1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Erva-de-Fumo dos Pequenos

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Eruesso, 25 Dez 2003.

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Eruesso

Eruesso Usuário

Eu vi as versões estendidas essa semana e reparei que eles capricharam nos efeitos da erva nos personagens. É engraçado ver o Gandalf fumando quando o Frodo chega depois da festa do Bilbo e pega o Anel no chão. Quando o Frodo mostra o Anel pro Gandalf ele fala:

-- O Anel do Bilbo... -- e dá uma risadinha muito safada.

Enfim, não sei se existe outro tópico igual a esse, ou se aqui é o local para postá-lo, mas vocês acreditam que a erva-de-fumo dos pequenos era uma espécie de maconha da Terra-Média?

Só para ilustrar o tema, eu vo copiar um trecho do Contos Inacabados (pg. 387):

"O Conselho reuniu-se em Valfenda, e Gandalf ficou sentado à parte, em silêncio, mas fumando prodigiosamente (algo que nunca fizera até então em ocasiões semelhantes), enquanto Saruman falava contra ele, e insistia em que, contrariando o conselho de Gandalf, Dol Guldur ainda não fosse molestado. Tanto o silêncio quanto a fumaça incomodavam Saruman enormemente; e, antes que o Conselho se dispersasse, ele disse a Gandalf: -- Quando assuntos de peso estão em debate, Mithrandir, espantam-me um pouco que você se divirta com seus brinquedos de fogo e fumaça, enquanto outros debatem a sério.

Mas Gandalf riu e respondeu: -- Não se espantaria se você mesmo usasse essa erva. Descobriria que a fumaça soprada limpa sua mente das sombras interiores. Seja como for, ela confere paciência, para escutar os desacertos sem se enraivecer. Mas não é um dos meus brinquedos. É uma arte do Povo Pequeno lá no Oeste: gente alegre e valorosa, apesar de ter pouca importância, quem sabe, nas suas altas políticas."

2. Bom parece muito com um maconhero defendendo a erva. Tolkien negava, mas os Hippies adoraram comparar a erva de fumo com maconha...
    Eu acho q daria pra comparar sim, pq esse mesmo dialogo ai eu já vi muitas vezes. Frodo ri quando acha o anel jogado no chão, seria mais pra se assustar...se ele estivesse em seu estado normal é claro, bom acho q ai poderia se dizer q ele estava bem chapado!!! :lol:
    Apesar de Tolkien negar eu acredito q os efeitos são os mesmos da erva de hoje.

3. leoff

leoff They will bend the knee or I will destroy them.

Se vc lembrasse de ler o prólogo de SDA (tem uma parte sobre fumo), vai descobrir que Tolkien menciona com todas as letras que erva-de-fumo é tabaco.

4. Eruesso

Eruesso Usuário

Ah sim, perdão sr. leoff.

Da próxima vez eu me lembro de vasculhar o prólogo de um livro que eu li há mais de quatro anos atrás e que, por um acaso, não está comigo no momento. Enfim, perdão, ignore esse tópico, por favor.

5. eu daria tudo por uma tragada da erva de fumo da quarta sul! deve se espetacular!

6. Elenwë

Elenwë Chata como um

Ah...num sei não! Pode até falar q é tabaco, mas isso tá muito sinistro pra ser só tabaco...tá com mais cara de Cannabis sativa!!! :lol:

7. os hobbits são chegados na erva! Issssssssssssssá! :lol:

8. Irmo

Irmo Usuário

Nossa! naun é pra tanto... até porque a erva-de-fumo dos Hobbits não tem nenhum poder alucinógeno nas pessoas... :mrgreen:

9. leoff

leoff They will bend the knee or I will destroy them.

Nunca abandone seu exemplar de SDA. É seu melhor companheiro, seu melhor amigo. Ele evita que faça perguntas desnecessárias. E, o mais importante, se for assaltado, bata o livro na cabeça do ladrao. :lol:

10. Arwen Tinuviel

Arwen Tinuviel Usuário

Eh verdade...a erva-de-fumo naum tem poderes alucinogenos mesmo...
    Eu acho q tanto os hobbits, quanto Gandalf e os fumantes gostam mesmo da erva, mas essas frases de dialogos e etc. naum fazem com q sejam maconha...jah q eh uma questaum de gosto (propriamente dito)...
    Mas, sei lah, posso estar errada
    :mrgreen:

11. Se Gandalf diz que a erva de fumo limpa a mente e o faz pensar melhor, então pode ser tudo, menos maconha....

12. Arwen Tinuviel

Arwen Tinuviel Usuário

Verdade!!!
    :mrgreen:

13. Eruesso

Eruesso Usuário

Realmente, pensar melhor, não mesmo... mas ele não fala em pensar melhor. Ele fala em limpar a mente de sombras interiores (inquietações) e dar mais paciência (tranquilidade).

Tipo, quando eu coloquei isso aqui, não foi com intenção de perguntar se a erva-de-fumo era ou não maconha. A minha intenção era fazer uma observação sobre o que eu li no Contos e o que eu vi no filme. Que por mais que o Tolkien esclareca que a erva-de-fumo seja tabaco, algumas vezes parece que não.

14. Arwen Tinuviel

Arwen Tinuviel Usuário

De vez em qdo parece mesmo... :mrgreen:

15. Tolkien criou algo popular para que eles relaxassem, usam-se cigarros, bebidas e na TM num é diferente como os anões com a grande cerveja de Malte, aí todos perguntam será que a intenção é deixar os anões bebados, calro que não! fumar é pra eles é como um modo de pensar, tem familias que depois das refeições tomar licor, uma tradição e com os pequenos isso não se torna diferente! erva-de-fumo e o fumo pra eles é uma tradição! assim penso eu!

16. Bruce

Bruce eu

Ass do Sam Gamgee *§*:
    "A erva-de-fumo causa amnésia e outras coisas que eu não lembro mais..."

Realmente várias vezes parece que a erva-fumo é a maconha, mas Tolkien dificilmente faria isso. Porém eu gosto de pensar que era semelhante a maconha sim; é mto mais divertido desse jeito. :lol:

17. [Beowulf]

[Beowulf] Usuário

Vcs viram no terceiro filme como ficam o Pippin e o Merry qdO tão fumando o Cannabis e chega o Gandalf ??? Nossa .. os caras tavam bem lok'S :twisted:

18. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Eles estavam bêbados.

Apenas reiterando, segundo o Prólogo do Senhor dos Anéis, a erva-de-fumo é tabaco.

19. Po galera é claro q o Tolkien disse q não era maconha, mas quem sabe ... Vai q o velho era chegado na erva, mas não podia falar por causa da sociedade, ai ele criou a erva de fumo dos hobbits pra não reprimir o habito de fumar...

Bom, maconha não tem poder alucinogeno, esse tipo de efeito é causado por LSD, benzina, cola e outras paradas...

Po mas perae, vc já experimentou maconha pra saber se faz pensar melhor ou não? conheço varios kras q fumam de vez em qdo e geralmente eles falam coisas q nem parecem q sairam da bocas deles, umas reflexões bem legais...

20. Irmo

Irmo Usuário

bem... naun acho que a Erva-de-fumo possa ser maconha não, pois isso naun é nem um pouco a cara do Tolkien.. e com certeza vc naun vai pensar melhor fumando maconha!!! e posso dar-lhe um conselho? "Escolha bem suas amizades..." :roll:

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Compartilhar