Religiosidade sem julgamento só a cristã, né. Porque o paganismo foi completamente deturpado. "Ai, mas é só folclore", arrã, conte-me mais como pagãos e bruxos sofrem preconceito por causa dessas babaquices que eles não cansam de propagar dizendo que é só folclore. Não faltou pesquisa pra retratar os fanáticos cristãos do início do século, mas ainda assim eles são retratados como famílias decentes e honradas. Enquanto as bruxas são o que sempre falaram delas: deceivers e assassinas de crianças. Sem falar na incessante associação com Satanismo. Se eu ganhasse um real pra cada vez que tenho que explicar que bruxaria não tem bulhufas a ver com Satã, Lúcifer, Diabo e etc etc etc, eu tava com uma BMW na garagem.
Ou seja, o filme é muito bem pesquisado pra difamar uma religião em prol de outra.
Não enxergo bem assim essa questão de como mostram as bruxas, Lissa. Independentemente de como são vistas hoje, na época ninguém sabia o que faziam e quem eram as bruxas. E dessa forma especulavam e como acontece com toda coisa desconhecida, imprimiam seus medos nelas. E certamente que quase sempre quem era chamad@ de brux@ nem o era de fato, mas era queimado assim mesmo...
Enfim, não vejo o filme como uma propaganda de difamação de uma religião (ou culto) contra uma apregoação de outra.
Ele trabalha em dois níveis distintos mas que estão juntos, e por isso talvez tenha criado tanta confusão. Se por um lado o filme se conta como uma historia fantasiosa, por outro o lado mais realista é o que permanece e se comunica conosco.
E talvez eu que deixei esse "ele" que vc citou muito elusivo, mas quis dizer que o filme não condena nenhum dos personagens, nem a protagonista nem a família, nem a bruxa. Embora eles (a família, pois não da pra saber muito da bruxa que pouco aparece) sejam tão (e mais) falhos quanto têm um que de o que vc chamou de decência. Vc pode dizer isso pela sua percepção (e a de cada um vai variar - tanto que vc achou a família decente e honrada onde eu, julgando-os, vejo o contrário) porque em nenhum momento o filme como que da aquela piscadela e diz, viu, eles são tão bonzinhos (ou o contrário).
Enfim, resumindo, a história como aparece na superfície condiz com o imaginário da época. Cavando mais profundamente do que visualizar o passo a passo do enredo, está um retrato bem amplo sobre a cegueira e paranoia do medo, sobre o medo do (e talvez rendição ao) amadurecimento, sobre toda tipo de fragilidade humana basicamente. isso vc vê quando dá um passo à frente da fabula, da historia, olhando para trás para vislumbrar seus contornos a partir dos quais se comunicará mensagens. Assim é que a Arte fala