• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Coisa

O que é... Coisa com Coisa
Quer fazer a coisa certa? Então trate de entender como a coisa funciona

Se tem uma coisa que anda incomodando a língua portuguesa, é a coisa. O único consolo é que "coisa" é uma dessas raríssimas palavras que existem em qualquer idioma, e em todos eles tem o mesmo significado, isto é, coisa.
No princípio Deus criou as coisas, ensina o Gênesis, para só depois criar o Homem.
Quer dizer, geneticamente falando, que tudo que nao era gente era coisa. Isso durou até 1963, quando finalmente o poeta Vinícius de Moraes decidiu elevar também o ser humano à categoria de coisa: "Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça..."A bem da verdade, nenhum grande escritor resistiu à coisa, e o próprio Shakespeare notou que existem muito mais delas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia.
Mas o que antigamente era um artifício poético e literário acabou virando arroz-de-festa. Tem até lugar onde a coisa passou a ser flexionada ("O coisa, como é mesmo o nome dele?") ou conjugada ("Eu estava coisando quando a máquina pifou"). ou por preguiça ou por econômia de neurônio, as pessoas passaram a abusa da coisa: por que aprender a falar empregabilidade se é bem mais fácil dizer "aquela coisa que eu não tinha e por isso perdi o emprego"? Nas empresas, a coisa já se tornou um sinônimo bastardo para qualquer coisa:
- Quer saber de uma coisa? Pra mim chega.
- Chega de quê?
- Cansei. E uma coisa eu digo: não sou só eu.
- Peraí, me explica melhor.
- Explicar o quê? Vai me dizer que você é a favor desse estado de coisas?
- Sei lá. Você nem me disse o que está acontecendo.
- Acorda, cara! A coisa tá preta nessa empresa.
- Taí, eu não acho.
- Como, não acha? Isso aqui é coisa de doido.
- E digo mais. Prá mim, tá tudo ótimo.
- Opa, até você? Eu bem que desconfiava. Aí tem coisa...
Convenhamos: a coisa já passou do ponto, e esse é o âmago da questão. Ao mesmo tempo que estão adquirindo fluência em inglês e em outros idiomas alienígenas, muitos profissonais insistem em espezinhar o português escorreito. A proliferação indiscriminada da coisa é um bom exemplo disso. Nas empresas, a hiperespontaneidade na comunicação está roubando aos diálogos a consistência e a praticidade. mas a boa linguagem corporativa jamais admitirá tais atalhos verbais. Quem realmente busca excelência em todas as suas dimensões tem por obrigação permear-se com um vocabulário eclético e dinâmico. O tempo ensinará aos despreparados que o sucesso só premia os que sabem administrá-lo multifacetadamente, e isso inclui o repúdio ao uso do palavreado fácil e o respeito ao vernáculo. Apenas após dominar as nuances de sua língua pátria é que alguém poderá alardear que atingiu a plenitude profissional.
Porque só aí terá compreendido e absorvido os três pilares básico em que se apóia a essência da filosofia corporativa, a saber:
Entender como a coisa funciona.
Fazer a coisa certa.
Falar coisa com coisa.

Max Gehringer
Consultor e palestrante.

--------------------------------------------------------------------------------------
E aí, a coisa te pegou tambem?
Eu tava reparando, que não consigo viver sem a coisa. Essa palavra ';e um vício! Mas que coisa, hein?!
 
realmente

coisa eh um dos maiores vicios de linguagem
soh naum supero "tipo assim" no brasil
 
gostei do texto, realmente usar mto a palavra "coisa" naum é mto bom, mas temos q nos acostumar, toda língua passa por mudanças ao longo do tempo, e o português coloquial está, ultimamente, adotando "coisa" como qqer coisa :mrgreen:...
 
_AsRrOuT__ disse:
gostei do texto, realmente usar mto a palavra "coisa" naum é mto bom, mas temos q nos acostumar, toda língua passa por mudanças ao longo do tempo, e o português coloquial está, ultimamente, adotando "coisa" como qqer coisa :mrgreen:...
vai ver pq coisa eh qq coisa mesmo asroule :D :lol:
 
mas temos q nos acostumar, toda língua passa por mudanças ao longo do tempo, e o português coloquial está, ultimamente, adotando "coisa" como qqer coisa

Sim, mas acontece que esse tipo de expressao rouba aos dialogos a clareza.
A coisa espezinha no portugues escorreito! :mrgreen:
 
Vcs ja viram os "Coisos" da Ilha Ra-tim-bum, eles so falam coisa, tipo, pega akele coisa pra mim coisa, mo loko

Entendeu, Astrout?

é como aquela coisa que ta atras do treco, amigo do troço que é primo do coiso que ta coisando com a coisinha. sabe? :lol:
 
A coisa tá tão arraigada que já virou até verbo...
Na falta de palavra melhor, quando a pessoa esquece o que tem que fazer, fala logo: " Preciso coisar aquela coisa ali"...
Tem um trocadilho em "Marcianos invadem a terra", do Legião:
"cuidado com a coisa, coisando por aí... a coisa coisa sempre e também coisa por aqui... sequestra o seu resgate, envenena sua atenção, é verbo substantivo adjetivo substantivo e palavrão..."
 
Na falta de palavra melhor, quando a pessoa esquece o que tem que fazer, fala logo: " Preciso coisar aquela coisa ali"...

é falta de vocabulario, economia de neuronios ou sei la o que.. mas é defitivo: a coisa causa regressao :wink:
 
E viva a coisa !!!!!!!!!! :cheers:
E, como o Omykron disse, o "Tipo assim..." vem crescendo a cada dia... :roll:
Bizarro, naum ? 8O
 
Cada comentário útil e engraçado :eek:

Hm... mas isso é verdade. Eu, quando converso com minha vó, tenho dor de cabeça. Quase todos os verbos foram apagados da cabeça dela, e substituídos pelo "coisar".

A coisa se tornou uma cois... hm... uma palavra banal, e "de escape".

O jeito é irmos nos acostumando a traduzir :|

P.S.: Queria ver a opnião do PHN sobre essa coisa :roll:

* Athos ao som de Angra - Reaching Horizons *
 
É que a coisa serve para várias coisas.... vários sentidos..

Que coisa!!!!!! 8O (impressionado) ou então
Que coisa!!!! (quando a mãe dá aquela bronquinha)

a gente acostuma rapidinho com a palavra "coisa"....

obs: será que tem algo satânico p/ gente viciar??? hauhauhaua
 
_AsRrOuT__ disse:
Clarice Starling disse:
Entendeu, Astrout?

q coisa!!! vcs ficam com essa coisa de coisar meu nick, é ASRROUT!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :twisted: :x

Bele _ArRout_.... cara.. parece prosopopéia do Arroto.
Q coisa é essa de prosopopéia? :roll: :roll: :o?: :o?:

realmente, esse tópico é uma coisa...
Clap! Clap! Clap!


*Evenstar* disse:
É que a coisa serve para várias coisas.... vários sentidos..

Que coisa!!!!!! 8O (impressionado) ou então
Que coisa!!!! (quando a mãe dá aquela bronquinha)

a gente acostuma rapidinho com a palavra "coisa"....

obs: será que tem algo satânico p/ gente viciar??? hauhauhaua

Satânico?.... q isso tem a ver com coisa? :o?: .....puts :? ... q coisa :disgusti:

Coisa... tb pode expressar alguma reação.

- Puts... q coisa :?
- Ei coisa :mrgreen:
- Coooooooooissssaaaaaaaa :evil:
- Coisinha :grinlove:
- Merda... que coisa é essa :disgusti: :x
 
huahua eh msm! achu q a palavra universal no brasil no momentu eh "coisa"!
em sp ela soh eh superada pelo tipo! auuahhuahua tipo... tah ligado e tal?! uaHUHAUHUAHuhaAhhaU eu amu falah como paulista! ahauauh :grinlove:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo