1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Enciclopédia dos Vampiros (J. Gordon Melton )

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por imported_Rafaela, 8 Mar 2010.

  1. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Para os fãs dos dentucinhos esse livro é indispensável (pena que também é bem carinho) e é meu sonho de consumo.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Imortalidade, sedução, mistério, sexualidade, terror, suspense, sobrenatural, fazem dos vampiros, personagens fascinantes. O encanto dos vampiros é eterno. Nesta edição compacta, subtraída do Livro dos Vampiros, o Dr. J. Gordon Melton aprofunda-se ainda mais nas tradições, mitos e relatos verídicos sobre os vampiros e suas lendas no mundo todo. Cobre, também, os aspectos históricos, literários mitológicos, biográficos e populares de um dos temas mais envolventes que se conhece.

    Esta edição compacta inclui mais de 375 verbetes em ordem alfabética, 200 fotos ilustrativas para satisfação dos mais ardorosos dos fãs.

    Alguém tem?
     
  2. Lana Lane

    Lana Lane Usuário

    Eu! :rofl:
    Nhai, acho que a minha biblioteca vampírica está quase completa!:timido:
    Rafa, olha só, tem um livrinho que parece ser bobo por causa do título mas não é não! E é um resuminho (inho, inho, pequeninho, mas legal) dessa enciclopédia e custa barato. Tem informações bem interessantes. Chama-se O Guia dos Vampiros para Mulheres - tudo o que você precisa saber sobre esses seres da noite (Barb Karg).
     
  3. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Lana, vc conhece o livro Fome de Viver? Já li algumas resenhas sobre ele e no sebo do meu amigo tem o segundo: A ultima vampira. São livros que pelo que entendi tem grande conotação sexual e tem até um filme sobre o primeiro com o David Bowie.
     
  4. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Acho maneiro que é esse tema é uma fonte de dinheiro, aparentemente, inesgotável. Mas me vieram umas dúvidas: Se o mito de vampiro é moldável, por ter uma base simples e não tão condicional, quantas páginas um livro desses tem? Ou qual é o nível de profundidade que o livro passa? São só explicações e verbetes para as formas mais comuns do mito vampiresco?
     
  5. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Breno, o livro tem umas 600 e poucas págs. Já peguei ele na mão e ele trata exatamente disso: as lendas de várias culturas, livros, filmes (tem até o Brad Pitt no papel do Louis), mas é legal, comprei uma revista que trazia isso beeeeem resumido e achei legal.
     
  6. Lana Lane

    Lana Lane Usuário

    Conhecia o filme. Esse é um dos que me faltam! :(
    Olha só! Eu não te disse que esse livrinho só parece bobo!
    Fala aqui o seguinte: p. 116
    MATANDO A FOME
    Ao inventar uma fascinante e nova abordagem para os romances vampirescos, Whitley Strieber criou uma das imagens mais marcantes do vampiro frio e calculista, em Fome de Viver, publicado em 1981.
    A vampira Miriam Blaylock, a última da espécie de uma raça dechupadores de sangue alienígenas, vive há milhares de anos e tem o hábito de ter amantes humanos e os transformar em companheiros - mas não pode torná-los verdadeiramente imortais. Embora Miriam tenha o poder de transformar humanos em vampiros, ela não possui a capacidade de dar a eles vida eterna , como a dela; então, ela dá um jeito de aumentar a vida útil deles por alguns poucos séculos, um tempo tragicamente curto, se considerado pela perspectiva de um ser atemporal.
    Depois de Fome de viver, srieber se afastou do gênero vampiresco e concentrou-se em ficção especulativa e em livros que tratavam do seu suposto contato com alienígenas. vinte anos após sua publicação, no entanto, Strieber retornou à saga de Miriam Blaylock, com O Último Vampiro, em 2001, e, novamente, em 2002, com Lilith's dream: a tale of the vampire's life.

    Rafa, esse livrinho eu comprei na Livraria Cultura e custou menos de R$20,00. :sim:
     
  7. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Valeu pela dica Lana, vou procurar assim que possível. Estou meio dura agora por causa da faculdade mas assim que desapertar vou comprar.
     
  8. Izze.

    Izze. What? o.O

    Esse eu queria ter. Quando li O Vampiro Antes de Drácula eu adorei o pouquinho que eles falaram sobre o folclore por trás dos vampiros. Achei tão interessante quanto os contos, e eu queria saber mais sobre como foi nascendo o vampiro até ele chegar aos moldes de hoje.
     
  9. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]É em forma de verbetes em ordem alfabética ou segue algum outro esquema de organização?[/align]
     
  10. imported_Elektra

    imported_Elektra Usuário

    Eu tenho esse livro, ele não se aprofunda muito nos assuntos não. Fala mais sobre a literatura vampírica, sobre os filmes e casos "reais" de vampirismo do que sobre as origens do mito. O livro "O vampiro antes de Drácula" é mais interessante. Fala um pouco sobre as origens do vampiro na sociedade e trás contos de vários autores (Edgar Allan Poe, Bram Stoker, Alexandre Dumas, John Polidori, Lord Byron etc). Mas se vocês se interessarem pelo mito em si e como ele cresceu dentro de diferentes culturas, tem um livro mais barato sobre o assunto e mais abrangente. É o "Vampiros" do Dr. Bob Curran, editora Madras. Fala sobre o vampiro e suas origens no folclore de praticamente todas as culturas do mundo.

    A enciclopédia é organizadas por verbetes em ordem alfabética.
    Para quem também gosta de lobisomens, tem "O livro dos lobisomens" do reverendo Sabine Baring-Gould, que fala da lenda, do folclore, origens e casos sobre os lobinhos.
     

Compartilhar