• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A barba dos elfos

Nas obras do mestre Tolkien os elfos são descritos sem barba, mas fui informado que Cirdan dos portos tinha barba.
Essa informação é verídica?
 
Círdan tem barba sim, e o mais provável motivo disso foi de ter sido realmente um equívoco de Tolkien, que quando deu-se conta do erro, já era tarde.
 
sim, nos portos cinzentos fala:
cirdan parecia muito velho e tinha uma longa barba branca ou algo do tipo, mas parece q ele era o unico elfo com barba (o q nao foi apresentado no filme, jah q ele aparece 2x no 1o flashback e no final do 3)
 
O que eu entendo com isso, foi ponto do P. Jackson por ter tirado isto, ou falta, se Tolkien tratasse isso de forma a enriquecer sua obra? tipo, "podem haver elfos com barba quando..." e tal.
 
Eu acho que foi um ponto certo do PJ; ele preferiu levar em conta todo o legendário, onde os elfos não têm barba alguma, do que levar à risca o que Tolkien escreveu, que é um caso obscuro e provável equívoco.
 
mas será que não existe uma raça de elfos com barbas? pode ser que Tolkien tenha feito de "proposito", não existe nenhuma referência?
 
Acho errado o PJ ter tirado as barbas do Círdan, porque afinal de contas, se isso foi um erro do Tolkien, ele revisouo o livro várias vezes antes de publicá - lo, não acho possível que ele tenha deixado Círdan com barba sem querer.
Não acredito que exista uma raça de elfos barbados, acho que a barba de Círdan é um modo de retratar o longo tempo que ele passou da TM.
 
caras vcs tão me deixando encucado!!! :o?:
o que pode ter ocorrido, uma sugestão, nem é minha idéia sobre o assunto; Tolkien teria reparado em seu equivoco, mas não o corrigiu porque achou particularmente interessante este personagem mesmo sendo elfo a possuir. ou deixou trancada em sua cabeça a explicação lógica para isto...
mas não há chances dele ser meio elfo ou ter passado por alguma situação especial, que lhe desse esta característica (um fertilizante facial :lol: :lol: :lol: )?
 
Finglas disse:
qual é o problema de alguns elfos terem barba?
O probema é que Tolkien diz que os elfos são omberbes, e se eu naum me engano, apenas Círdan é citado que tenha uma barba (também tem aquela história do Homem-da-Lua, mas essa eu já naum sei direito)

O fato de Círdan ser citado com barba, é possívelmente devido ao fato de que ele era o elfo mais velho da Terra-média, e lá o tempo provocava maior desgaste do que nas Terras Imortais....
Naum é tão absurdo que um sinda de mais de três eras do sol de idade tenha barba... e ele devia ter bem mais que três eras do sol, já que despertara no Cuiviénen, e era um lider entre seu povo...
 
como??? deu pau???

agora deu pra entender o lance da barba (poderiamos dizer ser mais uma cagad... do PJ???), mas quanto ao homem da lua? o que aparece no poema do sam???
:o?: :o?: :o?:
 
J. Timón disse:
como??? deu pau???

agora deu pra entender o lance da barba (poderiamos dizer ser mais uma cagad... do PJ???), mas quanto ao homem da lua? o que aparece no poema do sam???
:o?: :o?: :o?:

Sei lá... mandou duas mansagens iguais, daí eu editei uma pedindo pra apagar....

Num acho que foi erro do PJ naum, assim ficaria mais facil do publico só dos filmes enterder.. se naum seria estranho pra eles ver um elfo barbudo... e pra muita gente que leu os livros também.... foi melhor desse jeito, ele nem apareceu muito mesmo...

É, esse mesmo Homem-da-Lua que aparece no poema... no Roverandom também há mensão a ele:
"Rover viu uma torre branca... um velho com uma longa barba prateada." Em "The Tale of the Sun and the Moon (A história do Sol e da Lua)" no Book of Lost Tales, Tolkien escreveu a respeito da embarcação da lua que navega pelos céus e na qual um "Elfo idoso com a cabeleira grisália" embarcou como clandestino "e lá mora ele desde aquela época..., e uma pequena torre branca ele construiu na Lua, onde costuma subir para observar o firmamento, ou o mundo cá embaixo... Já houve quem o chamasse de Homem-da-Lua."
 
Eu sempre pensei que o fato deles serm descritos sem barba fosse umaquestão de estetica do povo não que eles não pudessem ter barba pramim o elfo que quisesse poderia deixar a barba crescer... :o?:
 
sério que tem um elfo com barba naum reparei sobre isso mas é só esse elfo que tem barba ou existe mais??? será que foi mancada mesmo de tolkien?? ou ele quiz assim....
 
eu realmente acho estranho de elfo sem barba
eu achava q era coisa de raça, mas parece ser estetica mesmo
putz, mas deveria ser uma big shit fazer barba naquela epoca
sem com as mach 3 de hoje em dia é perigoso vc se cortar, imagina antigamente
ai ai ai ai
 
Todo e qualquer elfo é imberbe. Não existe nada de raça de elfos que tenha barba. Círdan tem barba? Tá legal, ele tem, e o mais provável motivo disso é o fato ter sido um erro do próprio Tolkien. Não importa que ele revisou várias vezes, alguma coisa sempre passa, e quando ele percebeu a mancada, já era tarde demais.
 
Sinceramente essa idéia de erro é muito improvável...
Se fosse um errinho de nada... mas é questão de BARBAS em ELFOS.... algo absolutamente essencial...
Círdan despertou em Cuiviénen e não foi pra Aman.. looooooogo, foi ficando velho...
Ele é bem mais velho do q a Era do Sol, ele despertou na Era das Estrelas...
Ele é muuuuuuuuito velho
E é plenamente aceitável q ele tivesse barba mesmo

Namarië
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo