• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"A Hora da Estrela" (Clarice Lispector)

Você gostou da obra?

• Sim

Votos: 0 0,0%
  • Não

Votos: 0 0,0%

• Total de votantes
    0

Artanis Léralondë

Ano de vestibular dA
Um livro que eu particularmente não gostei de ler foi A Hora da Estrela de Clarice Lispector, nossa a Macabéa é muito alienada, às vezes perdia a paciência com ela XD
Mas, uma coisa eu gostei =]
Do final..
quando ela morre atropelada e fala que naquela hora ela se sentia uma estrela, pois toda atenção estava concentrada nela.Achei bem criativo o final e fechou com a vida dela,porque mostrou bem que ela era invisível e de repente ela era a protagonista de sua vida.
humm...é bem triste também =/

Enredo

Macabéa (Maca) foi criada por uma tia beata, após a morte dos pais quando tinha dois anos de idade. Acumula em seu corpo franzino a herança do sertão, ou seja, todas as formas de repressão cultural, o que a deixa alheia de si e da sociedade. Segundo o narrador, ela nunca se deu conta de que vivia numa sociedade técnica onde ela era um parafuso dispensável.

Ignorava até mesmo porque se deslocara de Alagoas até o Rio de Janeiro, onde passou a viver com mais quatro colegas na Rua do Acre. Macabéa trabalha como datilógrafa numa firma de representantes de roldanas, que fica na Rua do Lavradio. Tem por hábito ouvir a Rádio Relógio, especializada em dizer as horas e divulgar anúncios, talvez identificando com o apresentador a escassez de linguagem que a converte num ser totalmente inverossímil no mundo em que procura sobreviver. Tinha como alvo de admiração a atriz norte-americana Marilyn Monroe, o símbolo social inculcado pelas superproduções de Hollywood na década de 1950.

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/a/a_hora_da_estrela

Mas, alguém aí gostou da obra???
:lendo:
aHoraDAestrela.jpg

RE: ~ A hora da Estrela~ (Alguém gostou???) o.õ

Eu adorei!!! Morri de rir com as situações e as descrições da Macabéia! O jeito que o namorado tratava ela tb, era super ogro! Eu achei super engraçado!!!!!!

Eu gostei! Não é o melhor livro da Clarice, mas é bacana.. A Macabéa é alienada
mas garantiu vários momentos de riso (:

Eu não conseguia rir, ficava agoniada com a apatia dela. Não que isso tenha feito eu não gostar do livro, hehe

Eu gostei bastante!
Para mim, a melhor parte da obra foi essa alienação exagerada aliada à questão da linguagem...

Concordo com a Lethaargic: Clarice Lispector escreveu livros superiores. Entretanto, A Hora da Estrela é realmente marcante pela denúncia social e pelo humor (os "diálogos" entre a Macabéa e o Olímpico, além dos questionamentos da protagonista sobre palavras que ela escutava no rádio são engraçados demais).

Rodrigo, o narrador, também é bem legal.

Eu gostei sim. É diferente de muitas histórias de "mocinhas sonhadoras". A Macabéa apesar de ser ingênua de doer, sabe que é feia e não tem muitas pretensões na vida. E não é sempre que a gente vê uma personagem assim, né? No primeiro momento dá muita agonia de saber que ela não reage. Sei lá, dá vontade de entrar no livro e tirar ela de lá! :dente:

Mas a coisa fica mais interessante, se a gente pensar numa coisa: Quantas Macabéas existem por aí? Ponto pra Clarice! :)

Clarice meio que foge e flerta com o próprio estilo dela nessa obra. Eu não dei risada com a Macabéa, reconheci várias pessoas próximas que eram idênticas a ela. Sentia pena.

Que legal em saber dos mais variados sentimentos que o pessoal sentiu em ler A Hora da Estrela.
Sem dúvida é um romance que não te deixa apática quando vc lê..
Essa história de saber que há muitas Macabéas por aí, é realmente triste ou até mesmo dá uma raiva...hehehe
Porque, pessoas que sentem pena de si mesmas é chato às vezes...
sei lá, sentem que elas não tem o merecimento de ter tal coisa..=/
Ah todo mundo tem o direito de ser feliz, tem que quebrar a cara mesmo,levantar e correr atrás :eba:

Pena que nem todo mundo pensa como você, doçura! Se existem mais maníacas por miojo, o mundo seria mais feliz (e gordo) :dente:

Bom, a Maníaca do Miojo não gostou muito...

Não existe NINGUÉM como Macabéa no mundo. Discordo completamente de vocês.

Ela é desprovida de qualquer malícia, sacanagem e coisas que tornam o ser humano vil e corruptível. Ela vivia de seu sonho e se encantava facilmente, porém sem malícia nenhuma.

Macábea é bela e única e seu jogo de oposição na obra é o Olímpio, que tem um nome completamente pomposo, mas é um nada.

Macábea é pura, não ignorante.

Pescaldo disse:
Ela é desprovida de qualquer malícia, sacanagem e coisas que tornam o ser humano vil e corruptível. Ela vivia de seu sonho e se encantava facilmente, porém sem malícia nenhuma.

Macábea é bela e única e seu jogo de oposição na obra é o Olímpio, que tem um nome completamente pomposo, mas é um nada.

Entendi agora ^^

Mas, será que o tempo não foi o suficiente para poder corrompê-la? Digo assim, ela não teve tempo de viver realmente dentro de uma sociedade.Se isso acontecesse talvez ela perderia essa pureza...

Pescaldo disse:

Nossa, acho que foi uma das coisas mais bacanas que já li sobre a personagem até hoje. Eu não li muita crítica sobre A hora da Estrela, mas o pouco que eu li puxava mais para o lado da "não-ação" dela, mas isso da pureza achei genial, mesmo.

**Maniaca do Miojo** disse:
Entendi agora ^^

Mas, será que o tempo não foi o suficiente para poder corrompê-la? Digo assim, ela não teve tempo de viver realmente dentro de uma sociedade.Se isso acontecesse talvez ela perderia essa pureza...

Ela vivia com um corrompido completo que era o Olímpío e sempre esteve em contato com a corrupção inerente, mas ela ainda vive sonhando em ser uma estrela (e consegue, quando morre).

Notem que ela precisa morrer pra virar estrela, pra virar notícia, pra ser notada, pra ser gente.

Ela seria o último refúgio da pureza, por isso não se corrompe, aí a questão é mais simbólica instaurada pelo autor do que uma seqüência narrativa.

Ótima interpretação, Pescaldo! Eu também não havia pensado nesta possibilidade, pensava na Macabéa como uma alienada mesmo e só, mas a sua interpretação prova que ela não é uma personagem tão simples assim.

Pescaldo disse:
Entendi agora ^^

Ela vivia com um corrompido completo que era o Olímpío e sempre esteve em contato com a corrupção inerente, mas ela ainda vive sonhando em ser uma estrela (e consegue, quando morre).

Notem que ela precisa morrer pra virar estrela, pra virar notícia, pra ser notada, pra ser gente.

Ela seria o último refúgio da pureza, por isso não se corrompe, aí a questão é mais simbólica instaurada pelo autor do que uma seqüência narrativa.

Isso é verdade, apesar, de viver com o canalha do Olímpío.
Macabea ainda tinha seus sonhos.

Não me recordo direito.Mas, ela sofreu algumas decepções,não?
De certa forma, a ingenuidade é perdida com a decepção, ou seja, é quebrando a cara que a gente aprende.
Só que no caso dela, parece que ela aceitava tudo, como se tudo tivesse certo.Ou ela não acreditava que as coisas eram sempre ruins, e assim,continuava levando da vida.Porém, sem perder a sua pureza, como vc disse ^^

Isso é verdade, apesar, de viver com o canalha do Olímpío.
Macabea ainda tinha seus sonhos.

Não me recordo direito.Mas, ela sofreu algumas decepções,não?
De certa forma, a ingenuidade é perdida com a decepção, ou seja, é quebrando a cara que a gente aprende.
Só que no caso dela, parece que ela aceitava tudo, como se tudo tivesse certo.Ou ela não acreditava que as coisas eram sempre ruins, e assim,continuava levando da vida.Porém, sem perder a sua pureza, como vc disse ^^

Ela até agradece o Olímpio quando ele diz que ela é o rascunho do inferno (algo do tipo).

Valinor 2025 - Paypal

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:
186 Dias 22 Horas 20 Minutos 39 Segundos

Valinor 2025 - PIX

Total arrecadado
R$330,00
Termina em:
186 Dias 22 Horas 20 Minutos 39 Segundos
Back