• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"A História Sem Fim" (Michael Ende)

Knolex

Well-Known Member
In Memoriam
Esse livro, depois das obras de Tolkien é meu favorito. Já li 4 vezes, e como é gênero fantástico, resolvi abrir esse tópico. O maior trunfo da história na minha opinião, é ser basicamente uma aventura de fantasia, mas possuir diversas referencias filósoficas... Outro fator que se destaca é a maneira como o Michael Ende consegue focar vários ambientes diferentes no livro, dando a devida atenção a todos em apenas 400 págs. Quero ver se compro em breeve outro livro dele, Momo e o Senhor do Tempo, que dizem ser excelente.

Me pergunto se Ende leu Tolkien, afinal, existe uma terra chamada Morgul e um dragão chamado Smarg(nome parecido com Smaug). Mesmo a terra sendo bem diferente de Minas Morgul de Tolkien, e o dragão sendo completamente diferente de Smaug, imagino que os nomes possam ter sido influenciados por Tolkien...
 
Bom, eu tenho os dois livros, História Sem Fim e Momo. Gostei muito do Ende e fiquei até mesmo um pouco surpreso ao notar que o filme foi baseado em apenas metade do livro :)

Momo é tão legal quanto.

Uma coisa que eu não gosto do Ende são os finais... dá a impressão que ela não sabe como acabar os livros :) Mas sem dúvida, pra quem gosta de fantasia, Ende não pode faltar.
 
Outrolivro dele que já me disseram ser muito bom tb é A Escola de Magia... Não sei se o nome é exatamente esser, mas é algo parecido... Assim que eu terminar a trilogia Fronteiras do universo, que estou lendo agora, devo comprar Momo, e depois esse da Escola...
 
Esse é o segundo livro que mais tento procurar...e nunca achei..(o 1o é O Império Contra-ataca)
 
Como é que você não acha esse livro, meu caro Andarilho do Firmamento?? Encontrei outro dia mesmo na livraria Berne (Shopping Continental)! (tou falando de estória sem fim)
 
a história sem fim foi o primeiro grande livro que li por escolha propia....
eu ainda lembro como se fosse ontem, tinha oito anos, e entrei na livraria do amigo de um tio meu....
foi maravilhoso entrar naquele lugar infestado de papel e poera, .... tinha la o cheiro de livros novos e velhos.... todos os temas, .. partes organizadas, classificadas... outras caoticas, com pilhas de temas diversos e disconexos..
havia no fundo disso tudo, por entre velhos quadros e enciclopedias um pequeno corredor... uma especie de armario embutido e profundo, com uma unica lampada de 20 wats amarelados...
esse armário estava repleto de romances, livros de fantasia, ficção scientifica e contos infantis tinha la de poe a asimov, passando por lovecrarft e outros.... ainda sinto os meus olhos abertos irritados pela poera e o coração levemente acelerado.... dedilhei tudo... busquei um banquinho e escalei.....
la no alto, numa pilha estava um livro com duas cobras desenhasdas, uma escura mordendo a cauda de uma clara e vise versa...... era um livro gordo... mas livros gordos nunca me assustaram....
quando abri o livro comecei a ler, e fiquei naquele armario durante horas, deglutida pelo livro.....
no final do dia, na hora de fechar a livraria, o velho amigo do meu tio (um refugiado de guerra) me achou no armario, ele, sem pronunciar uma palavra me deu o livro e um tapinha nas costas para qe voltasse para casa....
quando li um pouco mais me senti o propio bastian...
aieeee...
aquela edição era linda: a letra mudava de cor conforme ao mundo, fantasia era verde e o "outro lado" marrom... bela forma... bela historia...
foi o melhor urante anos,.. depois chegaram o velho Bram (Stocker) e John.. aqueles que sem eu mesma saber ja me esperavam na pratileira do que quarto....
 
A minha edição também tem partes em vermelho9 escuro e partes em verde.... Achop ue todas são assim... uma migo meu tem outra edição e tb é assim.... o trecho do Velho da Montanha Errante me fez achar que todas são assim.

Vejam os trecho que me fizeram pensar assim

"A imperatriz Criança aproximara-se e via agora, por trás do livro suspenso, o rosto de um homem, iluminado por uma luz fraca azulada, proveniente das folhas abertas do livro. Esse brilho era irradiado pelas letras, de um tom verde- azulado."

Essas letras de tom verde-azulado são usadas na primeira metade do livro para descrever o que Bastian lia, e as letras cor-de-cobre são usadas para descrever o mundo real, onde Bastian estava. A intenção das letras serem de cores diferentes aumentam nesse segundo trecho, duas páginas depois, onde além de servirem para separar os mundos, são usadas como um sinal para Bastian:

"O Velho da Montanha Errante obedeceu à vontade da imperatriz Criança e começou a contar, desde o princípio, a História sem Fim.

Nesse momento, a luz que irradiava das páginas do livro mudou de cor. Tornou-se avermelhada como as letras que se formavam agora sob a pena do Velho.(...)"


Eis então as razões das duas cores...
 
Eu também amo A História Sem Fim. Muitas vezes esse livro é o meu porto seguro quando me encontro em situações difíceis. Tem dias que eu fico pensando mesmo num novo nome prá imperatriz criança e tudo mais rs...
Quando eu era pequena, eu me sentia exatamente como o Bastian. Quando eu li o livro foi um alívio para mim, uma ajuda imensa, porque eu percebi que não estava tão sozinha assim no mundo... Tudo por causa de um livro de fantasia... É incrível. :)
 
putz...mas é bom?
pq eu só vi os filmes....e adorei !!!! é entre os meus favoritos....
mas eu tenhu tipo q um tabu d: se eu já vi em filme, eu geralmente naum leio o livro....
foi o q aconteceu com HP....eu fikei adiando o dia d assistir esse com meus colegas pq eu keria terminar d ler o livro antes d ir ver no cinema....me odiaram por isso, mas valeu a pena....
aí livros como Xangô e Mente Brilhante eu naum li pq já tinha assistido no cinema....
po....
se for bom eu até q leio....
 
Sempre tive interesse de ler a história sem fim... mas nunca acho tempo para ler...
to sempre lendo SDA, a Bíblia e outros livros...
 
Po....eu mLi a tanto tempo que nem me lembo direito...um livro muito bom...

Knolex,eu tenho a escola da magia...é um livro inftil de historinhas com lições de moral....é bem bobinho,mas se vc quiser comprar...
 
Eu li a historia sem fim em dois dias... leitura gostosa e agradavel, fascinante... adorei


Qto às coincidencias com Tolkien eu tb tinha notado... principalmente o Smaug, achei bem interessante...
 
Meu primeiro contato com a História Sem Fim foi o clip da música q passava naqueles programas de clips q havia em todo canal na décadaca de 80, achei fascinante a seguencia do Oraculo do Sul e do Espelho, comprei o livro e o devorei lí apenas uma vez mas me marcou pelo resto da vida, o filme eu adoro (tenho as fita original em ingles e dublada além da trilha sonora) mas como Hilander pra mim só existe o primeiro, os outros são horrivéis) Do Michel Ende já lí Manu, A Menina que sabia ouvir(MOMO), O Teatro de Sombras de Ofélia e O Espelho no Espelho - O Labirinto (se vc achou o Simarillion confuso espere até ler este), em português ainda não consegui descobrir outros títulos dele.
A frase q me marcou tanto no livro como no filme é: Fantasia não tem limite, dita pelo monstro q perseguia Atreio. :grinlove:
 
Ah, eu queria ler esse livro, mas nunca acho pra comprar!!!!!! :osigh:
Eu até já incomendei na Siciliano, mas até agora não chegou.
Droga.
:evil:
 
EU só vi os filmes, q são otimos.Recentemente comprei o livro mas não li ainda, mas deve ser maravilhoso :grinlove: :grinlove:
 
Wow esse eh meu livro preferido ao lado de SdA!
Li aos 14 anos, peguei emprestado da escola. Li em 3 dias, gostei tanto que ateh hje naum devolvi...hehehehehehehe!!!!!!!
Gostei mto do livro, e ele ficou como meu preferido ateh eu conhecer SdA ano passado.
Eh um livro que nos ensina liçoes sobre a vida, mesmo que sutilmente. Eh fantastico, e vc olhando parece soh mais um livro de criança...mas eh bem mais do que isso.
 
um livro maravilhoso que nao precisa nem ser comentado. quem tiver a oportunidade leia. é muito facil de ser lido pois usa uma linguagem facil, mas que tem muito mais licoes do que muito livro por ai.

acho que a ideia do autor foi exatamente a de fazer uma historia infanto-juvenil mas que tivesse licoes como perseveranca e amizade (por exemplo).
 
poxa.... to loco pra compra historia sem fim.... a tempos tenho a vontade de consumir sua paginas....mas existiam outros livros na fila de espera..... mas agora to decidido mesmo.....
 
mAlkAviAn disse:
poxa.... to loco pra compra historia sem fim.... a tempos tenho a vontade de consumir sua paginas....mas existiam outros livros na fila de espera..... mas agora to decidido mesmo.....

Onde posso comprá-lo?
Eu adoraria voltar à época de criança, quando eu mergulhava fundo na imaginação deste livro, já que meu pai lia pra mim.. :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo