisão? Ou você leu isso no Catecismo Católico, livro oficial que fornece o direcionamento para comunidade católica?


A muito tempo atrás o vaticano publicava anualmente essa tal lista. A maioria dos grandes pensadores e filósofos, como Galileu tiveram seu nome nela.
Atualmente a igreja vem pedindo perdão por séculos fazendo estas injustiças.

quote:
5) Quanto à camisinha, se você segue a religião católica, case-se com uma pessoa da mesma religião e faça sexo somente com seu conjuge e não precisará se preocupar com a AIDS. Agora se você não concorda com isso, procure outra religião... Ninguém é obrigado a ser católico.


Corrijindo, se você for católico, apenas faça sexo para procriar!
Mas esquecemos que a AIDS pode ser transmitida por agulhas descartáveis, e que essa forma de contágio infelizmente ainda não foi erradicada. Mesmo no Brasil, país modelo na questão.
Quanto a procurar outra religião... sou budista, praticante desde o nascimento. E como minha religião incentiva o estudo como forma de evolução espiritual. Estudo tudo que posso sobre outras religiões. E sei definir suas diferenças.

Realmente, a igreja católica é embasada em uma das maiores verdades universais o amor ao próximo. Porém o maior defeito é não conseguir ensinar a todos como demonstrar realmente esse amor. Espero que um dia isso mude.



Gaemitrel
Thain da Toca Bauru
Ombudsman,
Porta-Voz e
Assessor de Imprensa
do Conselho Branco
 
quote:
Corrijindo, se você for católico, apenas faça sexo para procriar!
Mas esquecemos que a AIDS pode ser transmitida por agulhas descartáveis, e que essa forma de contágio infelizmente ainda não foi erradicada. Mesmo no Brasil, país modelo na questão.



concordo com vc... acho que o dia que o homem perceber que a ciência e a Religião devem andar de mãos dadas , os maiores problemas que aflingem o mundo serão resolvidos... eh preciso antes de tudo mudar a espiritualizar a cabeça do homem para que grandes proezas ocorram

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 
Espiritualização no passado, foi uma questão distorcida... ja que hoje o mundo é "diferente", recorra a seus princípios neste processo.

"The field is lost, everything is lost the black one has fallen from the sky"
 
Acho que as religiões de hoje, principalmente as evangelicas e a católica, estão se esquecendo do conceito basico que deveria reinar em todo o mundo e que foi ensinado por Jesus a quase 2000 anos atrás que é a igualdade entre os povos, sem distinção de raça e nem de crença

Hoje estas religiões se preoculpam mais em tentar trazer o maior numero de pessoas para sua instituição, mais parecendo estes vendedores de carnê do Baú do que pessoas que realmente querem elevar espiritualmente outras pessoas

Outro fato curioso de certas religiões é achar que quem não faz parte de seu rebanho irá arder no fogo do inferno enquanto eles estarão salvos, tranformando Deus num ser monstruoso e rancoroso, adjetivos que não condizem com seu esplendor

E o pior é que eles fazem tudo isso em nome de Jesus, como se ele tivesse ordenado a criação destas instituições que em muitos casos são bastante lucrativas e nada filantropicas

Desculpem mas é o que eu penso sobre certas religiões que infelismente tranformaram-se em grandes "torcidas organizadas" tentando provar que elas possuem a "verdade" e que as concorrentes são inferiores

Fico muito triste com tudo isso, pois acho que todos temos direito a termos a nossa própria busca espiritual sem precisar que um padre ou pastor ( que são mortais como nós ) nos diga em que acreditar e como devemos agir

Acho que já me alonguei muito, devo dizer que não quero ofender ninguem, só queria expressar minhas idéias sobre este assunto, já que este é um forum bastante democrático e formado por pessoas de mente aberta



Thorongil
*********
"Et Eärello Endorenna utúlien. Simone muruvanar Hildinyar tenn Ambar-metta!"
("Do Grande Mar vim para a Terra-Média. Neste lugar vou morar, e também meus herdeiros, até o fim do mundo!")
 
quote:
Acho que as religiões de hoje, principalmente as evangelicas e a católica, estão se esquecendo do conceito basico que deveria reinar em todo o mundo e que foi ensinado por Jesus a quase 2000 anos atrás que é a igualdade entre os povos, sem distinção de raça e nem de crença

Hoje estas religiões se preoculpam mais em tentar trazer o maior numero de pessoas para sua instituição, mais parecendo estes vendedores de carnê do Baú do que pessoas que realmente querem elevar espiritualmente outras pessoas

Outro fato curioso de certas religiões é achar que quem não faz parte de seu rebanho irá arder no fogo do inferno enquanto eles estarão salvos, tranformando Deus num ser monstruoso e rancoroso, adjetivos que não condizem com seu esplendor

E o pior é que eles fazem tudo isso em nome de Jesus, como se ele tivesse ordenado a criação destas instituições que em muitos casos são bastante lucrativas e nada filantropicas

Desculpem mas é o que eu penso sobre certas religiões que infelismente tranformaram-se em grandes "torcidas organizadas" tentando provar que elas possuem a "verdade" e que as concorrentes são inferiores

Fico muito triste com tudo isso, pois acho que todos temos direito a termos a nossa própria busca espiritual sem precisar que um padre ou pastor ( que são mortais como nós ) nos diga em que acreditar e como devemos agir

Acho que já me alonguei muito, devo dizer que não quero ofender ninguem, só queria expressar minhas idéias sobre este assunto, já que este é um forum bastante democrático e formado por pessoas de mente aberta



Thorongil
*********
"Et Eärello Endorenna utúlien. Simone muruvanar Hildinyar tenn Ambar-metta!"
("Do Grande Mar vim para a Terra-Média. Neste lugar vou morar, e também meus herdeiros, até o fim do mundo!")


A Igreja Católica não agride outras religiões, a não ser as que vão contra preceitos básicos do catolicismo. Um padre aqui da cidade constantemente visita pastores de outras religiões e fica conversando com eles sobre a religião em si.
O objetivo atual do catolicismo é unir as Igrejas cristãs novamente, para juntas terem mais força de continuar a evangelizar o resto do mundo.

Acredito nisso.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
acho que este topico superou a proposta dele... todos nós ja demos nossa opiniões sobre as religiões e algumas vezes no mundo tolkien.. creio que está discussão naum terá fim, pois cada pessoa tem sua religião, ideologia, que se alongará em muita discussão...naum estou dizendo para naum discutimos mais (pois esta eh a proposta do forum) mas percebi que isso será uma discussão dentro da outra pois (como eu tb) kd um irá mostrar aquilo que acha certo..

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 
quote:Minha mãe recebeu um telefonema de uma desconhecida, dizendo assim: "Você sabia que o seu filho joga RPG? É coisa do demônio. Tome mais cuidado com as companhias dele..."

Comigo tbm aconteceu algo do tipo: encontrei uma amiga de minah irmã na praia e, enquanto conversávamos, comentei que costumava a jogar RPG via internet por que não tinha grupo. A menina fez uma cara de horrorizada e me falou; "como vc pode fazer isso? vc não sabe que RPG é coisa do demônio?" Eu fiquei boba, e mais ainda ao saber que ela aprendeu isso num colégio adventista. Um grande exagero e absurdo, por sinal, pois certas doutrinas tentam impor conceitos completamente errados sobre situações que elas não conhecem, e ousam julgá-las como certas ou erradas de acordo com seus dogmas.

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
quote:
Espero deixar aqui minhas duas peças de cobre:

1) Onde está escrito que a Igreja Católica condena o RPG? Tem certeza que você não estava falando de outra religião?

2) Tolkien era católico fervoroso e escreveu uma "mitologia" (obra de ficção), fortemente influenciada por sua crença. Não sei o que isso tem a ver com a aprovação ou não da Igreja Católica. Acredito que dificilmente eles se envolveriam em um assunto desses.

3) O fato de homens vís usarem a religião como desculpa para suas guerras, não deve servir de motivo para desmerecer qualquer religião. Ou alguém aqui deixa de voar de avião por causa do Enola Gay?

4) Onde você ouviu falar da lista de livros proibidos pela Igreja? Por acaso não foi na televisão? Ou você leu isso no Catecismo Católico, livro oficial que fornece o direcionamento para comunidade católica?

5) Quanto à camisinha, se você segue a religião católica, case-se com uma pessoa da mesma religião e faça sexo somente com seu conjuge e não precisará se preocupar com a AIDS. Agora se você não concorda com isso, procure outra religião... Ninguém é obrigado a ser católico.

"You would not wonder, if you used this herb yourself. You might find that smoke blown out cleared your mind of shadows within."

Barbado



Respondendo as perguntas:

1) Li um artigo escrito por um bispo católico.

2) Influências pode até ter, mas as obras dele apresentam uma teoria criacionista diferente da que a igreja propõe.

3) Primeiro quero deixar claro que não sou contra religiões. Pelo contrário, acho que elas são essênciais. Mas tb acho que religião tem sempre o seu fundo político. Serve de ponte para a realização de uma guerra, por exemplo. Mas tb tem bons propósitos.

4) Eu não posso me basear nisso com dados da própria igreja. Os livros proíbidos são conhecidos pelo próprio estudo histórico da idade-média.

5) O problema é que existe a questão do prazer. Se prazer fosse pecado esse mundo seria muito pior do que já é. Fico com a camisinha, mesmo sendo católico.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo