• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Anica enviou um novo Artigo

Gollum
Tim-Kirk-Bilbo-et-Gollum-1024x687.jpg



Sméagol foi um indivíduo da raça dos Hobbits que cometeu um assassinato para obter o Um Anel. O Anel consumiu sua mente e seu corpo e ele tornou-se a criatura conhecida por Gollum, mas uma parte de sua antiga personalidade sobreviveu. Quando o Anel se perdeu, ele saiu buscando recuperá-lo, mas no fim ele foi um instrumento fundamental para a destruição do Um Anel.






[caption id="attachment_50289" align="alignright" width="200"] Campos de Lis no mapa da Terra-média[/caption]

O povo de Sméagol vivia nos Vales do Anduin perto dos Campos de Lis. Eles eram descendentes da linhagem Hobbit dos Grados, que migraram para lá vindos de Eriador, por volta de 1356. Eles permaneceram mais primitivos que os Hobbits que se estabeleceram no Condado, mas eles possuíam costumes e feições em comum. Sméagol provavelmente nasceu na primeira metade do século que se iniciou em 2400. Ele era membro de uma grande, próspera e respeitada família. Sua avó era a matriarca da família e Sméagol vivia em sua toca. Sméagol era curioso e inquisitivo e gostava de escavar sob as coisas para ver o que havia embaixo.




No aniversário de Sméagol em 2463, ele foi pescar nos Campos de Lis com seu amigo Déagol que provavelmente possuía alguma ligação de parentesco com Sméagol. Déagol foi puxado para a água por um peixe, e emergiu com um anel de ouro que ele encontrou no leito do rio. Desconhecido para Sméagol e Déagol, era o Um Anel, que pertencia ao Senhor do Escuro, Sauron, e que havia sido perdido quando Isildur foi morto nos Campos de Lis no ano 2.

Quando Sméagol viu o Anel ele imediatamente desejou-o e pediu a Déagol que o desse para ele como um presente de aniversário. Déagol recusou, e então Sméagol o estrangulou e pegou o Anel para si. Ele escondeu o corpo e ninguém jamais descobriu o que aconteceu com Déagol.

Logo após retornar para casa, Sméagol descobriu que o Anel o tornava invisível. Ele o usou para propósitos maliciosos, como roubar e descobrir segredos. Sméagol começou a ser evitado e desprezado por sua família, que começou a chamá-lo de Gollum por causa dos barulhos estranhos que ele começou a fazer em sua garganta. Finalmente, a avó de Sméagol o expulsou de seu lar.

Sméagol vagou ao norte pelas bordas do Anduin. Ele começou a odiar a luz do Sol. Um dia ele seguiu uma correnteza em direção às Montanhas Sombrias e descobriu uma caverna que o levou aos fundamentos das montanhas. Sméagol deixou o mundo eterno para trás e desceu para a escuridão.

Por quase 500 anos Gollum viveu em uma ilha em um lago subterrâneo, localizado em uma caverna muito abaixo da superfície. Ele usava um pequeno bote para pescar e as vezes usava o Anel para se esgueirar entre os Orcs. Ele não descobriu grandes segredos sob as montanhas, apenas a escuridão e o vazio. Ele estava miserável e sozinho, e o assassinato de Déagol o assombrava.

A mente de Gollum foi consumida pelo Anel, mas ela não foi totalmente destruída. Uma pequena parte de sua antiga personalidade permaneceu. Seu corpo gradualmente mudou ao ponto de que ele era praticamente irreconhecível como sendo um Hobbit. Ele tornou-se magro e perdeu a maior parte de seu cabelo, e só lhe sobraram seis de seus dentes. Na escuridão seus olhos tornaram-se pálidos e reluzentes e sua visão ficou mais aguçada.

O Anel prolongou a vida de Gollum, mas não fez com que ele enfraquecesse, pois ele possuía a resistência Hobbit e por que ele não precisava usá-lo com frequência nas trevas de sua caverna. Ele manteve o Anel em seu bolso por algum tempo até não poder mais carregá-lo, e então ele o escondeu em um buraco na sua ilha. Mas o Anel constantemente inquietava sua mente e ele continuava a pega-lo para guardá-lo e observá-lo. O Anel tornou-se um tormento e um fardo para Gollum, e mesmo assim ele o chama de seu Precioso e não podia deixá-lo.
“Ele o odiava e o amava, da mesma forma como odiava e amava a si mesmo. Não podia se livrar dele. Nessa questão, não tinha mais vontade própria.”
A Sociedade do Anel: “A sombra do passado,” p. 57​

O Anel possuía vontade própria. Ele sentiu que Sauron estava recuperando suas forças e procurou um meio de voltar ao seu Mestre. Gollum não era mais útil para o Anel, então, em um dia do verão de 2941, enquanto Gollum procurava comida, o Anel o abandonou.

Mas então algo inesperado aconteceu. O Anel foi encontrado por Bilbo Bolseiro, um Hobbit do Condado que estava perdido nas Montanhas Sombrias. Bilbo colocou o Anel em seu bolso e então chegou ao lago subterrâneo. Gollum enxergou Bilbo de sua ilha e ficou muito curioso. A parte de Sméagol que ainda restara desejava conversar com essa criatura que lhe lembrava de sua vida passada, mas Gollum estava interessado unicamente em qual gosto Bilbo teria.

Gollum propôs um jogo de adivinhas com as condições de que se ele vencesse ele iria devorar Bilbo e, se Bilbo vencesse, Gollum lhe mostraria a saída. As adivinhas que Bilbo fez lhe lembravam do mundo exterior, mas isso começou a irritar Gollum e deixa-lo impaciente com o jogo. Ele sentou próximo a Bilbo e o Hobbit ficou tão aturdido que não conseguiu pensar em outra adivinha.

Nesse momento a mão de Bilbo tocou o Anel e ele perguntou “O que eu tenho no bolso?”. Isso foi mais uma pergunta do que uma adivinha, mas Gollum tentou responder e falhou, e Bilbo exigiu que ele lhe mostrasse a saída. Gollum não tinha a intenção de manter sua promessa, apesar de que as regras do jogo d adivinhas eram sagradas. Ele voltou para a sua ilha para pegar o Anel e então poder matar Bilbo, mas seu Precioso desaparecera.

Gollum compreendeu que Bilbo estava com o Anel em seu bolso. Desesperado para conseguir seu Precioso de volta, ele voltou para a margem com a intenção de matar Bilbo. Mas o Anel escorregou para o dedo de Bilbo e Gollum passou pelo Hobbit sem vê-lo. Gollum achou que Bilbo havia fugido e então ele correu em direção à Porta traseira que levava para fora das montanhas e Bilbo pôde segui-lo.

Gollum se encolheu próximo à saída e ficou esperando. Bilbo considerou matar Gollum, mas ele sentiu pena da miserável existência da criatura, e poupou-o. Gollum sentiu Bilbo pulando sobre ele e tentou agarrá-lo, mas o Hobbit escapou. Gollum então emitiu um terrível grito:
“Ladrão, ladrão, ladrão! Bolseiro! Nós odeia ele, nós odeia ele, nós odeia ele pra sempre!”
O Hobbit: “Adivinhas no escuro,” p. 86​

Gollum não pôde seguir Bilbo por causa dos Orcs guardando a saída e da luz do Sol do lado de fora. Ele voltou para a sua caverna, derrotado. Mas sua necessidade pelo Anel o corroeu por dentro e ele ficou obcecado em consegui-lo de volta e procurar vingança contra aquele que o havia pegado. Levou três anos para que Gollum criasse coragem, e finalmente, em 2944, ele deixou a escuridão sob as montanhas. A ausência do Anel o ajudou de alguma forma, pois fisicamente ele se sentia mais forte, livre de seu peso.

Viajando na escuridão da noite, evitando até mesmo a luz da lua, Gollum lentamente seguiu o rastro de Bilbo. Ele passou pela Floresta das Trevas e fez seu caminho até a Cidade do Lago e Vale. Lá ele ouviu histórias sobre o papel de Bilbo na missão para reconquistar a Montanha Solitária de Smaug, o Dragão. Ele também descobriu que Bilbo viera de uma terra a oeste das Montanhas Sombrias, chamado Condado.

Gollum fez o caminho de volta através da Floresta das Trevas pretendendo continuar a Oeste em direção ao Condado, mas seu caminho acabou desviando-se gradualmente para o sul. Ele acabou sendo levado em direção a Mordor. Longos anos carregando o Anel o tornaram suscetível ao chamado de Sauron, que estava reunindo todo o mal para si.

A jornada durou muitos anos. Gollum comia os animais que ele conseguiu pegar, e os Homens da Floresta das Trevas diziam que ele até roubava crianças de seus berços. Quando finalmente alcançou Mordor, Gollum esquivou-se pelas bordas do reino explorando lugares e caminhos secretos. Ele esperava encontrar aliados que poderiam ajuda-lo a recuperar seu Precioso. Na passagem de Cirith Ungol, nas Montanhas da Sombra, Gollum encontrou um túnel levando a Torech Ungol, a toca da grande aranha Laracna. Gollum humilhou-se ante Laracna. Ele a temia, apesar de ter sido atraído por sua vontade maligna.

Gollum acabou sendo capturado e levado para Barad-dûr, onde ele foi interrogado e torturado. Sauron queria extrair dele a informação sobre o que acontecera ao Anel. Mas Gollum era mais forte do que Sauron esperava, tanto por causa de suas raízes de Hobbit quanto pelo fato de que a necessidade que ele possuía pelo Anel era tão forte que ele não queria que Sauron o encontrasse. Finalmente, após torturas extremas, Gollum revelou os nomes Bolseiro e Condado, mas ele levou seus captores a acreditar que o Condado ficava nos Vales do Anduin, onde ele vivera, ao invés de revelar que ficava a oeste das Montanhas Sombrias. Sauron deixou Gollum escapar pois ele queria que Gollum o levasse até a pessoa que estava com o Anel.

Em 1 de Fevereiro de 3018 Gollum foi capturado por Aragorn nas margens dos Pântanos Mortos. Aragorn agarrou Gollum e colocou uma corda ao redor de seu pescoço. Gollum lutou e mordeu Aragorn, mas foi em vão. Gollum foi levado a através da região norte das Emyn Muil até o Anduin, acima de Sarn Gebir. Aragorn o amarrou em um pedaço de madeira e atravessou o rio nadando com ele. Eles foram para o norte através das bordas de Lothlórien e acima dos Campos de Lis em direção a Carrocha. Aragorn então novamente atravessou o Anduin com Gollum e o levou para a Floresta das Trevas. O Rei Élfico Thranduil concordou em manter Gollum prisioneiro.

Em 23 de Março Gandalf chegou e começou a questionar Gollum. Gollum praguejou, resmungou e chorou, mas lentamente Gandalf descobriu sobre o achado do Anel, o assassinato de Déagol, da perseguição de Gollum atrás de Bilbo e de sua captura por Sauron. Após uma semana Gandalf partiu, deixando Gollum a cuidado dos elfos.

Os servos de Sauron em Dol Guldur, no limite ocidental da Floresta das Trevas, ficaram sabendo que Gollum estava sendo mantido prisioneiro na parte norte da Floresta. Em 20 de Junho Gollum estava no topo de uma alta árvore que ficava sozinha em uma clareira, a qual os Elfos permitiam que ele escalasse. Ele se recusou a descer e de repente os Elfos foram atacados por Orcs e Gollum escapou. Os Orcs supostamente pretendiam levar Gollum de volta para Sauron, mas ele conseguiu enganá-los também.

Gollum cruzou o Anduin a nado. Caçado por Elfos, Orcs e até mesmo por Espectros do Anel, ele entrou em Moria pelo Portão Leste. Ele ainda desejava encontrar o Condado, então ele fez sua rota para o oeste, apesar de ter se perdido nos túneis. Quando ele encontrou o Portão Oeste ele não conseguiu descobrir como abrir as portas e estava fraco demais para empurrá-las.

Gollum não estava no Portão Oeste quando, em 13 de Janeiro de 3019, as portas se abriram e nove pessoas entraram, incluindo Frodo Bolseiro. Frodo agora carregava o Anel e Gollum podia senti-lo. Ele seguiu a Sociedade através de Moria em direção ao Portão Leste. Não se sabe como ele conseguiu escapar de Moria após a Ponte de Khazad-dûm ser destruída. Ele pode ter cruzado a ponte antes da Sociedade ou encontrado outro caminho para fora.

Em 15 de Janeiro Gollum seguiu a Sociedade dentro dos limites de Lothlórien a despeito de seu medo e ódio pelos Elfos. Ele começou a escalar a árvore onde Frodo estava descansando em um flet, mas Haldir o assustou e ele fugiu.

Gollum esperou por um momento oportuno. Ele estava espreitando na margem ocidental do rio quando a Sociedade deixou Lothlórien em 16 de Fevereiro. Ele os seguiu descendo o Anduin agarrado a um pedaço de madeira. Uma noite ele se aproximou dos barcos da Sociedade enquanto eles acampavam, mas Frodo o viu e sacou a antiga espada de Bilbo, Ferroada, e Gollum fugiu. Gollum não revelou-se novamente, mas ele continuou seguindo a Sociedade à distância.

Em 26 de Fevereiro a Sociedade foi rompida e Frodo e Sam Gamgi partiram sozinhos. Eles entraram nas Emyn Muil e Gollum os seguiu. Ele era conduzido por sua necessidade de recuperar o Anel.
“Onde esstá, onde esstá: meu Precioso, meu Precioso? É nosso, é sim, e nós quer ele. Os ladrões, os ladrões, os ladrõezinhos nojentos. Onde estão com meu Precioso? Malditos! Nós odeia eles.”
As Duas Torres: “Sméagol domado,” p. 222​

Gollum estava descendo furtivamente um penhasco nos limites das Emyn Muil quando ele foi atacado por Sam. Gollum lutou e prendeu Sam com uma gravata. Frodo colocou Ferroada na garganta de Gollum e mandou que ele soltasse Sam. Gollum implorou por piedade e Frodo, movido pela piedade, poupou a vida da criatura.



Gollum conjeturou se os Hobbits estavam indo para Mordor e Frodo confirmou seus temores. Gollum sentiu-se atraído para a Terra Negra pela vontade de Sauron, mas ele estava apavorado com o pensamento de voltar para lá. Cão logo os Hobbits fecharam os olhos para descansar, Gollum tentou escapar, mas Frodo e Sam esperavam por isso e o pegaram. Eles tentaram amarrá-lo, mas a corda feita pelos Elfos o machucava.

Gollum então se ofereceu a jurar pelo Precioso. Frodo o advertiu que tal promessa iria amarrá-lo. O Portador do Anel mostrou-se austero e nobre enquanto Gollum se submetia a seus pés, jurando servir o Mestre do Precioso, ainda que o Anel formava um conexão entre eles.

A corda foi retirada e uma diferença surgiu em Gollum. Parecia que a
parte Sméagol dele havia surgido. Ele falava diretamente aos Hobbits e parecia ávido por agradá-los. Ele os levou por um caminho secreto que ele conhecia através dos Pântanos Mortos.

Uma noite um Nazgûl montado em uma besta alada voou sobre eles. Sméagol ficou apavorado e mais tarde, embora ele fosse exteriormente amigável, a parte Gollum dele começou a surgir novamente. Ele podia sentir o Olho de Sauron ficar mais forte enquanto eles se aproximavam do Morannon.

Quando os Hobbits estavam aparentemente dormindo, as metades Sméagol e Gollum discutiam. Sméagol sentia-se amarrado à sua promessa de servir o Mestre do Precioso. Gollum argumentou que se eles pegassem o Anel então eles seriam o Mestre e não precisariam servir ninguém. Eles poderiam até mesmo proteger o Anel de Sauron e se fortalecerem. Sméagol estava relutante em ferir Frodo, mas Gollum disse que todos os Bolseiros eram seus inimigos, e ele começou a formular um plano para levar os Hobbits para Laracna.

No dia seguinte, O Portão Negro mostrou-se guarnecido e intransponível, mas Frodo estava determinado a tentar. Gollum implorou que ele não fosse e então disse que conhecia uma passagem secreta para Mordor. Sam ouvira o debate noturno e ficou suspeito. Ele não sabia dizer quem estava dominante, Gollum ou Sméagol, mas ele sabia que ambos queriam manter o Anel longe de Sauron.

Frodo reconheceu que o destino da criatura estava preso ao Anel e a sua missão. Mas ele advertiu Gollum de que o Anel era traiçoeiro e iria tentar deformar sua promessa e poderia traí-lo no fim. Frodo disse que se necessário ele iria colocar o Anel e Gollum não poderia resistir aos comandos que ele desse.

Gollum ficou aterrorizado e não pôde falar coerentemente por algum tempo. Finalmente ele disse aos Hobbits sobre a estrada que levava ao Sul até a Encruzilhada e da parte oriental do Vale de Morgul. Lá ele disse que havia uma Escada Reta e uma Escada Tortuosa, e um túnel que levava para Mordor. Ele admitiu que o caminho era protegido mas disse que poderia ser menos protegido que outros caminhos.

Após muito pensar, Frodo aceitou a liderança de Gollum e eles se dirigiram ao sul, para Ithilien. Gollum estava faminto e esperava encontrar comida por ali, já que ele não podia comer lembas. Ele pegou dois coelhos, mas ficou desesperado ao ver que Sam os estragara fazendo um cozido.

Gollum escapou para dentro dos arbustos. Quando Faramir e seus guardas descobriram os Hobbits e os levaram ao seu refúgio em Henneth Annun, Gollum os seguiu. Gollum encontrou o Lago Proibido e resolveu pescar lá. Frodo o chamou, e Gollum estava relutante em se aproximar, até que Frodo invocou o nome do Precioso. Enquanto Gollum se aproximava de Frodo, ele foi pego por Anborn e foi amarrado e coberto, e levado até Faramir para ser questionado. Gollum não compreendia que Frodo estava tentando salvá-lo, ele acreditou que Frodo o traíra.

Após eles se despedirem de Faramir, Gollum levou os Hobbits para as Escadarias de Cirith Ungol. Os Hobbits pararam para descansar no topo das Escadarias, e Gollum saiu em direção à toca de Laracna. Ele se ajoelhou diante de Laracna e disse que estava trazendo sua doce comida. Gollum acreditou que ele conseguiria encontrar o Anel entre as roupas e ossos de Frodo quando Laracna terminasse de devorá-lo, e então ele poderia se vingar de Laracna e todo mundo.

Quando Gollum retornou aos Hobbits, ele os encontrou dormindo tranquilamente nos braços um do outro.
Gollum olhou para eles. Uma expressão estranha passou por seu rostomagro e faminto. Apagou-se o brilho de seus olhos, que ficaram opacos e cinzentos, velhos e cansados. Um espasmo de dor pareceu contorcer seu corpo, e ele se virou, olhando para trás na direção da passagem, balançando a cabeça, como se empenhado em alguma discussão anterior. Depois voltou, e lentamente, estendendo uma mão trêmula, com todo o cuidado tocou o joelho de Frodo - mas o toque foi quase uma carícia.Por um momento fugaz, se os que dormiam pudessem tê-lo visto, pensariam que estavam observando um velho hobbit cansado, encolhido pelos anos que o tinham carregado para longe de seu tempo, para longe dos amigos e parentes, e dos campos e riachos da juventude, um ser velho e faminto merecedor de compaixão.

As Duas Torres: “As escadarias de Cirith Ungol,” p. 333​

Por um momento, Sméagol esteve a beira do arrependimento. Então Sam acordou e interpretou erroneamente o comportamento de Sméagol, acusando-o de ficar espreitando. O momento passou, e Gollum levou os Hobbits até o covil de Laracna o os abandonou aos seus cuidados.

Os Hobbits conseguiram escapar, mas Laracna os seguiu. Sam estava
tentando avisar Frodo, quando Gollum veio por trás de Sam e o agarrou. Segundo o pensamento deturpado de Gollum, ele estava mantendo sua promessa de não ferir se Mestre permitindo que Laracna fizesse o trabalho sujo, mas Sam era um alvo legal. Gollum subestimou a determinação de Sam, porém. Sam golpeou o braço e as costas de Gollum com seu cajado lebethron, e Gollum fugiu.

Gollum seguiu os Hobbits depois que eles escaparam da Torre de Cirith Ungol. Ele encontrou a armadura Orc que Frodo deixara para trás e a vestiu bem a tempo de escapar de ser morto por uma flecha disparada por um Orc que seguira os Hobbits. Gollum havia inconscientemente apagado os rastros dos Hobbits. Ele mesmo começou a ser caçado quando os Orcs ficaram sabendo que ele estava sendo procurado para ser questionado imediatamente.

Na Montanha da Perdição, em 25 de Março, Gollum encontrou Sam carregando Frodo na subida da montanha. Sabendo que Frodo pretendia destruir o Anel, Gollum o atacou. Frodo lutou com surpreendente fúria e arremessou Gollum para baixo. Sam ameaçou Gollum com Ferroada enquanto Frodo continuava subindo a montanha, mas Gollum implorou por misericórdia, e Sam o deixou ir.

Mas Gollum não pretendia abandonar seu Precioso. Ele seguiu Sam até as Sammath Naur e o golpeou na cabeça, por trás. Frodo reivindicou o Anel para si, e colocou-o no dedo, mas Gollum o encontrou e os dois lutaram desesperadamente nas margens das Fendas da Perdição. Então Gollum mordeu e arrancou o dedo de Frodo, conseguindo o Anel. Distraído em sua felicidade, Gollum perdeu o equilíbrio e caiu no abismo ardente abaixo. O Anel foi destruído e Gollum morreu. Sua última palavra enquanto caía foi “Precioso”.

Frodo lembrou as palavras de Gandalf, de que “Até mesmo Gollum pode ter ainda algo a fazer” (RdR, p. 223), e perdoou Gollum por sua traição, pois sem a intervenção de Gollum, a Demanda para destruir o Anel teria falhado.

Fontes Adicionais


  • Contos Inacabados: “A Caçada ao Anel” discute o período entre a captura de Gollum em Mordor e sua descoberta da Sociedade em Moria.
  • As Cartas de J.R.R. Tolkien: A Carta 214 discute sobre a descendência dos Grados de Sméagol e Déagol. A Carta 96 e a Carta 246 discutem a possibilidade de arrependimento de Gollum na Escadaria de Cirith Ungol.



Datas Importantes

2463
Sméagol assassina Déagol e pega o Um Anel.

2470 Sméagol vai viver nos túneis das Montanhas Sombrias.

2941 Verão: Bilbo Bolseiro vai parar na caverna de Gollum e encontra o Um Anel.

2944 Gollum deixa sua caverna nas Montanhas Solitárias e começa a procurar o Anel.

2951 Gollum começa a ir em direção a Mordor.

2980 Gollum chega aos limites de Mordor e encontra Laracna.

3017 Gollum é capturado por Sauron. Ele é torturado e questionado sobre o Anel, e então é libertado.

3018 1º de Fevereiro: Gollum é capturado por Aragorn.
21 de Março: Gollum é levado até a Floresta das Trevas.​

23 de Março: Gandalf chega e começa a questionar Gollum.​

29 de Março: Gandalf deixa a Floresta das Trevas.​

20 de Junho: Orcs atacam os Elfos da Floresta das Trevas e Gollum consegue escapar de seu cativeiro.​

Agosto: Gollum entra em Moria pelo Portão Leste.​

3019
13 de Janeiro: A Sociedade entra em Moria através do Portão Oeste e Gollum começa a seguir o Portador do Anel.​

15-16 de Janeiro: Gollum segue a Sociedade para dentro de Lothlórien, e começa a se aproximar de Frodo, mas é afugentado por Haldir.​

16 de Fevereiro: Gollum observa a partida da Sociedade de Lothlórien e os segue.​

17 de Fevereiro: Gollum se aproxima do acampamento da Sociedade durante a noite, mas é espantado por Frodo.​

26 de Fevereiro: o Rompimento da Sociedade. Gollum segue Frodo e Sam nas Emyn Muil.​

29 de Fevereiro: Gollum é capturado por Frodo e Sam. Ele jura servir ao Mestre do Precioso.​

1-2 de Março: Gollum leva os Hobbits através dos Pântanos Mortos.​

4 de Março: Sméagol e Gollum debatem sobre que atitude tomar. Gollum começa a formular um plano para levar os Hobbits para Laracna.​

5 de Março: Os Hobbits chegam ao Portão Negro e percebem que ele é intransponível. Gollum propõe levá-los por um caminho secreto.​

7 de Março: Os Hobbits conhecem Faramir. Gollum escapa de ser capturado e os segue até Henneth Annun.​

8 de Março: Gollum pesca no Lago Proibido. Ele é capturado pelos homens de Faramir e acredita que Frodo o traiu.​

10 de Março: Gollum lidera os Hobbits até o início das Escadarias de Cirith Ungol.​

11 de Março: Gollum visita Laracna. Ele retorna e encontra Frodo dormindo e quase se arrepende, mas muda de idéia quando Sam o acusa de bisbilhotar.​

12 de Março: Gollum leva os Hobbits até o covil de Laracna.​

13 de Março: Gollum ataca Sam enquanto Laracna ataca Frodo. Sam luta contra Gollum, e o mesmo foge.​

16 de Março: Gollum encontra a armadura de Orc descartada por Frodo e por pouco evita ser morto por um Orc.​

17 de Março: Sam vê Gollum perto de uma poça, mas Gollum se esconde.​

25 de Março: Gollum ataca Frodo nos pés da Montanha da Perdição, mas Frodo resiste e escapa. Sam poupa a vida de Gollum. Gollum segue os Hobbits até as Fendas da Perdição e ataca Frodo novamente, mordendo e arrancando seu dedo, junto com o Anel. Gollum cai nas Fendas da Perdição e é destruído juntamente com o Anel.​



Nomes e Títulos


Sméagol:
O nome Sméagol é derivado do Inglês Antigo smygel, significando “refúgio, toca”. Note que a palavra smial é derivada da mesma palavra. Apêndice F do Senhor dos Anéis: “Da tradução,” p. 429; Old English Made Easy

Trahald: O nome Trahald é o equivalente a Sméagol. Esse era o nome pelo qual ele era chamado na linguagem de seu povo. Como Sméagol, Trahald significa “entocador, insinuador”. Apêndice F do Senhor dos Anéis: “Da tradução,” p. 429

Gollum: Sméagol começou a ser chamado de Gollum por seu povo por causa dos barulhos estranhos que ele começou a fazer com sua garganta após adquirir o Um Anel. O Hobbit: “Adivinhas no Escuro,” p. 73; A Sociedade do Anel: “A sombra do passado,” p. 55

Meu Precioso: Gollum chamava o Anel de “meu Precioso”, mas devido ao fato de que sua vontade estava indissociavelmente ligada ao Anel, ele também referia-se a si próprio dessa maneira. O Hobbit: “Adivinhas no escuro,” p. 73

Caviloso e Fedegoso: Sam referiu-se aos dois aspectos da personalidade de Gollum como Caviloso e Fedegoso. Caviloso era a parte Sméagol, e Fedegoso era a parte Gollum. As Duas Torres: “O Portão Negro está fechado,” p. 250

Senhor Sméagol, Gollum o Grande, O Gollum, Preciosíssimo Gollum: Gollum imagina esses títulos para si assim que ele conseguisse o Anel. As Duas Torres: “A passagem dos pântanos,” p. 243-4




Traduzido de: The Thain's Book.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo