1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"A História Sem Fim" (Michael Ende)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Knolex, 6 Jun 2002.

1. Knolex

Knolex Well-Known Member In Memoriam

Esse livro, depois das obras de Tolkien é meu favorito. Já li 4 vezes, e como é gênero fantástico, resolvi abrir esse tópico. O maior trunfo da história na minha opinião, é ser basicamente uma aventura de fantasia, mas possuir diversas referencias filósoficas... Outro fator que se destaca é a maneira como o Michael Ende consegue focar vários ambientes diferentes no livro, dando a devida atenção a todos em apenas 400 págs. Quero ver se compro em breeve outro livro dele, Momo e o Senhor do Tempo, que dizem ser excelente.

Me pergunto se Ende leu Tolkien, afinal, existe uma terra chamada Morgul e um dragão chamado Smarg(nome parecido com Smaug). Mesmo a terra sendo bem diferente de Minas Morgul de Tolkien, e o dragão sendo completamente diferente de Smaug, imagino que os nomes possam ter sido influenciados por Tolkien...

2. Deriel

Deriel Administrador

Bom, eu tenho os dois livros, História Sem Fim e Momo. Gostei muito do Ende e fiquei até mesmo um pouco surpreso ao notar que o filme foi baseado em apenas metade do livro :)

Momo é tão legal quanto.

Uma coisa que eu não gosto do Ende são os finais... dá a impressão que ela não sabe como acabar os livros :) Mas sem dúvida, pra quem gosta de fantasia, Ende não pode faltar.

3. Knolex

Outrolivro dele que já me disseram ser muito bom tb é A Escola de Magia... Não sei se o nome é exatamente esser, mas é algo parecido... Assim que eu terminar a trilogia Fronteiras do universo, que estou lendo agora, devo comprar Momo, e depois esse da Escola...

4. Skywalker

Skywalker Great Old One

Esse é o segundo livro que mais tento procurar...e nunca achei..(o 1o é O Império Contra-ataca)

5. Primula

Primula Moda, mediana, média...

Como é que você não acha esse livro, meu caro Andarilho do Firmamento?? Encontrei outro dia mesmo na livraria Berne (Shopping Continental)! (tou falando de estória sem fim)

6. a história sem fim foi o primeiro grande livro que li por escolha propia....
    eu ainda lembro como se fosse ontem, tinha oito anos, e entrei na livraria do amigo de um tio meu....
    foi maravilhoso entrar naquele lugar infestado de papel e poera, .... tinha la o cheiro de livros novos e velhos.... todos os temas, .. partes organizadas, classificadas... outras caoticas, com pilhas de temas diversos e disconexos..
    havia no fundo disso tudo, por entre velhos quadros e enciclopedias um pequeno corredor... uma especie de armario embutido e profundo, com uma unica lampada de 20 wats amarelados...
    esse armário estava repleto de romances, livros de fantasia, ficção scientifica e contos infantis tinha la de poe a asimov, passando por lovecrarft e outros.... ainda sinto os meus olhos abertos irritados pela poera e o coração levemente acelerado.... dedilhei tudo... busquei um banquinho e escalei.....
    la no alto, numa pilha estava um livro com duas cobras desenhasdas, uma escura mordendo a cauda de uma clara e vise versa...... era um livro gordo... mas livros gordos nunca me assustaram....
    quando abri o livro comecei a ler, e fiquei naquele armario durante horas, deglutida pelo livro.....
    no final do dia, na hora de fechar a livraria, o velho amigo do meu tio (um refugiado de guerra) me achou no armario, ele, sem pronunciar uma palavra me deu o livro e um tapinha nas costas para qe voltasse para casa....
    quando li um pouco mais me senti o propio bastian...
    aieeee...
    aquela edição era linda: a letra mudava de cor conforme ao mundo, fantasia era verde e o "outro lado" marrom... bela forma... bela historia...
    foi o melhor urante anos,.. depois chegaram o velho Bram (Stocker) e John.. aqueles que sem eu mesma saber ja me esperavam na pratileira do que quarto....

7. Knolex

A minha edição também tem partes em vermelho9 escuro e partes em verde.... Achop ue todas são assim... uma migo meu tem outra edição e tb é assim.... o trecho do Velho da Montanha Errante me fez achar que todas são assim.

Vejam os trecho que me fizeram pensar assim

"A imperatriz Criança aproximara-se e via agora, por trás do livro suspenso, o rosto de um homem, iluminado por uma luz fraca azulada, proveniente das folhas abertas do livro. Esse brilho era irradiado pelas letras, de um tom verde- azulado."

Essas letras de tom verde-azulado são usadas na primeira metade do livro para descrever o que Bastian lia, e as letras cor-de-cobre são usadas para descrever o mundo real, onde Bastian estava. A intenção das letras serem de cores diferentes aumentam nesse segundo trecho, duas páginas depois, onde além de servirem para separar os mundos, são usadas como um sinal para Bastian:

"O Velho da Montanha Errante obedeceu à vontade da imperatriz Criança e começou a contar, desde o princípio, a História sem Fim.

Nesse momento, a luz que irradiava das páginas do livro mudou de cor. Tornou-se avermelhada como as letras que se formavam agora sob a pena do Velho.(...)"

Eis então as razões das duas cores...

8. Lórien

Lórien Última General de Nanto

Eu também amo A História Sem Fim. Muitas vezes esse livro é o meu porto seguro quando me encontro em situações difíceis. Tem dias que eu fico pensando mesmo num novo nome prá imperatriz criança e tudo mais rs...
    Quando eu era pequena, eu me sentia exatamente como o Bastian. Quando eu li o livro foi um alívio para mim, uma ajuda imensa, porque eu percebi que não estava tão sozinha assim no mundo... Tudo por causa de um livro de fantasia... É incrível. :)

9. [F*U*S*A*|KåMµ§]

[F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

putz...mas é bom?
    pq eu só vi os filmes....e adorei !!!! é entre os meus favoritos....
    mas eu tenhu tipo q um tabu d: se eu já vi em filme, eu geralmente naum leio o livro....
    foi o q aconteceu com HP....eu fikei adiando o dia d assistir esse com meus colegas pq eu keria terminar d ler o livro antes d ir ver no cinema....me odiaram por isso, mas valeu a pena....
    aí livros como Xangô e Mente Brilhante eu naum li pq já tinha assistido no cinema....
    po....
    se for bom eu até q leio....

10. Lórien

Lórien Última General de Nanto

Nossa, o filme não é nada comparado com o livro

11. Dheano Elwin

Dheano Elwin Usuário

Sempre tive interesse de ler a história sem fim... mas nunca acho tempo para ler...
    to sempre lendo SDA, a Bíblia e outros livros...

12. Leir

Leir Quem é vivo, né...

Po....eu mLi a tanto tempo que nem me lembo direito...um livro muito bom...

Knolex,eu tenho a escola da magia...é um livro inftil de historinhas com lições de moral....é bem bobinho,mas se vc quiser comprar...

13. Elanor Ladeira

Elanor Ladeira Apaixonada

Eu li a historia sem fim em dois dias... leitura gostosa e agradavel, fascinante... adorei

Qto às coincidencias com Tolkien eu tb tinha notado... principalmente o Smaug, achei bem interessante...

14. Isil Amarth

Isil Amarth Usuário

Meu primeiro contato com a História Sem Fim foi o clip da música q passava naqueles programas de clips q havia em todo canal na décadaca de 80, achei fascinante a seguencia do Oraculo do Sul e do Espelho, comprei o livro e o devorei lí apenas uma vez mas me marcou pelo resto da vida, o filme eu adoro (tenho as fita original em ingles e dublada além da trilha sonora) mas como Hilander pra mim só existe o primeiro, os outros são horrivéis) Do Michel Ende já lí Manu, A Menina que sabia ouvir(MOMO), O Teatro de Sombras de Ofélia e O Espelho no Espelho - O Labirinto (se vc achou o Simarillion confuso espere até ler este), em português ainda não consegui descobrir outros títulos dele.
    A frase q me marcou tanto no livro como no filme é: Fantasia não tem limite, dita pelo monstro q perseguia Atreio. :grinlove:

15. Cults

Cults Usuário

Ah, eu queria ler esse livro, mas nunca acho pra comprar!!!!!! :osigh:
    Eu até já incomendei na Siciliano, mas até agora não chegou.
    Droga.
    :evil:

16. Manveri

Manveri Usuário

EU só vi os filmes, q são otimos.Recentemente comprei o livro mas não li ainda, mas deve ser maravilhoso :grinlove: :grinlove:

17. Saranel Ishtar

Saranel Ishtar Usuário

Wow esse eh meu livro preferido ao lado de SdA!
    Li aos 14 anos, peguei emprestado da escola. Li em 3 dias, gostei tanto que ateh hje naum devolvi...hehehehehehehe!!!!!!!
    Gostei mto do livro, e ele ficou como meu preferido ateh eu conhecer SdA ano passado.
    Eh um livro que nos ensina liçoes sobre a vida, mesmo que sutilmente. Eh fantastico, e vc olhando parece soh mais um livro de criança...mas eh bem mais do que isso.

18. Aragorn Elessar

Aragorn Elessar Usuário

um livro maravilhoso que nao precisa nem ser comentado. quem tiver a oportunidade leia. é muito facil de ser lido pois usa uma linguagem facil, mas que tem muito mais licoes do que muito livro por ai.

acho que a ideia do autor foi exatamente a de fazer uma historia infanto-juvenil mas que tivesse licoes como perseveranca e amizade (por exemplo).

19. mAlkAviAn

mAlkAviAn Usuário

poxa.... to loco pra compra historia sem fim.... a tempos tenho a vontade de consumir sua paginas....mas existiam outros livros na fila de espera..... mas agora to decidido mesmo.....

20. Mouth of Sauron

Mouth of Sauron Usuário

Onde posso comprá-lo?
    Eu adoraria voltar à época de criança, quando eu mergulhava fundo na imaginação deste livro, já que meu pai lia pra mim.. :)

Compartilhar