• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A ambição de Sauron

Começando pelo começo.. Tolkien criou Sauron com o objetivo de que, ao longo da trilogia, fosse o ser que representasse o mal, na sua luta entre os dois conceitos (bem x mal). Então Sauron não almejaria ser um deus ou algo parecido. Seus "sobrenomes" eram ganância, sede por poder, ódio, raiva, e todos os sentimentos taxados como ruins.
Suponho que o objetivo de Sauron fosse plantar o mal, onde quer que fosse, destruir tudo que se refere ao bem no coração de todos os seres da terra média a longo prazo, pois todos sabemos que pressa ele não tinha.
E pelo menos ao meu ver, Sauron não conseguiria atingir Valinor, pois levando em consideração as regras da obra tolkieniana, o bem sempre vence o mal, e ele não teria chances... Ele poderia até fazer algum estrago, mas no fim seu destino seria a destruição.

8O
 
pois levando em consideração as regras da obra tolkieniana, o bem sempre vence o mal, e ele não teria chances... Ele poderia até fazer algum estrago, mas no fim seu destino seria a destruição.

O mal não pensa assim, na mente de Sauron o que ele queria era como seu Mestre Melkor corromper e controlar. Acho que em seus sonhos ele acreditava realmente que poderia atacar Valinor e ter o poder que uma vez viu, o poder de Eru.
 
Na mente de Melkor, talvez isso se passasse... mas não na mente de Sauron.

Tolkien mostra bem no Mitos Transformados as intenções de Sauron, que diferiam de seu mestre...

Sauron queria o controle dos elfos, homens e anões... e todas suas tentivas foram nesse sentido...

Sauron queria controlar as criaturas livres... ser o rei delas... e foi isso q Melkor o prometeu para o corromper.
 
Sauron queria sim o dominio de todas as raças, afinal, os anéis de poder foram entregues às raças dominantes com esse intuito...
Mas Sauron apesar de ambicioso é sábio.. eu realmente não acredito que ele atacasse Valinor à curto prazo... A longo sim, quando ele tivesse reunido força suficiente para isso...

:eh:
 
Mas foi exatamente isso q eu disse... q ele queria o dominio das raças livres... mas não do mundo inteiro como queria Morgoth. Eu acho q eu já postei o trecho do Mitos Transformados q explicita isso... talvez até mesmo neste tópico... vou procurar.

E ele nunca atacaria Valinor... nem a longo nem a curto prazo... não há um só motivo para q ele fizesse isso.
 
Sim, sim.. Entendi o que disse. :roll:

Ah, quanto a haver motivos para ele atacar Valinor ou não, eu realmente não sei.. Só suponho que a ambição dele seja tamanha a ponto de ao menos almejar possuir tal controle. Agora, se ele tentaria ou não conseguir isso..... Jamais vamos saber!...

:obiggraz:
 
+ Decaying Elf + disse:
Ah, quanto a haver motivos para ele atacar Valinor ou não, eu realmente não sei.. Só suponho que a ambição dele seja tamanha a ponto de ao menos almejar possuir tal controle. Agora, se ele tentaria ou não conseguir isso..... Jamais vamos saber!...

:obiggraz:

Vamos sim...

do HoME X - Mitos Transformados temos

""[Enquanto Morgoth desejava destruir a tudo e todos, pois] sem nenhuma dúvida, caso tivesse sido vitorioso, teria destruído em última instância até mesmo suas próprias “criaturas”, como os orcs, quando eles tivessem servido a seu propósito exclusivo ao usá-los: a destruição de elfos e homens. JÁ Sauron não objetava à existência do mundo, contanto que pudesse fazer o que quisesse com ele, [seu interesse era reinar sobre todas as coisas]" (...)

Sauron não acreditava que os Valar, e o próprio Erú, haviam virado as costas para a Terra Média, mas pregou essa idéia, porque isto enfraquecia a resistência a ele (e ele havia deixado de temer a ação de Deus em Arda). Como foi visto no caso de Ar-Pharazôn [ocasionando a Queda de Númenor]. Mas foi visto o efeito de Melkor em Sauron: ele falou de Melkor nos próprios termos de Melkor: como um deus, ou até mesmo como o Deus. Este pode ter sido o resquício de um estado que era de certo modo uma sombra de bem: a habilidade em Sauron de, pelo menos uma vez, admirar ou admitir a superioridade de um ser diferente dele."(...)

"Sauron herdou a “corrupção” de Arda, e só gastou seu (muito mais limitado) poder nos Anéis; porque eram as criaturas terrenas, nas suas mentes e vontades, que ele desejava dominar "


Acho q isso responde quais eram claramente as ambições de Sauron... e mostra q ele percebia e acreditava q os Valar não tinham abandonado a TM. Mostra ainda q ele não queria reinar sobre o mundo, como queria Morgoth.
 
"Sauron herdou a “corrupção” de Arda, e só gastou seu (muito mais limitado) poder nos Anéis; porque eram as criaturas terrenas, nas suas mentes e vontades, que ele desejava dominar "



sim...digamos q ele conseguiu dominar a TM...será que ele vai se sentir satisfeito??será que, ao ver o poder que tinha em maos ele não almejaria atacar valinor??

Sauron não acreditava que os Valar, e o próprio Erú, haviam virado as costas para a Terra Média, mas pregou essa idéia, porque isto enfraquecia a resistência a ele (e ele havia deixado de temer a ação de Deus em Arda).

tanto não viraram as costas que mandaram os magos, e que se não fosse por eles, ou melhor, por gandalf, sauron teria dominado a TM.
 
meriadok malkav disse:
"Sauron herdou a “corrupção” de Arda, e só gastou seu (muito mais limitado) poder nos Anéis; porque eram as criaturas terrenas, nas suas mentes e vontades, que ele desejava dominar "



sim...digamos q ele conseguiu dominar a TM...será que ele vai se sentir satisfeito??será que, ao ver o poder que tinha em maos ele não almejaria atacar valinor??

Não... pq ele não desejava aquilo... não era sua ambição controlar todo o mundo. Sua ambição era controlar os filhos de Eru.
 
Morgoth desejava a ruína dos elfos e a destruição dos homens assim como deformar e modificar o mundo a um ponto tal que este se tornasse tão diferente quanto possível da imagem original revelada por Iluvatar aos Ainur.
Sauron queria exatamente o oposto de Morgoth, Sauron queria a ordem e o progresso (o SEU ponto de vista de ordem e progresso vale ressaltar). A questão é que Sauron não acreditava que os povos livres do mundo pudessem atingir esse estado de existência por si sós, o que o levou a maquinar o plano de dominação global aonde ele atentaria por controlar as mentes e os corpos dos povos livres e assim, através de sua inteligência superior promover as mudanças que ELE achava que fossem necessárias.
 
Exato Elrond...

havia até mesmo resquicios de bem em Sauron... só q o bem de acordo com ele e apenas ele.

Era meio como q um pai autoritário q acredita q os filhos não podem tomar decisão sozinho. Era pelo menos isso q ele queria ser.
 
mas ele(sauron) tinha inveja dos homens, pelo menos... no silma e no contos fla que quando ele contemplou numenor ele foi tomado d inveja e talz...

como q vcs explicam isso??

se ele apenas queria ordem e progresso, ele já estaria satisfeito c/ o poder que ele tinha em numenor...
o q vcs acham??
 
eu acho o seguinte....
Sauron queria dominar a TM mas como objetivo de preparar-se para a volta de Morgoth. Se ele imaginava que seu mestre fugiria sozinho ou se precisaria de sua ajuda eu não sei. Mas a mim parece que ele queria eliminar todos eventuais inimigos na Terra Média para que com a volta de seu amo eles juntos pudessem se voltar contra seus antigos inimigos, os Valar.
Impossível? Talvez... mas porque então os Valar teriam mandado uma poderosa ajuda (Gandalf, Saruman e cia. ltda.) para os povos livres combatarem Sauron? Se ele não fosse ameaça alguma e a Terra Media não tivesse mais nenhuma importância com certeza eles teriam a abandonado a sua própria sorte....
 
Essa inveja pode ser muita coisa... é complicado tentar analisar o sentimento de um deus ancestral... e terrível imaginar o que Sauron sentiu quando viu Númenor. Acho que o que pegou mais fundo foi o fato de os homens terem EFETIVAMENTE conseguido atingir tal ponto de ordem e progresso, coisa que possivelmente ele nunca acreditava. Uma verdadeira prova de que ele e tudo aquilo que ele acreditava estava errado. Por essa razão ele não se contenta somente em controlar Númenor, mas sim dizimá-la completamente. Tinha aí um pouco da criancice de Morgoth de querer destruir tudo. Só que no caso de Sauron, a partir da ruína ele criaria uma nova ordem. A SUA ordem.
 
Lego disse:
Impossível? Talvez...

Talvez não... mas acho meio difícil.

mas porque então os Valar teriam mandado uma poderosa ajuda (Gandalf, Saruman e cia. ltda.) para os povos livres combatarem Sauron? Se ele não fosse ameaça alguma e a Terra Media não tivesse mais nenhuma importância com certeza eles teriam a abandonado a sua própria sorte....

Eles mandaram a ajuda exatamente porque se importavam com a Terra-Média e os Eruhíni e não porque temiam que Sauron pudesse estar planejando preparar o terreno para Morgoth. Os Eruhíni eram o bem precioso que os Valar deveriam zelar e por mais negligentes que eles foram em determinados momentos da história, eles de fato nunca os abandonaram e nunca os deixariam à sua própria sorte.

Mas pensa assim, se Sauron fosse realmente essa gigantesca ameaça aos planos dos Valar, eles não teriam enviado cinco Maiar aonde somente um efetivamente se manteve fiel ao cargo. Foi uma força tarefa muito da mequetrefe concorda? Se os objetivos de Sauron ainda tivessem alguma relação com os objetivos de Melkor, os Valar teriam vindo pessoalmente ou teriam enviado Eönwë para levar Sauron na força para Valinor, coisa que ele deveria ter feito desde o início. Mas não, eles deixaram ele ficar aqui... o que foi negligência.
 
Eles mandaram a ajuda exatamente porque se importavam com a Terra-Média e os Eruhíni e não porque temiam que Sauron pudesse estar planejando preparar o terreno para Morgoth. Os Eruhíni eram o bem precioso que os Valar deveriam zelar e por mais negligentes que eles foram em determinados momentos da história, eles de fato nunca os abandonaram e nunca os deixariam à sua própria sorte.

Mas pensa assim, se Sauron fosse realmente essa gigantesca ameaça aos planos dos Valar, eles não teriam enviado cinco Maiar aonde somente um efetivamente se manteve fiel ao cargo. Foi uma força tarefa muito da mequetrefe concorda? Se os objetivos de Sauron ainda tivessem alguma relação com os objetivos de Melkor, os Valar teriam vindo pessoalmente ou teriam enviado Eönwë para levar Sauron na força para Valinor, coisa que ele deveria ter feito desde o início. Mas não, eles deixaram ele ficar aqui... o que foi negligência.

Sinceramente acho que os Valar não vieram pessoalmente ou mandaram Eönwë porque não PODIAM e nem DEVERIAM influir no destino da TM. Eles mandaram a ajuda que puderam e se não fosse por Gandalf dificilmente a TM estaria salva.
 
Eu diria que seria desaconselhável para eles influir nos rumos do mundo... e não que eles não podiam. Poder até que podiam tanto que enviaram cinco dos seus. Só que os Valar aprenderam desde a Batalha dos Poderes ou mesmo da Guerra da Ira que um conflito apocalíptico entre seres super-poderosos poderia resultar na alteração do mundo e na destruição inconsciente de seus habitantes. Então é por isso que eles influíam o mínimo possível, o que para alguns pode ser tido como negligência.
 
Eu diria que seria desaconselhável para eles influir nos rumos do mundo... e não que eles não podiam. Poder até que podiam tanto que enviaram cinco dos seus. Só que os Valar aprenderam desde a Batalha dos Poderes ou mesmo da Guerra da Ira que um conflito apocalíptico entre seres super-poderosos poderia resultar na alteração do mundo e na destruição inconsciente de seus habitantes. Então é por isso que eles influíam o mínimo possível, o que para alguns pode ser tido como negligência.

Quando eu disse que não podiam era me referindo as consequências que causariam e não que alguma coisa os proibia. :wink:
 
Vamos sim...

do HoME X - Mitos Transformados temos

""[Enquanto Morgoth desejava destruir a tudo e todos, pois] sem nenhuma dúvida, caso tivesse sido vitorioso, teria destruído em última instância até mesmo suas próprias “criaturas”, como os orcs, quando eles tivessem servido a seu propósito exclusivo ao usá-los: a destruição de elfos e homens. JÁ Sauron não objetava à existência do mundo, contanto que pudesse fazer o que quisesse com ele, [seu interesse era reinar sobre todas as coisas]" (...)

Sauron não acreditava que os Valar, e o próprio Erú, haviam virado as costas para a Terra Média, mas pregou essa idéia, porque isto enfraquecia a resistência a ele (e ele havia deixado de temer a ação de Deus em Arda). Como foi visto no caso de Ar-Pharazôn [ocasionando a Queda de Númenor]. Mas foi visto o efeito de Melkor em Sauron: ele falou de Melkor nos próprios termos de Melkor: como um deus, ou até mesmo como o Deus. Este pode ter sido o resquício de um estado que era de certo modo uma sombra de bem: a habilidade em Sauron de, pelo menos uma vez, admirar ou admitir a superioridade de um ser diferente dele."(...)

"Sauron herdou a “corrupção” de Arda, e só gastou seu (muito mais limitado) poder nos Anéis; porque eram as criaturas terrenas, nas suas mentes e vontades, que ele desejava dominar "


Acho q isso responde quais eram claramente as ambições de Sauron... e mostra q ele percebia e acreditava q os Valar não tinham abandonado a TM. Mostra ainda q ele não queria reinar sobre o mundo, como queria Morgoth.


Taí um ótimo resumo das ambições dele... mas eu também me pergunto se Sauron iria parar depois de dominar Arda, sinceramente não acho, mais cedo ou mais tarde ele iria procurar outro lugar que ainda não estivessesobre seu controle, talvez não Valinor, mas ele iria procurar algum lugar pq a ganância não é algo tão fácil de suprimir, o desejo de obter mais poder é proporcional á quantidade de poder já adquirido, pelo menos é o que eu acho.
 
Simplesmente dominar tudo que era bom e fazer todos adorarem ele...
Na verdade Sauron copiou Melkor nos planos. É incrível como os mauzões pensam parecido, não é?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo