1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Clube de Leitura 8º Conto - O Ladrão Honesto (Fiódor Dostoiévski)

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Clara, 14 Jun 2015.

  1. Clara

    Clara Antifa Usuário Premium

    Conforme indicações e enquete, o conto escolhido para a 8ª edição do Clube de Leitura - Contos, foi
    O Ladrão Honesto, de Fiódor Dostoiévski.

    Fiquem a vontade para postar dados sobre o texto, o autor e edições.
    Lembrando sempre que devemos evitar links com conteúdo pirata.


    A discussão começa no próximo sábado, 20/06/2015.


     
    • Gostei! Gostei! x 2
  2. Spartaco

    Spartaco James West

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    O Ladrão Honesto é um conto de Fiódor Dostoiévski escrito em 1848; este conto apareceu na prestigiada revista Os Anais da Pátria, em abril do mesmo ano, sob o título Histórias de uma velha estrada, que incluiu duas histórias. No âmbito da preparação da publicação das suas primeiras obras, em 1860, Dostoiévski removeu uma delas.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Spartaco

    Spartaco James West

    Acabei de ler o conto O Ladrão Honesto, que na minha edição da Nova Aguilar é denominado O Ladrão Honrado. Nele Dostoiévski aborda um caso particular e concreto de alguém que pode ser, ao mesmo tempo, um ladrão e um homem honrado.

    Podemos salientar que a moral é o tema central dessa história; no entanto, o assunto é por demais complexo para ser desenvolvido dentro dos limites de um conto. Por isso, tal problema é abordado de uma forma subjacente, pois aqui o que nos é apresentado é apenas um caso de remorso na consciência meio adormecida de um alcoólatra.

    Por outro lado, como sabemos, a moral é um tema constante e essencial na obra do autor. Como bem colocou Priscila Rodrigues von Glehn, em dissertação apresentada ao Curso de Mestrado:
    Bom, por enquanto é isso. Vamos aguardar as observações dos demais foristas que leram o conto em tela.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Salgueiro-homem

    Salgueiro-homem Usuário

    Nada a comentar Spartaco disse tudo! Confesso que não foi o conto que mais gostei. XD Acho que dos contos que li (do Dostoiévski) o que mais gostei foi 'Memórias do Subsolo'
     
  5. Spartaco

    Spartaco James West

    @Salgueiro-homem, pelo que me lembro Memórias do Subsolo é um romance.
     
  6. Spartaco

    Spartaco James West

    E aí, mais nenhum comentário e análise do conto do Dostoievski? Ninguém mais leu?
     
  7. Salgueiro-homem

    Salgueiro-homem Usuário

    Humm é um romance? Mas eu o li no livro da Martin Claret (Noites Brancas e Outras Histórias) Achei que era de contos... pra ser sincero, não sei a diferença entre um e outro!
    Além disso... acho que esse conto não fez muito sucesso entre a galera hehehehe.
     
  8. Spartaco

    Spartaco James West

    Que pena que, pelo que parece, poucas pessoas leram o conto em questão.

    No tocante às Memórias do Subsolo, trata-se de um pequeno romance, para alguns uma novela, que, segundo os entendidos, é considerada como a primeira obra existencialista.
     
    Última edição: 7 Jul 2015
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar