• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Divina Comédia de Dante (Seymour Chwast)

Dindii

Usuário
[align=justify]A jornada de Dante ao encontro de Deus, passando por todos os círculos do Inferno, Purgatório e Paraíso. Essa é, basicamente, a narrativa de A Divina Comédia, poema de estrutura épica originalmente escrito em língua toscana (próximo ao italiano) por Dante Alighieri no século XIV. A obra possui cerca de 15.000 versos decassílabos, agrupados em terça rima, divididos em 100 cantos e 3 partes. Durante a leitura, nos deparamos com um retrato do que seria cada espaço do além-vida e como cada alma seria condenada de acordo com seus pecados.

Evidentemente, esse clássico da literatura não pode ser resumido da forma como eu expressei no início desse texto sem deixar muitas informações de lado, a começar, pela forte crítica que Dante Alighieri faz à corrupção do papado e ao fato de ter sido expulso de sua cidade, Florença e, a partir daí ter tido que vagar de cidade em cidade da Itália. Além disso, o Inferno, Purgatório e Paraíso são lugares com vários desdobramentos e um destino específico para cada tipo de pessoa. Por exemplo, o Inferno possui 9 círculos, sendo vários subdivididos em regiões específicas e detalhadas pelo autor. Não bastando isso, a forma como se estrutura o poema também o torna uma leitura difícil e exaustiva, repleta de informação.[/align]

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
O autor se limita apenas ao Inferno ou passa pelas outras partes da Comédia? Geralmente parodia-se apenas o Inferno... (se bem que parece uma pergunta meio idiota, porque na capa está "Infenro, Purgatório e Paraíso"; mas como são apenas 128 páginas de HQ...)

Na verdade são aproximadamente 15.000 endecassílabos, de 11 sílabas, pois assim cada tercina terá, no total, 33 sílabas (apesar de algumas serem, na verdade, decassílabas, fazendo com que, no final, possua-se 30 sílabas e não 33).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo