• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Hora da Estrela (Clarice Lispector)

O Sujo de Sangue disse:
Clarice faz um texto frustrado para mostrar a frustração.

Enfim, não se dá um murro no estômago com flor ou poesia.

:obiggraz:

Exactamente, texto frustrado pra mostrar a frustração. mas agora eu tenho que dizer que é possíovel dar um murro no estômago com uma poesia e se alguém consegui-lo, pode estar certo que é um puta duma poesia. afinal, se dizem que o filme "Beleza Americana" é um "tapa na cara", não vejo porquê um bom texto, ou uma poesia não possam ser mais do que isso.
 
Gostei do livro, bem original... acho o Rodrigo muito interessante, e como a Macabéa vai se materializando na história. Muito envolvente.
Me impressionei com o peso, a responsabilidade do escritor quando seu personagem adquire "vida própria", e não há como mudar seu final, caso fosse essa a sua intenção... Vi uma entrevista, na qual a Clarice fala que a Macabéa era uma parte dela, e ela começou a chorar...
E como a história continua atual, como todos os bons livros, são atemporais....
 
Tudo bem me crucifiquem se quiserem mais vou dar minha opiniao....esse foi o primeiro livro dele que eu li e depois li mais um nao lembro o nome que provavelmente foi o ultimo! O livro (a hora da estrela) é muito ruim, totalmente sem emocao sei la muito ruim e eu nao acho que ela escreve bem, mais quem sou eu pra dizer isso sendo que um milhao de criticos literarios dao nota 10 pra ela??? Mais minha opiniao é essa, ela escreve mal e o livro é horrivel.. :disgusti:
 
Não é que ela escreva mal, Guinevere. É você que não gosta do estilo de narrativa dela, isso é diferente :wink:
 
Bem, vamos lá, acho que este foi um dos livros mais tristes que eu já li. O motivo de achar o livro triste? A resposta está simplesmente no modo como é contada a história. Ela é contada quase como um desabafo, mas um desabafo contado com uma ponta de tristeza. É triste também por mostrar a história de alguém que não possui uma consiência de si mesmo, que não tem grandes ambições, uma pessoa que apenas vive, mas não existe. E ela só ganha a consiência que ela existe, que ela é alguém no final. Mas aí já é tarde.
 
Ana Lovejoy disse:
Não é que ela escreva mal, Guinevere. É você que não gosta do estilo de narrativa dela, isso é diferente :wink:
Quem disse que eu nao gosto??? É realmente eu nao gosto... Mais o que eu quero dizer é que vc nao sabe se eu gosto ou nao sacou? Eu so disse que achei muito ruim mesmo, a hora da estrela e um outro la que eu li... achei horrivel mais cada um tem direito de gostar do que quer nao é mesmo??? :wink: Eu respeito quem gosta e taus ...minha opiniao é muito irrelevante frente a mil criticos literarios que falam bem dela, sou so um entre tantos... :mrgreen: Ok?
 
Você mesma disse que não gostou do livro :roll:

O que estou dizendo que o fato de você não gostar não quer dizer que ela escreva mal. Existe uma enorme diferença entre essas coisas. Provavelmente você só não está ainda preparada para esse estilo de narrativa mais denso e complexo, e estranhou (ou seja, não gostou). Quem sabe um dia goste, quem sabe nunca goste. Mas isso não quer dizer que ela escreva mal. Bem ela escreve, independente de você gostar ou não do que você leu.
 
esse livro é bom???? toh afim de lê-lo....mas tarde pq agora só o que cai no vestibular :mrgreen:
 
*Guinevere* disse:
...é muito ruim, totalmente sem emocao sei la muito ruim e eu nao acho que ela escreve bem, mais quem sou eu pra dizer isso sendo que um milhao de criticos literarios dao nota 10 pra ela??? Mais minha opiniao é essa, ela escreve mal e o livro é horrivel.. :disgusti:
Esse foi o meu primeiro post...eu nao disse que ela escreve mal eu disse que EU acho que ela escreve mal tem uma diferenca ai... se fosse assim Tolkien tb escreveria mal pq o que tem de gente que odeia tolkien (digo pq conheco!) nao é pouco nao... vcs tem é que aprender a respeitar a opiniao dos outros , se digo que nao gostei nao quer dizer que nao tenho maturidade pra ler ou sei la oq a ana lovejoy insinuou, ja li livros mais complexos que o dela que me deixaram sem fala de tao bons, o que é bom pra um mesmo que esse um for o papa nao quer dizer que é bom pra todos ...O que seria de Harold Bloom (que alias eu odeio!) se ele so falasse bem das coisas? provavelmente estaria vivendo debaixo da ponte... Eu sou conta criticas pq acho que 99% de quem critica nao faz melhor, eu mesma nao faco por isso acaba por aqui ok?

ps: ana lovejoy se vc quiser falar comigo, numa boa, me manda uma mp ok? nao acho que esse seja o melhor lugar pra gente discutir isso
 
*Guinevere* disse:
Esse foi o meu primeiro post...eu nao disse que ela escreve mal eu disse que EU acho que ela escreve mal tem uma diferenca ai...

Você continua sem entender o que eu quis dizer, e ainda está levando esse negócio para o lado pessoal. Entenda, quando se faz a apreciação de um livro, ele pode ser bom ou ruim, mas não mal escrito. Você não pode negar uma série de valores estéticos que existem, entende?

O monte de crítico literário que fala bem dela defendem esses valores. E não uma análise subjetiva da obra. Eu respeito sua opinião e o fato de não ter gostado do livro (se eu não me engano a Litzhel também não gostou muito, conversei com ela sobre isso na página anterior caso queira conferir).

Em suma: se você quer dizer que alguém escreve bem ou mal você tem que fazer uma análise crítica e não uma análise subjetiva. Quando ao livro ser bom ou ruim, seja por qual motivo que você suponha, isso você pode dizer, como gostou de enfatizar, o que você acha.

*Guinevere* disse:
vcs tem é que aprender a respeitar a opiniao dos outros , se digo que nao gostei nao quer dizer que nao tenho maturidade pra ler ou sei la oq a ana lovejoy insinuou

Não insinuei nada, você interpretou dessa forma. Peço desculpas se me compreendeu mal :wink:

*Guinevere* disse:
O que seria de Harold Bloom (que alias eu odeio!) se ele so falasse bem das coisas? provavelmente estaria vivendo debaixo da ponte...

Nossa, que coisa mais esdrúxula :doh:. Um crítico não vive de falar mal de um livro, de onde você tirou isso? Você está confundindo o Harold Bloom (crítico literário) com esses jornalistas de quinta que escrevem resenhas medíocres e, aí sim, vivem para falar mal.

*Guinevere* disse:
Eu sou conta criticas pq acho que 99% de quem critica nao faz melhor, eu mesma nao faco por isso acaba por aqui ok?

Quando você aprender a distinguir a pessoa que estuda literatura (como Harold) da pessoa que faz da literatura um mercado, aí talvez você mude de opinião.

*Guinevere* disse:
ps: ana lovejoy se vc quiser falar comigo, numa boa, me manda uma mp ok? nao acho que esse seja o melhor lugar pra gente discutir isso

Se você quiser eu posso te indicar alguns livros sobre crítica literária por mp. Estou falando isso realmente na boa, porque assim como percebi que fui mal interpretada no meu último post, percebi que você confunde um pouco essa questão da crítica. Se quiser é só dar um toque :wink:
 
Nossa, que coisa mais esdrúxula . Um crítico não vive de falar mal de um livro, de onde você tirou isso? Você está confundindo o Harold Bloom (crítico literário) com esses jornalistas de quinta que escrevem resenhas medíocres e, aí sim, vivem para falar mal.
Mais ca pra nós esse cara fala mal demais e nao faz melhor ... Eu vi numa revista ele criticando Harry potter ( ta , é literatura infantil provavelmente vc deve achar horrivel tao intelectual que vc é, e isso nao é ruim) mais ele diz que ela repete a mesma frase mais de vinte vezes durante o livro algo tipo 'ele se levantou e saiu' pra mim uma pessoa que conta quantas vezes uma frase foi repetida num livro nao passa de um sem oq fazer. Quero ver ele fazendo melhor!
Se você quiser eu posso te indicar alguns livros sobre crítica literária por mp
:lol:
Não insinuei nada, você interpretou dessa forma. Peço desculpas se me compreendeu mal
Tudo bem desculpada... :mrgreen:
 
*Guinevere* disse:
Mais ca pra nós esse cara fala mal demais e nao faz melhor ... Eu vi numa revista ele criticando Harry potter ( ta , é literatura infantil provavelmente vc deve achar horrivel tao intelectual que vc é, e isso nao é ruim) mais ele diz que ela repete a mesma frase mais de vinte vezes durante o livro algo tipo 'ele se levantou e saiu' pra mim uma pessoa que conta quantas vezes uma frase foi repetida num livro nao passa de um sem oq fazer. Quero ver ele fazendo melhor!

Ok, aqui ficou patente que você nunca leu nenhum livro dele. Parabéns, falando mal do que não conhece :clap:

*Guinevere* disse:
Se você quiser eu posso te indicar alguns livros sobre crítica literária por mp
:lol:

Bom, eu tentei :roll:

*Guinevere* disse:
Não insinuei nada, você interpretou dessa forma. Peço desculpas se me compreendeu mal
Tudo bem desculpada... :mrgreen:

Ohh... vou dormir mais feliz hoje :)
 
Elaiá, capaz de achar que apaguei os posts por causa da discussão sobre Clarice :roll:

*Guinevere* disse:

Enfim, vou só deixar aqui como exemplo: Guinevere, isso é um flood. Por isso esse post e o anterior foram apagados, hmmkay? Resumindo, poste quando você tiver algo a acrescentar ao assunto do tópico. Se não tem o que dizer, não diga. :wink:
 
Sem querer quebrar o debate em curso mas já quebrando... como tantos afccionados por Lispector falaram aqui, gostaria de fazer uma pergunta: em que texto, seja conto, crônica, romance, etc., Lispector escreveu a seguinte frase:

"Um mundo fantástico me rodeia e me é."

Gosto muito da frase mas não consigo descobrir em que obra se encontra... Antecipadamente grato!
 
A Hora da Estrela é um dos livros que eu mais gosto. A Clarice tem um jeito tão simples e ao mesmo tempo tão complexo de narrar. É como se em poucas palavras conseguisse exprimir o que não conseguimos em muitas. Esse livro foi o que me fez virar fã dessa escritora tão singular.

Sem querer quebrar o debate em curso mas já quebrando... como tantos afccionados por Lispector falaram aqui, gostaria de fazer uma pergunta: em que texto, seja conto, crônica, romance, etc., Lispector escreveu a seguinte frase:

"Um mundo fantástico me rodeia e me é."

Gosto muito da frase mas não consigo descobrir em que obra se encontra... Antecipadamente grato!

Parisio, nao me lembro dessa frase, dei uma olhada na internet e tb nao encontrei. Depois vou procurar melhor e se achar te aviso! :wink:
 
Ana Lovejoy disse:
E agora chega a Anica e pergunta: por quê?

:wink:
Drake responde: (lógico né, quem mais poderia responder)

1° - tive q ler pra escola
2° - apesar de não me lembrara da história só de pensar no nome sei q é algo q eu já tive odio outrora... mas num "flashback" eu lembro q era uma história chata sobre um mulher q não sabia de bulhufas da vida e é atrpelada no final, quando chega sua "hora da estrela" certo?

Ah a minha prof de port ano passado criou uma turma de teatro pra fazer da história uma peça, lógico q eu num participei, mas a galera do teatro foi até pra Paulinia fazer apresentações...

Se eu disse alguma coisa errada sobre a obra... não me corrijam... eu vou fazer questão de ir lá em cima(meu quarto) pegar o livro e ler rapidinho pra dizer o pq d eu não gostar da história... :roll:
 
Você só não estava na hora certa, Francis. Um dia você vai pegar o livro e vai entender como e porque ele é especial. Ou não. :eek:

Ahh, os mistérios da relação Leitor/Livro. Acho que vou fazer minha mono baseada nisso. :eh:
 
Ana Lovejoy disse:
Você só não estava na hora certa, Francis. Um dia você vai pegar o livro e vai entender como e porque ele é especial. Ou não. :eek:

Talvez eu não estivesse na hora certa mesmo... e talvez nuca estarei pois não julgo este um genero literario q me agrade... quem sabe 1h antes do vestiba eu não me apaixone pelo livro... :lol:

Ana Lovejoy disse:
Ahh, os mistérios da relação Leitor/Livro. Acho que vou fazer minha mono baseada nisso. :eh:
:o?:

Conversar com vc me torna uma pessoa tão culta... :? :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo