• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Erva-de-Fumo dos Pequenos

Status
Fechado para novas mensagens.

Eruesso

Usuário
Eu vi as versões estendidas essa semana e reparei que eles capricharam nos efeitos da erva nos personagens. É engraçado ver o Gandalf fumando quando o Frodo chega depois da festa do Bilbo e pega o Anel no chão. Quando o Frodo mostra o Anel pro Gandalf ele fala:

-- O Anel do Bilbo... -- e dá uma risadinha muito safada.

Enfim, não sei se existe outro tópico igual a esse, ou se aqui é o local para postá-lo, mas vocês acreditam que a erva-de-fumo dos pequenos era uma espécie de maconha da Terra-Média?

Só para ilustrar o tema, eu vo copiar um trecho do Contos Inacabados (pg. 387):

"O Conselho reuniu-se em Valfenda, e Gandalf ficou sentado à parte, em silêncio, mas fumando prodigiosamente (algo que nunca fizera até então em ocasiões semelhantes), enquanto Saruman falava contra ele, e insistia em que, contrariando o conselho de Gandalf, Dol Guldur ainda não fosse molestado. Tanto o silêncio quanto a fumaça incomodavam Saruman enormemente; e, antes que o Conselho se dispersasse, ele disse a Gandalf: -- Quando assuntos de peso estão em debate, Mithrandir, espantam-me um pouco que você se divirta com seus brinquedos de fogo e fumaça, enquanto outros debatem a sério.

Mas Gandalf riu e respondeu: -- Não se espantaria se você mesmo usasse essa erva. Descobriria que a fumaça soprada limpa sua mente das sombras interiores. Seja como for, ela confere paciência, para escutar os desacertos sem se enraivecer. Mas não é um dos meus brinquedos. É uma arte do Povo Pequeno lá no Oeste: gente alegre e valorosa, apesar de ter pouca importância, quem sabe, nas suas altas políticas."
 
Não se espantaria se você mesmo usasse essa erva. Descobriria que a fumaça soprada limpa sua mente das sombras interiores. Seja como for, ela confere paciência, para escutar os desacertos sem se enraivecer.
Bom parece muito com um maconhero defendendo a erva. Tolkien negava, mas os Hippies adoraram comparar a erva de fumo com maconha...
Eu acho q daria pra comparar sim, pq esse mesmo dialogo ai eu já vi muitas vezes. Frodo ri quando acha o anel jogado no chão, seria mais pra se assustar...se ele estivesse em seu estado normal é claro, bom acho q ai poderia se dizer q ele estava bem chapado!!! :lol:
Apesar de Tolkien negar eu acredito q os efeitos são os mesmos da erva de hoje.
 
Se vc lembrasse de ler o prólogo de SDA (tem uma parte sobre fumo), vai descobrir que Tolkien menciona com todas as letras que erva-de-fumo é tabaco.
 
Ah sim, perdão sr. leoff.

Da próxima vez eu me lembro de vasculhar o prólogo de um livro que eu li há mais de quatro anos atrás e que, por um acaso, não está comigo no momento. Enfim, perdão, ignore esse tópico, por favor.
 
Ah...num sei não! Pode até falar q é tabaco, mas isso tá muito sinistro pra ser só tabaco...tá com mais cara de Cannabis sativa!!! :lol:
 
Elenwë disse:
Ah...num sei não! Pode até falar q é tabaco, mas isso tá muito sinistro pra ser só tabaco...tá com mais cara de Cannabis sativa!!! :lol:

Nossa! naun é pra tanto... até porque a erva-de-fumo dos Hobbits não tem nenhum poder alucinógeno nas pessoas... :mrgreen:
 
Eruesso disse:
Ah sim, perdão sr. leoff.

Da próxima vez eu me lembro de vasculhar o prólogo de um livro que eu li há mais de quatro anos atrás e que, por um acaso, não está comigo no momento. Enfim, perdão, ignore esse tópico, por favor.
Nunca abandone seu exemplar de SDA. É seu melhor companheiro, seu melhor amigo. Ele evita que faça perguntas desnecessárias. E, o mais importante, se for assaltado, bata o livro na cabeça do ladrao. :lol:
 
Irmo disse:
Elenwë disse:
Ah...num sei não! Pode até falar q é tabaco, mas isso tá muito sinistro pra ser só tabaco...tá com mais cara de Cannabis sativa!!! :lol:

Nossa! naun é pra tanto... até porque a erva-de-fumo dos Hobbits não tem nenhum poder alucinógeno nas pessoas... :mrgreen:

Eh verdade...a erva-de-fumo naum tem poderes alucinogenos mesmo...
Eu acho q tanto os hobbits, quanto Gandalf e os fumantes gostam mesmo da erva, mas essas frases de dialogos e etc. naum fazem com q sejam maconha...jah q eh uma questaum de gosto (propriamente dito)...
Mas, sei lah, posso estar errada
:mrgreen:
 
Sabu disse:
Se Gandalf diz que a erva de fumo limpa a mente e o faz pensar melhor, então pode ser tudo, menos maconha....

Realmente, pensar melhor, não mesmo... mas ele não fala em pensar melhor. Ele fala em limpar a mente de sombras interiores (inquietações) e dar mais paciência (tranquilidade).

Tipo, quando eu coloquei isso aqui, não foi com intenção de perguntar se a erva-de-fumo era ou não maconha. A minha intenção era fazer uma observação sobre o que eu li no Contos e o que eu vi no filme. Que por mais que o Tolkien esclareca que a erva-de-fumo seja tabaco, algumas vezes parece que não.
 
Eruesso disse:
Sabu disse:
Se Gandalf diz que a erva de fumo limpa a mente e o faz pensar melhor, então pode ser tudo, menos maconha....

Realmente, pensar melhor, não mesmo... mas ele não fala em pensar melhor. Ele fala em limpar a mente de sombras interiores (inquietações) e dar mais paciência (tranquilidade).

Tipo, quando eu coloquei isso aqui, não foi com intenção de perguntar se a erva-de-fumo era ou não maconha. A minha intenção era fazer uma observação sobre o que eu li no Contos e o que eu vi no filme. Que por mais que o Tolkien esclareca que a erva-de-fumo seja tabaco, algumas vezes parece que não.

De vez em qdo parece mesmo... :mrgreen:
 
Tolkien criou algo popular para que eles relaxassem, usam-se cigarros, bebidas e na TM num é diferente como os anões com a grande cerveja de Malte, aí todos perguntam será que a intenção é deixar os anões bebados, calro que não! fumar é pra eles é como um modo de pensar, tem familias que depois das refeições tomar licor, uma tradição e com os pequenos isso não se torna diferente! erva-de-fumo e o fumo pra eles é uma tradição! assim penso eu!
 
Ass do Sam Gamgee *§*:
"A erva-de-fumo causa amnésia e outras coisas que eu não lembro mais..."

Realmente várias vezes parece que a erva-fumo é a maconha, mas Tolkien dificilmente faria isso. Porém eu gosto de pensar que era semelhante a maconha sim; é mto mais divertido desse jeito. :lol:
 
Vcs viram no terceiro filme como ficam o Pippin e o Merry qdO tão fumando o Cannabis e chega o Gandalf ??? Nossa .. os caras tavam bem lok'S :twisted:
 
Eles estavam bêbados.

Apenas reiterando, segundo o Prólogo do Senhor dos Anéis, a erva-de-fumo é tabaco.
 
Po galera é claro q o Tolkien disse q não era maconha, mas quem sabe ... Vai q o velho era chegado na erva, mas não podia falar por causa da sociedade, ai ele criou a erva de fumo dos hobbits pra não reprimir o habito de fumar...

até porque a erva-de-fumo dos Hobbits não tem nenhum poder alucinógeno nas pessoas...
Bom, maconha não tem poder alucinogeno, esse tipo de efeito é causado por LSD, benzina, cola e outras paradas...

Se Gandalf diz que a erva de fumo limpa a mente e o faz pensar melhor, então pode ser tudo, menos maconha....
Po mas perae, vc já experimentou maconha pra saber se faz pensar melhor ou não? conheço varios kras q fumam de vez em qdo e geralmente eles falam coisas q nem parecem q sairam da bocas deles, umas reflexões bem legais...
 
RottEN GeNeRAtiON disse:
Po galera é claro q o Tolkien disse q não era maconha, mas quem sabe ... Vai q o velho era chegado na erva, mas não podia falar por causa da sociedade, ai ele criou a erva de fumo dos hobbits pra não reprimir o habito de fumar...

até porque a erva-de-fumo dos Hobbits não tem nenhum poder alucinógeno nas pessoas...
Bom, maconha não tem poder alucinogeno, esse tipo de efeito é causado por LSD, benzina, cola e outras paradas...

Se Gandalf diz que a erva de fumo limpa a mente e o faz pensar melhor, então pode ser tudo, menos maconha....
Po mas perae, vc já experimentou maconha pra saber se faz pensar melhor ou não? conheço varios kras q fumam de vez em qdo e geralmente eles falam coisas q nem parecem q sairam da bocas deles, umas reflexões bem legais...

bem... naun acho que a Erva-de-fumo possa ser maconha não, pois isso naun é nem um pouco a cara do Tolkien.. e com certeza vc naun vai pensar melhor fumando maconha!!! e posso dar-lhe um conselho? "Escolha bem suas amizades..." :roll:
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo