• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A ambição de Sauron

Tolkien nos fala na carta 183 que não trabalha em sua obra com o "Mal Absoluto", e que não acha que qualquer ser "racional" seja completamente mal. Entretanto, Sauron representa algo que se aproxima muito de uma "vontade completamente má", como ela é possível de se manifestar. Na verdade, as palavras de Tolkien lançam luz sobre muitas das opiniões expostas nesse tópico. Diz o Professor:


"Ele [Sauron] tinha percorrido o caminho de todos os tiranos: começando bem, pelo menos no nível que enquanto desejando ordenar todas as coisas de acordo com a sua própria sabedoria ele ainda no princípio considerou o bem-estar (econômico) de outros habitantes da Terra. Mas ele foi mais adiante que os tiranos humanos em orgulho e avidez pela dominação, sendo em origem um espírito imortal (angélico)".


Possuindo e usando sentimentos e desejos comuns a todos seres racionais, não se pode dizer que Sauron foi totalmente mal só por isso, e mesmo no príncipio não estava claro o que ele seria e/ou queria. Mas quando ele suplantou "todos os tiranos em orgulho e avidez", aproximou-se de algo que se poderia chamar de "Mal Supremo", ou "Absoluto".

No final da citação creio que Tolkien toca num ponto importante da questão, pelo menos assim considero. Ele fala de Sauron sendo em origem um espírito imortal, "angelical", um Maia. E nesse ponto entra a questão de Sauron não querer dominar por dominar apenas, ou dominar no sentido de privar os povos de liberdade, isso é muito simplista. Há uma explicação bem mais interessante. Sauron queria dominar por ter noção de sua origem divina, sendo assim ele tinha o "direito" de dominar por ser superior. Adiante, Tolkien diz:


"Em O Senhor dos Anéis o conflito não é basicamente sobre “liberdade", embora esta esteja naturalmente envolvida. É sobre Deus, e Seu exclusivo direito à honra divina. Os Eldar e os Númenorianos acreditaram no Único, o verdadeiro Deus, e consideravam a adoração de qualquer outra pessoa uma abominação. Sauron desejou ser um Deus-Rei, e foi considerado como tal por seus servos; se ele tivesse sido vitorioso ele teria exigido honra divina de todas as criaturas racionais e poder temporal absoluto sobre o mundo inteiro".

Sauron desejava ser o representante dos poderes superiores em Arda, e se via como tal, mesmo que sem a aprovação dos "outros poderes". Eis o orgulho! Acredito que o desejo de dominar está bem ligado a isso. Não domina por ser simplesmente mal; domina por se considerar por direito um "dominador"; domina na exigência da tal "honra divina". A nota número 6 da carta diz que depois da queda de Morgoth, Sauron não pediu perdão aos Valar (os "outros poderes") e permaneceu na TM. Quando ele percebeu que sua sabedoria, conhecimento e poder eram admirados por todas as criaturas racionais que tiveram contato com ele, como diz Tolkien, ele "desejou ser um Deus-Rei e foi considerado como tal por seus servos", seu orgulho tornou-se ilimitado:

"No fim da Segunda Era ele assumiu a posição de representante de Morgoth. No fim da Terceira Era (embora na verdade muito mais fraco que antes) ele proclamou ser Morgoth retornado".

Sauron dominava e quis dominar mais por se considerar divino, por se ver como o representante de Morgoth (mais divino ainda) e de seu poder. Dominava pois, como Deus-Rei, como superior, não podia tolerar ter seu direito contestado, como de fato foi, pelos Homens do Oeste e pelos Primogênitos de Ilúvatar.
 
Possuindo e usando sentimentos e desejos comuns a todos seres racionais, não se pode dizer que Sauron foi totalmente mal só por isso, e mesmo no príncipio não estava claro o que ele seria e/ou queria. Mas quando ele suplantou "todos os tiranos em orgulho e avidez", aproximou-se de algo que se poderia chamar de "Mal Supremo", ou "Absoluto".

No final da citação creio que Tolkien toca num ponto importante da questão, pelo menos assim considero. Ele fala de Sauron sendo em origem um espírito imortal, "angelical", um Maia. (...) Sauron queria dominar por ter noção de sua origem divina, sendo assim ele tinha o "direito" de dominar por ser superior.

Perfeitamente colocado. Isso nos remete a outras discussões do fórum (não me lembro exatamente qual), onde o debatido foi a "amoralidade" de Sauron. Sabemos que ele foi corrompido do início de sua consciência como ser vivo, como citado n'O Silmarillion. O mal, para ele, não era uma opção: era somente o que ele conhecia, e a influência maléfica de Melkor era exercida sobre ele com uma naturalidade tão grande que isso passou a fazer parte dele, ele encarar a própria maldade como algo natural. Até mesmo como uma virtude, porque o próprio Melkor o "ensinou" através da convivência que tudo o que ele fazia para corromper e destruir estava certo. Mais ou menos como uma criança que aprende com o pai pela convivência.

Realmente, sempre vi Sauron como um espírito puro, quase angelical, cujo caráter foi moldado de forma diferente dos demais Maiar.
 
Sauron desejava ser o representante dos poderes superiores em Arda, e se via como tal, mesmo que sem a aprovação dos "outros poderes". Eis o orgulho! Acredito que o desejo de dominar está bem ligado a isso. Não domina por ser simplesmente mal; domina por se considerar por direito um "dominador"; domina na exigência da tal "honra divina". (...) Quando ele percebeu que sua sabedoria, conhecimento e poder eram admirados por todas as criaturas racionais que tiveram contato com ele, como diz Tolkien, ele "desejou ser um Deus-Rei e foi considerado como tal por seus servos", seu orgulho tornou-se ilimitado

Sauron dominava e quis dominar mais por se considerar divino, por se ver como o representante de Morgoth (mais divino ainda) e de seu poder. Dominava pois, como Deus-Rei, como superior, não podia tolerar ter seu direito contestado, como de fato foi, pelos Homens do Oeste e pelos Primogênitos de Ilúvatar.

Taí. Sauron se via no direito de dominar por ser um ser imortal, "angelical". Por achar-se merecedor de ser um dominador sobre a Terra. Não foi à toa que ele seguiu Morgoth desde o início, a meu ver. Mesmo que Morgoth não "dividisse" o suporto poder conquistado por ele, ele o compartilhava, e Sauron podia ser mais "dono de si". Submetendo-se a Eru, o Único Deus, ele não compartilharia de poder algum, mas somente teria o poder que lhe fosse concedido, sem nenhuma suposta ou possível supremacia. Não sei se consegui me expressar direito agora, acho mesmo que ficou um pouco confuso. Mas o que quero dizer é que Sauron estava mais "seguro", e a possibilidade de dominar era "maior" (na verdade, eu não diria maior, porque Sauron, sendo seguidor de Ilúvatar, não teria nenhum domínio como Deus Soberano) com Melkor. Digamos que, então, quando Morgoth foi subjugado e derrotado, e Sauron "sobreviveu", ele se viu no direito de tomar o lugar de seu mestre.

Perdão se me equivoquei em algum momento.
 
Última edição:
A ambiçao de Sauron era dominar toda a Terra-média e usaria tudo o que estivesse ao seu alcance para fazê-lo. Arrisco me pensar que ele tentaria libertar Melkor, será?. Para dominar tudo ele foi ate o fim, tudo ou nada. Poder supremo ou morte. É assim que um cara que deseja dominar o mundo deve pensar: nao haverá volta.
Se a intençao de Sauron nao fosse dominar a Terra-media ele ja teria desistido, creio eu, ha muito tempo antes de morrer, antes de ser derrotado definitivamente, pois ele deve ter imaginado: ou eles ou eu, se for assim. E é absurdo qeu Sauron nao fosse pensar que os mocinhos poderiam ganhar....
mas uma coisa pra descutir:
Será que os viloes nao pensam que há chances sim de os mocinhos ganharem? E será que nunca haverá um vilao esperto que crie um plano para o caso de isso acontecer? :think:
 
Última edição:
Verdade verdadeira!
E o 'plano de contingência' de Sauron era justamente o Um Anel, governado pela sua malícia. Sauron contava que o Anel corromperia qualquer um que o carregasse, o que de fato aconteceu (o Anel não teria sido destruído, lembremos bem, se não fosse por uma ligeira cagada imprevista). Mas o plano era infalível, se formos analisar bem
 
Isso quanto a guerra, voce quis dizer que o plano principal era a guerra, clarooo!!
Mas antes de tudo Sauron queria o Anel e devia ter imaginado que os outros tambem estavam em sua caçada (na verdade ja estavam com ele). Mas ele cria que o Anel viria para ele "por vontade propria", seu maior erro, se bem que de certa forma o Anel foi ate ele... rs... Se eu fosse Sauron criaria outro Anel, falar nisso, por que Sauron nao criou outro Anel? Será que nenhum, mesmo feito por suas maos atingiria o poder do Um?
Se ja houver um topico sobre isso por favor me falem...
 
Mas o plano era infalível, se formos analisar bem

Plano mais infalível que do Cebolinha para derrotar a Mônica! :lol:
A arrogância "divina" de Sauron foi tamanha que ele jamais imaginou que seria derrotado por elfo, homem ou anão. Quem dirá por um hobbit.

Mas ele cria que o Anel viria para ele "por vontade propria", seu maior erro, se bem que de certa forma o Anel foi ate ele... rs... Se eu fosse Sauron criaria outro Anel, falar nisso, por que Sauron nao criou outro Anel? Será que nenhum, mesmo feito por suas maos atingiria o poder do Um?

Pensei nisso também, Gra. Talvez essa "cagada" de o Anel ficar oculto por anos e depois ser achado por Bilbo teria sido a tão discutida "vontade de Eru". "N'A Sociedade do Anel", Gandalf responde à sua pergunta.

<meta name="Originator" content="Microsoft Word 11"><link rel="File-List" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CCliente%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C01%5Cclip_filelist.xml"><!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><style> <!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:Tahoma; panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:1627421319 -2147483648 8 0 66047 0;} @font-face {font-family:Garamond; panose-1:2 2 4 4 3 3 1 1 8 3; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:647 0 0 0 159 0;} @font-face {font-family:StarSymbol; mso-font-alt:"Arial Unicode MS"; mso-font-charset:2; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:0 0 0 0 0 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:none; mso-hyphenate:none; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:Tahoma; mso-fareast-language:#00FF;} p.BodyText2, li.BodyText2, div.BodyText2 {mso-style-name:"Body Text 2"; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; text-indent:36.0pt; mso-pagination:none; mso-hyphenate:none; text-autospace:ideograph-numeric; font-size:13.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:Tahoma; mso-fareast-language:#00FF;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> </style><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} </style> <![endif]--> "— Este é o Anel-Mestre, o Um Anel para a todos governar. Este é o Um Anel que ele perdeu há muito tempo, o que causou um grande enfraquecimento de seu poder. Ele o deseja muito — mas não deve obtê-lo.
Frodo estava sentado em silêncio e paralisado. Parecia que o medo estava estendendo uma mão enorme, como uma nuvem escura que nascia no Leste e avançava para envolvê-lo.
— Este anel! — gaguejou. — Como, como veio parar nas minhas mãos?
— Ah! — disse Gandalf. — Essa é uma longa história. Seu início remonta aos Anos Negros, agora apenas lembrados pelos mestres conhecedores das tradições. Se eu tivesse de lhe contar tudo, ficaríamos aqui sentados até o inverno chegar.
— Mas ontem à noite lhe falei sobre Sauron, o Grande, o Senhor do Escuro. Os rumores que ouviu são verdadeiros: ele realmente ressurgiu; deixou seus domínios na Floresta das Trevas e voltou à sua antiga fortaleza na Torre Escura de Mordor. Até vocês hobbits já ouviram esse nome, como uma sombra rondando os limites das velhas histórias. Sempre, depois de uma derrota e uma pausa, a Sombra toma outra forma e cresce novamente.
— Gostaria que isso não tivesse acontecido na minha época — disse Frodo.
— Eu também — disse Gandalf. — Como todos os que vivem nestes tempos. Mas a decisão não é nossa. Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado. E, Frodo, nosso tempo já está começando a ficar negro. O Inimigo está se tornando muito forte. Seus planos ainda não estão amadurecidos, eu acho, mas estão amadurecendo. Será muito difícil para nós. Já seria, mesmo se não fosse por esse acaso terrível.
Para o Inimigo falta ainda uma coisa que lhe dê força e sabedoria para derrotar todas as resistências, quebrar todas as defesas e cobrir todas as terras com uma segunda escuridão. Ele precisa do Um Anel."<o:p></o:p>

Por esse enfraquecimento, mesmo que Sauron criasse um novo Anel, este jamais seria tão poderoso quando o Um - somente o Um tem muito da essência maligna do próprio Morgoth.
 
Ha, sim! Obrigado Seiko... É isso ae entao: o que ele deu para o Um nao poderia dar para mais nenhum outro artefato, ja que ele nao tinha mais...
 
Somente o Um tem muito da essência maligna do próprio Morgoth.
Não sei se chega a ser isso. Alías, isso já seria demais para o humilde Sauron :no:. Somente o Um tem muito da essência maligna do próprio Sauron. Acho que assim fica mais realista :yep:.
 
acredito que nem Sauron sabia o que queria
ele serviu a Morgoth,este sim tinha um próposito,tinha inveja,queria criar mas não conseguia sentiu tanta inveja de Eru que desejou corromper todo aquilo que foi sua criação e também toma-la para si
mas com Sauron é diferente,ele foi uma vítima da corrupção de Morgoth,sendo Sauron um Maia imaginou que ele que deveria ser o sucessor de Morgoth
com a queda de Morgoth Sauron decidiu prosseguir o desejo de Morgoth
Sauron desejou ser Morgoth
sendo assim a ambição de Sauron é a mesma de Morgoth
mas com próposito diferente
seguir com o legado de Morgoth
então, Sauron é um reflexo de Morgoth
 
Não acho que o Sauron pretendia ser o sucessor de Melkor (não pra sempre, pelo menos). Está dito no Silmarillion que, após a derrota de Morgoth na Guerra da Ira e seu aprisionamento no Vazio, sua vontade maligna continuava a guiar seus servos. É o que eu acho, então, que Sauron desejava ser o instrumento da libertação de Melkor, prevista na Segunda Profecia de Mandos. Só uma teoria
 
Não sei se chega a ser isso. Alías, isso já seria demais para o humilde Sauron :no:. Somente o Um tem muito da essência maligna do próprio Sauron. Acho que assim fica mais realista :yep:.

Não se esqueça que Sauron, em sua existência por si só, já é uma manifestação do poder e da corrupção de Morgoth. Conseqüentemente, tudo o que dele deriva também está ligado a seu senhor, senão criado para servir ao seu senhor. Ainda me atenho à teoria de que Sauron foi como uma criança de Morgoth: de um ser puro e amoral, passou a mau porque maldade de seu mestre era tudo o que ele conhecia, e passou a fazer parte dele de forma quase inconsciente.


Não acho que o Sauron pretendia ser o sucessor de Melkor (não pra sempre, pelo menos). Está dito no Silmarillion que, após a derrota de Morgoth na Guerra da Ira e seu aprisionamento no Vazio, sua vontade maligna continuava a guiar seus servos. É o que eu acho, então, que Sauron desejava ser o instrumento da libertação de Melkor, prevista na Segunda Profecia de Mandos. Só uma teoria


Concordo com sua teoria. De acordo com o descrito no artigo disponível em Valinor, "The History of Middle Earth X - The Morgoth's Ring", mesmo com seu banimento para o Vazio, realmente sua vontade maligna continuavam agindo em suas criações, inclusive Sauron. Como citado, o Anel de Morgoth era na verdade toda a Terra Média, que estava permeada com seu poder e repleto de criaturas e monstros criadas por ele. Seu poder ficou tão vasto que seu fëa, digamos assim, se "dissipou" - ao contrário do poder de Sauron que ficou concentrado no Um - , mas de alguma forma continuou agindo.
Isso quer dizer que tudo o que era controlado por Morgoth agora tinha vivo dentro de si uma parte dele, maligna e de vontade própria, já que seu senhor já não estava mais ali para controlá-la.

Se relacionarmos isso com o proposto no tópico, poderemos até afirmar que a ambição de Sauron,inicialmente, até poderia ser a libertação de seu mestre (por causa dessa parcela do próprio Morgoth contida nele), mas acabou topando com algo ainda maior...
 
Concordo com sua teoria. De acordo com o descrito no artigo disponível em Valinor, "The History of Middle Earth X - The Morgoth's Ring", mesmo com seu banimento para o Vazio, realmente sua vontade maligna continuavam agindo em suas criações, inclusive Sauron. Como citado, o Anel de Morgoth era na verdade toda a Terra Média, que estava permeada com seu poder e repleto de criaturas e monstros criadas por ele. Seu poder ficou tão vasto que seu fëa, digamos assim, se "dissipou" - ao contrário do poder de Sauron que ficou concentrado no Um - , mas de alguma forma continuou agindo.
Isso quer dizer que tudo o que era controlado por Morgoth agora tinha vivo dentro de si uma parte dele, maligna e de vontade própria, já que seu senhor já não estava mais ali para controlá-la.

Se relacionarmos isso com o proposto no tópico, poderemos até afirmar que a ambição de Sauron,inicialmente, até poderia ser a libertação de seu mestre (por causa dessa parcela do próprio Morgoth contida nele), mas acabou topando com algo ainda maior...
Isso também é um conceito muito legal. Na Primeira Primavera de Arda, Melkor infundiu seu poder à terra, o que causou o aumento da brutalidade nas criaturas selvagens e a morte das plantas naquela época. Desde então Arda sempre conteve uma parte da essência de Morgoth, que é uma das razões pelas quais, por exemplo, os dúnedain começaram a decair mais rápido quando vieram à Terra-média. E é essa essência maligna, infundida nas fundações da terra, que eu interpreto como "a vontade de Morgoth que guiava seus servos."
 
Post original de Seiko-chan: Não se esqueça que Sauron, em sua existência por si só, já é uma manifestação do poder e da corrupção de Morgoth. Conseqüentemente, tudo o que dele deriva também está ligado a seu senhor, senão criado para servir ao seu senhor. Ainda me atenho à teoria de que Sauron foi como uma criança de Morgoth: de um ser puro e amoral, passou a mau porque maldade de seu mestre era tudo o que ele conhecia, e passou a fazer parte dele de forma quase inconsciente.
Sim, sim, eu sei. Mais apesar de ser parte da corrupição de Morgoth, acho que são coisas bem diferentes em termos de poder, quer dizer, a essencia de Morgoth e a essencia de Sauron.
 
Última edição:
Acho que a maldade Sauron era aida mais forte e dominante que a de Morgoth!!!!A coisa de sauron era amis pensada e se nao fosse a coragem de 100 pessoas, a Terra- média teria caído.:D
 
"Mais pensada"? Não acho que seja assim. Só acho que não há de certo um detalhamento mais específico dos feitos do mestre de Sauron para concluir qualquer coisa. As descrições do Silmarillion são generalizadas, uma visão simplificada. Não nos dá um bom nível de detalhamento para descobrir até que ponto essa afirmação é válida. Para ter um exemplo específico disso, basta comparar o Narn I Hîn Húrin nos Contos Inacabados com a descrição da história de Túrin no Silmarillion. A maldade de Morgoth não era mais fraca que a de Sauron, apenas mais incompleta.
 
Verdade verdadeira!
E o 'plano de contingência' de Sauron era justamente o Um Anel, governado pela sua malícia. Sauron contava que o Anel corromperia qualquer um que o carregasse, o que de fato aconteceu (o Anel não teria sido destruído, lembremos bem, se não fosse por uma ligeira cagada imprevista). Mas o plano era infalível, se formos analisar bem

Exato, era infalível, porém, não seriam a coragem de 100 pessoas como fora dito, foram as grandes 'cagadas' que houveram na Terra-Média, como por exemplo, se Sauron não tivesse tomado apenas o anel do pai de Thorin, esquecendo o mapa e a chave, talvez Gandalf e principalmente a comitiva não teriam imformação alguma da passagem secreta que havia em Erebor, ou seja, não haveria O Hobbit, ou sequer O senhor dos Anéis, e as terras do Norte teriam 2 problemas, os ataques de Sauron e Smaug.

Sauron sabia arquitetar um plano, mas como sempre, pequenos descuidos levam a grandes quedas.
 
Literalmente pequenos descuidos, afinal, Sauron o mais poderoso dos Maiar foi derrotado por um indivídou que mal tem um metro e meio.
 
Última edição:
Mas isso não conta!!!!O tamanho não conta!!!Frodo foi o único que não foi corrompido pelo anel(pelo menos até Mordor)e acho que o tamanho também foi um diferencial, mas não o principal.:obiggraz:
 
Mas isso não conta!!!!O tamanho não conta!!!Frodo foi o único que não foi corrompido pelo anel(pelo menos até Mordor)e acho que o tamanho também foi um diferencial, mas não o principal.:obiggraz:

Isso sem contar o Tom Bombadil. Mas se deixassem pro Tom levar o Um, ele perderia tempo demais com as gaiatices dele, cantando e colhendo nenúfares pelo caminho... :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo