• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A barba dos elfos

Não possuem barba alguma??
Círdan possui
E tá muito bem escrito... e certamente não é uma falha do Tolkien

Namarië
 
Sim, há dois pontos:
- Talvez o tempo tivesse efeito sobre os hröar, mas apenas na TM, mas sobre isso muito é discutido e pouco é certo
- O legendarium passou por muitas "reformas", numa dessa Tolkien podería ter se esquecido disso mesmo, Tolkien era humano, apesar de ser perfeccionista.
 
Pouquíssimo provável
Seria o mesmo que dizer em algum ponto que um anão media 1,70m e depois de revisar não notar o erro

Namarië
 
... com relação ao fato de que é observável por serem imberbes aqueles de tal ascendência (ser imberbe era característica de todos os elfos). (Contos Inacabacos – A história de Galadriel e Celeborn, pg. 281).

Até mesmo nos Príncipes de Dol Amroth a característica herdada pelo sangue-élfico do rosto imberbe se manifesta; eles não possuem barba em fase alguma da vida; assim como os elfos. Sendo uma característica eldarin, é de se esperar que se manifeste nos eldar.

Círdan só entrou no Legendário com o SdA, e só depois do SdA foi que Tolkien iniciou a fase mais madura de suas obras. Podem justificar como quiser, de quantas formas diferentes quiserem, mas há inconsistência entre os livros; e nesse sentido, confio mais no texto pessoal e mais trabalhado de Tolkien (leia-se Silmarillion e textos que o compõe) do que somente o SdA, já que ele escreve que os elfos são imberbes depois de ter escrito o SdA; ou seja, numa versão mais trabalhada e madura do Legendário.

Cìrdan tem barbas ou porque àquela época alguns aspectos da Obra ainda não estavam bem definidos, ou simplesmente porque Tolkien não se deu conta e errou mesmo. Ele era humano, e humanos erram.

Edit: Ah, e outra coisa, o Tio Tolkien nunca disse que Círdan despertou em Cuiviénen. Aos menos não há informação alguma nos HoME e nem nas Letters sobre isso.
 
Concordo com Fëaruin, o fato de Círdan ter barba deve se a um erro de Tolkien, e talvez passou despercebido, ou talvez foi um erro q ele tenha gostado, algo q ele achou q seria legal deixar passar, sei lá, não acho q haja uma explicação pra isso dentro do universo de Arda.
 
Não é erro não. Cirdan tem barba e existe também outro elfo que a tem!

Alguém sabe quem é?
 
Seria Mathan pai de Nerdanel, esposa de Fëanor, mas o trechoo que explica a razão das barbas elficas talvez seja muito antigo.
Até porque nesse mesmo fala de "ciclos de vida" dos elfos e em nenhum outro lugar Tolkien explica esses tais ciclos.
 
Na verdade é o contrário: o trecho em questão (uma nota sobre as barbas em Etymological Notes on the Ósanwe-kenta, publicado em VT:41) é bem tardio, datando de 1959-60 e, portanto, posterior ao SdA.
 
Então no final das contas elfos tem mesmo barbas? Nossa, cada vez eu algo sobre esse assunto eu tiro uma conclusão diferente....
 
cirdan parecia muito velho e tinha uma longa barba branca ou algo do tipo, mas parece q ele era o unico elfo com barba (o q nao foi apresentado no filme, jah q ele aparece 2x no 1o flashback e no final do 3)

posso estar mto enganada...mais se me lembro no filme, a sociedade, mostra Círdan com barba sim... eu sei pois isso me chamou atenção... eu estranhei qnd vi pela primeira vez... ate pensei "Será que eles já colocaram Gandalf como portador do Anel?" ai que eu li que Círdan realmente tinha barba.... :D
 
Proview disse:
Seria Mathan pai de Nerdanel, esposa de Fëanor, mas o trechoo que explica a razão das barbas elficas talvez seja muito antigo.
Até porque nesse mesmo fala de "ciclos de vida" dos elfos e em nenhum outro lugar Tolkien explica esses tais ciclos.
:osigh:

Sabia que isso viria à tona cedo ou tarde. O pior é que o trecho todo é ainda mais confuso, pois afirma que Mathan era excepecional tinha barbas já no segundo ciclo de vida e não no terceiro, como seria de esperal.

Enfim.... acho que o John tomava LSD de quando em quando.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo